Postagens

Mostrando postagens de maio 8, 2016
EM MINAS Em Minas não cabem meus sonhos nos seus 853 municípios com seus distritos e a sua zona rural. Em Minas não cabe o meu rito, nem cabe também o meu grito, nem cabe o meu bem e o meu mal. Em Minas não cabem meus versos, a minha poesia pequena, a minha origem humilde pegando no cabo da enxada e depois de certa idade sentado, embasbacado, num banco da Faculdade. Em Minas não  cabe meu pranto, não cabe também meu encanto, o meu jeito, meu defeito, o meu sol e a minha chuva. De Minas eu sou e serei estando lá ou distante, isto eu jamais negarei. Cícero Alvernaz (autor) 14-05-2016.
ESCADA Subir ou descer, com pressa, sem pressa, mirando os degraus da escada que sobe e desce do prédio, que leva ao sonho e ao pesadelo, com seu corrimão que ajuda e protege sem distinção. Escada da vida que leva á morte, serena e forte cumprindo a missão. Subindo, descendo, com pressa, correndo, buscando respostas que a vida não tem, escada do amor, do mal e do bem. Cícero Alvernaz (autor) 14-05-2016.
DE FRENTE De frente pra mim, olhares atentos, perdido enfim, surpreso assim procuro meu riso, porém indeciso, me fito, me vejo sem fé, sem desejo, apenas me olho, também sem saudade, um pouco vermelho diante do espelho que não me reprova, também não aprova, sequer me ignora, pois ele reflete um homem que insiste, a imagem resiste a essa sessão, de olhares e anseios diante do espelho que não se intromete: apenas reflete de frente pra mim, olhares atentos assim eu me noto tirando uma foto num tempo preciso em meio ao sorriso estranho, forçado, eu meio acanhado ali me ajeito, perdido, sentido, e introvertido, mas nunca suspeito. Cícero Alvernaz (autor) 13-05-2016.
DENTRO DA NOITE Dentro da noite o pássaro não canta, a flor não se abre, a criança não brinca, a planta não cresce, a folha não cai o tempo não passa. Dentro da noite meu verso se esconde, a rima se deita e dorme seu sono, é tudo abandono e perda de tempo. Falar não adianta, gritar não resolve, chorar não compensa e a gente não pensa no que acontece, se perde, se esquece, se envolve na noite que a tudo enegrece. Dentro da noite o amor se retrai, se esconde na bruma e assim se acostuma, se deixa levar... Dentro da noite o céu se escurece, a vida fenece e o sono aos poucos refaz sua prece. Cícero Alvernaz (autor) 12-05-2016.
BOLSAS Bolsa que se carrega, bolsa que as mulheres usam como arma contra ataques de engraçadinhos. Bolsa que se leva no bolso, bolsa que se esquece e depois, muitas vezes, não se encontra mais. Bolsa que se dá, bolsa que se empresta, bolsa utilitária, bolsa que não presta. E tem as bolsas que o governo dá em troca de votos: Programa Bolsa Família, que se multiplica e se divide, subdivide, tem bolsa tudo. Bolsa detento, bolsa escola, bolsa peão, bolsa ladrão. Bolsa mortadela, bolsa manifestação, bolsas que se multiplicam e que a tudo se aplicam, mas nem sempre se explicam. Cícero Alvernaz (autor) 12-05-2016.
VÊ SE NÃO ME ESQUECE! Lembra de mim, pensa em mim, Vê se não me esquece! Quero ficar na sua lembrança, Brincar com você como se fosse criança, Passear com você nas suas andanças. Vê se não me esquece! Já faz muito tempo que a gente se conhece E existem entre nós tantas lembranças! Eu quero ser um cacho do seu cabelo, Ser uma linha qualquer do seu novelo. Quero ser o motivo do seu sorriso, Estar com você é tudo que preciso! Me aceita contigo, sou muito carente. Quero ser o seu sapato, a sua meia, Olha para mim, não faça cara feia, Quero ser o seu lenço, sua escova, seu pente... Eu quero fazer parte do seu dia a dia, Quero ser o seu livro, a sua poesia... Quero estar presente quando você canta, Ser o seu pé direito quando você se levanta, Ser o seu pijama, o seu travesseiro, A água que molha seu corpo no chuveiro... Eu quero ser o cobertor que te aquece, Te peço, por favor: vê se não me esquece! Cícero Alvernaz (Autor) Mogi Guaçu, SP, 09-11-2009.
POR ACASO Eu te vi por acaso E então conversamos. De muitos assuntos Juntinhos falamos. Enquanto eu falava Você me ouvia, Feliz me escutava E ás vezes sorria. Fiquei muito tempo Falando, falando... Você, tão gentil, Ficou me escutando. Depois eu parei, Queria te ouvir, Olhei pra você, E te vi a sorrir. Abrindo a boca, Você me falou, Sua voz era mansa, Me contagiou. Depois eu falei, Falamos então... Depois nos calamos Ao som da canção. Eu te vi por acaso, Mas hoje não vejo. Você está longe E eu te desejo. Cícero Alvernaz (autor) Mogi Guaçu, SP, 10-12-2009.
