Postagens

Mostrando postagens de março 27, 2022
  NÃO DEIXE DE AMAR Não deixe de amar, pois o amor não se pode deixar, não se pode perder, nem se pode esquecer. O amor só se deve oferecer com vontade e prazer sem conta e sem desmerecer. Não deixe de amar, mesmo que seja necessário chorar e sofrer. O amor não tem culpa do que possa acontecer. Ame sem medida, pois a vida é breve, o vento é leve e o sono é profundo. Ame, nem que isto seja a última coisa que você faça no mundo. 01-04-2022.
  PROCURA Caminho por todas as ruas da mesma antiga cidade, procuro seus olhos, seu rosto, procuro a felicidade. Em cada pessoa que passa procuro, mas sem encontrar, um jeito tão lindo de ser, um jeito bonito de andar. Não saio, porém, do meu quarto, caminho no meu pensamento, deitado encontro você fluindo no meu sentimento. Me volto fitando a parede, revendo as coisas que faço, e vejo seus olhos, seu rosto, e sinto seu doce abraço. Cícero Alvernaz (autor)
  A VIDA A gente não conhece a vida, não sabe o endereço dela, nunca a vimos nem em foto. A vida é uma estranha, é uma desconhecida, mas ela é muito querida. A vida é tudo que amamos, é tudo que mais precisamos. Nós amamos a vida, mesmo sem a conhecer. Todo dia levantamos e depois nos arrumamos, o nosso café tomamos porque a vida existe. Na vida nos alegramos e muitas vezes choramos. Na vida muito sofremos, na vida também gozamos. Muitos já perderam a vida e estão noutro lugar onde também há vida, lá eles foram morar. Aqui bem pouco sabemos, o mundo desconhecemos, mas mesmo assim nós vivemos entre encontros e despedidas porque amamos a vida. 30-03-2022.
  A POESIA A poesia às vezes pode não ser quase nada. Mas ela não fica chorando pelos cantos implorando atenção, fazendo beicinhos e reclamando. A poesia é apenas a poesia, nada mais do que uns versos, umas rimas, um ritmo, uma história, uma lágrima sentida, pedaços de uma vida. A poesia é só isto e não tem nenhuma pretensão. A poesia é um sonho colorido, um segredo ao pé do ouvido, o bater de um coração. 30-03-2022.
  MINHA MÃE Minha mãe era baixinha, minha mãe era bravinha, mas era a amiga de todo dia. Minha mãe era minha alegria, um verso da minha poesia que tanto bem me fazia. Minha mãe era assim e cuidava bem de mim. Me tratava com amor e também com disciplina que só o bem nos ensina, minha mãe era uma flor. 30-03-2022.
  EU POSSO Quem disse que eu não posso? Minhas mãos me dizem que eu posso, Meus olhos dizem que eu posso. Meu coração bate dizendo: você pode! Meu olhar vê, percebe e acredita que eu posso. Mas alguém diz que que eu não posso. Há um sentimento de fé, uma coragem diferente. Há uma certeza no ar, uma vitória a pairar, há alguém dizendo que eu posso. Quem disse que eu não posso? Não preciso dizer que posso, não preciso provar que posso. Eu já disse e já provei que posso, entretanto alguém ainda diz que eu não posso. Mas eu posso, posso, posso, "Tudo posso naquele que me fortalece". 30-03-2022.
