Postagens

Mostrando postagens de setembro 8, 2019
UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE Quando foi anunciada a vitória nas urnas do então candidato patriota, de direita, Jair Bolsonaro eu senti uma alegria diferente, me senti contente, mais patriota, nacionalista, orgulhoso de ser brasileiro e uma das primeiras coisas que pensei foi: agora vou poder cantar o Hino Nacional em voz alta sem medo e sem timidez, vou poder olhar, amar e hastear a nossa Bandeira que simboliza a nossa Pátria brasileira com as suas cores, o seu céu, su as matas, seu ouro e o dístico "Ordem e Progresso" enfatizando o desejo de todos os brasileiros. Foi num dia de domingo no final de 2018 e eu pensei: estou começando bem a semana, o Brasil finalmente vai se orgulhar de ser Brasil, um dos países mais importantes do mundo, a 8ª economia mundial. Foi um momento ímpar para milhões de cidadãos que tiveram o mesmo sentimento que eu tive. Esperei muitos anos por este momento. Finalmente, o patriotismo foi cantado e alardeado em nosso País. Tudo aquilo parecia um
AUTORIDADES De certa forma todos nós somos autoridades. Às autoridades se deve respeito, obediência e temor. Deus é a maior autoridade no céu e na terra, a Ele pertence a vida e a morte. Mas existem as autoridades terrenas que podem abranger várias funções, com mais, ou menos destaques. Tem autoridade que manda prender e manda soltar, assim como tem autoridades que muita gente não respeita. Um médico é uma autoridade, assim como um advogado também é, pois cumprem funções dest acadas na sociedade. Um líder religioso é uma autoridade, assim como é um político, desde o vereador até o presidente da República. Um jornalista, um escritor também são autoridades, assim como um engenheiro, um arquiteto, ou mesmo um técnico. Por isto eu disse na abertura que de certa forma todos nós somos autoridades. É preciso obedecer as autoridades, mas as autoridades também precisam se dar ao respeito e agir de forma correta, imparcial e isenta. (14-09-2019)
O MEU JESUS O meu Jesus não mais está pregado numa cruz entre dois ladrões, sendo achincalhado pelas multidões, sendo cuspido e maltratado, ali crucificado, com seus pés e mãos pregados e seu corpo ensanguentado ali erguido e pregado suspenso entre dois ladrões. O meu Jesus hoje está glorificado e bem junto ao Pai Amado ali intercede por nós. O meu Jesus não é uma simples imagem que faz parte da paisagem, que se leva em procissão. O meu Jesus hoje está entronizado e tem seu lugar reservado bem dentro do meu coração. Cícero Alvernaz, autor, 14-09-2019.
A DECISÃO DO FILHO PRÓDIGO "Eu vou para casa, junto do meu pai, e lhe direi: Pai, eu pequei contra o céu e contra o senhor. Eu já não mereço ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como um de seus empregados". Então ele levantou e voltou para casa, para junto de seu pai. (Lucas 15. 18 a 20). Esta é a parábola do filho pródigo, (a palavra pródigo significa perdido, longe de casa). Foi a decisão mais certa que fez o filho pródigo: voltar para casa e confessar tudo a seu pai. Nós, muitas vezes também temos que tomar as nossas decisões. Mas para isto precisamos ter coragem e disposição.  (13-09-2019)
