Postagens

Mostrando postagens de agosto 14, 2022
  FRIO E VENTO Essa dupla nunca perde e nunca deixa barato, pois quando essa dupla chega a gente sente de fato. Frio e vento, vento e frio tudo junto nos maltrata, depois vem o arrepio e às vezes quase mata. A gente começa a tremer e procura se esquentar, bate o queixo, o corpo treme, e depois a gente geme e começa a congelar. 19-08-2022.
  AS CONTRADIÇÕES DO AMOR Tem muita gente que se atura se tolera, outras se gostam. Até aí tudo bem, segue a condução, segue a rotina, mas quando se ama aí é complicado, pois o sofrimento é quase certo. O amor é contraditório, ele vai do céu à terra e volta pro céu em questão de segundos. O amor devora corações, cria situações, confusões, e muita ansiedade, aperto e dor no peito. O amor é assim e com ele não tem jeito. Amar é sinônimo de sofrer, é um intenso sofrimento que nos dilacera a cada momento. 19-08-2017.
  CONCORDO E ASSINO EMBAIXO Concordo, de acordo, acordado, certo, correto, está bom assim, assino embaixo, está perfeito, está bem, está claro, com certeza, está ok. São expressões que atestam a nossa concordância geral e irrestrita sobre qualquer causa, ou questão pertinente. Este é o famoso sinal verde, a garantia para a execução de qualquer trabalho, ou negócio. Geralmente se faz isto mediante uma assinatura e o número de algum documento. Uma assinatura pode valer muito, pode valer até milhões de reais dependendo do negócio feito, ou fechado. Na verdade, nós fazemos isto todos os dias quando levantamos. Nós dizemos sim à vida com os seus encargos e as suas exigências. Eu aceito viver mais um dia, realizar as minhas tarefas diárias para as quais eu nasci e vivo. Concordo com o que foi exposto acima mediante o meu compromisso de viver com dignidade e verdade em relação aos meus direitos e os meus deveres como cidadão. Este é um documento que assinamos todos os dias de manhã quando lev
  METÁFORA Palavra esquisita de significado ainda mais esquisito. Quem estudou um pouco, ou é um leitor aplicado e curioso sabe o que são metáforas. Quem tiver curiosidade e quiser saber consulte o Google, faça uma busca lá e com certeza vai encontrar muitos exemplos. O que é metáfora? "A metáfora é uma figura de linguagem em que são usadas palavras ou expressões em um sentido diferente do habitual". (Google). Exemplo de metáforas famosas: Suas lágrimas eram um rio escorrendo por suas bochechas. A casa deles era uma prisão. O seu irmão é um monstro! O João é um palhaço. A vida dela é um conto de fadas. Aquele rapaz é um gato. Seu coração é uma pedra! Cuidado, essa sua amiga é uma cobra! (Google) Olhando e lendo assim parece que não tem nada diferente, nem estranho, ou exagerado. Mas há um exagero em cada uma dessas frases. É só prestar atenção e ver que em cada uma dessas frases há um exagero, há algo diferente. Isto se chama metáfora. 16-08-2022.
  A TRISTEZA A tristeza nasce no coração, depois se liquidifica e escorre pelos olhos. Nunca ignore ou zombe de quem foi pego pela tristeza, pois a razão disto é profunda e inunda todo o ser que, sem se conter, exterioriza, com certeza, a sua tristeza, o seu quebranto em forma de pranto que dói tanto! Respeite a pessoa triste, pois dentro dela existe um motivo justo e real pelo qual ela está triste e, portanto, não resiste. 17-08-2022.
