Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 7, 2021
  PROCURANDO UM TREM É ruim quando a gente procura um trem e não acha. E depois as veis a gente nem tá procurano o trem e ele aparece bem na frente da gente. E a gente fala: se fosse uma cobra me mordia. Eu fico pensano se uma pessoa saí pra procurá dinheiro será que acha? É mais fáci incontrá um trem do que dinheiro. Trem tem puraí em toda isquina, mas dinheiro só cum muita sorte. Esse negócio de procurá e num achá as veis é até bão. Vai que o trem não presta! Um amigo meu me falô que pra incontrá um trem é só andá na linha. Mais num é desse trem que eu tô falano! Eu falo trem-quarqué-coisa, um trem quarqué. Hoje eu procurei um trem e não achei. Eu tenho certeza que esse trem tá bem perto e quarqué dia eu isbarro cum ele. Pursisso eu parei de procurá. Agora ele é que vai me procurá. (07-02-2021)
  ANDEI MAIS QUE CACHORRO MAGRO Hoje eu já andei mais do que cachorro magro. Fui a uns 5 lugares, só em farmácia eu fui em duas e fui num monte de outros lugares, até passei perto do cemitério, mas não entrei, mas entrei no mercado e comprei uns trem só pra não perder a viagem. Esqueci de falar: eu fui de bicicleta, quando não estou caminhando estou pedalando, de Circular é de graça, mas não dá mais pra andar, a pessoa corre o risco de ficar até duas horas no ponto esperando. Dizem que é por causa do vírus. Esse vírus deve estar morrendo de rir dessa gente. Vê se tem cabimento uma coisa dessa: diminuir os ônibus por causa do vírus. Que gente mais estranha, pois quanto menos ônibus tiver, mais eles rodam cheios. Brasileiro parece que pensa com a cabeça errada. Sei lá, é só uma desconfiança. Que trem mais estranho! (08-02-2021)
  LOUCO Dizem que ele é louco, mas eu nunca vi nenhum sinal de loucura nele. Só se ele é louco quando está longe de mim, perto de mim ele é normal. O que é uma pessoa louca? Deve ser uma pessoa diferente, talvez mais alegre, mais contente, talvez um poeta, ou um cantador, talvez alguém trabalhador. Dessas coisas eu sei muito pouco, eu não sei o que é ser um louco. 08-02-2021.
  UMA TARDE Uma tarde em que o sol arde, queima e incendeia. Um sol com cara feia, queimando homens bons e maus, um calor de quase 40 graus que nenhum ventilador dá jeito, o sol queima a cabeça e o peito, não adianta ficar à sombra, pois esse calor assombra como se fosse um fogareiro, calor assombroso de fevereiro. 09-02-2018.
  DISCUSSÃO A discussão às vezes começa do nada. A pessoa solta uma frase e a outra não gosta e retruca com outra frase. A pior discussão é quando "enfia" a família no meio. "Mexeu com a minha família, mexeu comigo", quem nunca ouviu isto? "Ele não presta, mas é meu irmão". E a discussão esquenta e até pega fogo. Em pouco tempo os vizinhos percebem e ficam atentos pra ver se vai sair algum tiro ou facada. Quem nunca teve vizinhos assim? A briga de casal é pior ainda. O ser humano é muito complicado. Eu já vi briga até em igreja. Eu cheguei a conclusão que o ser humano não tem jeito. Teria que desfazer tudo e começar do zero. Me desculpem a franqueza, mas tinha que jogar a fôrma fora e começar desde Adão pra ver se coloca jeito na coisa. Quem conhece a Bíblia sabe que Caim matou Abel e de lá pra cá foi uma matança só. É melhor parar por aqui, (09-02-2021)
