Postagens

Mostrando postagens de março 27, 2016
TUDO AQUI TEM O SEU FIM Está doendo, mas passa, estou sofrendo, mas prossigo, não sei se isto é normal, se é crime ou castigo. Aprendi a suportar as trombadas desta vida, levar tudo numa boa sempre co'a mão estendida. São momentos que a gente não entende, mas aceita, uma história como aquela da mãe que ao filho rejeita. Está doendo, mas passa, tudo aqui tem o seu fim, certamente vai passar e eu vou sorrir enfim. Cícero Alvernaz (autor) 02-04-2016.
AFINAL, VAI TER OU NÃO VAI TER IMPEACHMENT? Esta pergunta deve estar na cabeça de muita gente. É muito disse me disse, muita burocracia, muita ameaça, muita enrolação e impeachment que é bom por enquanto nada. A grande maioria dos cidadãos brasileiros torce por um desfecho favorável ao povo, ao País e á democracia, mas por enquanto é só conversa fiada, como dizem lá em Minas. Nesse vai e vem, o País continua sofrendo, principalmente a sua economia que vai de mal a pior. Eu  fico pensando: na hipótese de não haver o impeachment o País continuará desgovernado, pois não haverá a menor condição para se governar um País onde o governo está quase que totalmente sem credibilidade. Para piorar, o Congresso perderá o pouco que ainda tem de credibilidade, pois terá fracassado quando o povo mais esperava dele. E será acusado pelo povo de ter feito barganhas para não votar a saída da presidenta (é assim que ela gosta de ser chamada). Sempre quando alguém dá a sua opinião contrária a esse govern
COMIDA PRONTA Quero te sentir como se fosse uma comida pronta que se põe à mesa,  temperada e cheirosa, quero te provar e aprovar o teu sabor, quero te cheirar e me deliciar com o teu perfume, quero te ver e te tocar e descobrir em que a vida se resume, quero ter você e te devorar sem nenhuma pressa, quero me envolver e então saber que nada mais na vida me interessa. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2016.
FOTO DE PERFIL Nem sempre é a melhor foto, mas é a foto do momento, aquela que mais se identifica com a gente, aquela foto que chama a atenção á primeira vista, que a gente acha que vai "cair bem", mas nem sempre cai. A foto de perfil nem sempre está "de perfil". Nem sempre é sorridente, extravagante, exuberante e esplêndida. Mas é a foto que chegou, falou e exigiu, se prontificou e aceitou o desafio. Fazendo um paralelo: somos como fotos de perfil, ou pelo menos nos achamos como tal, nos apresentamos e exigimos um tratamento diferenciado. Mas as fotos de perfil são trocadas, ou devem ser trocadas, regularmente. Assim também somos nós. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2016.
O AMOR O amor machuca, prende como arapuca, mas todos são atraídos e querem participar. É uma história pra se contar: quem está dentro quer sair quem está fora quer entrar. O amor nos surpreende, dá risada, se ofende, vai e volta, vem e fica com seu jeito atrevido. Ataca em qualquer idade, e tira a liberdade do louco e do sabido. Bicho estranho, o amor, não respeita credo e cor, estatura, procedência, e nem as altas patentes. Quando chega bem no peito nos ataca com seu jeito e ficamos qual dementes. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2016.
TRISTE CRIATURA Ele se esconde, mas não sabe onde, e assim provoca sem se definir. Vive em seu efeito, é um bom sujeito, mas não se define no seu existir. Vaga pelas noites, pelas madrugadas, noite enluarada ou na escuridão. E depois se esconde, mas não sabe onde, perde-se na estrada e fica sem chão. Esse é um homem feito lobisomem, que não se define, não sabe o que quer. Triste criatura sem um rumo certo, vaga num deserto triste, sem mulher. Cícero Alvernaz (autor) 01-04-2016.
ADEUS Palavra que dói, machuca, destrói e esconde a face. Instante de frio, cruel e vazio no seu desenlace. Palavra que fere o corpo e a alma, que nada acalma tocando a face. O homem que a diz, de tão infeliz não sabe o que diz. Depois ele vai, tristonho, perdido, calado ele saí... Palavra que soa e muito magoa, machuca a toa e só subtrai. Não diga adeus, mas pense em Deus que nunca abandona. Não abra feridas nas almas sentidas que choram de dor. Palavra que dói, machuca e destrói a todos que a ouvem carentes de amor. Cícero Alvernaz, 01-04-2015.
DEIXA COMO ESTÁ Deixa como está de olhar em olhar até a gente se ver melhor, até a gente se encontrar. Deixa esse sorriso assim, pois ele ficou bem demais, deixa esse seu  jeito de falar, deixa tudo assim como está, não mexe em nada, não muda, foi assim que eu te vi e te gostei, é assim que eu te quero ver, foi assim que um dia te encontrei. Deixa como está, de olhar em olhar até a gente se ver melhor, até a gente se encontrar. Deixa eu te amar! Cícero Alvernaz (autor) 31-03-2016.
