Postagens

Mostrando postagens de novembro 15, 2020
  NUNCA COMEMOREI ANIVERSÁRIO Nunca comemorei aniversário, eu comemoro a vida todo dia a cada instante, a cada respiração, a cada batida do coração, a cada olhar fixado, a cada verso recebido ou ofertado, eu comemoro o meu aniversário a cada palavra que escrevo no meu diário, a cada pingo de chuva, a cada gole de suco de uva, a cada lua no céu, a cada colher de mel, a cada olhar de criança, a cada sorriso que me traz esperança, a cada palavra de carinho, a cada momento que estou com alguém, ou que estou sozinho, a cada instante da vida, a cada chegada, a cada partida, a cada sonho sonhado, a cada passo dado por esses duros caminhos... Nunca comemorei aniversário, já joguei fora o meu calendário. 20-11-2020.
  BANDEIRA Uma bandeira agitada, pelo vento é beijada, pelos olhos admirada, sempre vista e amada. Uma bandeira desfraldada, por uma criança agitada, bandeira da Pátria amada forte, bela e varonil, bandeira do nosso Brasil. Seu encanto e seu canto, as suas lindas cores: Verde, amarelo, azul e branco. As estrelas espalhadas, unidas e irmanadas, a marca de seu sucesso, nela eu leio de pé, com amor e muita fé: ORDEM E PROGRESSO. 19-11-2020
  LUTAS E DILEMAS Se você me olhar feio eu não devolvo o olhar. Eu não sei olhar desse jeito, eu sou bom sujeito, não sou de encarar. Eu só "encaro" um prato de comida, um copo de bebida, um suco natural. Eu só encaro a vida cheia de luta e de lida, cheia do bem e do mal. Eu encaro meu trabalho, minhas contas a pagar, o caminho, o atalho, encaro a praia e o mar. Eu encaro meus problemas e tento resolve-los, também tenho meus dilemas, minha vida e meus temas, meus sonhos e meu pesadelos. 19-11-2020.
  SERÁ QUE NO CÉU TEM POESIA? Me peguei perguntando: será que no céu tem poesia? E quem não gosta de poesia, como vai ficar? Se lá tem poesia também tem poetas e todos que estiverem lá vão gostar de poesia. Afinal, lá é o céu, lugar de delícia, canções, versos e poesia. Mas eu continuei me perguntando: será que no céu tem poesia? Se tem música, se tem festa, também tem poesia, tem flor, tem anjos, tem cantos e encantos, sons diversos, versos e canções. Será bem divertido ouvir e participar sem pressa e sem cansaço, sem dor e sem sono, sem tristeza e sem abandono. Sim, no céu tem poesia e eu já estou pensando em levar algumas pra lá. 17-11-2020
  ESSE É O RETRATO DO NOSSO BRASIL Se o presidente Bolsonaro fosse de esquerda, um comunista arretado da foice, do martelo e até do machado, ele seria querido e adorado. Não precisaria trabalhar tanto, nem cuidar tanto do povo e ser honesto, poderia ser um fanfarrão e até um ladrão. Um bêbado, um falastrão dentro e fora do avião. Se Bolsonaro fosse de esquerda ele não seria Bolsonaro, ou Jair Messias Bolsonaro, ele seria o "rei da cocada preta", defensor de fraudes e de tramoias feitas pelos cantos, não seria perseguido e injuriado e não teria sido golpeado quando ainda era só um candidato. Mas ele é de direita, homem honesto, trabalhador, cristão, conservador, amigo do povo mais carente, homem que chora e sente a dor do povo brasileiro. Por isto ele é tão odiado pela esquerda, pelos comunistas de plantão e os anarquistas de prontidão. Esse é o retrato do nosso Brasil. (18-11-2020)