  ENCHER O SACO "Você enche o saco!". Esse é um dos xingamentos mais antigos e mais comuns que existem. Quem nunca falou, ou nunca ouviu isto? Antigamente era mais comum, hoje já criaram outros, digamos, mais sofisticados. Cansei de ouvir isto, mas acho que nunca falei. Outro muito comum também era: "Não enche!". Esses xingamentos ganharam repercussão, se tornaram até tema para músicas e peças de teatro. Isto faz parte da vida dos brasileiros. Talvez por ter tido um pai evangélico praticante, um homem que nunca falou um palavrão, na nossa casa não se ouvia nenhum xingamento, pois havia respeito e educação. Mas hoje isto praticamente não existe mais. Essas coisas se tornaram comuns, como tomar um cafezinho, fumar um cigarrinho, ou jogar conversa fora. Passaram a fazer parte da nossa cultura do dia a dia. Seja como for, eu não acho correto nenhum tipo de xingamento. Na Bíblia está escrito: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para p
     A CHUVA QUE DEUS MANDOU Houve uma época em que havia seca em Israel, durante muito tempo não choveu, os animais morreram, a terra não produzia, não havia alimento, ou havia escassez de alimento. O povo clamava e lamentava e a voz do povo chegou aos ouvidos do profeta Elias o qual orou a Deus no Monte Carmelo pedindo chuva. Curvado ao pó o profeta orou e depois mandou o seu servo olhar no horizonte para ver se havia algum sinal de chuva. O servo do profeta se levantou, olhou o horizonte distante e viu uma nuvem em forma de u'a mão, voltou e falou com o profeta. Elias entendeu o sinal de Deus, pois aquela nuvem era a mão de Deus anunciando que viria uma chuva abundante. E a chuva caiu, pois Deus ouviu a oração do profeta. (Esta história está narrada no Livro de I Reis)
  FALASTRÃO Quem não é falastrão? Se quiser saber se uma pessoa é um falastrão é só pisar no seu dedão. Acho mesmo que só um mudo, por motivos óbvios, não é falastrão. Eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são. Alguém já me disse: "O problema seu é que ocê fala muito!". Eu respondi: é simples, é só cortar a minha língua. O ser humano tem que falar e se for necessário tem que gritar e até esbravejar. Já fui em igrejas onde as pessoas ficam quietas e mal se ouve a hélice do ventilador. Parece mais silencioso que um velório. Eu às vezes fico pensando como deve ser o céu, imagino o barulhão que é. Mas, enfim, cada um vai e participa onde gosta e se sente bem. Mas depois que termina o culto aí aparecem os falastrões. Aí a vida ressurge sublime, o papo é livre e os abraços são reais e muitos deles são sinceros. Eu sou um falastrão e também sou um escrivão. Vou escrever enquanto eu tiver fôlego e condições gerais e físicas. Se ninguém ler, eu leio, releio e torno a ler. (1
  O TREM E A COISA O trem iscapô da coisa e dexô ela pra trais. Vi o vídio agora na internet. A coisa foi atrás do trem, mais não arcançô ele. A coisa cuntinuô a pirsigui o trem, mas ele imbalô na discida e foi imbora. Tem coisa que é assim mesmo. A gente vai atrais, mais num arcança de jeito ninhum. A gente corre atrais do dinhero, mais ele sempre corre mais que a gente. Quem já correu atrais de frango pra pegá e matá pro armoço sabe como é isto. Quem corre na frente quase sempre ganha a currida. Quem corre atrais põe a língua pra fora, mais só cansa e nunca arcança. Essa vida é assim mesmo. Quando o trem iscapa e disimbesta ninguém pega, por mais que a coisa corra não arcança o trem purque quem tá na frente imbala e só para quando tomba, ou quando bate notro trem. Pelo meno na maiuria das veis é assim. Eu turci pra coisa arcançá o trem, mais num adiantô. (17-08-2022)
  MEU TESTAMENTO Eu não tenho herdeiro, mas também não tenho herança, sou igual uma criança que não tem nem um brinquedo. Sou um simples caminhante que às vezes caminha com medo dentro das noites da vida e vai qual ave perdida, ou como qualquer caminhante. Quando eu me for embora ninguém vai brigar por herança, não vou deixar testamento porque isto não precisa, não vejo necessidade. Ninguém vai herdar nada porque nunca tive nada. Vou partir em paz, tranquilo, vou descansar afinal. Depois estarei feliz vivendo num lindo País onde não entra o mal. 18-08-2022
  VENTO DE AGOSTO Sopra o vento de agosto igual um ventilador que traz folhas, traz sujeira, objetos e poeira sujando a casa inteira e causando irritação. Venta vento ventania e transforma o meu dia numa grande confusão. O vento me traz desgosto, mas eu entende esse vento: É a presença de agosto que chega em forma de vento. Alguém não fechou a janela e esse vento tagarela chegou sem pedir licença e causou no meu quintal um rebuliço tal que a vida ficou muito tensa. 18-08-2022
  NÃO SOU DIFERENTE DE NINGUÉM Sou evangélico, mas não sou diferente de ninguém. Como o pão que todos comem e respiro o mesmo ar, a mesma brisa, piso no mesmo chão em que todo mundo pisa, como o mesmo feijão, o mesmo arroz como a mesma farinha e a mesma verdura. Sei falar forte e sei falar com carinho e ternura. Sei orar e sei meditar na Palavra, na Santa Escritura. Caminho na mesma estrada, às vezes de madrugada, tendo um certo cuidado. Falo alto às vezes e às vezes fico calado. De repente sou criticado e critico também. Sou evangélico, mas não sou diferente de ninguém (18-08-2022)
NÃO VALE A PENA Não vale a pena chorar, mas a gente chora. Não vale a pena sair, mas a gente vai embora. Não vale a pena viver, mas a gente vive e ama a vida. Não vale a pena trabalhar, mas a gente trabalha pela comida. O que vale a pena então? "Tudo vale a pena se a alma não é pequena", já dizia Fernando Pessoa. O que vale a pena e o que não vale é muito relativo. Temos que lutar enquanto estamos vivos. Cada dia é uma batalha, é um desafio. Pensando bem, nada vale a pena, pois no fim perdemos tudo. Tudo se vai com a vida: vão-se os bens, os amigos, os parentes e a pessoa mais querida. Mas enquanto estamos aqui temos que valorizar a nossa vida. 16-08-2022.
