Postagens

Mostrando postagens de janeiro 31, 2016
EMBRULHÃO O que você é percebe-se pelo modo de falar, pelos trejeitos, pela voz, pela arrogância, pelos gestos, pelos olhos, pela pressa, pela fome, pelo texto, pelo contexto, pelos sulcos, pelo olfato, pelo tato, pelo contato pelas rugas, pelas rusgas, pela mão, pela aflição, pela forma sem forma de ampliar o discurso, pelo curso, pelo decurso, pelo impulso, pelo pulso, pela correria, pela sintonia, pelo ritmo, pela intensão, pela valsa, pela canção, pela história, pela memória, pela vontade, pela ambição. O que você é percebe-se, num instante já se sabe seu desejo neste ensejo, seu traquejo, seu bordão. O que você é percebe-se por conhecimento ou por dedução: És um grande embrulhão! Cícero Alvernaz (autor) 06-02-2016.
CARNAVAL Carnaval é brincadeira, é festa de extravasar, tem folia e tem sujeira, tem violência e azar. Uma festa sem limites: pode até ficar pelado, toda cheia de palpites, tudo muito exagerado. Alguém usa fantasia pra não ser reconhecido, procurando alegria, dança com o rosto escondido. É uma festa suspeita, que tem foliões sem juízo, que muita gente  rejeita por causa do prejuízo. Felizmente aqui não tem a festa do carnaval, não se gasta um vintém do cofre municipal. Cícero Alvernaz (autor) 06-02-2016.
CONTRA QUEM? Ser do contra, ser contrário, com alguém, contra quem? Eu discordo, não concordo, com você, nem com ninguém. Há pessoas, há contrários, que discordam sem saber. Não concordam, não entendem que é preciso conviver. Quando chegam já avisam: não concordo com ninguém. Dão palpite na conversa, e discordam muito bem. Ser do contra, ser oposto, sempre acham um jeitinho, Não se integram, desintegram, ficam só no seu cantinho. Cícero Alvernaz (autor) 06-02-2016
"MENSAGEM DE CARNAVAL" Uma mensagem de carnaval não seria exatamente uma mensagem. Não existe mensagem de carnaval: o que existe são alertas do tipo: cuidado, não extrapole, não esqueça da camisinha, não exagere, não beba, não... São alertas de mãe para filhos, de irmãos para irmãos, de humanos para humanos. Bom, se a pessoa for "pular o carnaval" e não fizer nada disto, então vai fazer o que lá? Só se for lá para ver a banda passar. Mas, e se não tiver banda? Tem coisas que são inúteis, alertas vazios, pedidos sem eco e sem sentido. A melhor mensagem de carnaval é: fique em casa, descanse, relaxe, leia alguma coisa (não precisa necessariamente ser poesia) e reflita. Isto, com certeza, só lhe fará bem. Quanto ao carnaval, é isto que todo mundo já sabe. Se ainda não sabe, quarta feira depois do meio dia vai ficar sabendo. Pular carnaval, é, no mínimo, uma brincadeira muito arriscada. Cícero Alvernaz (autor) 05-02-2016.
O MENINO E A ENXADA Passa depressa na estrada um menino pés no chão, leva no ombro uma enxada, na cintura um facão. Achei estranha a cena, quis perguntar, mas não deu, uma pessoa pequena que ainda nem bem cresceu. Já caminhando pra roça indo em busca do trabalho, ao invés de fazer troça, jogar bola ou baralho. Esse menino estranho passa e sequer me vê. Não tem força nem tamanho, ele vai fazer o que? Vai trabalhar na roça, capinar e roçar mato, e mais tarde ele almoça e ainda lava o prato. Ele vai com a enxada, também leva um facão. Ele segue a sua estrada com fé e dedicação. Cícero Alvernaz (autor) 05-02-2016.
 SEMPRE SEMEANDO  Eu sei que o forte do brasileiro não é a leitura,  mas continuo insistindo.  Não estou pregando no deserto,  nem perdendo o meu tempo, afinal,  nem toda semente lançada germina,  nasce, cresce e produz.  Nem todo pássaro canta,  nem todo sorriso é lindo:  há sorrisos sarcásticos,  de zombaria e até de ódio.  Eu sigo colhendo os frutos  da minha semeadura  apostando na ternura,  no sonho e na vida.  Sou um obreiro da paz  que segue com o seu intento  e leva a semente e semeia  por onde passa com fé  e com graça, pois a vida está aí  para ser vivida e a cada dia  deve ser bem recebida.  Não há por que desistir,  não há por que desanimar  diante do primeiro tropeço  ou da primeira adversidade.  Muitas vezes, o que nos opõe  é também o que nos sustenta  e nos fortalece.  Ainda há muito caminho a trilhar  e muita semente para ser semeada.  É longa a minha estrada. Cícero Alvernaz (autor) 05-02-2016.