  TREM HOJE JÁ TEM NO MUNDO TODO Não é esse trem cocê tá falano. Esse trem é otro bem diferente. É que tem trem de todo jeito, tem até trem de cumê, trem de visti, trem de viajá, trem de corrê, trem de andá, tem trem pra todo gosto. Esse trem é diferente. Pensa num trem bão! Pensa num trem ajeitado, lavado, escovado, passado... Tem muito tipo de trem, acho que são milhares, ninguém sabe a conta certa. Cada dia aparece um trem diferente. "Esse trem num presta!". Mas intão procura otro trem e joga esse fora. Mas não pode jogá trem fora, uma hora fais farta. "Cadê aquele trem que eu puis aqui?". Trem e coisa não é mesma coisa. Coisa é uma coisa e trem é um trem. Coisa acontece, trem aparece e some e a gente come quando tem fome. Por isso o trem é melhor: a gente pode cumê, visti, calçá e até amá. Mas é preciso tê cuidado com o trem porque nem sempre ele apita nas curva e se ele pegá istrassaia. Na verdade, tudo é trem e trem é tudo. E não é só em Minas qui tem trem! Tr
  MEUS ÓCULOS Esqueci meus óculos em algum lugar e agora está difícil de achar. Mas para achar eu preciso enxergar, não adianta só procurar em qualquer lugar, no bolso do paletó, do pijama ou debaixo da cama. Sem óculos eu não escrevo, nem leio, nem como direito, pois a comida desce no peito e suja a camisa. Que drama! Até pra deitar na cama eu preciso dos óculos. Esqueci meus óculos não sei onde, nem quando, por isto eu ando por aí apalpando e procurando desesperado. De repente eu o encontro depois de tanto desencontro e finalmente posso voltar ao computador. (Isto é só uma comparação. Tenho 3 óculos, se eu perder ou esquecer um tenho os reservas). Mineiro é prevenido. (09-02-2021)
  GOSTEI DE VOCÊ Gostei de você desde a primeira vez que te vi. Foi engraçado como tudo começou, foi com medo, com segredo, na sombra de um arvoredo que a gente foi se conhecendo. Gostei de você, do seu jeito, da simplicidade, sem orgulho, sem vaidade, te achei uma beleza, flor mimosa, camponesa, depois eu te vi na roça debaixo de um pé de café, achei meio esquisito, mas depois achei bonito e fiquei a meditar. Gostei de você, foi um gosto diferente que aproximava a gente, mas eu não soube explicar. Hoje recordo saudoso esse tempo venturoso cheio de simplicidade. E ao recordar esse tempo sua beleza contemplo e me encho de saudade. Cícero Alvernaz (autor) 09-02-2021.
  HOJE EU VOU OUVIR AQUELA MÚSICA Hoje eu vou ouvir aquela música. Mesmo que eu chore eu vou ouvir. Ler, escrever e ouvir algumas músicas é o meu passatempo preferido. Gosto de pensar, imaginar como seria minha vida se ela não fosse assim. Imagino eu com uns 6 filhos indo à feira, ao mercado, ou à igreja. Mas isto é só imaginação e tudo que eu escrevo é imaginação, ou é baseado em fatos reais. Só escreve quem tem sensibilidade e assim adquire propriedade, conhecimento e conteúdo. Hoje pretendo ouvir aquela música, a pessoa que a gravou e fez muito sucesso faleceu aos 50 anos. Era mineiro de BH e com o seu estilo e o seu inseparável violão ele se sentava em algum lugar diante de uma plateia atenta e cantava enquanto dedilhava o seu mágico violão. Se eu disser quem é o cantor e qual a música perde a graça e deixa de ser segredo. A música é linda, muito triste, tocante, realmente apaixonante. (10-02-2021.
  NÃO ADIANTA TER PRESSA Não adianta ter pressa, correr e se cansar e até se perder nos descaminhos da vida. "Quem corre cansa, quem anda alcança", já dizia um sábio. A vida é assim, a vida é louca, seu rosto muda, seu humor muda, seu carinho muda. Não adianta ter pressa. As melhores coisas da vida fazemos devagar, contando os passos. O melhor beijo é o beijo demorado, o melhor carinho é aquele bem dado, o melhor abraço é aquele bem apertado. O mais lindo sorriso abre e fecha como uma flor. A melhor poesia é a poesia de amor. Por que ter pressa se a vida é tão boa e passa devagar e vai a toa? Cícero Alvernaz (autor) 10-02-2021.