      EU QUERO Eu quero continuar te amando, vivendo, escrevendo, sonhando, me lembrando de você, do seu jeito, do seu sorriso, sua forma de falar e de gesticular, enfim, tudo que me encantou um dia e me deu tanta alegria e me fez fazer loucuras, mesmo sem saber exatamente o que eu estava fazendo. (Cícero Alvernaz)
  ASSIM SERÁ COMIGO E SERÁ TAMBÉM COM VOCÊ Ontem depois do velório eu estava pensando: Quando a pessoa está viva ela é motivo de comentários e até de festas, aplausos e parabéns. Enfim, são muitas homenagens, algumas são até emocionadas e emocionantes. Alguém sorri e chora de emoção e de gratidão àquela pessoa tão especial. Quando a pessoa morre, porém é tudo frio, é como se a pessoa nunca tivesse existido. Poucas pessoas vão ao velório e ao enterro. Sempre foi assim, eu imagino como deve ter sido o enterro de Jesus: Poucas pessoas e nenhum discurso. Nenhuma homenagem, apenas algumas lágrimas discretas das mulheres que o serviram. Um vento passou de leve balançando as folhas, era a Natureza adorando o seu criador. Assim a vida se vai, independente de quantos anos a pessoa viveu e de quem ela foi. Assim foi com aquela pessoa tão querida em vida, assim será comigo e também será com você. (14-08-2022)
  SE EU NÃO SOU POETA Se eu não sou poeta, me diga quem eu sou. Seria eu um passarinho sem asa que mesmo assim voa por aí à procura de sua casa? Seria eu um fantasma, um vulto, uma folha ao vento, uma assombração? Seria eu um ser sem alma e sem coração? Se eu não sou poeta eu devo ter nascido fora do tempo, eu devo ter sido gerado no ventre da terra. Ou será que eu sou um andarilho sem caminho e sem trilho vivendo em algum exílio? Se eu não sou poeta, como eu faço para escrever poesia? Se eu não sou poeta eu devo ser um dia dentro da noite e uma noite dentro do dia. Sou alguém que não existe, mas mesmo assim escreve poesia. 14-08-2022
  O PAI Dizem que o pai é o chefe do lar. Mas o pai é mais do que isto. Tem chefe que não chefia nada e o pai tem que chefiar pra não deixar a coisa descambar. O pai tem que ser o exemplo, ser alguém em quem se pode confiar. Chefe não é quem manda, nem é quem se impõe. Chefe é quem conversa, orienta, fala e sustenta. Chefe é quem procura entender, é quem procura conhecer para saber o que se passa, o que se vai. Assim deve se comportar o pai. 14-08-2022
  AMIGO Amigo não foge, não se acovarda, não vem antes da hora, nem tarda. Amigo é como a chuva: rega a terra e aumenta a sua produção. Amigo faz bem pra alma, reanima e aquece o coração. Amigo se apresenta e nos representa. O que fala, afirma e sustenta. Amigo enfrenta e luta sempre por nós, é a nossa força e também a nossa voz. Quem tem um amigo nunca está a sós. 14-08-2022.
