Postagens

Mostrando postagens de junho 23, 2019
DE GRAÇA O que é feito de graça, voluntariamente, dá mais prazer, pois é feito com amor e abnegação. Eu fui de graça na manifestação, não ganhei sequer um copo d'água, nem sequer uma carona pra ir ou pra voltar. Eu já trabalhei de graça, muitas vezes preguei de graça, dei estudos bíblicos de graça, dei palestras de graça, trabalhei de graça na igreja por mais de 40 anos, depois me desligaram da igreja também "de graça", mas eu não morri de tristeza, nem de tédio. Fazer as coisas de graça é mais gratificante, mais lindo, mais autêntico e mais elegante. Antigamente os políticos não faziam nada, mas também não ganhavam nada. Hoje continuam não fazendo nada, mas ganham milhões que são tirados dos bolsos dos pobres. Enfim, sou um voluntário e você pode me ler a vontade, pois é tudo de graça. (29-06-2019)
ESTOU APOSENTADO Hoje está fazendo 4 anos que estou aposentado. Não vou discorrer sobre isto. Apenas quero marcar essa data usando poucas palavras para faze-lo. Só em escolas trabalhei quase 30 anos (e alguém um dia me disse que eu nunca trabalhei, mas eu já o perdoei). Fora isto, trabalhei em alguns outros empregos apenas temporariamente. Foram mais de 35 anos de faina, ou se preferirem, de sol a sol no cabo da enxada. Brincadeiras à parte, trabalhei bastante, mas tem pessoas que insistem em me chamar de preguiçoso, para estes eu digo: Cuidado, Deus ama, mas também castiga! Enfim, estou aposentado do Estado, mais precisamente na Educação, que sempre foi a minha paixão e onde abri o meu coração e dei o meu suor como libação. Chega de embromação! Estou aposentado a 4 anos e não tenho do que reclamar. (29-06-2019)
EU JÁ ANDEI DE LADO Eu já andei de lado, eu já andei pra trás, eu já comi melado, eu já falei demais, eu já fui mais bobo, eu já nadei pelado, eu já assisti a Globo, eu já comi guisado, eu já dormi no chão, eu já corri de gado, eu já comi co'a mão, eu já fugi a nado, eu já plantei feijão, eu já corri na estrada, eu já subi na escada, eu já corri de cão, eu já caí no chão, eu já rolei na lama, eu já caí da cama, eu já olhei do buraco, eu já entrei num saco, eu já brinquei no escuro, eu já subi num muro, eu já nadei no raso, eu já nadei no fundo, eu já fui a São Paulo, eu já rodei o mundo, eu já pesquei de rede, eu já "morri de sede", eu já plantei batata, eu já comi na lata e um dia sem querer pisei no rabo da gata. Mas hoje estou crescido, mais esperto, mais sabido, e ninguém me desacata. Cícero Alvernaz, autor, 29-06-2019.
O AVIÃO O avião é um pássaro de metal que solta fumaça e transporta pessoas em seu interior. Ele voa alto, muito alto, acima das nuvens bem perto do sol e da lua, perto das estrelas e dos planetas, dos cometas e das galáxias. O avião leva pessoas a outros países, empresários, passageiros comuns e políticos, além de cargas e até explosivos. O avião é um ser vivo, uma máquina voadora, encantadora que voa de repente, mas não está imune a acidentes nos quais geralmente morrem qua se todos os passageiros como aconteceu no voo do time da Chapecoense. Nunca viajei de avião e nem sei como é que faz pra viajar. Sou leigo nesse assunto, mas prefiro continuar assim. Muita gente famosa já morreu em desastre de avião, eu não sou famoso, mas prefiro não me arriscar. O avião, que bom! foi inventado pelo brasileiro (mineiro) Alberto Santos Dumont. (27-06-2019)
QUE PENA! Que pena! Eu queria que você ficasse mais, mas você tem que ir embora. Chegou o dia, chegou a hora, chegou o momento da partida, chegou a hora da gente se despedir. O relógio avisou que chegou a hora de você ir embora, de você partir. Chegou a hora da despedida, uma das horas mais tristes da vida, chegou a hora do abraço, do carinho derradeiro, a hora do beijo, do aperto de mão, a hora em que bate mais forte o coração. Que pena! Agora só resta despedir e ficar esperando a sua volta, não sei quando, não se sabe a hora, mas agora você vai embora e deixa muita saudade da nossa linda amizade de nossos assuntos e dos dias que passamos juntos. Que pena! Cícero Alvernaz, autor. 28-06-2019.
UM BOM DIA Um bom dia pode ser falado, pode ser dado, pode ser pensado, pode ser balbuciado, pode ser gritado, pode ser acenado... Um bom dia sempre faz bem pra quem recebe e pra quem dá, um bom dia leva alegria, leva carinho, beleza, e afasta a tristeza que às vezes vem no ar. Um bom dia faz a gente mais feliz e mais contente e não custa nada dar. Bom dia à você que me lê bom dia à você que me vê com seu jeito, seu olhar. Cícero Alvernaz, autor, 28-06-2019.