É BOM REENCONTRAR ALGUÉM! É bom reencontrar um amigo ou uma amiga que a gente não vê há muito tempo. Seja onde for, o tempo que for, com frio ou calor é bom reencontrar alguém que a gente gosta e admira, por quem a gente tem uma sincera admiração e amizade e sabe que isto é recíproco. Hoje me aconteceu isto quando fui a um mercado e foi muito bom reencontrar aquela pessoinha educada, estudiosa e falante. Conversamos muito, embora ela estivesse no trabalho, recordamos o tempo que eu trabalhava na escola onde ela era uma excelente aluna. Valeu o nosso reencontro, com respeito e amizade e, sobretudo, com lembranças boas e edificantes. Valeu muito! (13-09-2019)
VIAJAR É BOM Às vezes eu fico pensando: como que algumas pessoas conseguem viajar tanto? Às vezes pra ir ali a Poços é difícil e tem gente que singra os mares e vai até para a Europa. Para viajar é preciso ter tempo, dinheiro, acomodação, roupa de inverno e de verão, reservar vagas no hotel, reservar passagem no avião, tirar visto ou passaporte, aferir a pressão e não ir na contramão. Deixei o mais importante para o final: com essa onda de assalto, como fica a segurança? Quem vai olhar a casa durante a ausência temporária? Tem gente que aluga um cão para vigiar a casa, hoje isto é moda. Os mais procurados são os dobermans. Mas tudo isto tem um custo e muita preocupação. Por isto a viagem mais longa que geralmente eu faço é à minha cidade natal, Manhuaçu, que eu amo de paixão. Antes que eu me esqueça: Boa viagem a todos! (13-09-2019)
REGRINHAS BÁSICAS Nas redes sociais, especialmente no Face, existem algumas regras básicas para o usuário, a fim de manter a boa amizade e promover o bem comum. 1- Nunca se deve criticar ninguém, ou zombar de algo que a pessoa postou, seja o que for. O correto é ignorar. 2- Evitar exageros nos comentários, pois isto soa falso e inconveniente. 3- Só curtir quando realmente a postagem merece, ou achamos que ela merece uma curtida. 3- Não fazer nenhum comentário contrário, ou di scordando da pessoa. 4- Ignorar qualquer gesto ou postagem que não gostamos. 5- Nunca se esquecer que a página (linha do tempo) é da pessoa e que ela pode postar o que bem quiser e ninguém é obrigado a curtir ou comentar. 6- Não ser falso, nem arrogante em hipótese alguma. 7- Tratar o "amigo virtual" como se ele fosse realmente um amigo pessoal. Aqui também vale a máxima da "boa vizinhança": não mexe comigo que eu também não mexo contigo. Afinal, somos vizinhos e amigos, mas não moramos juntos.
AINDA BEM QUE NÃO É ASSIM! Eu vou escrever e pronto! Não é assim que se faz, pois a gente não é capaz de conseguir se inspirar, escrever ou falar simplesmente quando quer. Se fosse assim seria mecânico, metódico e trivial. Escrever demanda tempo, trabalho, inspiração e isto a gente não compra nem adquire na hora que quer. O verso vem ou não vem, se aproxima ou foge, disfarça, se esconde e tem o seu jeito de brincar e disfarçar. É preciso ter paciência e gostar, procurar e nem sempre encontrar. O poeta não é dono de si, ele é usado, alugado e contratado para escrever e tem que obedecer sob pena de depois sofrer. Eu vou escrever e pronto! Se fosse assim todo mundo podia ser escritor e a arte da escrita ficaria banalizada. Ainda bem que não é assim! (12-09-2019)
PASSOU POR MIM Passou por mim e nem me olhou. Se eu estivesse na sua frente teria tropeçado em mim e quem sabe até tivesse caído, depois levantado e seguido sem ter percebido que tropeçara em alguma coisa. Fiquei inerte olhando aquele espetáculo tétrico sem acreditar no que via. Ela se foi com a sua arrogância e sem se importar com nada, sem imaginar, sem calcular, e sem sopesar o ocorrido. Fiquei meio caído e ressentido, mas ergui a cabeça e fui em frente. Não sou melhor, nem pior, só porque alguém um dia passou por mim e nem sequer me olhou. Cícero Alvernaz, autor. 12-09-2019.
