Postagens

Mostrando postagens de setembro 12, 2021
      MINAS - TEMPO PASSADO Lembro das pedras e do cascalho, do fogo e do borralho, da chuva mansa que eu ouvia cair quando eu era criança. Me lembro da estrada por onde passava muita gente, alguns estranhos e "mal encarados", também passava gente conhecida, às vezes com um saco nas costas contendo alguma produção da roça, algum alimento que levava para o uso diário. Lembro dos "causos", das brincadeiras, dos fantasmas que aterrorizavam, mas ninguém conhecia nem nunca tinha visto. Lembro da noite escura, da noite de lua, das brincadeiras no terreiro até quase meia noite. Tudo era real e fantasioso, tudo era puro e tinha um jeito carinhoso de ser. Lembro das histórias dos antigos, de velhas civilizações, de descobertas, de ouro e de pedras de muita valia. No meio disso tudo tinha a poesia, a canção e a amizade entrelaçada, bonita e verdadeira. Tinha o carinho, o amor, e as músicas que enchiam o ar de sonhos e velhas recordações. Enfim, isto é Minas onde nasci e fui
  AMOR DE PRIMOS Amor de primos é assim: muitas vezes não tem jeito, nem acerto, nem conserto. É um amor diferente no qual participa muita gente e cada um dá o seu palpite, dá a sua opinião. Amor de primos muitas vezes é um amor que fica, às vezes se multiplica e muita gente comenta. Aparecem os parentes dando a sua opinião e fazem reunião pra decidir como fica. Depois fazem votação, procurando a solução, porém no fim não se chega a nenhuma conclusão. E o casal então se separa pra não ter mais confusão.
  O BRASIL VAI CUSTAR A PEGAR O RUMO Estive hoje no centro da cidade para resolver alguns assuntos pessoais e fiquei triste com o que vi em relação ao movimento, seja no comércio ou em geral. Muita seca, pouca água no rio e muito desânimo na cara das pessoas. Até para tomar a Circular agora está difícil, diminuíram os ônibus, portanto "esticaram os horários" talvez devido ao decréscimo no número de usuários. Está parecendo uma cidade fantasma, o comércio vazio e os bancos idem. Tirei várias fotos, até as fotos saíram desanimadas, meio que me pedindo para não tirar, para não as incomodar. Eu, próprio, só fui ao centro porque fui tangido pela necessidade. Pelo jeito, o Brasil vai custar a pegar o rumo.
  ISTO FOI MUITO BACANA Dar uma volta pela cidade, coisa boba, uma tolice. Mas quem disse que a vida não é cheia de tolices? Dar uma volta pela cidade. Cidade que está seca e sem brilho, mas eu sou um filho que foi adotado por esta terra. Fui adotado quando saí de Minas, fui recebido e bem tratado, aqui iniciei meus passos mais largos rumo ao sucesso. Aqui fiz amigos, me redescobri, me fiz jornalista, conheci muita gente, fiz amizade, voltei a estudar, virei jornalista, motorista, radialista, dei entrevista até na televisão. Graças à adoção me tornei filho do coração da coletividade guaçuana. Isto foi muito bom, isto foi muito bacana.
  TODOS NÓS FOMOS ADOTADOS Quando uma pessoa é adotada, ela também adota. A adoção é uma junção, é receber e ser recebido no coração. Todos nós fomos adotados espiritualmente. Fomos feitos filhos de Deus através de Jesus. Existe o filho natural e o filho que foi adotado, também conhecido como "o filho do coração". É um ato de amor dos mais sublimes que existe É um ato divino, muito lindo e especial. Eu fui adotado por Deus através do sofrimento e da morte de Jesus. Isto não é mera religião: é uma realidade, é algo que nasce no coração e dura por toda a eternidade.
  DIGA NÃO As pessoas, em geral, precisam aprender a dizer não. Já apanhei muito por ter dificuldade em dizer não. Só agora depois de velho é que me dei conta disto. Quantas vezes eu disse sim e até hoje eu pago a conta atrelada a essa minha decisão. Pior é quando a gente fica a vida toda querendo dizer não, mas não tem força para tanto. É preciso saber dizer não, independente da situação. Sei que essas coisas que eu escrevo pouquíssimas pessoas conseguem entender e absorver, mas são situações com as quais milhões de pessoas convivem. Dizer não pode representar uma grande vitória que vai se estender por toda a nossa vida.