RECIPROCIDADE Se não houver reciprocidade não há troca, não há bondade, não há como suprir a necessidade, não há como dividir, não há como somar, não há como conseguir, não há como multiplicar. Se não houver reciprocidade não há alegria, não há sintonia, não há como viver e conviver, não há como entender e se entender. Se não houver reciprocidade, dificilmente haverá felicidade. Se não houver reciprocidade nada dará certo no caminho, estaremos perdidos e sozinhos, nosso mundo será sem cor. Se não houver reciprocidade não tem como florescer o amor. Cícero Alvernaz (autor) 04-02-2016.
ELE BEBE TODAS Ele bebe todas, mas não toma nada, fica acordado até de madrugada. E levanta tarde depois vai pro bar, ela bebe todas, mas não toma nada. Não toma vergonha, não toma juízo, não toma jeito, não toma caráter e nem responsabilidade. Ele bebe todas, vai de bar em bar, é bem conhecido por toda a cidade. Bebe até cair e enrola a língua, está morrendo aos poucos, vai morrer à míngua. Ele bebe todas, mas não toma nada, fica pelas ruas até de madrugada. Cícero Alvernaz (autor) 04-02-2016.
MAS... -Você é uma boa pessoa, mas... -Você é um bom funcionário, mas... -Você é um bom marido, mas... -Você é uma boa esposa, mas... -Você é bom motorista, mas... -Você é um bom jornalista, mas... -Você é um bom poeta, mas... -Você é um bom pedreiro, mas... -Você é um bom dentista, mas... -Você é um bom médico, mas... -Você é um bom radialista, mas... -Você é um bom vizinho, mas... Mas... mas... mas... mas... Sempre existe um "mas" depois da vírgula, uma contração indicando que algo não está bom ou não está totalmente bom. A vida é cheia de mas, de todavia, de porém, de entretanto, de no entanto e de espanto quando enfrentamos a sua dura realidade. O que fazer para torna-la mais amena? A primeira coisa a fazer é retirar os "mas" para podermos faze-la mais leve e mais maleável. Troquemos os "mas" pelos "mais". Isto já será um bom começo. Cícero Alvernaz (autor) 03-02-2016.
PENSANDO Estive pensando em coisas que vem quais ondas do mar, sem nos avisar. Pensando no tempo, na estrada, no som, naquilo que existe, naquilo que é bom. Pensando nos trilhos que levam além, na longa estrada por onde se vai, por onde se vem. Pensando no olhar que vem e atrai, pensando na chuva tão mansa que cai, nos rios que descem sem pressa, com calma, nos versos que aquecem o corpo e a alma. Estive pensando na noite, no dia, na música linda que amor anuncia, no canto das aves, no livro que fala, no sol que aquece, no berço que embala. Estive pensando, pensando em mim, no início da vida e também no fim. Cícero Alvernaz (autor) 03-02-2016.
AMADO E AMANTE Amar o amor amado amante amoroso, amável, amor pulsante, amor constante, amor cantante, amor brilhante, pueril e cativante que no seu instante anelante se viu interessante e cantou a sua música flamante, por seu cantar tão alto, tão possante, no vívido momento alucinante que não se entregou e que se fez amado e amante feliz e tão constante. Cícero Alvernaz (autor) 03-02-2016.
O CERTO E O ERRADO O certo perguntou pro errado se estava tudo certo. O errado respondeu pro certo que não sabia de nada. Na verdade, ele não sabia o que era certo, porque só conhecia o que era errado. Entre o certo e o errado havia o mais ou menos que não entrou na conversa, porque não fora convidado. Nesta conversa entre o certo e o errado tudo finalmente ficou acertado, e, na verdade, nada ficou certo e nada ficou errado. Tudo ficou mais ou menos, mas este não entrou na conversa. E assim a humanidade continua mais ou menos entre o certo e o errado. Cícero Alvernaz (autor) 03-02-2016.