A LUA Quando eu morava na roça a lua iluminava as noites e proporcionava brincadeiras, às vezes até a meia noite. Corre-corre, pega-pega e esconde-esconde eram brincadeiras usuais naquele tempo passado. A lua era amiga e também brincava junto nos olhando e nos iluminando desde o céu. Era muita brincadeira e correria naquela vida corrida com a sua consequência em nossa adolescência florida. Depois eu me enturmei mais com a lua e acompanhava as suas fases: nova, crescente, chei a e minguante. A lua passou a ser a minha companheira e conselheira como um lindo queijo no prato do céu. Depois eu fiquei sabendo que a lua é companheira dos poetas e dos namorados, que muitas vezes abraçados se beijavam à luz da lua. Hoje a lua continua o seu trajeto e projeta o poeta que nela se inspira de noite e até de dia escrevendo a sua poesia. Depois fiquei sabendo que a lua foi conspurcada pelo homem em sua missão de ir até ela. Não obstante, a lua continua linda, perfeita, intacta no céu. (12-09-2019)
RAZÃO Eu tenho razão nesta questão, eu tenho razão e você não tem não. Seja razoável, seja amigável e aceita a situação. Eu tenho razão, você não tem não, perdeste a razão por sua ambição. É melhor aceitar e se entregar, não tens opção. Eu tenho razão e falo então com meu coração por minha razão. Ninguém vai tirar e nem vai negar a minha razão. 12-09-2019.
CHAVES E CHIQUINHA Chaves era um menino, sem infância e sem destino, vivia numa barrica, atazanava o Seu Barriga, zombava do Seu Madruga. Chiquinha era feinha, tinha o rosto sardento e estava sempre com o Chaves aprontando confusão. Chaves e Chiquinha brincavam até de casinha e brigavam sem razão. 11-09-2019.
PRIMAVERA Setembro começou chuvoso, mas agora esquentou. Com a chegada da Primavera espera-se que a temperatura melhore, que as flores desbrochem e os versos saiam das "gavetas" e pousem sobre os papéis e as telas. Que haja aquarela e moça na janela, que se ouça de novo a canção da Primavera. Que a Primavera não esteja apenas no calendário, nas perspectivas, mas que ela seja viva e risonha como quem ama e sonha e se faça presente em nossa vida. Que as alamedas floridas encantem o nosso dia a dia e o nosso caminhar. Que o cantar dos pássaros se ouça com o seu gorjeio que encanta e espalha tanta poesia. Como bem escreveu o sábio Salomão: "Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar". (Cantares 2.12). Que assim seja! (11-09-2019)
O RANÇO DO PRECONCEITO Numa de minhas viagens a Minas eu entrei numa padaria e pedi um salgado e um suco. Me sentei numa mesa próxima onde já havia uma moça sentada. Quando ela me viu se levantou, falou uma palavra impublicável e foi-se sentar numa outra mesa. Eu não disse nada, apenas fiquei olhando aquela cena enquanto aguardava o meu pedido. Por um momento comecei a pensar em pessoas que carregam consigo o ranço do preconceito contra outras pessoas, geralmente baseadas na aparência. Há pessoas que dividem a raça humana entre negros, brancos, pobres, analfabetos, homens, mulheres, religiosos e índios. Este é o famoso "eles e nós", que é tão comum hoje em nosso País. O mais triste é que depois da morte todos nós vamos para uma cova, com exceção daqueles que são cremados, os quais viram pó e cinza literalmente. (11-09-2019)
AQUELA CIDADEZINHA Aquela cidadezinha parecia de brinquedo, com as suas ruazinhas, a praça e o seu arvoredo. O barzinho da esquina e o Juca sapateiro, o lindo olhar da menina e o jardim com o seu cheiro. O mercadinho no centro ficava pertinho da igreja, era onde se comprava comida e também cerveja. O sorveteiro na praça amenizava o calor e a gente oferecia um sorvete com amor. A escola, o postinho, e também o hospital, a prefeitura, a cadeia, e o velório municipal. As igrejinhas dos bairros com a sua sinfonia, muita gente frequentava com amor e alegria. Aquela cidadezinha incrustada lá na serra, é o bem mais precioso que existe aqui na terra. Cícero Alvernaz, autor. 10-09-2019.
