Postagens

Mostrando postagens de maio 8, 2022
      MINHA CRÔNICA Colho histórias no meu dia a dia. Sou um cronista da vida. Minha crônica é harmônica e às vezes irônica, mas ela sempre espelha a verdade. Qualquer fato ou foto, bicicleta ou moto, carro passando, ou gente a pé andando serve de assunto e formam um conjunto que deságua na minha crônica diária. Não importa a cor, nem o teor, seja com frio ou calor a minha crônica sempre vem quentinha e cheirosa. Crônica também é prosa, é verso, é poesia. É o encanto do dia, a flor que se abre, a criança que sorri enquanto passa e alguém acha graça e se sente enlevado. Minha crônica procura registrar momentos do dia, sejam de tristeza ou de alegria, mas eles tem sempre um conteúdo forte que retrata a vida e a morte. Vale a pena ler e absorver esses parágrafos do dia a dia recheados de poesia.
  LIBERDADE DE EXPRESSÃO Liberdade de expressão é um direito do cidadão. Opinião não é crime, podemos nos expressar, concordar ou discordar, aplaudir ou vaiar. Mas muitos querem nos tirar essa liberdade. Querem restringir esse direito, criminalizar esse direito, nos amordaçar sem dó e sem respeito negando assim, o que está na Constituição. Ninguém jamais pode tirar a nossa liberdade de expressão. 14-05-2022.
  GOSTAR DE POESIA Hoje alguém me disse com todas as letras que não gosta de poesia. Nenhuma novidade, afinal eu creio que mais de 90% das pessoas não gostam, não leem, não ouvem e alguns tem até raiva de quem gosta de poesia. Gosto é algo muito pessoal e individual. Tem muitas coisas que eu não gosto e com o peso da idade geralmente as pessoas ficam mais seletivas e algumas passam a não gostar de mais nada. Muitos não gostam de barulho, nem de silêncio, não gostam de conversar e não gostam de ouvir ninguém conversar. Isto é próprio do ser humano e não é defeito nenhum. Acho muito natural uma pessoa não gostar de poesia. Antigamente se gostava mais e muitos poetas viviam de poesia, publicavam um livro e depois faziam várias edições e publicavam um novo livro que às vezes fazia mais sucesso do que o anterior. Hoje se eu der um livro de poesia para alguém, muito provavelmente esse livro será jogada na primeira lata de lixo que a pessoa encontrar. Os tempos mudaram e as pessoas mudaram ju
  A MÃE E O FILHO A mãe e o filho formam uma só família, um só pensamento, um só ideal. A mãe acompanha o filho, o filho segue a mãe, os dois, de mãos dadas, se vão, a mãe tem o filho nos braços e o filho tem a mãe no coração.
  SEXTA FEIRA13 Hoje é sexta feira 13, levantei com o pé direito e também com o esquerdo. Eu levanto com os dois pés pra evitar de cair, não custa me prevenir. Vi um gato preto rondando o meu quintal, passei debaixo de uma escada quando fui por roupa no varal. Fiz a minha oração implorando segurança, abençoei uma criança quando eu fui ao portão. Não andei de ré, não andei na contramão. Pra garantir o meu dia eu fiz minha oração. Hoje é sexta feira 13, não devemos descuidar, pois é dia de má sorte, hoje é dia de azar. Mas isto só acontece com quem nisto acreditar. 13-05-2022.
ISTO REALMENTE ACONTECEU Cheguei como quem chegou pra abafar. Até fiz uns versos pra comemorar. Mas logo senti que estava sobrando, olhei, mas ninguém estava me olhando. Então eu fiquei assim a pensar: o que eu vim fazer neste lugar? Dei meia volta e saí para fora, pensei até mesmo em ir logo embora. Alguém me chamou, me mandou entrar, me ofereceu um café pra tomar. Fiquei animado, fiquei mais alegre, e até comecei de novo a falar. Entrei na conversa, até dei risada, e pude então me reanimar. Depois eu saí e fui logo embora, pois compreendi que ali realmente não é meu lugar. 13-05-2022.  