  A SAGA DE UM CAPITÃO Tentaram mata-lo e o perseguiram, o apelidaram, frustraram seus planos, tentaram engana-lo, desprezaram seus projetos, rasgaram os seus decretos, e o ameaçaram de morte. Puxaram seu tapete, o ironizaram com palavras chulas, fizeram acenos, lhe deram venenos, mas ele não tomou. Armaram ciladas nas suas estradas, sem dó o xingaram, traíram, chutaram e tanto inventaram acerca de tudo, mas ele, contudo, manteve-se firme, audaz, corajoso, não se importou. Refez seu caminho às vezes sozinho, às vezes distante viveu seu instante com fé e com garra. Um fato tão raro, tão grande, tão caro, assim ocorreu, mas ele venceu a sua missão, se fez capitão Jair Bolsonaro.
  CALOR Calor, sem ventilador, horror, cobertor, pavor, fervor, aquecedor, amargor, dor, suor, suador, clamor, enfim, tudo é calor, mesmo com um ventilador ligado, com o cobertor guardado e com o aquecedor desligado. O calor brinca e dá risada, zomba e dá gargalhada, mas eu não acho graça nenhuma. Afinal, tudo está mal com esse calor sem igual.
 E NFIM, EU SOU ASSIM Sou uma pessoa comum. Minha fala, meu papel de bala, a manga da camisa, o vento que vem a brisa que balança as folhas, o sorriso sem vontade, o sonho que vem em qualquer idade, o livro que ninguém mais lê e esse jeito especial que eu vejo em você. Não tenho nada de especial, não tenho nada que me distinga dos outros, nem esse jeito que eu tenho que a ninguém atrai como um vidro vazio que cai. Sou uma pessoa comum. Meus versos não são estudados, nem marcados a lápis ou a caneta. Eles nunca foram decorados e depois recitados numa faculdade ou numa igreja. Nunca fui de me apegar, esse é o meu jeito. Tenho medo de me apegar a alguém. Já sofri muito por conta disto. Já amei muito, já bebi de várias fontes, já fui a Belo Horizonte, viajei a noite toda só pra ver alguém e depois voltei sem ninguém, sem sequer sentir alguém de repente pairando em minha mente. Enfim, eu sou assim.
  LEMBREI-ME DE JESUS Cheguei, mas ninguém me recebeu. Tentei saudar a todos, mas ninguém me respondeu. Pensei em ir embora pelo mesmo caminho, mas ali fiquei pensativo e sozinho, sem sequer um olhar e sem nenhum carinho. Ninguém me mandou sentar, mas tinha cadeiras vazias. Pensei em me sentar, mas tive medo. Me encostei numa parede, fiquei olhando o movimento, mas ninguém me ofereceu assento. Lembrei-me de Jesus quando chegou no templo e resolvi seguir o seu exemplo: Nada falei e nem sequer eu reclamei, depois saí e fui embora do mesmo jeito que cheguei.
  HOJE É SEXTA FEIRA Esse dia da semana já deu muito o que falar. Já inspirou modas e já fez medo em muita gente. Quem não se lembra da sexta feira 13? Mas isto é tudo crendice, invenção de quem não tem o que fazer, ou tem, mas não tem coragem pra fazer nada. Quando eu morava na roça, o dia que eu mais gostava era quinta feira, não me perguntem por que. Talvez porque é véspera de sexta feira, que é véspera de sábado. Do domingo eu não gostava muito porque é véspera de segunda feira que para mim era o pior dia da semana. Sempre fui muito criativo e isto me custou alguns arranhões ao longo da vida. Hoje ainda sou criativo, mas hoje isto é algo totalmente sem valor. Criar hoje é fazer papel de besta, de quem não tem mais o que fazer. Mas eu vou continuar assim porque foi assim que Deus me fez e eu consegui chegar até aqui. Boa sexta feira para todos os meus raros e caros leitores.
  OS GOSTOS SÃO DIFERENTES O que você gosta, o que você quer, pode não ser o que eu gosto, pode não ser o que eu quero, mas eu respeito o seu gosto e respeito o seu querer. Os gostos são diferentes no contexto dessa vida com dores e com feridas e com lágrimas e ais. Cada um com o seu gosto vamos seguindo em frente, semeando a semente do amor e da bondade, com carinho, amizade, e com fé no coração. Cada um com sua vida, seu trabalho, sua lida, seu carinho e sua fé. Respeitando uns aos outros, cada um no seu espaço vamos assim prosseguindo, seja chorando ou sorrindo sem temer nenhum fracasso.