  MÃE Mãe tem três letras, pai três letras tem. Sem pai não haveria mãe, sem mãe não haveria pai, sem pai e mãe não haveria filho. Portanto, pai e mãe se complementam e se sustentam no mural da vida, na flor, na mão estendida, no fruto e na folha caída. Bem no meio está o filho, uma luz com o seu brilho, com a sua importância. Andando ao lado dos pais recebe carinho e mais desde a sua infância. 30-03-2022
  JOÃO TEIMOSO Quem não se lembra do João Teimoso, aquele boneco de madeira que ficava suspenso por um barbante? O que mais existe hoje é João Teimoso e eu sou um. O poeta já nasce teimoso, é como lutar contra a correnteza, plantar num chão árido uma boa semente que não consegue sequer brotar. Passei a vida teimando, algumas teimosias eu deixei pra trás, mas outras me seguem, ou são seguidas por mim. Mesmo sabendo que menos de 2% da população lê alguma coisa, eu continuo escrevendo diariamente, mas existem outras teimosias piores. Conheço gente tão teimosa que bebe pinga só pra tropeçar, cair e dar trabalho pra família. Creio que este é o pior teimoso que existe. Alguém me disse: "Ele não tem culpa" - aí eu pergunto: Ele nasceu bebendo pinga? A minha teimosia é nobre, é rara e é cara, estou em boa companhia: tenho em minha companhia raros leitores e grandes escritores. Então vou continuar teimando. (31-03-2022)
  RECADO Recebi o seu recado e só não vim antes porque estava ocupado. Eu estava atendendo alguém para quem eu tinha mandado um recado e ele veio atender o meu recado. Foi quando recebi o seu recado, mas eu não vim antes porque estava ocupado com alguém para quem eu havia mandado um recado e ele de bom grado veio atender o meu recado. Agora estou disponibilizado para atender o seu recado e aqui estou por conta do seu recado. Não vim antes porque estava ocupado, como eu já havia falado, mas agora estou aqui a seu lado. Enfim, qual é o seu recado, o que deseja deste seu criado? "Eu te mandei o recado para pedir que você desse um recado para o seu empregado e pedisse a ele para não ficar me mandando recado porque eu já já estou cansado de tanto recado e vou acabar ficando mal falado com esses recados." Se é assim, eu vou mandar um recado pra ele e pedir que ele tenha cuidado e não te mande mais nenhum recado, afinal a gente não é "garoto de recado". Espero que esse sej
  ELA É LINDA Ela é linda quando sai e quando chega. Quando ela sai eu não sei onde vai, e quando ela chega eu não sei onde ela foi, mas eu sei que ela é linda. Eu vejo, percebo, curto e compartilho. Ela é linda sem favor, sem elogio (nem precisa de elogio), pois ela é um elogio em pessoa. Não estou exagerando, só estou amando, admirando e proclamando a sua beleza. Isto me faz bem, me inspira, me vira e revira, depois eu volto ao normal. Isto é muito bom, um carinho, um dom, um verso, uma forma de ser. E, sobretudo, isto me dá prazer. 31-03-2022.
  CRUZ Cruz, o que é uma cruz? O que ela representa? Ela diminui ou aumenta? Dá medo, orienta, ou é isenta? Tem gente que tem medo. Para muitos ela é um segredo, um fantasma, uma figura estranha, uma sombra que assombra, ou será apenas uma cruz? 31-03-2022.
     A DIFERENÇA ENTRE QUALQUER E QUAISQUER Qualquer é singular, quaisquer é plural. Exemplo: Qualquer coisa (singular), quaisquer coisas (plural). Isto é fácil, mas tem que praticar, de preferência escrevendo, pois quem escreve pensa e pratica, não fica só na teoria. Mas escrever e ler hoje é quase como encontrar um tesouro: É muito difícil encontrar alguém que faça isto. Querendo ou não, as pessoas não vivem sem a escrita e a leitura. A pessoa nunca leu um livro, nunca leu sequer uma receita de bolo, mas uma hora vai ter que ler. Eu leio até bula de remédio, quando era adolescente eu gostava de ler placa de carros, eu morava no município de Manhuaçu, MG, na beira da Rio-Bahia. Um dia eu vi um caminhão de Quixadá, CE e fiquei com aquele nome na cabeça, até sonhei com Quixadá. Eu lia qualquer coisa, desde jornal velho até bula de remédio. De leitor eu passei a leitor e escritor, ou seja, eu passei da teoria à prática. (31-03-2022)