  UMA CENA MUITO COMUM Eu te conheço de onde? Não sei, eu não te conheço. Mas eu te conheço de algum lugar, você não me é estranho. É, pode ser. Você não é o João? Qual João? Tem tantos. O João da Quitanda lá da rua de baixo. De baixo de onde? De baixo da rua de cima. Não sei, pode ser. Mas eu te conheço de algum lugar. Acho que é do bar. Mas tem tantos bares aqui... Você não me é estranho. Tudo bem, vai pensando aí, quem sabe assim você descobre. Sim, eu ainda vou descobrir. Quando você descobrir me dá um toque. Eu conheço aquele cara de algum lugar, ainda vou descobrir. Tem cada louco nessa cidade! 13-05-2022.
  PELOS CAMINHOS DA VIDA Pelos caminhos da vida estou sempre a caminhar, estou sempre de partida, de chegada e de saída. Eu não paro, estou sempre caminhando, seja parado, ou andando, estou me exercitando, escrevendo ou pensando. Pelos caminhos desta vida tão querida, me exercito em minha lida na chegada ou na partida. Mesmo dormindo ou sonhando por aí vou caminhando, muita gente encontrando, outras tantas evitando. Isto faz parte da vida, faz parte do meu viver. Por aí eu vou sozinho a procura de um carinho, de amor e de prazer. 13-05-2022.
  ESTRADINHA DE MINAS Estradinha de Minas subindo o morro, descendo o morro, chegando na vargem, na margem do rio. Estradinha de Minas cortando as campinas, olhando a distância que some de vista até onde avista além do grotão. Descendo o morro com fé e coragem pisando no freio, também na embreagem, firmando o volante seguindo avante com todo cuidado. É tanta beleza, amor, natureza, frutos e flor, poesia, amor, que enche o peito, transborda e cai. A gente caminha por essa estradinha enquanto na tarde o dia se vai. 11-05-2022.
  JEJUM Jejum é abstinência total de alimentos por um certo período. O jejum é bíblico e opcional. Não existe nenhuma exigência para uma pessoa jejuar. Não existe uma doutrina, nem regras para o jejum. Cada pessoa pode seguir as suas próprias regras, dependendo da situação física de cada um. Esta prática é de muita importância porque equivale a um sacrifício e sempre deve ser acompanhada de oração e meditação na Palavra. Sei que muita gente não liga pra isto, outros nem sequer acreditam na Bíblia, mas isto aí é problema de cada um. O entendimento, a crença é algo muito pessoal. Eu costumo dizer que a única coisa em que todo mundo acredita é na morte. O resto é como um adereço: cada um usa aquele que gosta. Mas o jejum é coisa séria, é fundamental para o cristão. É bíblico e deve ser praticado de acordo com as condições de cada pessoa. Fazer jejum não é exatamente um sacrifício, nem é passar fome: é uma oferta de gratidão que se faz a Deus. 12-05-2022
  LEMBRANÇAS DE UM VELHO JORNALISTA Escrevo porque gosto, para "matar o tempo" e para tentar inculcar nas pessoas o velho e bom hábito da leitura. Não ganho nada com isto, ou melhor, ganho muito porque faço o que eu gosto e dou a oportunidade da leitura para quem um dia leu e depois parou. Eu sei que esse trabalho é árduo, dificultoso e demorado. Carece de tempo, de paciência e de persistência. Eu escrevia à máquina e a máquina não era elétrica. Escrevi muitos anos para um jornal batendo os meus textos à máquina, depois, quando eles eram publicados, eu os recortava e os guardava como lembrança. Até hoje eu tenho centenas deles guardados numa velha pasta. Se eu os publicasse daria para montar um livro de muitas páginas. Mas jornal é momento, é notícia, comentário, geralmente sobre política, futebol e alguma coisa de religião. Mas eu também escrevia e publicava crônicas do dia a dia e poesias. Escrevo porque gosto e porque quero inculcar nas pessoas o velho e bom hábito da leit
