Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 13, 2022
  ASSIM CAMINHA A NOSSA EDUCAÇÃO Mesmo com tanta coisa pra fazer na escola tem professor que só faz doutrinação. Tem criança carente, tem Diretor exigente, tem o inspetor, o servente, tem aula pra dar, tem livro pra assinar, tem prova pra corrigir, tem aluno pra disciplinar, e depois com os pais conversar. Tem muita coisa pra fazer na escola, mas tem professor que só faz doutrinação. Tem professor que tem dó de ladrão e que é a favor da corrupção, Na escola tem professor que só faz doutrinação. E assim caminha a nossa Educação.
  O "SABE TUDO" Tem gente que parece saber tudo. Fala sobre tudo, analisa tudo, discorre sobre tudo e às vezes pergunta e ele mesmo responde. A gente fica boquiaberto só de ver e quando ouve fica até meio bobo com tanta desenvoltura. Um dia eu vi uma pessoa assim, e eu que não sou muito bobo, percebi que ele inventava as respostas se aproveitando da simplicidade e da incultura das pessoas. Então resolvi lhe fazer uma pergunta meio pragmática e ele a respondeu do seu jeito. Quando eu lhe disse que a sua resposta estava errada ele me disse que a resposta era dele, se estava errada, ou não, isto era problema dele. Pedi a ele que me fizesse uma pergunta e, por incrível que pareça, ele só não me fez a pergunta como deu um jeitinho de sair rapidinho. Ele foi desmascarado só com uma simples pergunta. Deve ter muita gente assim no mundo.
  A ONÇA SEMPRE LAMBE A SUA CRIA Minha mãe sempre dizia que "a onça lambe a sua cria". Esse ditado já deve ter alguns séculos, não sei a sua origem, mas sei o seu significado. Quem não é ou nunca foi "onça" nessa história? Nossa "cria" pode não ser exatamente uma cria, mas mesmo assim a lambemos e cuidamos dela todo dia. Quem não tem uma cria? A minha "cria" é a minha poesia que eu crio todo dia. Também tenho alguns objetos e alguns amigos diletos que trago do lado esquerdo do peito. "A onça lambe a sua cria" e eu acaricio a minha poesia que escrevo seguindo os ditames da inspiração a cada batida do meu coração.
     PARA ESCREVER Para escrever tem que ter inspiração, tempo, silêncio, conhecimento, paciência, sensibilidade, amor, bondade, gratidão e um grande coração. Se não tens esses predicados, siga outro caminho e seja feliz.
  UM ABSURDO! Está na internet um vídeo que narra um absurdo, principalmente tratando-se de um professor. Numa aula do ensino público um professor começou a falar sobre o roubo e a sua finalidade, um aluno discordou dele porque ele defendeu o roubo e o ladrão. O professor tentou provar para a classe que o roubo é uma coisa normal e tem a sua importância e o seu significado. Por fim, o aluno o interpelou e ele disse que "roubar é uma forma de divisão de renda e que é um trabalho". Disse que o ladrão não deveria ser preso porque ele é um trabalhador. Esse vídeo viralisou na internet. (Fui informado através do Programa do Sikera Jr que o referido professor foi afastado) 19-02-2022)
  A melhor poesia que eu escrevi, não sei. O melhor carinho que eu recebi, não me lembro. O melhor beijo que eu ganhei não sei. A melhor comida que eu comi, não sei. o melhor sonho que eu sonhei, também não sei. Mas o melhor presidente em que eu votei, eu sei, é claro. Com toda certeza foi Bolsonaro. 19-02-2022.