  ENFIAR O DEDO NO NARIZ Atire a primeira pedra quem nunca fez isto. Pior é quando a pessoa é flagrada fazendo isto e não tem como disfarçar. A outra pessoa geralmente disfarça, inventa alguma coisa e sai de perto. Esse é um dos hábitos mais comuns do ser humano. Existem outros, talvez até piores, mas este é o mais notado e o mais criticado ou censurado. O ser humano é assim mesmo, desde Adão o ser humano é assim. Pior é quando a pessoa está em determinado lugar e pratica "esse crime". Já falei muito em público e se eu fiz alguma coisa desse tipo ninguém chamou a minha atenção nem me denunciou. Tem coisas que passam desapercebidas, espécie de tiques que as pessoas veem e deixam pra lá. Mas enfiar o dedo no nariz é imperdoável, entretanto é um dos hábitos mais comuns. Atire a primeira pedra quem nunca fez isto. (01-04-2022)
DIA DA MENTIRA Dizem que hoje é o dia da mentira. Na verdade, não existe o "dia da mentira". Esta é mais uma besteira das muitas que rolam por aí. Desde que Adão comeu o fruto proibido o homem faz uma trapalhada atrás da outra. E quem nunca fez? Dia da mentira não é uma brincadeira, em alguns lugares até comemoram esse dia. Quando eu era criança eu me lembro que as pessoas mentiam mais nesse dia e como eu era criança acabei "entrando na dança" até o dia em que o meu pai me contou que isto é arte do Diabo, porque ele é o "pai da mentira". Nunca mais comemorei esse dia que pra mim não existe. Ademais, a pessoa que mente não escolhe o dia nem a hora pra mentir. O mentiroso é contumaz e mente como se estivesse tomando um copo d'água. O mentiroso não é de confiança e não pode ser levado a sério porque não tem nenhuma credibilidade. A mentira é filha do Diabo, segundo a Bíblia foi ele quem contou a primeira mentira. (01-04-2022)
  JOSÉ O nome dele é José, um morador muito querido. Ele não tem sobrenome, também não tem apelido. É José, um morador daquela rua onde ele mora sozinho e se dá bem com os vizinhos. Ele se chama José e quando lhe perguntam: José do que, ele diz: o sobrenome escolhe você, pra mim não faz diferença, eu só preciso do nome para ser reconhecido. O sobrenome você pode escolher. Ele se chama José, mas não é o marido da Maria, nem é o padrasto de Jesus. Enfim, o seu nome é José e assim é que ele gosta de ser chamado na rua onde mora onde é muito querido e amado. (01-04-2022)
  REFORMA ORTOGRÁFICA O Brasil precisa urgente de uma reforma ortográfica. O chapéu do vovô precisa cair e você também precisa ficar sem chapéu. Brincadeiras à parte seria bom se formassem uma Comissão para estudar essa reforma. Não sei quando foi feita a última reforma, mas muitos acentos precisam cair, o chamado acento diferencial já caiu e alguns outros que são verdadeiros entulhos também precisam cair. Acredito que o acento do chapéu vai cair em muitas palavras. Para que til no coração? Paixão também não precisa de til, oração também não precisa, nunca vi ninguém orar com um til na cabeça. O til é usado para dar um tom anasalada à palavra. Vamos aguardar essa nova reforma que deverá ser feita por um grupo escolhido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).
  NUNCA DEVEMOS JULGAR NINGUÉM Pensa um pouco: eu posso me parecer um louco, mas sou muito sóbrio. A aparência é só uma ilusão, uma sombra, um objeto. Nunca devemos julgar ninguém pela sua aparência. Tem gente que analisa e ridiculariza as pessoas até pelo seu jeito de andar. Tem gente que tem preconceito contra o canhoto. O coração fica do lado esquerdo, mas sem ele ninguém vive. Julgar alguém pela sua aparência é o mesmo que julgar uma fruta pela sua cor, pois o que conta é o seu sabor. Eu posso me parecer um louco, mas espera um pouco antes de me julgar. 27-03-2022.