SINCERIDADE Lá vou eu escrever de novo. Não me importo se ninguém vai ler. Isto faz parte da minha sinceridade que na minha idade aflora mais. Mas o que é sinceridade? Em geral, é uma boa qualidade, falar sempre a verdade "na lata", como se diz. Mas também pode ser ruim e causar problemas. Acho que é por isto que a maioria só enrola, e depois alguém chega e diz: "desembucha!. Muita gente prefere aquele jeitinho brasileiro até para não correr o risco de magoar alguém e fica da ndo voltas, voltas e mais voltas com medo de falar a verdade. A pessoa é chamada para ir à sala do chefe e já vai com medo, a coisa piora quando o chefe começa a tergiversar: "Senta! Eu te chamei aqui porque..." e o papo vai se alongando, o funcionário fica suando e o patrão, ou chefe, nunca chega nos "finalmentes". Ter sinceridade hoje não é fácil, corre-se o risco de prejudicar e de ser prejudicado, por isto muitos preferem aquele famoso "jeitinho brasileiro". Eu pref
DOR MAL RESOLVIDA Uma dor mal resolvida um carinho que não veio, um desejo, um anseio, um momento que passou. Um sonho cortado ao meio, uma escola sem recreio, uma palavra insensata, um nó que nunca desata, um carro descendo sem freio. Um palpite, uma aposta, palavra que a gente não gosta, mas que ouve por aí. Um carro desgovernado, um gesto com má intenção, um longo aperto de mão, goteira que cai do telhado, um churrasco mal passado, um cantor sem violão. Um menino sem brinquedo, um cão tremendo de medo, e um pássaro sem ninho. Um casal sem atração, gente sem educação, uma rua sem esquina, um poeta sem poesia, família sem moradia, um carro sem gasolina. Cícero Alvernaz, autor. 10-09-2019.
CONVERSAR OU CAMINHAR? Pode-se fazer as duas coisas, desde que uma não atrapalhe a outra, mas geralmente atrapalha. Caminhar é bom, excelente, é saudável realmente, mas é preciso ter certos cuidados, sobretudo é preciso manter um ritmo. Caminhar não é simplesmente andar a esmo "contando os passos", como se diz. Caminhar é coisa séria, é uma indicação médica e deve ser seguida como se fosse uma receita e seguir a sua posologia. É preciso caminhar todo dia, ou pelo menos dia si m, dia não. Tem gente que caminha com animais, dizem que é bom, mas eu acho que atrapalha. Caminhar com certas pessoas também atrapalha. Quando alguém se dispõe a caminhar comigo eu já vou logo dizendo: "Eu tenho um ritmo, eu caminho num ritmo, vamos?". Pode-se conversar e até dar risadas durante a caminhada, o que não se pode, ou não se deve é confundir caminhada com bate papo, afinal, viemos aqui para caminhar ou para conversar? (10-09-2019)
AQUELA CIDADEZINHA Aquela cidadezinha parecia de brinquedo, com as suas ruazinhas a praça e o seu arvoredo. O barzinho da esquina e o Juca sapateiro, o lindo olhar da menina e o jardim com o seu cheiro. O mercadinho no centro ficava pertinho da igreja, era onde se comprava comida e também cerveja. O sorveteiro na praça amenizava o calor e a gente oferecia um sorvete com amor. A escola, o postinho, e também o hospital, a prefeitura, a cadeia, e o velório municipal. As igrejinhas dos bairros com a sua sinfonia, muita gente frequentava com amor e alegria. Aquela cidadezinha incrustada lá na serra, é o bem mais precioso que existe aqui na terra. Cícero Alvernaz, autor. 10-09-2019.