  EU DIGO "SIM AO ARMAMENTO" Quando as pessoas andam armadas há mais respeito mútuo, inclusive os bandidos respeitam o cidadão, porque sabem que se atacar podem levar bala no peito, ou até mesmo na boca. Andar armado deveria ser um direito de todo cidadão, desde que ele cumpra todos os requisitos exigidos por lei e necessários para tal. Armamento é um direito, é uma defesa pessoal e patrimonial. Afinal, o carro é uma arma e existem outras armas, além das armas de fogo, as chamadas "armas brancas" com as quais as pessoas podem andar livremente. Por que então não podem usar armas de fogo? (17-02-2022)
  O IMPORTANTE É CAMINHAR A pessoa vai caminhar e leva o cachorro. Acho bonita essa interação "homem-cachorro" e vice versa. Mas na caminhada quem manda é o cão: se ele quiser cheirar alguma coisa, ou fazer alguma necessidade ele para e tudo para até a hora que ele se aliviar. Mas o dono geralmente é paciente e espera tudo bem resignado. Acho isto muito bom, pois um aprende com o outro e ambos saem ganhando. Eu não tenho cachorro, nem cachorra, na verdade não tenho nem uma "gata pra puchá pro rabo", mas isto não me impede de caminhar, muito pelo contrário, eu caminho livre, leve e solto. O importante é caminhar, seja com animal, ou sem animal, com coragem, ou sem coragem, com fé, ou sem fé, com boné, ou sem boné. No final, o corpo agradece. (18-02-2022)
  VALOR Valor é aquilo que vale, que custa, que tem preço elevado e que é valorizado. Existem valores que não podem ser comprados. A família é um valor, a fé, a crença, a confiança, a esperança, os princípios cristãos. Valores são marcas, são herança de família e tradição. Valores são educação e princípios. Um país tem valores, tem história, um bom governante tem valores dos quais não abre mão. Um governante que rouba e trapaceia não tem valores, pois só prejudica a Nação e provoca o ódio dos irmãos. Tenho pensado muito nisto diante do que tenho visto em nosso País. 18-02-2022.
  INTEGRIDADE Ter integridade, ser íntegro, ser sério, digno de confiança, temer a Deus e aos homens, ser cumpridor dos seus deveres. Ser íntegro não é ser santo, não é ser puro, mas é ser probo, ter caráter e ser honesto. Ter integridade em toda idade e mostrar capacidade sem ter leviandade, ser correto, verdadeiro, falar o que é justo, prometer, cumprir e não mentir, não viver com falsidade. Isto é ter integridade. 17-02-2022
  PROCURA Procurei por alguém, mas ninguém eu achei. A procura foi grande, mas não encontrei. De tanto procurar eu me perdi e quando me procurei eu não me achei. Restou uma pessoa sozinha à procura de alguém que não encontrou e de tanto procurar enfim se cansou. 17-02-2022
  NOSSA REALIDADE ATUAL Escrever hoje é como pregar no deserto. Muitas coisas que eram importantes ficaram supérfluas, ou superadas, já fazem parte do passado, são como um museu, ou uma garagem de fundo de quintal que só serve para juntar tranqueiras. Aquela conversa animada e divertida não existe mais, ou existe raramente. Aquele passeio sem pressa e sem preocupação faz parte de outras décadas. Eu tento olhar e ver esse passado, mas ele se retrai e de vez em quando vem à minha lembrança. Hoje a tecnologia engoliu tudo e quem não se modernizar fica perdido, o homem fica sem mulher e a mulher fica sem marido. É assim que a banda toca e quem não se adaptar a isto vai ficar num cantinho falando sozinho. (17-02-2022)
  DORMIR É MUITO BOM Tem sono em que a pessoa se apaga literalmente. Deita, dorme, desmaia, ronca, baba, fala dormindo e ainda faz outras coisas. É o chamado "sono de cachaceiro", mas qualquer pessoa pode ter. Costumo dizer que há sonos em que o corpo dorme, o espírito dorme, a alma dorme e até o coração dorme, também conhecido como "sono da morte". Sei de casos de pessoas que dormiram três dias e quando a pessoa foi acordada queria dormir de novo. Eu durmo bastante, mas uma hora eu acordo e quando acordo me estico e depois me levanto. Dormir muito não é doença, costuma ser preguiça ou falta do que fazer. A pessoa não tem nada pra fazer então encosta em algum lugar e desmaia. Exageros à parte, dormir é muito bom. (17-02-2022)
  NA ÂNSIA DA POESIA Na ânsia da poesia vi meu dia se evaporar. Foi como se um torvelinho varresse o meu caminho e me levasse junto. Fiquei sem assunto e sem palpite enquanto as horas deslizavam pelo relógio do dia. Procurei poesia no vento, parei um momento para respirar melhor, me sentei, mas logo tive que me levantar. Eu me sentia voando, mas ao mesmo tempo me sentia andando, sentindo a areia sob os meus pés. Foi tudo assim como um sonho que se sonha acordado. Fiquei ainda um bom tempo nesse mesmo estado. 14-02-2022
  A GRATIDÃO É UM SENTIMENTO NOBRE Quando ingressei no Estado em 1985, por falta de opção escolhi a Escola Prof. Geraldo Sorg, em Martinho Prado. Como eu não podia ir todo dia trabalhar, devido a distância e a falta de ônibus, fui acolhido por uma família que se tornou uma referência em minha vida. Fui muito bem recebido pela família Lima cuja matriarca Aparecida Lima me deu todo apoio e se tornou como uma segunda mãe para mim. Eu costumava dizer: tenho duas mães, uma em Mogi Guaçu e outra em Martinho Prado. Em 2001 perdi a minha mãe biológica e agora perdi a minha mãe "do coração". Sei que isto faz parte da vida, mas desejei registrar aqui o grande carinho que tenho por esta família e especialmente pela minha segunda mãe Aparecida Lima. Que Deus a tenha em suas santas mãos. Não nos esqueçamos: A gratidão é um sentimento nobre.