  GOSTEI TANTO QUE NÃO PAREI MAIS Alguém um dia me perguntou: "O que você mais gosta de fazer?". Eu respondi: gosto de fazer muita coisa, mas o que eu mais gosto de fazer é escrever. Quando estou escrevendo eu choro e dou risada e sinto as palavras borbulhando em mim. Confesso: eu não queria ser assim, pois ás vezes é dolorido e até queima o peito e dá um mal jeito, mas depois é gostoso ver "a criança que nasceu". Também gosto de fazer outras coisas mais amenas, as quais, creio eu, todo mundo gosta. Algumas vezes eu comecei a escrever um poema e não consegui terminar, não foi por falta de inspiração, talvez tenha sido por "excesso de inspiração". Cada escritor é de um jeito. Fernando Sabino, famoso escritor mineiro, ganhou muito dinheiro escrevendo contos e biografias. Foi ele quem escreveu a biografia da "presidenta". Certa vez, em tom de brincadeira, ele disse: "Até hoje eu só não escrevi uma missa, mas se me pagarem bem eu escrevo".
  ESCREVER É ASSIM Escrever é assim: é algo que sai de mim, algo incrível, invisível que tem começo e não tem fim. Uma brincadeira talvez, uma piada sem graça, um cão que passa ou uma criança que brinca, um livro aberto, uma flor no deserto, uma abelha fazem o seu mel ou uma nuvem correndo no céu. Escrever é assim: é esquecer o mundo, as obrigações, as contas a pagar, o almoço, o jantar, o passeio no final da semana, a igreja, a discussão com o vizinho, o almoço, o cafezinho e o soninho depois. Escrever é assim: é pensar em você e em mim, é pensar em nós dois.
  DOMINGO À NOITE Sozinho em casa num domingo à noite não se tem nada a fazer, ou se tem muito a fazer. O domingo está terminando, restam poucas horas e depois uma nova semana virá. Isso tudo é subjetivo, mas a vida sempre foi assim, mas pesa em mim o que não fiz neste dia, não semeei alegria, nem plantei carinho. Apenas estou sozinho falando comigo como se eu fosse o meu amigo paciente e atento ouvindo as minhas divagações. Isto é pesaroso e às vezes triste, tanto que muita gente não resiste e sente uma lágrima teimosa cair. Por que sou assim? Por que não saí por aí como tantos à procura não se sabe de que? Achei melhor agir assim e agora sinto uma espécie de pesar por ficar assim: sem você e sem mim.
  MINHAS VONTADES Fui à venda fazer uma comprinha. A balconista me atendeu muito educadamente e falou: Bom dia, fica a vontade! Eu lhe disse: Bom dia, eu já estou a vontade desde a hora que me levantei: vontade de ir ao banheiro, vontade de lavar o rosto, vontade de tomar café... Ela então me disse: Pois então pode continuar à vontade. Para aproveitar o assunto eu lhe disse: Agora estou com outra vontade, mas não sei se devo falar. Ela se assustou e ignorou a minha vontade. O silêncio baixou, deu até pra escutar um ratinho que por ali passou. Mas logo a conversa se restabeleceu e eu lhe disse: Continuo com a mesma vontade. Ela me olhou como se eu estivesse louco, talvez pensando em outra coisa. Eu então a acudi e lhe disse: Eu vou te falar qual é a minha vontade, espero que você entenda. Ela baixou a cabeça e se emudeceu. Aguardei um pouco e então lhe disse: Eu estou com vontade, ou com necessidade de ir de novo ao banheiro. Comi algo ontem à noite que não me caiu muito bem.
  O QUE, EM GERAL, É UMA IGREJA Igreja é um lugar onde a gente vai, canta, ora, ouve pessoas fazerem pregações, contribui, ajuda, trabalha, faz tudo que pedem ou mandam, mas quando você precisa de alguém geralmente ninguém te ajuda, nem te visita, não ligam pra você, nunca procuram saber como você está, e se você reclama ainda te chamam de murmurador. Você simplesmente é ignorado, independente do seu estado, ou de como está vivendo. Você é simplesmente ignorado e aquilo que você fez é esquecido, como se você nunca tivesse existido. Igreja, em geral, não tem amor, embora seja o lugar onde mais se fala de amor, de fé e de comunhão. Igreja é onde se lê e até se decora o Salmo 133, mas na prática ele é simplesmente desconhecido. Conheço pessoas que já passaram por mais de 50 igrejas esperando encontrar uma que lhe dê amor, carinho e atenção, alguma que não apenas lhe chame de irmão, mas que, sobretudo, o considere como um irmão de corpo, alma e coração.