O PAÍS PAROU O País parou para assistir a votação do impeachment da presidenta que se diz isenta de quaisquer crimes. Mas a lei é clara, a Constituição é cristalina, e ela diz e nos ensina, fala aos nossos ouvidos que muitos crimes foram cometidos. O País parou e continua parado, estagnado, pelo esfacelamento da economia, pelos roubos e desvios e por todas trapalhadas, pelas muitas pedaladas que aqui foram perpetradas sem o aval do Congresso. Um governo inominável, afoito, irresponsável, quer destruir o País, quer tirar nosso direito de viver e ser feliz. Cícero Alvernaz (autor) 10-05-2016.
FONTE A fonte é o princípio, é onde nasce o amor, onde a água sempre brota, onde se abre a flor. A fonte é aconchego, lugar calmo e sereno, é descanso, desapego, dentro de um clima ameno. A fonte oferece carinho, água fresca e poesia, é onde a paz eu encontro, é onde vou todo dia. A fonte é lugar de encontro, é onde a água escorre, é onde se mata a sede, onde a sede sempre morre. Cícero Alvernaz (autor), 09-05-2016.
IGREJAS EVANGÉLICAS EM MOGI GUAÇU, SP             A igreja evangélica sempre se notabilizou por sua pluralidade. Em nossa cidade, entre templos e salões, existem cerca de 300 igrejas. As igrejas evangélicas mais antigas do Brasil datam do Século 19, mas foi a partir do início do Século 20, com a chegada dos missionários pentecostais ao Brasil, que as igrejas cresceram e se espalharam pelo País. Notadamente, a partir da Década de 50 surgiram as chamadas igrejas neo pentecostais que imprimiram uma nova metodologia à doutrina e aos cultos, com a propagação da Teoria da Prosperidade. De lá para cá a evolução foi grande e em muitos casos também foi contraditória.             Em nossa cidade, o crescimento também se deu a partir da Década de 50 com a inauguração de igrejas pentecostais, com seus costumes e crenças mais aperfeiçoados dentro do contexto bíblico. Quando aqui cheguei, em 1972, já encontrei igrejas formadas e em pleno crescimento. Durante 40 anos servi a Deus numa igreja p
SOLETRANDO Sílaba por sílaba vou repetindo meu verso, caminhando, soletrando, dentro do meu universo. Vou colhendo minha rima dentro do seu universo, vou andando, vou sem pressa, repetindo o meu verso. Vou andando, vou seguindo, vou fugindo, vou andando, no meu passo devagar, sem cansar vou soletrando. Silaba por sílaba, palavras eu vou formando, vou recitando os meus versos, pela vida soletrando. Cícero Alvernaz (autor) 08-05-2016.
PEQUENEZ Na minha pequenez insignificante tal qual um andante, maltrapilho, andarilho, às vezes infeliz, descalço, em sobressalto, pisando no quente asfalto, da vida sou aprendiz. Carrego as mortes de que me alimento em triste lamento que o tempo guardou. No meu infortúnio, com minha vontade, eu vou sem vaidade levando meus sonhos já quase desfeitos. Carrego no peito a dor que me fere, vou sem disfarçar meu vício, meu jeito. Na minha pequenez, no meu desatino, eu sou um menino sem sol, sem estrelas, também sem destino. Cícero Alvernaz (autor) 08-05-2016.
FELIZ Dizem que feliz foi Adão que não teve sogra. Feliz é quem tem amigos, parentes chegados, feliz é quem tem sogra, tem sogro e cunhados. Feliz é quem anda, caminha pra frente. Feliz é quem fala, resmunga, cochicha, grita e canta, tropeça na vida, mas cai e levanta. Feliz é quem chora e o pranto derrama, porém, é amado. Nas horas mais tristes a tudo resiste e é consolado. Cícero Alvernaz (autor) 08-05-2016.
DIA DAS MÃES O dia das mães é o dia do amor, o dia da compreensão e do carinho. Resumindo: é todo dia. Há qualidades e reações, sonhos e realizações que são próprias das mães. A mãe é única na sua forma de pensar e de agir, de amar e de interferir na vida do filho. Mãe chega e fala, se preocupa e se ocupa com a vida do filho. Não mede as palavras e não economiza no carinho, não subtrai, mas sempre atrai, ou procura faze-lo de alguma forma. Mãe chora, mas não se entrega, não se desanima em meio á faina do dia a dia. Não se deixa levar, sempre acredita e se agita quando o filho está em desvantagem. Mãe luta e até dá a sua própria vida, sente e participa, nunca se omite. O filho é uma extensão do seu corpo, de sua alma, por isto ela nunca se entrega e sempre tem esperança, mesmo quando tudo se resume em apenas uma lembrança. 08-05-2016. Cícero Alvernaz (autor).