  BATATA DOCE Estou comendo batata doce assada no forno. Eu não sei quais são os valores nutritivos e quais as vitaminas que possui a batata doce, mas sei que ela é rica em nutrientes. Dizem que a vermelha é melhor do que a branca. Quando eu era adolescente costumava sair de casa e ir pra roça procurar batata doce, arrancava e levava pra casa. As vezes eu conseguia encontrar, às vezes não. Mesmo quando eu não encontrava valia pelo esforço e pelo passeio. Sempre gostei dessa batata que, segundo dizem, causa muita fermentação no estômago e funciona meio como um explosivo. Quem come sabe que isto é verdade. Mas quem não come não sabe o que está perdendo. Batata doce faz muito bem à saúde geral e pode ser ingerida pura ou acompanhada. Quem se alimenta bem, também vive bem. (10-02-2021)
  CACHAÇA Cachaça me lembra bêbado, bêbado me lembra pobreza, pobreza me lembra miséria, miséria me lembra cachaça, cachaça me lembra arruaça, arruaça me lembra bêbado, bêbado me lembra pobreza, pobreza me lembra miséria, miséria me lembra cachaça, cachaça me lembra gente caída na praça, cachaça me lembra desgraça. (Cícero Alvernaz)
  Tem gente que compara a vida ao mar. Às vezes o mar está calmo e logo depois se agita. Às vezes está sereno, pleno e logo grita em desespero com suas ondas batendo na praia. Confesso que entendo pouco de mar, só conheci o mar depois de adulto, mas também não fiz questão de conhecer antes. Mas a vida sempre é comparada com o mar devido a sua inquietude e braveza. Mas se temos Jesus em nossa vida Ele acalma o mar da nossa vida. 11-02-2021.
  RELIGIÃO Este é um assunto que eu gosto de falar, de aprender e respeitar. Tem gente que chega a tremer quando começa a falar desse assunto, até muda de cor. Religião é algo muito pessoal, mas pode ser falado e até discutido, se a pessoa tiver equilíbrio e educação. Engraçado que a maioria das religiões foram tiradas da Bíblia e tem muitos religiosos que não acreditam na Bíblia. É como se eu trabalhasse com um produto, mas não acreditasse nele. Mas religião também causa muita confusão, separa famílias, desfaz casamentos e faz parentes se tornarem inimigos. Mas não devia ser assim. Jesus veio a essa terra para ajuntar, por isso ele usou a figura das ovelhas e do pastor. O pastor vai na frente e as ovelhas o seguem. Religião deveria ser assim, deveria unir as pessoas. Uma das cenas mais feias que eu já vi foi duas pessoas discutindo religião. Eu pensei: como pode discutir sobre algo bom? Cada um fique com a sua parte e viva a sua vida. Desde aquele dia tenho pensado muito nesse assunto
  SOMOS TODOS IRMÃOS Somos seres humanos com a mesma carência, o mesmo bolso furado e sem dinheiro, o mesmo coração, o mesmo cheiro, a mesma necessidade básica, física ou psicológica. Somos todos iguais, somos mais, somos uma Nação, somos todos irmãos. 05-02-2021.
  MÁ ALIMENTAÇÃO Um dos maiores problemas do brasileiro é a má alimentação. O brasileiro, geralmente, come muito, mas come mal. Vive de "beliscar" alguma coisa por aí e alguns bebem mais do que comem. Muitos são os motivos da má alimentação: falta de conhecimento básico, comer alimentos que, na verdade, são apenas massas e, portanto, não atendem a necessidade básica da alimentação, comer fora de hora e em qualquer local, comer sem controle e apenas "porque está com fome". Enfim, falta disciplina e conhecimento. Alimentação é coisa séria e não devemos comer só aquilo que gostamos, mas também aquilo que nos faz bem. O ser humano come mal desde a sua primeira infância, depois vem a adolescência e a coisa piora, mais pra frente a pessoa vai sentir de verdade o resultado de seus erros na alimentação. Daí pra frente a tendência é só piorar e quando, finalmente, abrir os olhos não tem mais jeito: é uma pessoa doente que tem "muita barriga" e péssima saúde geral.