  ADMIRO MUITO ESSA GENTE! Tô de vorta cum meus iscrito. E como sempre faço, falo da minha gente. Falo dos minero, gente que cunheço bem e admiro pur dimais. Gente que já viveu muito e cunhece os ataio da vida. Sabe que num é fáci viver, mais às veis é divertido. Gente que cunhece o tempo e mesmo sem sor no céu sabe que hora é. Gente que cunhece as estação do tempo e as estação do trem. Cunhece até o que ainda num isiste. Ser sábio, ou sabido se aprende cum a vida, nas escola se aprende, mas é otro aprendizado. A iscola da vida insina otra matéria que tem otra serventia. E aí é que entra a sabedoria do minero. É uma sabedoria prática, se aprende fazeno. Gosto de cunversar cum gente assim, cheguei até à Faculdade, mas quando me deparo com um minero penso que, na verdade, não sei nada. O minero sabe até quando vai chuvê, ou quando as planta vão produzi, quando as galinha vão botá e quanto leite as vaca vão dá. Sabe intendê o tempo e a força da lua, cunhece a natureza e sabe quando é bom
  BANDEIRA Uma bandeira agitada, pelo vento beijada, pelos olhos admirada, sempre vista e amada. Uma bandeira desfraldada, por uma criança agitada, bandeira da Pátria amada forte, bela e varonil, bandeira do nosso Brasil. Seu encanto e seu canto, as suas lindas cores: Verde, amarelo, azul e branco. As estrelas espalhadas, unidas e irmanadas, a marca de seu sucesso, nela eu leio de pé, com amor e muita fé: ORDEM E PROGRESSO. 19-11-2020
  TEM ALGUÉM QUE GOSTA DE MIM Tem gente que gosta de mim. Tem gente que até me ama. Parece brincadeira minha, mas é verdade. Tem gente que não me esquece e é capaz até de vim de longe só pra me ver. Tem gente que me adora (no bom sentido, é claro), sente minha falta e sempre fala bem de mim, é capaz até de brigar por minha causa. Eu já pensei algumas vezes que a única pessoa que gosta de mim é Jesus, mas cheguei a conclusão que tem mais pessoas. No mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas, deve ter pelo menos 1000 pessoas que gostam de mim. Talvez tenha mais. Mas se não tiver não tem importância. O importante é que tem alguém que "vai com a minha cara". Hoje eu levantei pensando nisto e descobri que tem alguém que gosta de mim. É impossível que não tenha! Se você me leu até aqui isto é um forte indício de que você gosta de mim. (16-11-2020)
Imagem
  NOTÍCIAS DA TERRA Trago noticias da terra, notícias da minha terra, notícias do meu torrão. Trago noticias primeiras, notícias alvissareiras bem dentro do coração. Essas notícias se espalham, se misturam, se embaralham, e preenchem nossa mente. Trago notícias fresquinhas direto da minha terrinha, notícias do meu torrão. Lá tudo está muito bem, quem casou está casado, tem sogro e tem cunhado, tem sobrinho, tem irmão. Trago notícias da terra, noticias da minha terra bem dentro do coração. 17-11-2020. 5 Dora Marchiori, Bila Marlene e 3 outras pessoas
Não deixe, não permita que alguém te engane. Não dê a mão, nem o pé, não tenha fé em quem não serve a Deus. Não permita que alguém com lábia tamanha venha com sua sanha e te faça tropeçar. Na dúvida, pense mil vezes antes de concordar e de assinar qualquer papel. Não permita que alguém roube o seu melhor, a sua confiança, a sua fidelidade, a sua calma. Não deixe que alguém te leve ao precipício e com seu malefício destrua a tua alma. 17-11-2020.