PASSAGEIRO O ônibus veio chegando como um animal cansado, parou devagar e aos poucos até parar totalmente. A porta se abriu, pessoas desceram, pessoas se olharam, a tarde sorriu... Depois vieram os abraços, misturados com as lágrimas marcando o reencontro. Dizem que na vida tudo é passageiro, menos o motorista do ônibus, o cobrador e o fiscal. Cícero Alvernaz (autor) 31-03-2016.
QUE SEJA BREVE Que seja breve como a folha é leve,  como o dia é curto, como o amor é denso, como o mar é imenso, como a vida é bela, como o riso é franco, como o sonho é lindo, como o livro é sábio, como o vento é forte, como a paz é simples, como o rio é livre, como o sol é quente, como a lua é doce... Que seja breve como se fosse um verso que suspira à tarde e inspira o poeta. Cícero Alvernaz (autor) 31-03-2016.
O BOM CAMINHO O bom caminho não é aquele que não tem espinhos, não é aquele limpinho, sem pedras e sem galhos. O bom caminho não tem atalhos, mas tem curvas e buracos, pode ter até armadilhas para destruir pessoas e famílias, derrubar, jogar no chão. O bom caminho não tem contramão, não tem "obras na pista" e nem bifurcação, não tem encruzilhadas nem porteiras, não tem divisas nem fronteiras. O bom caminho às vezes é complicado, tem animais bravios e tem gado, tem muitas pessoas, muitos viajantes, tem pessoas que não param um instante, falam alto ou ficam em silêncio, todo dia fazem suas orações, são cheias de amor e de muitas emoções. O bom caminho é aquele que nos leva, nos conduz, nos ensina, nos eleva: é o caminho da luz e nele não há treva. Cícero Alvernaz (autor) 31-03-2016.
PRIMEIRO PASSO Se ninguém me lê eu me leio. Se ninguém me vê eu me vejo. Se ninguém me encontra eu me acho. Se ninguém me ama eu me amo. Se ninguém me suporta eu me suporto. Se ninguém me sorri eu me sorrio. Se ninguém me escuta eu me ouço. Se ninguém me quer eu me quero. Se ninguém me deseja eu me desejo. Se ninguém me procura eu me encontro. Se ninguém me percebe eu me percebo. Se ninguém me abraça eu me abraço. Se ninguém vem comigo eu dou o primeiro passo. Cícero Alvernaz (autor) 30-03-2016.
Hoje se fala muito em golpe. Golpe de quem em quem? Afinal, o que é golpe? Ou, qual é o verdadeiro golpe? Isto depende do lado que a pessoa estiver. Nessa seara todo mundo quer posar de vítima e acusar os outros de golpistas e outras coisitas mais. Mas, quem está dando o "verdadeiro golpe?". Ou, quem deu o golpe no País durante mais de 13 anos ininterruptamente? Antes de acusar alguém de golpista é preciso ver com clareza quem, realmente, está golpeando quem. A verdade é que o País está num labirinto e se sente sem entrada e sem saída. A partir daí, todos somos golpeados todos os dias. Eu espero que seja dado o "golpe" final e que o Brasil possa viver dias melhores com a saída deste governo inoperante e inexistente.
ELA BATEU Á MINHA PORTA Ela bateu à minha porta, vinha cansada e com frio. Ouvi a batida sem força, senti o seu arrepio. Ela bateu insistente, como quem chega da rua. Como quem corre de medo e seu medo continua. Ela bateu, eu ouvi, era noite de inverno. Eu estava agasalhado, pois sou um homem moderno. Eu estava confortável, estava perto da lareira. Bem aquecido, alegre, ali bem ao pé da fogueira. Eu estava bem feliz, bem tranquilo, descansado. Mas eu ouvi a batida, no entanto fiquei sossegado. Ela bateu á minha porta, vinha da rua, do mundo. Eu ouvi sua batida, mas não me mexi um segundo. Pensei que ela fosse embora, e que enfim desistisse. No entanto insistia pedindo pra que eu abrisse. Levantei sem muita pressa, peguei no trinco, abri. Estava frio lá fora, e eu quase desisti. Então chorei comovido ao deparar-me co'a cena: Ela caída na porta, tive dó e tive pena. Cícero Alvernaz (autor) 30-03-2016.
