Postagens

Mostrando postagens de julho 4, 2021
  ME FALARAM DE JESUS Me falaram de Jesus, eu ouvi com atenção. Me falaram que ele veio nos trazer a salvação. Me falaram que Ele é forte, falaram de sua morte pregado em uma cruz, falaram que ele é vida, falaram que ele é luz. Me falaram de Jesus que veio a este mundo, nasceu da virgem Maria com seu amor tão profundo. Sua vida foi humilde, foi um simples carpinteiro, mas seu exemplo foi grande, inundou o mundo inteiro. Me falaram de Jesus, filho do Deus verdadeiro, que um dia morreu numa cruz pra salvar o mundo inteiro. Falaram de sua morte, de sua ressurreição, falaram de sua vida, de sua grande missão.
  O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU Jesus é o pão vivo que desceu do céu. Ele disse: "Quem comer deste pão nunca mais terá fome e quem beber dessa água nunca mais terá sede". Pão e água na Bíblia são símbolos de alimento espiritual. Quando fiz teologia estudei sobre isto. A Bíblia é cheia de metáforas, figuras de linguagem, personagens e muita poesia bíblica. Jesus é o tema central da Bíblia. Ele é Deus encarnado e quando voltou para o céu o Espírito Santo nos foi enviado para ficar conosco. Jesus disse: "Não vos deixarei órfãos, mas rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador afim de que fique convosco. Ele vos ensinará todas as coisas que eu vos tenho dito". (João 16). Esta é a razão que as igrejas cristãs dão tanta ênfase ao Espírito Santo, pois ele é o nosso Consolador, nosso amigo e bem feitor.
  DEDO DO MEIO Mostrar o dedo do meio para alguém é o gesto obsceno mais usado hoje em dia. Já vi homens, mulheres e até crianças fazerem isto. Sou do tempo que já haviam alguns gestos obscenos, além de palavrões, mas não era tão popular como é hoje. Hoje parece uma moda, algo necessário e perfeitamente aceitável pela maioria das pessoas. Não estou aqui para acusar, nem para defender ninguém, eu apenas analiso as situações atuais e algumas constrangedoras que existem hoje. Esses gestos obscenos sempre existiram desde os tempos bíblicos. Assim como existem tantos gestos obscenos, existem também os gestos que significam fé em Deus, amor, respeito e amizade. Os gestos obscenos são vários, mas este do "dedo do meio" parece que veio para ficar e já faz parte do dia a dia de muita gente. Que coisa feia!
  O ESCRITOR O escritor vive de monólogos, o poeta vive de versos que raramente alguém lê. São artistas anônimos que geralmente são desconhecidos. São seres humanos perdidos numa floresta escura em busca de carinho e de ternura. É como se a gente falasse sozinho e escutasse o eco lá longe. É um João Batista moderno pregando no deserto com muita gente por perto.
  NOS CAMINHOS DE MINAS Nos caminhos de Minas vi montanhas e campinas, vi lindas meninas, vi gente calada, vi gente falante, vi pasto e boiada em cada instante. Nos caminhos de Minas vi risos e flores, vi todas as cores de um lindo arco-íris suspenso no céu. Vi mil passarinhos buscando seus ninhos e enxames de abelhas fazendo o seu mel. Nos caminhos de Minas vi festa e cantiga, vi gente amiga, senti seu abraço. Vi roça de milho, a mãe e o filho, feliz em seu braço.
  A GENTE abre a boca pra comer, abre a boca pra beber, abre a boca pra falar, abre a boca pra cantar, abre a boca pra beijar, abre a boca pra cuspir, abre a boca pra sorrir, abre a boca pra chorar, abre a boca pra mamar, abre a boca pra espirrar, abre a boca pra pedir, abre a boca pra reclamar e enquanto estivermos vivos vamos abrir a boca pra respirar.
  MULHER NUA NA RUA Há alguns anos atrás eu estava no centro de uma conhecida cidade do Sul de Minas e de repente ouvi uns comentários estranhos e vi gente olhando e apontando para o outro lado da rua. Imaginei que fosse algum acidente, olhei, mas não vi nada diferente. De repente veio um carro da polícia e eu pensei que fosse uma briga. Algumas pessoas comentavam, mas não entendi muito bem o teor da conversa. Passado aquele momento, alguém falou que uma mulher estava caminhando na calçada totalmente nua, daí eu entendi todo aquele movimento e a presença da polícia que imediatamente a cobriu e a levou. Provavelmente era uma pessoa que não estava em seu perfeito juízo e achou de dar um passeio do jeito que veio ao mundo. Felizmente tudo acabou bem, inclusive para a mulher que, sem querer, teve o seu minuto de fama.