  ANDAR DE COSTAS Esses dias eu vi um vídeo no Youtube no qual uma pessoa falava da importância de caminhar de costas. Pensei que fosse uma brincadeira, ou uma piada, mas é uma realidade. A pessoa argumentou que isto é bom para fortalecer os músculos do pescoço e de toda a cabeça e é bom para melhorar a visão, pois com o tempo outros músculos acabam enfraquecendo. Com essa caminhada ao contrário, ou de costas, as pessoas forçam a musculatura por isto elas se fortalecem e isto acaba beneficiando toda aquela área em torno. Enfim, não custa tentar. (28-03-2022)
  CRIATIVIDADE Hoje todo mundo tem que ser criativo. Nada cai do céu - e quando cai alguma coisa pode ser chuva, avião, ou algum meteorito que às vezes se desprende e cai. Criatividade é coisa que nem todos tem, mas é muito necessária. É a inteligência colocada em prática, sai da teoria e entra na prática do dia a dia. Criatividade é como poesia: aparece do nada, mas só aparece para quem é criativo e tem inspiração. E isto é um dom, é um privilégio. Daí apareceram os grandes poetas e os inventores, como Santos Dumont e tantos outros. Desde pequena, a criança começa a inventar coisas: a menina inventa comidinha e o menino inventa os seus brinquedos, muitas vezes sem aparência e sem sentido, mas que demonstram o grau de sua criatividade. Eu inventava de tudo um pouco e cheguei até a apanhar por causa das minhas "invenções". Era muita criatividade numa pessoa só! Só podia dar no que deu! 28-03-2022
  MINAS E O MAR Minas não tem mar. Se Minas tivesse mar não seria Minas, o mineiro não seria mineiro. Em Guarapari não teria mineiro e muito menos no Rio de Janeiro. Em Santos e no Guarujá não teria mineiro e tudo seria triste sem a presença dos mineiros. Onde tem mineiro tem poesia, tem alegria e tem dinheiro. Por isto Minas não tem mar, mas fica perto do mar e o mineiro vai passear, tomar banho de mar e se interagir com os seus irmãos capixabas, cariocas, paulistas e baianos. Vejam como isto acaba sendo lucrativo e sendo bom! Afinal, no País inteiro não pode faltar mineiro. 28-03-2022.
  O HOMEM E A MULHER Deus fez o homem do pó da terra e do homem Ele fez a mulher. Ele fez tudo que existe, pois ele faz tudo que bem quer. Com o tempo, o homem e a mulher entraram em rota de colisão disputando o seu espaço na sociedade e daí veio a desunião. O homem e a mulher se completam e devem se ajudar, é o que eu sinto. Tudo que é dividido corre o risco de ser diminuído e por fim ser extinto. Tanto a mulher quanto o homem tem a sua relevância no contexto, seja por amor, ou por disputa, seja qual for o pretexto. Deus fez o homem e do homem criou a mulher para dar prosseguimento à sua obra. Com a criação do homem e da mulher não falta mais nada e não sobra. 28-03-2022.
  BOM DIA! Um bom dia é sempre bem vindo e faz o dia mais lindo que vem claro e sorrindo nas folhas cobertas de orvalho. Um bom dia é canção que veio do coração. E para dar um bom dia com prazer e alegria não se tem nenhum trabalho. 29-03-2022.
      O VALOR DE UMA BOA CONVERSA Um casal estava caminhando quando de repente viu dois homens, um mais velho e um mais jovem que estavam correndo. De repente o mais velho parou e se sentou. O casal passou por ele, parou e puxou conversa: "Tudo bem? Vi você correndo atrás de alguém, estava brincando de pega-pega?". Aquele senhor, com certa dificuldade falou: Ele roubou a minha carteira com o meu dinheiro e os documentos. O casal lhe disse: Espera aí e vamos ver o que podemos fazer. Saíram rapidamente e lá na frente viram o mesmo rapaz sentado, com uma bermuda jeans e uma camiseta branca e o reconheceram. Ao chegar próximo, o casal parou e começaram uma conversa amistosa com aquele moço. Falaram de vários assuntos e ganharam a atenção e a confiança dele. De repente, aquele senhor disse à mulher: Aguarda um pouquinho aí, eu vou ali ligar para o meu patrão. Saiu e ligou para a polícia que imediatamente veio e prendeu aquele ladrão. Voltaram e deram a boa notícia para aquele senh
  NÃO QUERO CHORAR DE NOVO Não quero chorar de novo e ver em meu rosto escorrendo, minhas lágrimas, meu pranto, não quero ouvir de novo as mesmas pessoas dizendo: "Você parece criança com a sua choradeira". Não quero me disfarçar e o meu rosto virar, não quero me esconder para ninguém me ver e depois me censurar. Não quero chorar de novo bem no meio deste povo que não conhece as razões deste meu triste lamento. Não quero ter que explicar o motivo do meu choro, depois ouvir desaforos como se eu fosse um louco. Não quero passar por isto, portanto aqui insisto: me deixem sozinho um pouco. 29-03-2022.