Postagens

Mostrando postagens de julho 17, 2022
  DIZEM QUE O HOMEM NÃO CHORA Dizem que o homem não chora nem quando a mulher vai embora, nem quando perde o trem porque ele passou antes da hora. O homem não pode chorar de alegria, nem de tristeza e muito menos de fraqueza, afinal o homem é forte e ele resiste. O homem não chora porque ele é forte e não teme nem a morte. Mas tem o homem que chora, é o homem que tem sentimento e não resiste o momento e nessa hora ele chora. O homem chora, não porque ele quer, ou mesmo por causa de mulher. O homem chora porque é um ser humano, porque tem sentimento e em determinado momento ele se entristece, seu rosto se aquece e a sua lágrima desce. 21-07-2022.
  TORCEDOR DE FUTEBOL Torcer por um time necessariamente não significa sofrer, passar raiva, se descabelar todo, perder o apetite, xingar alguém e até brigar. O mesmo se aplica a outras situações da vida. O problema é que geralmente o torcedor não pensa e não age assim. Pelo contrário, geralmente o torcedor age como um louco enfurecido que sai quebrando tudo por aí, quando o seu time perde, aja vista que ninguém gosta de morar perto de um estádio de futebol. Se o ser humano fosse equilibrado, comedido, tudo seria muito mais pacífico. Dizem que tem torcedor que é equilibrado, deve ter sim, mas é uma ínfima minoria. Conheço gente "normal" que quando o seu time perde se transforma totalmente. Por que será que isto acontece? Para o torcedor fanático o seu time é muito mais importante do que a religião, ou até mesmo do que a sua família e a sua própria vida. E isto vale tanto pro homem quanto pra mulher. (21-07-2022)
  PENSANDO E REALIZANDO Quando eu pensar eu vou realizar o meu pensamento. Vou procurar pensar e depois vou dividir e somar. Meu pensamento é uma propriedade. É com ele que eu formo a minha escrita, que eu elaboro meu verso e a minha redação. Se eu não penso também não me proponho a nada, não executo nada e não construo nada. Meu pensamento é o alimento que me sustenta. Quando penso eu idealizo e depois realizo. Quem não pensa não cresce e não faz. Como posso fazer sem planejar? Como posso enfim realizar? Por isto eu digo, como irmão e como amigo: Quando eu penso eu executo o que está formatado em meu pensamento. 22-07-2022
  QUEM NASCE QUER VIVER Quem nasce quer viver, quem planta quer colher, quem cozinha quer comer, quem escreve quer ler, quem viaja quer chegar, quem chega quer descansar, quem namora quer beijar, quem casa quer amar, quem aposta quer ganhar, quem joga quer acertar, quem briga não quer apanhar, quem se perde quer se encontrar, quem chuta quer marcar, quem sorri quer gargalhar e quem leu até aqui meus parabéns vai ganhar. 22-07-2022.
  LÁ NA ROÇA Lá na roça o tempo não passa e a vida segue devagar e com graça. O sol é uma criança que no céu balança e o vento é um carinho de mãe no rosto da criança. O dia é uma caminhada sem pressa e sem destino. A tarde é um velho sentado conversando com um menino. Lá na roça eu canto e nunca desafino. Lá o tempo não passa e a vida segue devagar e com graça. A noite chega e vem os vagalumes, no céu as estrelas despontam e suas lindas histórias nos contam. Vem a lua surgindo por detrás da mata e a todos clareia com a sua cor de prata. A vida é um sonho que me faz feliz e pra longe me arrebata. 22-07-2022.