  O CASO DA CUMADE Duas cumades conversano: "Sabe, cumade, onte quando eu intrei no mato pra fazê uma necessidade a saia ingastaiô num gaio e quanto mais eu puxava mais ingastaiava. Nu cumeço eu dei risada, mais dispois vi que o trem era sério. Ouvi uns baruio e aí fiquei nervosa, pois pudia cê argum home ou inté um animar e nada do gaio me sortá. Nunca tive tanto medo na vida". A otra cumade ouvia atentamente sem sabê se ria, ou se chorava, pois o trem foi feio mesmo. De repente a cumade perguntô: "E comocê consiguiu saí? A outra falou: "Eu nem sei, mais eu cunsiqui. De tanto puxá o trem rebentô e eu caí, mais num machuquei. Saí correno do mei do mato e parece que tinha um boi atrais, cheguei a sinti o chifre dele nas nadiga. Quando dei pur mim já tava no caminho sã e sarva. Passado aquilo eu fui me recuperano e dispois dei risada do aconticido". Hoje quando lembro acho graça, mais na hora num foi nada ingraçado. Filizmente foi só um susto e nunca mais intrei
  TRANSPARÊNCIA A eleição da escola é transparente, a eleição da igreja é transparente, a eleição do Condomínio é transparente, a eleição do time de várzea é transparente, a eleição do Sindicato é transparente, a eleição do time de futebol profissional é transparente, a eleição da empresa é transparente, a eleição dos amigos do Bairro é transparente, a eleição dos aposentados é transparente, a eleição das donas de casa é transparente, enfim, todas as eleições são transparentes, mas a eleição para Presidente da República não pode ser transparente.
  O MODELO O que é ser um modelo? Ser um modelo é ser um exemplo de bondade, de beleza e de educação. Ser modelo é não ter nada de mais, nem de menos. É ser exemplo quando chega e quando sai, quando vem e quando vai. O modelo está sempre na passarela e quando aparece na janela todo mundo para pra ver. O modelo quando passa faz parar a rua e a praça. Todos olham e admiram e alguns até suspiram. O modelo sobressai, às vezes tropeça, mas não cai, depois se ajeita e vai.
  MAS DE TUDO EU ESCAPEI Já conheci muitas cidades, já viajei por países distantes, já tive bons e maus instantes, já comi na tigela, já atravessei rios na pinguela, já entrei em casa pela janela, já discuti com o patrão, já dirigi na contramão, já enfrentei ladrão, já viajei na carroceria de caminhão, já pulei de uma ponte, já bebi água na fonte, já fui a Belo Horizonte, já escrevi no chão, já desarmei alçapão, já me perdi na mata, já me banhei na cascata, já corri de um vira lata, já me fingi de louco, já cantei estando rouco, já trabalhei na enxada, já vendi cocada, já me perdi na mata fechada, já odiei, já amei, já saí e já voltei, já fiz tanta coisa que eu nem sei, já me feri, já me estrepei, mas de tudo eu escapei.
  O HOMEM E A MULHER Dizem que a mulher tem o sexto sentido. Segundo os estudiosos, o ser humano tem 5 sentidos. "Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato." (Google). Dizem que a mulher tem seis sentidos. E fico pensando: será que o homem tem pelo menos 5 sentidos? Já ouvi falar cada coisa do homem! Homem é burro, não tem sentimento, homem não serve pra nada, todo homem é sem vergonha, descarado e preguiçoso, homem é tudo igual: só muda de endereço, de RG e de CPF. "Não confio em homem nenhum". O mais incrível é que tem muita gente que acredita nessas asneiras. Eu fico imaginando se tudo que falam fosse verdade, o homem não serviria pra nada, ou melhor, só serviria para "fazer filho". Nem vou falar da Bíblia porque muita gente não acredita nela, mas Deus fez o homem e a mulher e colocou esse casal num grande e lindo jardim que se chamava Jardim do Éden. Deus fez o home
  CAFÉ Tomo café de manhã, depois eu tomo de novo, tomo café meio dia, tomo café duas horas e tomo às quatro também, tomo café à tarde e quando a noite vem. Tomo antes de dormir e tomo de madrugada, tomo café bem cedinho bem antes da alvorada, tomo café de manhã antes e ir pro trabalho, depois eu tomo de novo e assim não me atrapalho, tomo café meio dia logo depois do almoço. Tomo café duas horas e tomo as quatro também, sigo tomando café sozinho ou com alguém. 08-07-2021.