ACRÓSTICO  Este pensamento que voa Sobre os edifícios, sobre o casario, Tem sua beleza como um rio E se vai pairando além, Faz o seu percurso, Alça o seu voo Nesta imensidão, Indo em busca do tempo Alto e venturoso qual canção. Mesmo na distância Ele comunica, Leva a mensagem Onde chega e fica. Cícero Alvernaz (autor) 29-03-2016.
UM PASSARINHO Um passarinho voando é apenas um passarinho voando, mas um passarinho pousando, um passarinho andando, um passarinho me olhando, um passarinho falando, um passarinho cantando é um poema de penas, uma canção de bico de asas e de plumagem, uma poesia, uma mensagem, um verso no ar, um olhar, uma brincadeira inocente, uma conversa decente, um lago transparente, uma menina indo pra escola, um velho tocando viola, um crente de Bíblia na mão, a batida de um coração depois de um carinho, um amigo sempre perto, um livro bem aberto convidando-me a ler. Um passarinho voando é uma criança cantando, um roceiro voltando depois de um dia de luta. É um rio, um riacho, que passa a deslisar, é um lindo pomar, é um cheiro de fruta no ar. Cícero Alvernaz (autor) 29-03-2016.
ARROZ DOCE É cheiroso e saboroso com canela ou sem canela. Ele é feito com o carinho da mulher e da panela. Coloque os ingredientes e misture a vontade, e prepare a seu gosto com sua especialidade. Arroz doce na panela, o cheiro a tudo invade, logo logo fica pronto e vai matar a vontade. Agora deu água na boca só de pensar, de querer. Quero provar deste doce, quero esse doce comer. Cícero Alvernaz (autor) 28-03-2016.
NAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ Nas voltas que o mundo dá pode-se encontrar o encontro em meio aos desencontros e dissabores. Pode-se encontrar os sabores e os sorrisos em meio às dores e aos avisos. Nas voltas que o mundo dá pode-se encontrar quem está de volta, quem já foi e está voltando alguma coisa contando ou simplesmente falando de algo que não viu, mas queria ver. Nessas voltas é bom se cuidar para não esbarrar em alguém desatento. Nas voltas que o mundo dá há sempre uma saudade e uma oportunidade de se ver e ver alguém que vai ou que vem. Cícero Alvernaz (autor) 28-03-2016.
RECADO Mandei um recado num papel dobrado bem endereçado e bem redigido. Esse meu recado depois foi rasgado e no chão jogado, pisado e cuspido. Mas era um recado dado sem maldade, sem leviandade e sem mal querença. Apenas ali o que escrevi foi o que eu pensei, foi o que eu achei, foi sem desavença. Mandei um recado num papel dobrado bem caligrafado, feito com carinho. Foi escrito à mão com dedicação, sem altercação, bem devagarinho. Esperei resposta com ansiedade, pois era importante este meu recado. Depois de uns dias eu fiquei sabendo que alguém o lendo ficou irritado. Para concluir devo aqui dizer que não me irritei nem me importei. Foi dado o recado, eu fiz meu dever, o que aconteceu nunca saberei. Cícero Alvernaz (autor) 28-03-2016.
DEIXA FALAR! Deixa falar, não liga não! É melhor só escutar do que responder  e se ofender sem necessidade. Não seja louco, faça ouvidos moucos, seja surdo e mudo, ignore tudo como se fosse nada, segue a sua estrada com os pés no chão, ouça bem a voz do seu coração. Deixa falar, para que ligar e se aborrecer? Esse povo fala mais do que matraca, ele sempre ataca sem explicação. Eles não entendem o que é a vida, onde é a ferida que no peito dói. Deixa falar até se cansar, segue a sua estrada sem se importar. Cícero Alvernaz (autor) 27-03-2016.
NUMA CASA PEQUENINA Numa casa pequenina Bem limpinha, perfumada, Mora junto muita gente Inclusive uma fada. Moram juntos dois gatinhos Que só vivem a brincar, Um casal de coelhinhos Que só sabem procriar. Passarinhos vivem muitos Bem juntinhos a cantar. De manhã há muita festa Pela casa, no pomar... Nessa casa também moram Dois pombinhos elegantes, Uma onça, dois veados, E um casal de elefantes. Macaquinhos trapezistas Numa corda fazem show – Tanta coisa há pra ver Que nem sei aonde vou. Cícero Alvernaz (autor) Mogi Guaçu, SP, 26 de maio de 1992.
Se o meu passado me condena, o meu presente me absolve e o meu futuro me promoverá. Se o meu passado foi triste, o meu presente é alegre e o meu futuro será radiante. Se o meu passado foi pobre, o meu presente é "remediado" e o meu futuro será abastado. Se o meu passado foi instável o meu presente é estável e o meu futuro será imutável. Tudo isto assim será porque "o Senhor é o meu Pastor: nada me faltará". Cícero Alvernaz (autor), 27-03-2014.