TERRA PROMETIDA Estou a um passo de não ser mais eu, estou a um passo de me desintegrar, de me encaixotar e depois me transportar, de me levar pra longe ou pra perto, para uma cidade ou para um deserto, uma terra onde mana leite e mel. Estou a um passo de me elevar ao céu. Estou a um passo de me transfigurar, estou a um passo de me desintegrar, de me entregar, de me deixar levar sem nenhuma queixa, sem nenhuma resistência. Mas não será agora que eu vou embora, será um dia quando eu terminar minha poesia, com toda certeza, não será agora. Ainda tenho algo a fazer e a cumprir, ainda construirei jardins e pontes, ainda beberei de velhas fontes onde a água jorra e me convida. Ainda vou correr sorrindo pela vida, ainda vou descer, subir e me despir e então depois irei pra minha terra prometida. Cícero Alvernaz (autor) 02-02-2016
 FEVEREIRO  Esse mês é tipicamente engraçado:  é o menor do ano e tem carnaval que, para mim,  não tem graça nenhuma.  Mas onde está a graça?  Ela está por aí, é só procurar.  Na verdade, quem faz a graça somos nós.  Mas o que é graça?  É aquilo que é engraçado, diriam todos.  Mas o que é engraçado?  Partindo deste princípio, é fevereiro:  um mês tipicamente engraçado.  Dizem que fevereiro é o mês  em que as mulheres falam menos,  mas isto vale também para os homens.  Na verdade, as mulheres falam menos  quando estão dormindo.  E isto também serve para os homens.  Está difícil achar a graça?  Senta na praça e espera a Graça passar,  aí você vai "achar e ver a Graça".  Falando sério, tem gente que acha graça  de qualquer coisa e tem gente  que só acha graça de coisa mal feita.  Ultimamente, não estou achando graça de nada.  Talvez seja por causa deste calor de fevereiro,  um mês tipicamente quente  e pouco engraçado.  Cícero Alvernaz (autor) 02-0
O ESPELHO No quarto, no teto, e até na cabeceira da cama, na sala, no salão, e até no porão e-lo exposto muitas vezes a contra-gosto refletindo, mostrando, acusando, insistindo com quem passa em frente ou vira de costas demonstrando que não gosta, estando vestido de branco, de verde ou de vermelho - o impassível espelho. Ele não só reflete, mas também mostra fielmente, seja de costas ou de frente sem alterar, sem aumentar, sem diminuir ou tirar, com extrema sinceridade ele mostra a qualidade, a beleza, o sorriso, a tristeza, e até a mediocridade. Ele não se furta, não encomprida nem encurta, não faz média com ninguém, mas mostra o que a pessoa realmente é e tem. Cícero Alvernaz (autor) 22-02-2016.)
SÓ Só. Só comigo, com minhas manias, com minhas velhas idiossincrasias. Só. Só comigo, sem amigos e sem inimigos, sem estrada e sem cavalo pra fugir em disparada. Só. Só comigo, com meu jeito, com meu preferido defeito que é escrever. Com meus livros e minha velha poesia que se renova a cada dia. Só. Só comigo no meu abrigo pleno de emoção que se chama coração. Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2016.
 POLÍTICO  Não há nada mais vantajoso do que ser político.  Ganha-se muito bem, praticamente sem fazer nada,  tem mordomias a perder de vista,  não pode ser processado, é defendido e  é eximido de qualquer culpabilidade,  tem poder quase absoluto.  Se for condenado por corrupção não vai preso  e pode recorrer, no cargo, até à ultima instância  que é o Supremo Tribunal Federal,  pode viajar com o dinheiro público  á guisa de ser uma "viagem oficial",  e se hospedar nos melhores hotéis,  comer do bom e do melhor.  Ser político, pelo menos no Brasil,  como disse um amigo meu:  "é melhor do que fazer parte do BBB".  E viva a nossa impunidade!  Eu deveria dizer: "insanidade". Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2016
CHORAR FAZ BEM Dizem que chorar faz bem, mas o que é chorar? Como se chora, por que se chora, para que se chora? "Bem-aventurados os que choram", já dizia o Mestre amado, aquele que não tinha pecado, mas por diversas vezes chorou. Então, chorar não é resultado de erros ou de pecados, considerando que Jesus também chorou. Deve ser algo bem mais elevado, uma reação, um sentimento que ainda não foi explicado, mas que produz um efeito muitas vezes mais que o esperado. Dizem que chorar faz bem, alguém diz que o choro lava a alma, outros dizem que chorar acalma. Se chora de alegria e de tristeza, de emoção e de arrependimento. Não há nada mais tocante e nem mais emocionante do que este sentimento. Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2016.
TRISTE O menino triste, o jovem triste, o homem triste, o dia triste, o canto triste, o livro triste, o lampião triste, o cântaro triste, o espelho triste, o mármore triste, o cego triste, o poeta triste, o velho triste, o empregado triste, o patrão triste, a ovelha triste, o pastor triste, o padre triste, a freira triste, o papa triste, o vizinho triste, o vendedor triste, a cozinheira triste, a faxineira triste, o beco triste, a rua triste, a cidade triste, o bairro triste, o sonho triste, o pássaro triste, a vida triste, sem amor e sem beleza, tudo triste, envolvido em tristeza, mas eis que surge o dia envolto em poesia, e um vento forte cheio de alegria afasta para longe a tristeza. Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2016.