  GOSTAR É UM DOM Quem gosta de uma pessoa, gosta da pessoa, da essência, do que ela representa. A pessoa não gosta pelo que ela possui, pela sua beleza, ou mesmo pela sua idade, ou pela sua saúde. A pessoa gosta da pessoa, do universo que ela representa, do que ela significa, do que ela é, soma e multiplica. A pessoa gosta da pessoa, do ser humano que a pessoa é, de cada traço, de cada passo que a pessoa dá, do seu sorriso, do seu jeito, da forma de aperta-la contra o peito, do beijo discreto, do afeto, da forma como a pessoa fala, do seu olhar direto, do seu jeito discreto, do carinho, da atenção que ela lhe dá. Quem gosta de uma pessoa, gosta da pessoa quando ela fala, caçoa, dá risada, fica séria, às vezes fica cheia de mistério, de amor e de seriedade. Isto que é gostar, eu já gostei assim e sei como é, infelizmente não houve correspondência. Gostar é bom, gostar é querer, é amar, gostar é um dom.
  ESCREVER, PARA MIM, É UMA REALIZAÇÃO PESSOAL Estou começando a entender as pessoas que não leem, ou quando leem não conseguem sentir quase nada, ou mesmo nada. É muito difícil transmitir sentimento e sensibilidade através das palavras. Conheço gente que tentou ler a Bíblia, um livro sagrado, e não sentiu nada. É normal não sentir nada lendo uma poesia. Talvez se a pessoa ouvisse alguém ler sentiria alguma coisa. Eu já li alguma poesia minha em voz alta e não consegui terminar de ler de tanto que me emocionei. Eu geralmente não acredito que fui eu quem escreveu porque, na verdade, a pessoa não escreve, a pessoa materializa, transfere para a tela algo que recebeu. A pessoa simplesmente foi o canal escolhido para transmitir ou materializar aquela mensagem em forma de versos. As pessoas geralmente não entendem, nem sentem nada, por isto não leem, ou simplesmente dão uma olhada só por curiosidade. Mas, mesmo assim, eu vou continuar escrevendo, pois para mim, isto é uma realização pessoal
  TORÇO POR VOCÊ Eu torço por você e sei que você torce por mim. Torço pelo seu sucesso e quando você vai eu torço pelo seu regresso. Torço pela sua saúde e que Deus te ajude por onde você for. Torço pelo seu dia, que ele seja cheio de alegria, de paz e muito amor.
  EM QUE ESTÁS A PENSAR? Esta é a pergunta que leio aqui todo dia. Dá vontade de responder: Não te interessa! Mas interessa sim, pois é através de um pensamento, de uma ideia é que surge um papo, uma boa ou uma má conversa. No meu caso pode surgir um verso, um diálogo, uma brincadeira, um comentário político, ou um poema de amor. Mas eu não sei o que vai surgir porque não depende só de mim. Depende da ocasião, da inspiração, do tempo e da motivação. A escrita é coisa antiga, dizem que começou no Egito, depois vieram os pergaminhos, mas isto faz muito tempo. Na verdade, ninguém sabe de verdade como foi que tudo começou. Eu sei mais ou menos como está agora. Tem muita gente que joga livros fora. Alguém já me disse: "Joga esses livros fora?". É mais fácil eu ir embora do que jogar os meus livros fora.
  PORTA DA FRENTE Essa porta é a porta da frente onde entra muita gente com seus fardos e cuidados. É a primeira porta que a gente logo vê e por ela entro eu e você. É a porta de entrada na casa aberta ou fechada, um mundo com tudo e nada, uma porta, uma entrada. A gente bate na porta e alguém vem logo abrir, muitas vezes a chorar, outras vezes a sorrir. Nós somos apenas visitas, ou amigos e irmãos, viemos de muito longe com amor e emoção. Por essa porta entramos e logo depois nos sentamos sempre com educação.
  MAIS TARDE A GENTE SE FALA A pessoa já chegou xingando. Xingou de morfético pra baixo. Xingou tanto que em pouco tempo se cansou. A outra pessoa continuou de cabeça baixa rabiscando alguma coisa como se nada de anormal estivesse acontecendo. A outra pessoa, meio sem graça, se afastou, viu uma garrafa de café, pegou um copinho de plástico se serviu e tomou. Depois voltou, mas não xingou mais, acho que acabou a sua munição. Enquanto isto a outra pessoa, ou o interlocutor, continuava quieto rabiscando alguma coisa num papel qualquer. A pessoa irritada, aparentemente sem graça, se afastou um pouco talvez sem saber o que dizer, ou o que fazer. Passaram-se longos minutos e a outra pessoa levantou um pouco a cabeça e entregou-lhe um papel bem dobrado onde estava escrito. Tenha um bom dia, de paz e de harmonia. Saiba que eu te admiro, apesar de tudo. Somos irmãos e irmãos, na verdade, são a mesma pessoa. Mais tarde a gente se fala".