  FOI ACONTECIDO COM O JOSÉ APARECIDO Ele torceu o pé jogando bola, depois caiu com o peso da sacola, tropeçou na própria sola do sapato velho. Ele foi com muita pressa, quase não viu o carro que vinha, mas conseguiu desviar a tempo, só levou uma reladinha. Tudo ia muito bem até aparecer o trem balançando sobre a linha e fazendo seu barulho. Ele viu aquele trem que vinha sacolejando, ficou tão impressionado que esqueceu o que fazia. Depois voltou para casa com pressa e muito alvoroço e quase caiu num poço que a prefeitura abriu. Foi esse o acontecido com o José Aparecido, irmão do Jorge Barbeiro, morador lá no Ferreiro, pertinho de um ingazeiro. Assim termino essa história que estava em minha memória. (05-02-2021)
  NEGACIONISTA Hoje esta é a palavra da moda. As pessoas antenadas já ouviram centenas de vezes esta palavra. "Ele é um negacionista!". As pessoas falam essa palavra muitas vezes se referindo ao nosso presidente pelo fato de ele não concordar com certas coisas. Nosso presidente não come tudo que colocam no prato dele, ele é seletivo. Foi atleta em várias categorias, foi militar graduado, estudou muito, enfrentou perigos e viu a morte de perto. Sempre foi esperto, correto e "cabeça dura" como dizem. Nunca concordou com o erro e sempre procurou estar ao lado dos mais necessitados. Ele não concorda, por exemplo, que uma pessoa precisa usar máscara 24 horas por dia e tem gente que chama ele de negacionista por causa disto, mas esses são hipócritas porque eles também não usam. Fazem parte da turma do "faz o que eu mando, mas não faz o que eu faço". Eu também sou "negacionista" e esta palavra hoje se transformou num elogio. Negacionista é quem não come
  MEUS DEVANEIOS Me vejo distante como um pássaro errante seguindo a luz do sol. Como uma borboleta azul, vermelha e preta voando devagar buscando o arrebol. Como um poeta na busca de seus versos olhando a estrela que não apareceu. Assim eu vou em devaneios vivendo meus anseios, assim, assim sou eu. 06-02-2021.
  E AGORA JOSÉ? E agora José? Os óculos estão embaçados, eu deitei, mas não dormi, queria sair, mas não saí, queria escrever, mas não escrevi pensando em você. E agora José? A vida se resumiu nisto, esta vida é um misto de prazer e desprazer, de acidentes e discursos sem nenhum conteúdo. E agora José? Fiquei sozinho de novo com meus óculos embaçados, eu deitei, mas não dormi, queria sair, mas não saí, queria escrever, mas não escrevi pensando em você. Mas você não veio, a noite não veio, não veio o bonde, não veio a utopia. José, como eu queria ser como você! E agora José? Estou só com a minha poesia na tarde desse dia, desse dia de domingo. Eu não canto e nem xingo, só escrevo esses versos que resumem minha fé. E agora José? E agora José? Cícero Alvernaz (Parodiando o grande poeta Drummond) 06-02-2021.
  NOTA DE FALECIMENTO Esta foi uma das três vezes em que fui dado como morto. As outras duas eu comentei num artigo publicado no Site da Editora Ultimato. Aconteceu o seguinte: Eu escrevi um poema com esse título: "Nota de falecimento". Na época, eu escrevia para o um dos portais da cidade e estava bem animado com aquela ideia. O administrador do referido Portal colocou a chamada do poema na primeira página do Portal e colocou o meu nome embaixo. Quem abria o Site dava de cara com aquela notícia e não tinha dúvida: ele morreu. A pessoa nem tinha o trabalho de abrir para ler os detalhes da "nota de falecimento". E de repente começaram a ligar para dar a "triste notícia". Conheço um importante empresário da cidade que soube da notícia no carro quando estava em viagem, outros souberam da notícia em casa, outros no ambiente de trabalho... Se notícia ruim corre, esta voou. Passados alguns dias, desfeito o engano, eu estava trabalhando na escola e recebi um tele
  MEU AMIGO JOSÉ MARIA DUPRAT Um amigo fez um diário. Todo dia escrevia alguma coisa e guardava bem guardado como um segredo. E assim ele fez por muito tempo até que um dia alguém da sua família encontrou o escrito e descobriu o seu segredo. Meu amigo ficou muito chateado com o ocorrido e alguém de sua família o aconselhou a publicar aquele diário. Sua filha, que era desenhista muito premiada e famosa, propôs fazer os desenhos, as caricaturas e o meu amigo aceitou aquela proposta. Assim surgiu o primeiro livro do meu saudoso amigo acadêmico José Maria Duprat. Eu tenho o privilégio de ter os dois livros dele e hoje o reconheço como o maior cronista que eu conheci e para completar fomos grandes amigos. Lembro sempre do "Seu Duprat", um dos maiores amigos que eu tive. (07-02-2021)