     A ÁGUA NO NORDESTE A água chegou no Nordeste, pouca gente acreditava depois de tanta promessa de alguém que governava, de alguém que prometia, mas quase nada fazia para o bem dos brasileiros, para o bem dos nordestinos, homens, mulheres, meninos e também os animais. Mas chegou um presidente trabalhador, boa gente, também honesto e cristão e deu ao povo esta graça e a água agora passa pelos rios e baixadas como bênção alcançada, como um presente do céu. A água chegou no Nordeste, a natureza se veste de alegria e sorriso. De seco, triste e pobre, o Nordeste fez-se nobre, transformou-se em paraíso.
  FERTILIZANTES E AGROTÓXICOS Tem gente confundindo fertilizantes com agrotóxicos para criticar a ida do presidente à Rússia. O que vale é criticar, não interessa a razão, nem o motivo. Muita gente critica, mas não explica, nem sabe por que está criticando. Faz lembrar aquela pessoa que para e começa a observar alguma coisa, ou nada, e várias pessoas também param e começam a olhar apenas por curiosidade sem saber do que se trata. Depois todos saem sem saber e sem entender, com cara de quem, mais uma vez, fez papel de trouxa. O que conta é criticar o presidente, seja com motivo ou sem motivo. Tem gente que é uma chacota em pessoa. "A diferença entre fertilizantes e agrotóxicos: O primeiro tem como função principal o fornecimento de nutrientes para o correto desenvolvimento das plantas, enquanto o segundo visa proteger as plantações contra o ataque de doenças, pragas e plantas daninhas." (Fonte: Google) (16-02-2022)
      UM AMANTE DA LEITURA Assim que me alfabetizei comecei a ler tudo que tinha letras, tudo mesmo. Antes de ir para a escola eu já lia "do meu jeito" a rabiscava alguma coisa. Um dos primeiros livros que eu peguei pra ler foi a Bíblia. Geralmente na casa de "crente" tem mais de uma Bíblia e eu comecei a ler, a princípio só por curiosidade. Os livros da Bíblia são 66 e alguns deles chamaram mais a minha atenção, as suas histórias me deixavam curioso e emocionado. Não consegui ficar sem chorar quando li a história de José, o filho amado de Jacó, invejado por seus irmãos e que depois foi vendido para o Egito, onde depois de ser preso, mesmo sendo inocente, tornou-se governador. (Essa passagem está em Gênesis, o primeiro livro da Bíblia). Depois fiz seminários, cursos, estudos e fiz um curso de Teologia de 3 anos, de 89 a 91. Hoje, quando pego a Bíblia e abro para ler é como se fosse a primeira vez. Afinal, a Bíblia é o único livro que se renova a cada manhã. (16-02-
  ASSIM CAMINHA O BRASIL Tem pessoas que não escrevem: escarram no papel, ou cospem na tela do computador, tal a sua pobreza literária e a sua insignificância. Atacam pessoas de bem na ausência delas, mentem e não se retratam, praticam o desacato, espalham boatos e depois dizem que isto não é fake news. Tudo é feito no afã de criticar e tentar rebaixar o presidente da República. Assim caminha o Brasil. 16-02-2022
     PROCURA-SE ALGUÉM Procura-se alguém que gosta de conversar e de fazer passeios a pé, ou de bicicleta, independente do dia e da hora. Alguém que admira o céu e passa algum tempo olhando os astros celestes e comenta o que viu e o que sentiu nessa sua contemplação. Procura-se alguém que fala e cala, que pensa, repensa e depois fica um tempo pensando. Alguém que se olha no espelho com a mesma naturalidade, sem reclamar e sem se lastimar. Afinal, o espelho apenas reflete aquilo que somos. Procura-se alguém que gosta de poesia e que procura entender os poetas com sua alma fervente e inquieta. Enfim, procura-se alguém que, sobretudo, ame a vida e saiba valoriza-la. 16-02-2022.