  SHOW DO CHICO DA TIANA Ontem à noite eu fui assistir o humorista Chico da Tiana lá no Centro Cultural. Gostei muito do show e o que me chamou mais a atenção é que ele não fala palavrão, não fala de religião e muito menos de política. Eu fui com receio de que ele misturasse as coisas. Se me perguntassem, eu daria uma nota máxima pro show dele. Um belíssimo show, muito engraçado, inteligente e consistente. Não tenho dúvida em afirmar: Chico da Tiana é hoje um mestre do humor. Ele consegue prender a atenção das pessoas do começo ao fim do show, com mais um detalhe: ele respeita a plateia. Parabéns ao Cleber Rosa pela sua espontaneidade e inteligência refinada. Valeu a pena! (23-07-2022)
  BAR DO MANECO Tem gente que mistura os treco e os tareco e depois vai pro boteco bebê e tocá reco reco. Bebe e vira um buneco, canta tão alto que de longe dá até pra escutá o eco. Lá no bar do Maneco tem de tudo, tem trança-perna e chaveco, tem violão, acordeão e depois tem repeteco. O bar do Maneco, na verdade, é um famoso boteco que fica no Bairro do Peteleco. 23-07-2022
     O PREGUIÇOSO O preguiçoso era famoso e sempre tinha resposta pra tudo. Ele dizia que não era preguiçoso: ele apenas tinha preguiça de vez em quando. Mas quem o conhecia bem sabia que ele era um preguiçoso. Pelo sim, pelo não, ele era muito conhecido e tirava vantagem da sua preguiça. E assim ele acabou se tornando um personagem conhecido e admirado onde morava. Era comum encontra-lo dormindo de dia debaixo de um pé de café, ou andando a esmo, ou pedindo alguma coisa para comer, de forma cordial e educada. Quando alguém falava que ele era preguiçoso e não ligava pra nada, ele dizia que não era preguiçoso: "só estava economizando energia". Ele sempre tinha resposta pra tudo. Como ele era educado, todos gostavam dele e não lhe negavam nada. De tanta preguiça - ele tinha preguiça até de viver - um dia inesperadamente ele morreu. A partir daí surgiu aquele ditado: "De trabalhar ninguém morre, mas de preguiça a pessoa morre". (23-07-2022)
  ASSIM É A VIDA Um dia depois do outro, uma noite depois da outra, um sonho depois do outro e assim a vida se vai. Tudo se vai como a folha que cai, mas depois ela renasce na sucessão dos dias. Assim a vida passa com sua beleza e a sua graça. Como no verso as palavras formam rimas, assim a vida se multiplica e se reanima. Depois vem a velhice, vem o outono, vem o cansaço e o sono e alguns se quedam no abandono, mas tudo isto faz parte da vida. Por fim, o homem dorme para não acordar mais aqui e vai viver uma outra vida. Somos como uma planta: da terra viemos e para a terra iremos quando, enfim, terminarmos o nosso ciclo, a nossa viagem, a nossa passagem. (18-07-2022)
  FRESCURA Frescura é frescor, um ar agradável, vento manso batendo nas folhas e nas flores, uma sensação boa, temperatura amena tanto na sombra quanto no sol. Enfim, é frescura, frescor, não é frio, nem calor. Por outro lado, existe outra "frescura" que não deve ser boa. Quando uma pessoa fala ou faz alguma coisa considerada ruim, ou reclama de alguma coisa, não gosta de alguma coisa, de alguma comida e fica balançando a cabeça negativamente alguém diz que a pessoa está com "frescura". Esse é um sentido negativo e a gente deve evitar e, principalmente, respeitar a pessoa que age assim, pois ela deve ter os seus motivos. Já ouvi muita gente falar que eu estava com "frescura" quando na verdade eu não estava bem e algo em mim estava doendo mesmo. Por essas e outras razões é que eu nunca usei essa palavra no sentido pejorativo. Devemos evitar esse mau hábito, essa linguagem baixa e até chula. (19-07-2022)
DISCUSSÃO Nada é mais desgastante do que uma discussão, seja pelo motivo que for. Quando se discute tudo repercute e cansa e mais pessoas entram na dança e tudo passa a ser uma discussão só. Se eu fosse montar uma peça de teatro eu montaria cenas de uma discussão, mas aí seria uma discussão de brincadeira. Discussão desgasta e arrasta as pessoas para uma discussão sem fim que pode até acabar em morte. Já discuti muito e às vezes por quase nada, mas hoje evito discutir. Numa discussão não há vencedor nem vencido: só há perdedores. Seja qual for o motivo, o tema, a treta, não vale a pena discutir. A pior discussão que existe é entre marido e mulher. E geralmente o motivo é banal: um prato ou uma xícara que um dos dois deixou de lavar, ou uma peça de roupa que foi colocada fora do lugar. Numa discussão todos perdem, ninguém consegue ganhar. É só prejuízo que causa e depois só nos resta lamentar.
  CAPITALISMO E SOCIALISMO Capitalismo é quando a pessoa tem oportunidade e possibilidade para progredir. Socialismo é quando a pessoa é usada por um sistema de concentração de riqueza e muitas vezes não tem sequer uma roupa pra vestir. No capitalismo a pessoa tem oportunidade para crescer e até se enriquecer. No socialismo a pessoa é dominada pelo sistema e mal consegue sobreviver. Quem tem saco para ouvir os discursos do Lula percebe isto com muita facilidade. Recentemente ele disse que o pobre recebe 100 reais e fica satisfeito. Ou seja no socialismo o pobre é tratado como uma mercadoria e até como um indigente e não tem nenhum estímulo para crescer. Os países onde há mais igualdade social e prosperidade geral são os países capitalistas. É só dar uma olhadinha no mapa que a pessoa claramente vê isto. 20-07-2022.
  DIA DO AMIGO Eu não ia escrever sobre isto, mas hoje é o "Dia do amigo". Na verdade, amigo não tem dia, amigo é de todo dia, todo minuto, todo momento. Amigo está conosco no coração e no pensamento. Está no nosso dia a dia, nos momentos de tristeza e de alegria. Tem gente que sem o seu amigo não é nada e muitas vezes recorre a ele até de madrugada. Nosso amigo é um companheiro, é uma luz. O nosso melhor amigo é Jesus. 20-07-2022.
