Postagens

Mostrando postagens de agosto 13, 2017
SIMPLICIDADE Uma casinha simplesinha que nenhuma beleza tinha e ficava bem distante. Gente simples que olhava da janela era quem morava nela e ficava todo dia olhando o povo que ia que passava, que voltava, gente que trabalhava de enxada nas costas moringa na mão gente pobre do sertão que não tinha outra vida que não tinha profissão gente que passava gente que olhava gente que nada falava dava apenas um aceno para quem olhava da janela da casinha simples que nenhuma beleza tinha e ficava bem distante. Uma casinha simplesinha pequenininha à beira da estrada bem longe da cidade onde o tempo não passava onde a vida se sentava e suas histórias contava com muita simplicidade. Cícero Alvernaz (autor) 19-08-2017.
EU QUERO UM LENÇO Eu quero um lenço, pode ser de tecido ou de papel, eu quero um lenço urgente, quero um lenço! Preciso enxugar algumas coisas que penso, preciso secar as lutas que eu não venço, preciso apagar este meu medo imenso, eu preciso de um lenço! Eu quero um lenço, as lágrimas começam a cair, um lenço, por favor, um lenço! Preciso enxugar o meu suor, preciso me secar seja onde for, preciso me desapegar, eu penso, por favor, eu quero um lenço! Eu quero um lenço, pode ser de tecido ou de papel, pode ser branco ou azul da cor do céu, um lenço, eu quero, por favor! Que ele seja limpo, bem passado, e que ninguém jamais o tenha usado, eu quero um lenço, um lenço, por favor! Cícero Alvernaz (autor) 18-08-2017.
EU ACORDEI Eu acordei assim: me vi sem mim e me procurei e demorei pra me achar. Eu acordei no abandono ainda envolto em sono, acordei assim tristonho ainda no meio de um sonho. Eu acordei assim: não sei se acordei ou se fui acordado, mas sei que abri os olhos e me virei de lado, depois fechei os olhos e me vi abandonado. Eu acordei sem vontade de me levantar, eu só queria acordar e sentir que estava vivo, isto para mim foi um alívio, uma doce certeza, um misto de alegria e tristeza. Eu acordei e fui bem recebido pela mãe natureza. Pude sorrir, pude sentir, e pude finalmente descobrir meu mundo e a sua beleza. Cícero Alvernaz (autor) 18-08-2017.
EU NÃO QUERIA CHORAR POR VOCÊ Eu não queria chorar por você Nem por ninguém. Eu queria ser duro como uma pedra, Insensível como uma porta, Azedo como um limão, Mas não posso controlar meu coração. Eu não queria essas lágrimas teimosas Que descem no meu rosto E me deixam marcas por dentro E por fora. Eu não queria chorar por você, Mas minh’alma todo dia chora. Eu queria ser rude, insensível, Mas não posso controlar meu coração. Eu não queria chorar por você Nem por ninguém, Mas choro toda vez que te espero E você não vem. Cícero Alvernaz (Membro da Academia Guaçuana de Letras) Mogi Guaçu, 28 de abril de 2008.
ESPINHAS Espinhas no rosto, coisas da adolescência, mas que reaparecem na idade adulta e também se espalham por algumas partes do corpo. Preocupação, brincadeiras sem graça, apelação, tudo por causa das espinhas que a gente vivia espremendo às vezes até sair sangue. Bons tempos da adolescência, sonhos e alguns pesadelos, medos e surpresas e sempre as "malditas espinhas" a nos acompanhar. Aquele tempo ficou distante e hoje os adolescentes são outros, com outras caras e outras  "espinhas" que a tecnologia explica melhor, mas não cura. Sentimentos, choros, namoricos e algumas decepções. É a vida sempre atenta que tenta, que chama, que promete, mas nem sempre cumpre. E o amor ficou distante, mas ainda teima em reaparecer. Espinhas, marcas por fora e por dentro, sofrimento, vida que vai, gente que fica e o amor sempre a bater no meu pequeno coração. (17-08-2017)
ASSOMBROS Esta vida é cheia de assombros, tanta gente carregando nos ombros a carga que não lhe pertence. Tanta gente querendo e não tendo, tanta gente tendo e não merecendo, tanta gente que vive sofrendo, pela vida andando e gemendo, tanta gente levando nos ombros as cargas desta vida sofrida e cheia de tantos assombros. 16-08-2017.
QUANDO O HOMEM CHORA             O homem também chora, embora muitas vezes não assuma o seu choro e tente disfarçar as suas lágrimas e o seu pesar. O homem chora muitas vezes escondido, perdido em seus assombros e penúria, triste, amargurado ou com fúria, mas ele chora convulsivamente e se descabela, soluçando e se esvaindo em lágrimas. Jesus chorou, Pedro chorou e tantos outros heróis choraram ao longo do tempo, ao longo da história. Mas mesmo assim fica um ponto de interrogação: Por que o homem chora? Sabemos que crianças e adolescentes choram e, principalmente, mulher chora, mas para o homem ainda há um tabu e uma “certa” vergonha em ser pego chorando. Apesar de tudo, o homem também chora.             Peguei-me pensando nesse tema porque não faz muitos dias chorei, depois de tanto tempo tentando me provar que “homem não chora”. O motivo foi justo, pois decorre de algo muito íntimo e pessoal. Percebi que não sou mais forte do que ninguém e também tenho os meus momentos de fraq
CORAÇÃO, NÃO CHORA! Coração, não chora, ela foi embora, mas um dia vai voltar. Tenha esperança feito uma criança que não desespera, mas que sempre espera e ás vezes chora quando a dor aperta, quando a noite vem... Coração, não chora, ela foi embora e deixou saudade. Lembra do sorriso, sua voz tão mansa, seu olhar tão doce, seu carinho meigo... Coração, não chora, ela foi embora como vai o dia, como vai a rima dentro da poesia, como a alegria que se faz tristeza, como a riqueza que se faz pobreza... Coração, não chora, ela foi embora, mas um dia vai voltar. Coração espera, pois a primavera voltará com flores, suas lindas cores vão tudo enfeitar. Cícero Alvernaz (autor) 15-08-2017.
PRECISO Preciso de um café e de escrever um pouco, preciso de uma lente para ver o meu interior, preciso de uma luz para me iluminar por onde eu for. Preciso de uma chave para abrir meu cadeado, para abrir meu coração que está sempre fechado, preciso de um café, mais amor, também mais fé, preciso de um espelho pra contemplar o meu rosto, tentar abrir um sorriso em meio a tanto desgosto. Preciso, preciso urgente, de sentir o sol e de ver gente, preciso transformar o meu espaço num carinho, num abraço, preciso de você, preciso. Cícero Alvernaz (autor) 14-08-2017.
PAI Pai de longe, pai de perto, pai ausente, pai presente, pai que vem, pai que vai, pai que fala, pai que escuta, pai que chora, pai que ri, pai que ama, pai que odeia, pai que espera, pai que tolera, pai que reflete, pai que se intromete, pai que briga, pai que não liga, pai que sai, pai que volta, pai que prende, pai que solta, pai que pede, pai que concede, pai que cuida, pai que se descuida, pai que grita, pai que ouve, pai que tenta, pai que se ausenta... Cícero Alvernaz (13-08-2017).