  HUMILDADE, SIMPLICIDADE E BONDADE Humildade, simplicidade e bondade são qualidades que dignificam as pessoas. Humildade é se contentar com o que tem. Simplicidade é viver sem orgulho e sem vaidade. Bondade é ser bom de corpo, alma e coração. Essas qualidades são raras hoje em dia, mas elas ainda existem e fazem parte da vida e do caráter de muita gente. Afinal, o ser humano, basicamente, tem uma natureza boa e pode melhorar mais a cada dia. 14-02-2022
  METIDO A SABICHÃO Tem gente que se mete nas conversas, mesmo sem entender nada do assunto. Vi muito disto em igrejas. A pessoa adora dar a sua opinião, se meter onde não foi chamada. Já participei de muitas reuniões e sei como é isto. Vira e mexe a pessoa levanta a mão pedindo a palavra. O responsável concede a oportunidade às vezes só para dar umas risadas. A pessoa levanta e começa a falar, mas logo se distrai e desvirtua tudo. Começa a falar de mamão e pula pra abobrinha, depois tenta voltar, mas não consegue. O responsável para acudir a pessoa pede educadamente que ela se sente. Tem gente que se segura para não dar risada, afinal a reunião está tratando de "coisa séria". Gente metida a sabichona é o que mais existe. Eu prefiro ficar no meu canto fazendo algumas anotações para usar, caso eu seja solicitado a falar. (14-02-2022)
  EUFEMISMO Uma forma de abrandar uma expressão, ou uma situação. Exemplo: "Ele deixou esse mundo e se foi para um local melhor", se referindo a uma pessoa que faleceu. Outros dizem: "Ele entregou a alma a Deus". Usado também em outras situações como forma de abrandar, ou diminuir o impacto que pode causar uma notícia ruim. Quando o time perde o seu torcedor diz: "Perdeu, mas isto faz parte do jogo. O próximo a gente ganha". O eufemismo é muito usado nas mais diferentes situações. É uma expressão que tenta amenizar uma situação ruim. O eufemismo funciona muitas vezes como um meio de tornar mais leve uma situação pesada e complicada. Exemplo: "O sujeito é desprovido de inteligência". É uma forma "carinhosa" de chamar alguém de burro. "Sua irmã está mais cheinha. (Forma discreta de comentar o peso do outro). Quem nunca usou um eufemismo, mesmo sem saber o que era? (Exemplos tirados do Google)
  A ÁGUA A água é um líquido sagrado que sempre foi muito usado por todos os seres humanos, a plantação e o gado. A dona de casa usa, o pedreiro e o lavrador também não vivem sem água, pois ela irriga a terra e refresca no calor. Imagina viver sem água, sem banho e sem alimento, sem limpeza e sem sustento, como esta vida seria? Os animais morreriam de tanta sede e fome, morreria também o homem, morreria a natureza. Mas hoje o governo investe, leva água pro Nordeste, lá a plantação viceja e o povo alegre festeja. 14-02-2022.