  NINGUÉM É PERFEITO Exigir perfeição de um ser humano é o mesmo que exigir de um animal que ele fale, cante e escreva poesia. O ser humano é humano, ou seja, ele é uma criação, não é uma perfeição. De acordo com a Bíblia fomos feitos da terra, ou seja, do barro para onde um dia o nosso corpo voltará e a nossa alma, o nosso espírito, a nossa essência, voltará para Deus, aquele que nos fez e nos deu o fôlego de vida, além da inteligência e do sentimento. Ninguém é perfeito, embora algumas pessoas cheguem próximas da perfeição. Somos "filhos de Adão", portanto somos feitos da terra, somos pó e ao pó um dia voltaremos. (15-08-2022)
  EU QUERIA Eu queria falar com você, mas me faltou assunto, também me faltaram tempo e oportunidade. Quando vi, você já tinha ido e tudo ficou perdido, só me restaram lembranças e muito desejo. Fiquei olhando de lado, decepcionado por ter perdido aquele ensejo. Eu queria falar com você a sós e ouvir a sua voz, mas me faltaram assuntos. Na verdade, me faltou coragem, depois você se foi e ficou a saudade doendo no peito, um calor misturado com frio e um vazio que me deixou sem jeito. Por fim, eu fiquei parado lembrando o nosso passado quando a gente se falava, sorria, se beijava e depois se amava. 16-08-2022.
     ISTO NÃO É E NUNCA FOI VERDADE Cresci ouvindo pessoas dizerem que em Minas só tem pobreza. Eu ficava pensando como Minas realmente era. Imaginava que Minas era uma imensa favela com pessoas passando fome, morando em locais sem a mínima condição de moradia, uma grande tristeza e miséria a céu aberto. Eu era um adolescente que só conhecia a roça onde morava, a escola onde estudava, a rua onde eu passava e a venda onde pouca coisa eu comprava. Ficava imaginando Minas e pensando que todo lugar era assim. Quando fui à cidade achei tudo muito diferente, tinha muita gente, muitos carros e não esqueço do primeiro refrigerante que eu tomei e do primeiro sorvete que eu chupei. Voltei pra roça com outra cabeça e com outra impressão sobre o meu Estado. Hoje eu sei que Minas é um dos Estados mais ricos do Brasil, na verdade é o terceiro Estado mais rico do Brasil. O seu PIB (Produto Interno Bruto) só perde para o Rio de Janeiro e São Paulo. Quando alguém me fala que Minas só tem pobreza eu sei
  MÚSICA E POESIA O poder da música é muito grande. Uma pessoa escreve um lindo poema. Além de poucos lerem, a maioria não lê e ainda o critica. Uma pessoa faz uma letra, coloca uma música, um ritmo que mexe, e logo é um estrondoso sucesso. Tem gente que consegue fazer a sua independência financeira com apenas uma música. A música tem o condão de embalar as pessoas enquanto a poesia depende da sensibilidade, do conhecimento, do entendimento e de gostar de poesia. A música embala, enquanto a poesia "corta o barato" como se dizia antigamente, mas eu gosto de poesia. Já chorei e sorri lendo ou escrevendo poesia. Cada um tem dentro de si um termômetro, uma pecinha que acusa o seu nível de sensibilidade.
  UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL Há alguns anos eu tomei um ônibus à noite em Realeza com destino a Campinas. Quando entrei no ônibus eu senti uma grande tristeza quando olhei para aquelas pessoas, algumas idosas, aparentemente cansadas e até doentes. O ônibus da Viação Gontijo vinha da Bahia e ia para Campinas, passando por São Paulo. O ônibus estava com poucos passageiros, senti-me sozinho e comecei a cantar baixinho os hinos da Harpa Cristã começando pelo primeiro hino: "Deus prometeu com certeza chuvas de graça mandar" e senti uma presença espiritual tão forte que eu não sabia se cantava, orava, sorria ou chorava. Se tivesse acontecido algum acidente naquela viagem, eu estaria hoje no Paraíso. Foi uma experiência inesquecível. Deus, efetivamente, se fez presente ali.
     POESIA É SÍNTESE Poesia tem dessas coisas, às vezes não é fácil entender, costumo dizer que poesia é só para pessoas que tem sentimento e inteligência. Poesia tem profundidade oceânica, tem voz e som, tem tudo que é bom sem aparecer e até sem querer, de uma forma muito sutil e natural. O poeta é apenas um emissor, um entregador de poesia, um office boy, um carteiro que bate de porta em porta nos corações com o seu alimento, seu remédio, seu medicamento em forma de versos. Poesia é síntese, é a vida no seu universo, é o amor em forma de versos agregados ou dispersos. 16-08-2022.