  COLOQUEI O CADEADO NA BICICLETA ERRADA Hoje dei uma saída, fui à casa de uns parentes, especialmente para ver outros parentes que o estavam visitando. Quando voltava passei num conhecido supermercado, como faço corriqueiramente, para fazer umas comprinhas. No estacionamento de bicicletas deixei a minha magrela e fiz questão de colocar o cadeado nela. Entrei, comprei, paguei, passeei um pouco e encontrei um amigo e conversei um pouco com ele, depois saí. Quando cheguei no estacionamento olhei a minha bicicleta e ela estava sem o cadeado. Olhei de novo, parei e pensei: cadê o cadeado? Será que alguém o roubou? Não pode porque ele estava fechado. Já estava pensando em pegar a bicicleta e ir embora, mas olhei do lado e vi que eu tinha colocado o cadeado em outra bicicleta. Esperei que o dono da bicicleta viesse fazer alguma reclamação, mas para evitar constrangimentos peguei a minha byke e saí de mansinho como se nada tivesse acontecido. (12-05-2022)
  UM TÍPICO MINEIRO Eu sempre gostei de explorar minhas memórias e materializar fatos antigos. Nunca fui de pegar um cavalo no pasto, montar e sair todo garboso como quem ganhou um beijo. Eu cuidava mais dos cabritos e das cabras, além de levar lavagem pros porcos e olhar no ninho pra ver se a galinha tinha botado aquele ovo para o meu almoço. Nunca fui de nadar em rio profundo, mergulhar e sumir por alguns segundos. Nunca fui de muitas peripécias e aventuras. Meu mundo era mais de meditação, desenhar alguma coisa, fazer algum verso, depois andar pelo pasto, sentar num cupim e ficar olhando a distância que se perdia. Eu era e sou um típico mineiro, muitas vezes sem eira nem beira. Gostava de observar o tempo, as nuvens, o pôr do sol e o revoar das aves em busca do seu ninho. A partir daí eu li poesias de vários autores até que me aventurei pelos caminhos do verso. E hoje é esse o meu universo. Este é um universo de muitos contos e algumas criações, sempre voltado para o palpável e tamb
  O QUE SERIA DO SER HUMANO SE NÃO HOUVESSE A MORTE? A morte foi uma das maiores criações de Deus e, paradoxalmente, a morte veio ao mundo por causa do pecado e o primeiro pecado foi a desobediência. Quem conhece minimamente a Bíblia e crê nela sabe o que estou falando. O que seria do homem se não existisse a morte? O que seria deste mundo se as pessoas não morressem? A morte traz uma renovação na humanidade. É como na natureza: as plantas morrem e nascem outras em seu lugar. A morte deveria ser encarada como uma vitória e uma oportunidade para a pessoa viver melhor e eternamente em outro lugar. Mas muitos lamentam e até tentam ignorar a morte. Esses dias eu visitei uma pessoa que poucos dias depois morreu e isto me trouxe a oportunidade para meditar um pouco nesse assunto. A pessoa, com o tempo, vai se definhando e como ficaria essa pessoa se não tivesse a morte? A morte é uma renovação geral e pessoal e, sobretudo, necessária. Até Jesus morreu, ou foi morto por seus algozes. Medite n
  QUEM TEM DINHEIRO Quem tem dinheiro entra sem pedir licença e sem pagar. Afinal, ele pode entrar e depois pagar se assim quiser. Ele tem dinheiro, pode pagar amanhã com uma boa gorjeta, ou pagar no próximo show com dólar ou peseta, euro ou real tanto faz, não faz mal. Dinheiro ele tem aos montes, aos maços, em casa e no Banco. Quem tem dinheiro é assim: entra e sai a hora que bem quiser, troca de carro, troca de mulher, e ninguém desconfia. Quem tem dinheiro troca o dia pela noite e troca a noite pelo dia. Aparentemente a sua vida é só alegria. 11-05-2022.