  OS BANCOS DA PRAÇA Me lembro da praça de São Pedro do Avaí, Manhuaçu, MG, onde muita gente ia, dava voltas, sentava, depois levantava, andava, parava e às vezes paquerava. São Pedro do Avaí foi onde tudo começou, onde dei os meus primeiros passos e escrevi os meus primeiros versos. Lá eu vivi 17 anos, pouco tempo, mas deu para ter algumas experiências naquela vivência de 1954 a 1972. Aquela praça ainda existe, mas hoje é tudo diferente, não há mais aquela pureza e nem aquela beleza que eu via e que me encantava. Os bancos, as plantas, o engraxate, a galera e a paquera, tudo era novo pra mim que estava começando a viver e a entender os caminhos da vida. Nunca imaginava que pudesse chegar até aqui com essa bagagem depois de tanta viagem, de idas e voltas, muitas vezes sem graça, mas lembrando sempre os bancos da praça, daquela praça de minha distante e saudosa São Pedro do Avaí. (14-02-2022)
  EXPRESSÕES ANTIGAS Tem umas expressões antigas que às vezes eu lembro e não consigo esquecer. No meu tempo de criança e adolescente, quando a gente fazia muita bagunça com risada, correria, brincadeira boba (e isto geralmente acontecia à noite), os mais velhos queriam descansar e ficavam irritados com aquilo. Era correria, brincadeiras, falando alto e atrapalhando o descanso das demais pessoas. Era divertido, mas temos que respeitar os mais velhos, pois isto é o básico que se espera de uma pessoa educada, independente da sua idade. E eu ouvia essa expressão e não consegui esquecer. Geralmente a mãe ou a avó dizia: "Vai deitá e vê se sussega essa piriquita!". Eu ficava pensando o que era essa "piriquita" que tinha que ser "sussegada". Não perguntei isto para ninguém, mas com o tempo acabei descobrindo. Pensava que "essa piriquita" fosse uma coisa muito diferente. (13-02-2022)
  "EU FALO PALAVRÃO, MAS NÃO ROUBO" Amo o jeito e a espontaneidade do nosso presidente. Isto é um delírio, é um momento de riso e de extravasamento. Ele verbaliza verdades jamais ditas por algum político porque ele é autêntico, não é um boneco que foi colocado num palanque para ser visto e aplaudido por meia dúzia de seguidores, ou por gente que é paga pra fazer isto. Bolsonaro é natural, espontâneo, verdadeiro e autêntico. Num de seus rompantes ele soltou um palavrão, depois pediu desculpas e emendou: "Eu às vezes falo palavrão, mas eu não roubo". O que mais se fez na política brasileira nesses 521 anos de Brasil foi roubar. Direta ou indiretamente o Brasil sempre foi roubado. Bolsonaro foi o melhor presidente que os brasileiros já elegeram, paradoxalmente ele é o presidente mais odiado por um grupo que é, no mínimo, suspeito, afinal quem não gosta de uma pessoa honesta geralmente não é honesto. (13-02-2022)
  VIAGEM É preciso comprar a passagem porque sem ela não tem viagem, não tem saída, nem chegada. Não pode esquecer a mala, nem o dinheiro, não pode esquecer o horário da partida, nem a plataforma, mas se esquecer a gente se informa no guichê e tem o alto falante que informa também. A viagem é sempre um suspiro fundo, é como embarcar e atravessar o mundo, cruzar o oceano, a cordilheira, e depois, enfim, chegaremos ao destino admirando tudo como se fosse um menino. 13-02-2022.
  NÃO CAIA NESSA! Se houve Ditadura Militar (de 64 a 85) certamente eu estava dormindo. Não vi nada disto, nem ouvi falar nada sobre isto. Nasci em 1954, vivi e estudei naquele tempo. A Educação Pública era ótima, apesar das limitações da época. O aluno saía da 4ª Série formado, depois era só por em prática o que aprendeu. Havia civismo, patriotismo, reverência, respeito aos pais e aos professores. Haviam alguns comunistas que queriam avacalhar com o País, mas os Generais souberam reprimir essa investida. Hoje nem se compara com aquele tempo. Temos um presidente patriota, honesto, cristão que é perseguido dia e noite. É tolhido e mal consegue governar. Mas mesmo assim tem feito um bom trabalho e é amado pela maioria da população. Essa história de Ditadura é mais uma narrativa que querem enfiar goela abaixo dos brasileiros. Não caia nessa! (13-02-2022)