  QUEM VÊ A CARA NEM SEMPRE VÊ A IDADE Uma pessoa me falou: "Você não tem 60 anos, você não pode pagar só meia entrada!". Eu lhe respondi: se você quiser eu lhe mostro o documento. Ele me disse; "Não precisa, dá pra ver na sua cara". Depois de uns segundos respirando fundo, eu lhe disse: Você tem razão, realmente eu não tenho "só 60 anos", eu tenho bem mais e posso lhe provar. A discussão se tornou chata e cansativa, pensei até em ligar para o meu advogado. O silêncio tomou conta do recinto. Novamente eu lhe pedi o ingresso para o show e ele então me pediu o documento para conferir. Ele olhou, olhou e disse: "Realmente você tem mais de 60 anos - e para não ficar mais feio ele disse: "Desculpa, às vezes eu me engano com algumas pessoas". Sem dizer mais nada, eu peguei o meu ingresso e saí com cara de quem tinha no máximo uns 40 anos. Quem vê a cara nem sempre vê a idade. (20-07-2022)
  NOSSA NOITE Nossa noite foi uma noite diferente. Algo lindo que emocionou a gente. Uma noite inesquecível, linda e quente um momento que até hoje a gente sente. Nossa noite foi carinho e amizade. Depois veio a madrugada, veio o sono, e a gente se quedou no abandono sem ter pressa, sem cansaço e sem dono. De manhã o sol nos veio visitar com seus raios adentrou o nosso ninho. Um momento inesquecível pra nós dois preenchido totalmente com carinho. 20-07-2022.
  A POESIA BOA E A RUIM Existe a poesia boa e a poesia ruim. Eu ando e penso assim, mas sei distinguir a poesia boa da ruim. A poesia boa anda a toa e sem destino, ela pousa no ombro de um menino que sente o seu peso no ombro, e se vai seguindo o seu destino. A poesia ruim também anda e às vezes tropeça e quase cai, mas ela vai e segue o seu caminho, mesmo sendo uma poesia ruim. Trago comigo essas duas poesias, me encanto pela poesia boa, mas está bem perto de mim a poesia ruim. As duas me olham e me veem assim: tanto a poesia boa quanto a poesia ruim. 17-07-2022.
  MOGI GUAÇU Minha cidade é chique, na verdade eu fui adotado por esta cidade. Vim pra cá novinho e mal sabia onde estava, me perdia e não sabia pra onde eu ia. Depois fui me acostumando, conhecendo as ruas e as esquinas, as praças, as avenidas e aqui fui vivendo a vida, conhecendo pessoas, fazendo amizades e acabei gostando desta cidade. Eu sou mineiro da cidade de Manhuaçu e tive a honra e o prazer de ser adotado por Mogi Guaçu. 17-07-2022.
  MOGI GUAÇU Minha cidade é chique, na verdade eu fui adotado por esta cidade. Vim pra cá novinho e mal sabia onde estava, me perdia e não sabia pra onde eu ia. Depois fui me acostumando, conhecendo as ruas e as esquinas, as praças, as avenidas e aqui fui vivendo a vida, conhecendo pessoas, fazendo amizades e acabei gostando desta cidade. Eu sou mineiro da cidade de Manhuaçu e tive a honra e o prazer de ser adotado por Mogi Guaçu. 17-07-2022.
  AMAR Amar tem um mar depois do A. É um mar de sonhos e de espera. É um sol, uma manhã de primavera. Amar é amar e se amar, é estar de bem com o amor, mesmo no sofrimento e na dor. Amar é viver a contento na ação e no pensamento, no querer e no prazer e muitas vezes também no sofrer. Amar tem um mar, tem uma profundidade, tem ondas de saudade, tem beleza e uma imensidão. Amar tem uma extensão, tem uma força e uma ligação que liga o corpo, a mente e o coração. 17-07-2022.
  À ESPERA DE UM MILAGRE Ele se levantou e não arrumou a cama. Foi ao banheiro, usou o vaso e não deu a descarga. Foi à cozinha e ficou bravo porque o café ainda não estava pronto. Voltou para o quarto e se deitou de novo. Se virou na cama e o despertador tocou. Espreguiçou e depois se levantou de novo, voltou à cozinha e tomou café, mas reclamou porque ele estava amargo. Só então se lembrou que ainda não tinha lavado o rosto. Mas agora não precisava mais, pois já tinha tomado café. Sentou no sofá, ligou a televisão, mas não viu nada. Pensou em sair, mas se lembrou que o carro estava no mecânico, ligou pra oficina, mas o carro ainda não estava pronto. Falou um palavrão em voz baixa. Entrou no banheiro e se olhou no espelho, sentou no vaso, mesmo sem ter vontade, se levantou e não se limpou. Xingou porque não tinha papel higiênico. Por fim, sentou no sofá, acendeu um cigarro e ficou esperando acontecer algum milagre. Mas milagre não cai do céu. Ele só acontece quando trabalhamos e agimo
  PAI NOSSO Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém. 17-07-2022.