O MEU TIME PERDEU O meu time perdeu e o meu mundo se encolheu, ficou curto e estreito e no meu peito bateu uma dorzinha chata que parecia zombar de mim. Então eu pensei: é o fim, ou seria o começo? Perdi o meu tempo, perdi meu endereço e fiquei vagando por aí. Meu time perdeu, o meu dia escureceu, a vida se desvaneceu, meu amor me esqueceu. De mim o que seria se não houvesse a poesia? Se não houvesse a possibilidade de me renovar e de ver de novo o meu time ganhar e meu sol brilhar no grito de mais um gol? O meu time perdeu, mas a vida continua, seja na praia ou na rua e o meu sonho está cada vez mais lindo e mais risonho. Afinal, na verdade, nada se perdeu. (09-09-2019)
SER POETA Ninguém é poeta porque quer ser poeta, porque estudou, porque dá dinheiro (isto não dá), porque é bonito, é chique, dá status, atrai pessoas, fica na mídia e porque poeta é imortal. Ninguém é poeta porque ser poeta é bom ou é ruim. Hoje uma pessoa me chamou de "falso poeta" e eu fiquei pensando: será que tem falso poeta? Acho que poeta é ou não é. Levei uns 40 anos para aceitar o título de poeta e agora alguém "descobriu" que eu sou um falso poeta. Achei graça dist o porque eu me conheço e sei do meu potencial. Eu escrevo brincando e brinco escrevendo. Me leio e me releio e nunca me canso. Quanto mais escrevo mais quero escrever. A inspiração flui como uma mágica, uma situação diferente, um encontro casual, algo que vem de repente, uma xícara de café quente. E aí é que o poeta emerge e mostra a sua serventia. O poeta serve para divertir e para se divertir, afinal a vida é uma grande diversão. (08-09-2019)
O MENINO NO CARRO DO PRESIDENTE Um menino de uns oito anos teve o prazer, a alegria e a honra de desfilar num carro aberto ao lado do presidente. Imagino a sua emoção e alegria ao lado do mandatário do País, o querido presidente Jair Bolsonaro. Lembrei de quando eu era criança e ficava emocionado quando podia me aproximar de pessoas queridas e famosas da época. Fui criado na igreja evangélica e ficava feliz quando podia me aproximar dos pastores e abraça-los. Era um momento i nesquecível e eu sonhava um dia ser também um pastor. Infelizmente, por motivos alheios à minha vontade, que eu já contei aqui, eu não consegui esse feito. O menino ao lado do presidente desfilou feliz, mas uma parte da imprensa "que só critica o presidente" não perdeu a oportunidade de criticar e chamou a criança de "moleque imbecil". É lamentável que em pleno século XXI a gente ainda tenha que conviver com essas coisas. Mas o menino hoje está muito feliz e isto é o que conta. (08-09-2019)
BEIJO VIRTUAL Beijo virtual não é igual a um beijo real. Assim como  um abraço que nos prende como um laço também não é igual. Palavras de carinho que soam bem baixinho também não são iguais ao carinho virtual. Amizade virtual não é igual à amizade real. Amigos virtuais às vezes se afastam e muito pouco influem, às vezes nos excluem, até nos barateiam e a toa nos bloqueiam e fazem coisas mais. É tudo virtual, é tudo tão normal que a gente até esquece. Amigos virtuais são nuvens que dissipam e até somem do céu. Beijo virtual não tem o mesmo gosto daquele beijo no rosto que é doce como mel. Cícero Alvernaz, autor. 08-09-2019.
SONINHO DE DIA A cabeça pende, os olhos ficam pesados, o olhar fica parado, o pescoço "cai". É o soninho que chega sem querer, sem avisar e me convida a deitar para tirar uma soneca. A cama me espera querendo que eu vá ali me deitar e até me esticar, meus olhos fechar... O soninho de dia chega com tudo sem me avisar. É preciso deitar, é preciso dormir nem que seja um pouco para então descansar. Não resisto e vou, o meu corpo mandou e até me obrigou, por isto eu já vou... 08-09-2019
É ESTE O MEU JEITO Não vale a pena esquentar a cabeça com quem não tem cabeça e não pensa. Tem gente que parece que tem uma abóbora em cima do pescoço, seja velho ou seja moço. Não vale a pena discutir, seja política ou seja religião, se a pessoa não consegue conversar com educação, obedecendo as regras. Não adianta conversar, pois corre-se o risco de brigar, ficar de mal e até sair no tapa. Infelizmente a realidade é esta e só sai o que não presta nesta terrível conversa. Co nversar é bom, é até um dom, um passatempo, é pedagógico e divertido, mas falar com quem não tem ouvido não dá. Tudo se relaxa, o nível baixa e acaba saindo dos trilhos. Quando não se tem respeito não tem jeito, é melhor ficar calado, olhar um passarinho pousado ou mesmo voando do que ficar falando coisas sem nexo. Prefiro ficar quieto no meu canto a falar um tanto e a outra pessoa não entender nada. É este o meu jeito e é com ele que um dia eu vou morrer. (08-09-2019) Cícero Alvernaz, autor.