AO AMIGO CÍCERO Sempre soube que gostavas de escrever, Principalmente poesias, entanto Não pensei que fosses tão longe A ponto de ocupares uma cadeira Na Academia de Letras local. Se antes sentia-me a vontade Em mostrar-te alguns escritos Sei que não o faço mais em pé de igualdade, Afinal, um acadêmico é sempre... Um acadêmico. Alguém que em si mesmo acreditou, Insistiu e alcançou um dos postos Mais ilustres em sua cidade. Das notícias alvissareiras Em teus artigos a mim enviados, Sem dúvida, esta é a mais preciosa, Pois significa que o sempre Te acompanhará pra sempre, sempre, Poeta, escritor imortalizado. Vejo o reconhecimento ao talento De alguém, que sem gozar de tão nobre estirpe Fora exaltado acima do homem comum, Além creio de suas próprias pretensões, Exceção as falhas e injustiças humanas. Isto não é outra coisa Senão o dedo de Deus! Em todas as tuas circunstâncias És um abençoado. Prossiga, Pois em tua trajetória, por certo A muitos inspira, principalmente a mim
A MISÉRIA A miséria não tem cor, não tem ideologia, nem idioma. A miséria campeia pelo mundo, vagueia por todos os continentes, destrói sonhos e vidas, aumenta a dor e a tristeza, faz se intensificar a pobreza, canta sua canção fúnebre, convida a todos para o funeral, mistura o bem e o mal e joga no rosto seu produto fétido que escorre até o chão. A miséria não tem corpo, nem alma, ela não tem cor, nem emoção, a miséria não tem coração. Cícero Alvernaz, autor, 25-06-2019.
AMOR DE AMIGO Amor de amigo não está imune ao ciúme, não é um amor qualquer de uma mulher para com um homem, nem de um homem para com uma mulher. Amor de amigo é um amor de amizade que não está imune à saudade, ao apego e ao cuidado. É um amor diferente, talvez mais presente do que amor de namorados. Amor de amigo também tem carinho, tem sorriso, tem lágrimas e abraços. É um amor embasado na amizade, é um amor que não é possessivo, mas é forte e ativo, e permanece, independente da idade. Cícero Alvernaz, autor, 25-06-2019.
COISA Coisa pode ser qualquer coisa, ou não ser coisa nenhuma. Coisa pode ser uma peteca, uma boneca, ou uma caneca. Coisa é um substantivo feminino, mas tem muito homem que parece uma coisa. Tem gente que se refere ao homem como um "coiso", sempre de forma pejorativa, mas o ser humano não é coisa: é gente. Coisa é objeto, algo concreto, coisa que se vê e se pega e se joga. Existe coisa bonita e coisa feia. Antigamente, coisa feia era falar palavrão, mas hoje palavrão é moda  e para muita gente é coisa chique. São tantas coisas que vejo por aí, algumas até me inspiram por sua beleza e poesia, outras me tiram a alegria e, com certeza, me dão tristeza, mas as coisas existem para serem vistas e até admiradas. A coisa mais triste que existe é uma cruz na beira da estrada, pois mostra que ali morreu uma pessoa acidentada. A vida é uma coisa triste, mas pode ser alegrada com um carinho, com uma palavra falada, ou com uma poesia bem inspirada. Essa minha coisa escrita já está termin
GRATIDÃO Ao ver uma flor se abrindo, ao ver o dia sumindo, ao ver a lua surgindo, ao ver a criança sorrindo, ao ouvir uma canção pulsa forte o coração com amor e gratidão. Ao ver o sol se abrindo, ao ver o orvalho caindo, ao ver o dia tão lindo tudo em volta colorindo sinto em mim a inspiração, com amor e gratidão faço a Deus uma oração. Cícero Alvernaz, autor, 24-06-2019.
LIÇÕES DA VIDA A vida te dá um calço, você se segura e não cai, a vida te dá um tombo, mas você levanta e vai. A vida te dá um chute, mas você finge que é forte, a gente só não resiste no dia que chega a morte. A vida te trata bem, mas você não agradece, tem dia que a gente sobe, tem dia que gente desce. A vida te dá um prato, mas você não tem comida, a vida te mostra o caminho, mas você não vê saída. A vida às vezes te empurra, você fica no lugar, às vezes você não trabalha, só pensa em vagabundar. Depois reclama da vida e diz que o mundo é cruel, mas você vive esta vida andando de léu em léu. A vida não é culpada do homem ser sem juízo, para se ter qualquer coisa, trabalhar sempre é preciso. Mas o homem preguiçoso nunca pode prosperar, pois vive batendo perna e nem pensa em trabalhar. Cícero Alvernaz, 24-06-2019.
"PODE CHEGAR, O CACHORRO NÃO MORDE!" Perdi a conta das vezes que ouvi esta frase. Na verdade, é uma afirmação, uma certeza mais certa que 2 mais 2 são 5. O cão não morde, o galo não canta, a galinha não bota ovos, a cobra não engole sapo. Ouvimos essas coisas pela vida a fora, mas nem sempre devemos acreditar. Que cão que não morde? Só se for um cão desdentado, ou recém nascido. A função do cão é morder como forma de vigiar a casa e proteger o seu dono, ele nasceu para isto,  esta é a sua natureza. Eu já acreditei nesta balela e já fui mordido algumas vezes, porém não gravemente. Não ofereço a minha canela pra cão nenhum. Uma vizinha recentemente foi mordida por um cão de um vizinho e levou mais de 20 pontos na perna. E quantas são mordidas e algumas são mortas todos os dias! "Pode chegar, o cachorro não morde". Sim, mas primeiro arranque todos os dentes dele. Eu é que não caio mais nesta!  (24-06-2019).