  UMA PESSOA BOA Como posso saber se uma pessoa é boa? Parece fácil, mas não é. As pessoas mudam e nessa mudança elas podem trocar as suas atitudes, aquilo que determina a sua bondade. De repente elas podem mudar de acordo com as circunstâncias. Muitas pessoas associam a religião à bondade. Já ouvi pessoas falarem: "Ela é uma pessoa religiosa", como se isto determinasse o que a pessoa é em termos de bondade. Como posso realmente saber se alguém é bom? Existem qualidades que são básicas: educação, não falar palavrão, tratar bem as pessoas, ser calmo, ser correto, verdadeiro, coerente, sério, sem vício, trabalhador... Mas isto, evidentemente, não é tudo. Deve ter algo mais importante na pessoa que a defina como uma pessoa realmente boa. Acredito com com a convivência no dia a dia as pessoas mostram quem realmente elas são. A convivência prova ou desaprova a pessoa. Seja como for, nunca saberemos exatamente se uma pessoa é boa ou não é porque todos nós temos bons e maus momento
  TEM DIA Tem dia que o dia não se parece dia. Há um aperto no peito, um jeito sem jeito como se fosse um filho sem lar com vontade de chorar sem motivo e sem parar. Tem dia que tudo esfria, tudo fica sem alegria e sem graça e a gente fica olhando distante enquanto o dia passa. Dizem que chorar é bom e pode até ser um dom, uma necessidade. Chorar de alegria ou de tristeza e chorar de saudade. Tem dia que é assim: um começo sem fim, um dia sem amor, um jardim sem flor. A gente vai caminhando, pela vida vai chorando, lamentando a nossa dor. 10-05-2022.
      LULA PRESO? BUZINE Um Deputado Estadual do Rio saiu com uma faixa com esses dizeres num local de grande movimento de carros só para fazer um teste. O buzinaço foi total indicando assim a vontade dos motoristas. Os encontros do Lula são feitos às portas fechadas com apoiadores, políticos e futuros candidatos, todos eles aliados. Lula não sai à rua e quando sai o faz escoltado por seguranças armados, o povo o vaia e fala sempre a mesma frase: "FORA LADRÃO, SEU LUGAR É NA PRISÃO". Pode-se afirmar sem medo de errar que só uma fraude-monstro daria a vitória a esse candidato cuja passagem pela presidência foi um desastre total, culminando inclusive, com a sua prisão. Aqui a gente planta e aqui a gente colhe. (09-05-2022)
  VIDA DE POSTE O poste fica sempre parado. À noite ele fica iluminado, mas continua parado. De vez em quando eu vejo alguém nele encostado. Depois vem um cachorro, sem maldade, e faz nele a sua necessidade. O poste continua parado, sem nome e sem identidade. Quando acontece algum acidente e às vezes de repente o poste é abalroado, ele cai ou fica machucado. Esta é a vida de poste, goste ou não goste. O poste é sempre assim e a sua posição continua, sempre de pé na beirada da rua. Quando a luz se queima ele fica todo escuro e sem graça, seja na rua ou na praça. Se a prefeitura demora pra concertar alguém reclama. Mas o poste continua calado, afinal a sua função é ficar ali parado. (09-05-2022)
  POBRE É POBRE E RICO É RICO Uma das coisas mais bisonhas que existe é gente pobre querendo levar vida de rico. O pobre deve se conscientizar de que não é rico e, portanto, deve levar uma vida de pobre, uma vida simples dentro de suas condições normais e gerais. Quando um pobre se mete a ser rico geralmente não dá certo. Se tampa um buraco, alguns outros ficam abertos, se pensa uma coisa isto não significa que pode realiza-la. Afinal, sonho é sonho, realidade é realidade. Como eu vou poder levar uma vida de rico com o salário que eu ganho? Existe o pobre, o remediado, o classe média baixa, o classe média alta e o rico, além do milionário. O pobre, tendo uma vida bem controlada pode viver bem, de preferência se não contrair "dívidas impagáveis". Se a pessoa souber onde põe o pé dificilmente vai atolar. Tem que saber onde pisar e não dar um passo maior do que a perna alcança, como já diziam os antigos, e assim é possível viver bem, sem dívidas e sem apertos, muitas vezes desne