  MORDER A LÍNGUA Quem nunca mordeu a língua? Eu já mordi várias vezes e a sensação é de quem "mordeu a língua", ou seja, se mordeu sem querer e sem perceber. No Brasil, quando uma pessoa fala algo que não deveria se diz que a pessoa mordeu a língua. A pessoa prevê uma coisa e aquilo não acontece: mordeu a língua. Fala alguma coisa de forma impensada, dá uma opinião errada: mordeu a língua. Morder a língua literalmente é muito ruim, causa uma espécie de dor misturada com mal estar, susto e às vezes chega até a sair sangue. Alguém às vezes em tom de brincadeira diz: Fulano só come carne quando morde a língua. Essa é uma brincadeira maldosa e sem graça, afinal todo mundo já comeu carne, pelo menos uma vez e nem todo mundo gosta de carne, assim como nem todo animal é carnívoro, tem muitos animais que são herbívoros. Vou terminar porque se não eu vou acabar "mordendo a língua". (18-11-2020)
  EMPRESTAR DINHEIRO É UMA FRIA Muita gente pede dinheiro emprestado porque tem vergonha, ou tem receio de pedir. Acha que pedir emprestado é mais chique, dá um ar de importância e a pessoa até faz uns gestos e procura usar as "palavras certas" pra conseguir o seu intento. Faz um rodeio, senta e levanta, na intenção de passar uma seriedade que, geralmente, não tem. Conheço gente que emprestou e já perdeu a esperança, e agora ainda tem a questão da pandemia e outras desculpas para não pagar, ou adiar o suposto pagamento. Eu sempre digo: lugar de pedir dinheiro emprestado é no Banco, ou nas financeiras. Quem pede emprestado é porque não tem e se a pessoa não tem nem pra si, como vai ter para pagar? Isto é uma "roda d'água" como diria o meu pai e quem empresta perde o dinheiro e ainda perde o suposto amigo. Isto não é nada pessoal: é só um alerta de quem já perdeu uns "trocos", mas agora aprendeu como é que a "banda toca". (18-11-2020)
FELICIDADE Vou colocar umas palavras nesse espaço, vou jogar uma corda com um laço e laçar com cuidado a felicidade, vou puxar devagar e sem pressa porque ela me interessa e eu quero pega-la na mão. Vou com muita ansiedade agarrar a felicidade e guarda-la no meu coração. 14-11-2020.
  ESSAS MULHERES... Quem é essa Juliana? -Ju, Ju, Ju... Sim, é esta mesmo! -Mas não é Juliana: é Julieta. Quem é esta Ju... Julieta? -É a namorada do Romeu. Eles tem um problema sério relacionado à família deles. Uma treta muito grande. Não me enrola, estou sabendo tudo. -Tudo o que? (Pausa) Não é Julieta, é Juliana! você está querendo me enrolar de novo, mas agora eu já sei de tudo. -Se você "sabe de tudo" por que está me perguntando? Deixa pra lá, acho que estou nervosa. Estou confundindo Juliana com Julieta. Eu devo ter me confundido. -Também acho. Você deve estar assistindo muita novela. Toma uma água, deita um pouco que isso passa. Vou fazer isto mesmo. Se eu dormir e a Juliana ligar, me acorda, por favor. Claro, estarei por aqui. Se precisar de alguma coisa é só me chamar. Obrigado. Agora estou bem melhor. -Essas mulheres... 14-11-2020.
  AS TRÊS COISAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA Dizem que as três coisas mais importantes da vida são: Futebol, Política e Religião. Acredito que pela ordem: em primeiro lugar está a politica, em segundo está o futebol e em terceiro está a religião. Aí vem alguém e me fala que o mais importante é a saúde, outro fala que é o dinheiro e tem gente que fala que é o casamento. O leque de opções é muito grande quando se trata de coisas importantes. Tem várias opções e uma coisa depende da outra. No geral, acredito que o mais importante é a política porque ela representa o poder quase absoluto e sem esse poder não existiria nada. A política é tão poderosa que os políticos mataram a Jesus, com a participação direta dos religiosos daquela época e depois perseguiram ferrenhamente os cristãos. Eu sempre falo para alguém: "Você nem imagina o poder que tem um político!". O cidadão comum é uma formiguinha perto de um político. (15-11-2020)
  TEM ALGUÉM QUE GOSTA DE MIM Tem gente que gosta de mim. Tem gente que até me ama. Parece brincadeira minha, mas é verdade. Tem gente que não me esquece e é capaz até de vim de longe só pra me ver. Tem gente que me adora (no bom sentido, é claro), sente minha falta e sempre fala bem de mim, é capaz até de brigar por minha causa. Eu já pensei algumas vezes que a única pessoa que gosta de mim é Jesus, mas cheguei a conclusão que tem mais pessoas. No mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas, deve ter pelo menos 1000 pessoas que gostam de mim. Talvez tenha mais. Mas se não tiver não tem importância. O importante é que tem alguém que "vai com a minha cara". Hoje eu levantei pensando nisto e descobri que tem alguém que gosta de mim. É impossível que não tenha! Se você me leu até aqui isto é um forte indício de que você gosta de mim. (16-11-2020)