Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 17, 2019
CANTIGA Cante agora uma cantiga, doce, serena, amiga, cante sempre, cante agora, cante, cante nesta hora, pois eu quero te ouvir. Pode ser qualquer cantiga, que fale da paz e da dor, que também fale do amor que encheu seu coração. Pode ser cantiga triste que faz a gente chorar, uma cantiga antiga, ou uma nova cantiga. Cante agora uma cantiga, pois eu quero te ouvir enquanto passa o vento e as flores num momento sorrindo querem se abrir. Deixa que o tempo te leve num sorriso longo ou breve, num desejo que te vem, cante agora uma cantiga, meu amor e minha amiga e eu cantarei também.  Cícero Alvernaz (autor) 21-02-2019.
MOÇA FACEIRA Vem ligeira, vem faceira, sobe no pé da goiabeira, desce, corre e sobe desce e vai. Sobe no muro e pula, corre se agita, fala e grita, levanta e deita, a vida aproveita, se arruma, se ajeita, a vida é bela. Vem ligeira, vem faceira, desce a rua, sobe a ladeira, vira a esquina feito menina, pula bem alto, moça faceira, você é esperta, corre alerta, corre com fé, faz o seu verso, a sua canção, olha a tarde que vem e que cai, dá pirueta, faz o seu show, moça tão bela qual aquarela, eu sou teu fã hoje e amanhã, sou teu irmão. Cícero Alvernaz (autor) 21-02-2019.
MANHUAÇU Saindo de Realeza com destino a Manhuaçu meu coração bateu mais forte enquanto o ônibus trafegava por aquela rodovia federal a qual passa dentro da minha cidade. Eu estava ansioso depois de viajar mais de 12 horas, afinal faltavam poucos quilômetros para chegar à minha cidade natal. Eu olhava e sentia que estava chegando, tudo indicava que eu estava cada vez mais próximo. Estava chegando, vi o movimento na beira da estrada, carros e pessoas, gente ruim e gente boa e  eu a toa na boa só esperando chegar. Cheguei finalmente, vi os primeiros prédios, passei no Trevo da Agricultor e vi uma bifurcação, pensei que direção o ônibus ia tomar. O movimento da cidade, as pessoas transitando, veículos circulando e tudo se encaminhando. Finalmente eu estava em Manhuaçu depois de viajar uma parte da noite e outra do dia eu vi com alegria que estava em casa, na terra onde fui criado, onde vivi meu passado e agora vivia o meu presente. A emoção tomava conta e o coração batia mais forte. Manhu
DESAPEGO Deixo você ir se você realmente quer. Não quero me apegar pra depois chorar quando você partir. Vai em frente, continua, cuidado ao atravessar a rua, cuidado com os buracos que tem pela frente. Vai agora, vai em frente, deixo você ir se você realmente quer. Ficarei olhando, ficarei pensando, ficarei lembrando, mas o tempo passa e vem a fumaça do esquecimento. Deixo você ir, pode então partir sem dor e lamento. Cícero Alvernaz (autor) 20-02-2019.
CARNAVAL Vem aí o Carnaval! Todo ano é a mesma coisa, a mesma barulheira, o mesmo furdúncio, a mesma folia, afinal o carnaval é a festa mais popular do País. Sem querer ser moralista, não vejo nada de bom nesta festa onde se gasta milhões de reais do dinheiro público, dinheiro este que poderia ser usado em coisas muito mais importantes. Isto sem falar na baixaria e na violência que são uma tônica no Carnaval. Conheço gente que gosta, diz que é lindo o desfile no Rio e diz até  que Carnaval é cultura. Respeito essa opinião, mas discordo dela. Felizmente, em nossa cidade não tem carnaval há mais de 20 anos (um ex prefeito tentou reativar esta festa, mas não deu em nada, a população não aprovou), pois seria um gasto totalmente desnecessário numa festa prejudicial, principalmente à família. Como dizia um amigo meu: "O carnaval passa, mas fica a sua desgraça". (19-02-2019)
MENINA CHORONA Menina que amanhece chorando e que chora o dia todo, que chora a noite toda e que amanhece chorando. Me diga por que você chora tanto, você viu algum espanto, viu algum bicho que correu ou será que o seu pai te bateu com vara ou cinta? Menina, não minta, me conta o que existe, você é tão triste a nada resiste, por que tanto chora, por que chora assim? Daqui eu te ouço nesse alvoroço chorando sozinha assim sem parar. Qual é seu destino? qual é sua dor? Você chora assim por falta de amor? Cícero Alvernaz (autor) 19-02-2019.
MEU AMOR Uma forma carinhosa de falar,  um sussurro se espalhando pelo ar, alguém ouve, alguém sente e repete: meu amor.  A flor se abre, o passarinho canta,  o homem se levanta, a vida se estremece, o coração aquece quando alguém diz: meu amor. Mas o amor é mais, ele é querido, amor atrevido, amor desejado. Quando alguém diz: "meu amor", o amor fica encantado e o sonho vira verdade, se torna realidade, e depois se transforma em saudade. Cícero Alvernaz (autor) 19-02-2019.
MALUCO Ele vive fazendo maluquice, mas este é o seu jeito, ele não faz por maldade e creio que também não é defeito. Ele é maluco de tudo, para muitos é uma tristeza, vive mexendo com todos, mas ele é maluco beleza. Vive assim a sua vida, mas nunca fez mal a ninguém, tem um jeito meio estranho, mas isto lhe cai muito bem. Cada um tem o seu jeito, tem sua forma de ser, mas neste mundo esquisito podemos todos felizes viver. Cícero Alvernaz (autor) 19-02-2019.
SOU LINDO Eu sou lindo, mais lindo que um dia sorrindo, mais lindo que o sol se abrindo, mais lindo que a chuva cainho.  Eu sou lindo porque Deus me fez assim e me pôs em seu lindo jardim, eu sou lindo porque eu sou seu filho, porque ele me fez com o seu brilho, seu amor e sua beleza, seu calor e sua pureza. Eu sou lindo, mais lindo que o mar na sua imensidão, mais lindo que a lua em seu clarão, mais lindo que a flor em seu botão, mais lindo que as notas da canção, mais lindo que o som de um violão. Eu sou lindo, sou obra das mãos de Deus, sou joia, sou um dos filhos teus. Eu sou lindo até quando estou triste, minha beleza jamais alguém resiste, sou lindo, sou a mais linda criatura, fonte de amor e de ternura, sou o homem mais lindo que existe. Cícero Alvernaz (autor) 18-02-2019.
MINAS Minas é a minha poesia que um dia me sorriu, foi a lua que brilhou, foi o sol que se abriu. Foi o encanto da manhã, foi o sorriso da irmã, foi o conselho do pai, foi o dia que passou, foi a noite que se vai. Minas é a minha poesia que veio na gota de orvalho numa manhã qualquer, no sorriso da mulher. Veio nas asas do vento e alcançou meu momento que de longe me sorriu, veio brincando à tarde e a tudo coloriu. Cícero Alvernaz (autor) 17-02-2019.