  HAJA SOFRIMENTO! Tem gente que sofre por causa de time, sofre por causa de homem, sofre por causa de mulher, sofre por falta de dinheiro, sofre por falta de emprego sobre por causa de política, sofre por causa de doença, sofre por causa de igreja, sofre por causa de amigo, sofre por causa de inimigo, sofre por causa de um chinelo, sofre por causa de um martelo, sofre por causa de uma palavra dita, sofre por causa de uma palavra escrita, sofre por causa de uma marmita, sofre por causa de uma malquerença, sofre por causa de uma desavença, sofre por causa de um cisco no olho, sofre por causa de um repolho, sofre por causa de um animal, sofre por causa de uma viagem, sofre por causa de um livro, sofre por causa de uma imagem, sofre tanto que até fica vermelho, sofre até quando se olha no espelho. Que tristeza, que tormento, haja sofrimento! (09-05-2022) Cícero Alvernaz (autor)
     LULA PRESO? BUZINE Um Deputado Estadual do Rio saiu com uma faixa com esses dizeres num local de grande movimento de carros só para fazer um teste. O buzinaço foi total indicando assim a vontade dos motoristas. Os encontros do Lula são feitos às portas fechadas com apoiadores, políticos e futuros candidatos, todos eles aliados. Lula não sai à rua e quando sai o faz escoltado por seguranças armados, o povo o vaia e fala sempre a mesma frase: "FORA LADRÃO, SEU LUGAR É NA PRISÃO". Pode-se afirmar sem medo de errar que só uma fraude-monstro daria a vitória a esse candidato cuja passagem pela presidência foi um desastre total, culminando inclusive, com a sua prisão. Aqui a gente planta e aqui a gente colhe. (09-05-2022)
  PERFEIÇÃO No mundo não tem perfeição, portanto aqui não tem nada perfeito. Realmente não existe nada perfeito. Às vezes falamos que algo é perfeito só como forma de agradar alguém. Eu escrevo e às vezes gosto muito do que escrevo e costumo dizer: Ficou perfeito, mas depois eu leio, releio e começo a achar defeitos. E se eu mudar fica pior, então eu deixo como está, até em respeito à minha inspiração. Na verdade, eu só mudo algumas pontuações e às vezes o titulo. Será que no mundo tem alguma coisa perfeita? Eu sou curioso e não vejo a hora de chegar no céu, pois lá tudo é perfeito. Para começar, as pessoas são santas e nunca mais vão morrer. Não vejo a hora de fazer a mudança, mas ela será feita só quando Deus quiser, ou quando Ele me chamar. Até lá, vou ficando por aqui neste mundo imperfeito. (07-05-2022)
  A VIDA Na vida a gente aprende e desaprende, lembra e depois esquece, ama e depois padece. Na vida tem altos a baixos, sobe e desce, encolhe e depois cresce. A vida é uma montanha russa, é cheia de sustos e surpresas, de alegrias e de tristezas. Mas a vida é sempre querida, amada e bem recebida. Não há como mudar, pois quem vive tem que se ambientar e se preparar para os acertos e desacertos. Não há como "brigar com a vida". Não se pode ignorar a vida, mas se deve sempre amar e entender a vida. 07-05-2022
     O PT TENTANDO ENGANAR O POVO O PT sempre usou o vermelho, a cor preferida dos comunistas. Como isto não estava dando certo, agora mudou para verde e amarelo, mas a bandeira do PT sempre foi vermelha, com a foice e o martelo. Essa mudança repentina é uma forma de tentar enganar o povo, os patriotas de verdade. Por incrível que pareça, muita gente cai nessa lábia e alguns chegam até a votar neste partido também conhecido como "partido das trevas". Essas coisas fazem parte da política, muitos partidos usam essa tática para enganar o eleitor. Mas o PT sempre exagera, pois a única intenção é voltar ao poder onde fez tudo que há de pior para a população brasileira. Bandeira verde e amarela sempre, pois são as cores originais do nosso Brasil. (07-05-2022)