Postagens

Mostrando postagens de novembro 14, 2021
      NINGUÉM É FILHO DE CHOCADEIRA Gosto de observar e comentar certas coisas, sem me ater ao lado pessoal de ninguém. Isto muitas vezes atrai algumas pessoas e afasta outras. Tem pessoas que falam de tudo e isto é muito bom e a gente acaba sempre aprendendo alguma coisa. Mas eu observo que quando o assunto passa para o lado espiritual a pessoa "escapa" afirmando que "não gosta de falar de religião". Na verdade, não é religião no sentido sectário e de imposição. É apenas falar de alguma experiência espiritual relacionada à Bíblia, algum fato inexplicável que aconteceu e eu sempre gostei de compartilhar. A pessoa, em geral, tergiversa, ou seja, "pula fora", alegando que não fala de religião. Falar da Bíblia, de Jesus, não é necessariamente falar de religião, mas a pessoa não entende assim. É uma pena! Afinal não estamos aqui apenas de passagem. Ninguém é filho de chocadeira, como já dizia a minha avó. (15-11-2021)
  UMA HISTÓRIA VERÍDICA Tem gente que não gosta de tirar fotos, mas tirar foto não é só pra se exibir. Foto é uma fotografia, um retrato da pessoa que é usado em documentos, portanto é coisa séria. Conheci alguém que detestava foto, não tirava fotos pra nada, quando via uma máquina logo se escondia atrás de alguém. Mas chegou uma hora em que essa pessoa teve que se submeter a foto. Não teve escapatória. E agora, como tirar uma foto pela primeira vez? A pessoa não queria, nem aceitava e ainda tinha aquela luz, aquele reflexo que dá medo em muita gente. Por fim, a pessoa consentiu em tirar a tal foto. Assim que a foto ficou pronta mostraram para ela aquela obra de arte. A pessoa, a princípio, não queria ver, mas quando viu gostou tanto que queria tirar mais. Na vida, muitas vezes é assim: a primeira vez a pessoa evita ao máximo, mas depois que "passa um boi passa uma boiada" e se bobear, até a porteira vai junto.
  COMPANIA SEM H Muita gente pensa que toda pessoa que tem um Curso Superior sabe escrever corretamente. Na verdade, creio que a maioria não sabe, inclusive algumas pessoas que dão aula de Língua Portuguesa e Literatura. Dependendo da área de formação, essas pessoas sabem apenas o básico em termos de escrita. Quando comecei a trabalhar em escolas vi coisas de arrepiar. Certa vez eu fui numa na sala de aula para dar um recado a uma professora e fiquei abismado com os erros que eu vi na lousa. Discretamente chamei a professora de lado e lhe falei que a palavra companhia tem um h entre o n e o i esperando que ela corrigisse na lousa onde ela escreveu "compania". Qual não foi a minha surpresa e decepção quando ela me disse que "companhia do verbo acompanhar não tem h, companhia com h é quando se trata de uma firma". Ela falou com tanta convicção que eu preferi não continuar o assunto. Na verdade, eu fiquei com pena daqueles alunos. Vi algumas outras atrocidades em outra
  FERIADO Hoje é mais um feriado neste País dos feriados. Aqui tem feriado pra tudo: pro careca e pro cabeludo. Tem feriado pra dona de casa e pra quem voa sem asa, para quem engole brasa e até pro cachaceiro. Tem feriado pro pedreiro e até pro escritor, tem feriado pro vendeiro e tem até pro pintor. Feriado municipal, feriado estadual e feriado federal. Feriado pro santo, feriado pra freira, feriado pra enfermeira e até pro ladrão. Feriado pro empregado e também para o patrão. Aqui tem muito feriado, tantos que eu nem sei quantos. É feriado todo dia, só não tem feriado pra poesia e nem sequer pro poeta, mas a gente se aquieta e curte os feriados. Hoje é mais um feriado e eu estou aqui sentado com tristeza e alegria, pois eu sou aposentado e pra mim é feriado todo dia. (15-11-2021.
  TER FÉ Tem gente que tem muita fé, mas tem fé em que? Tem fé no seu time, tem fé na Seleção, tem fé no seu patrão, tem fé no seu carrão. Tem gente que tem fé até no seu cão. Quando o assunto é fé tem gente que até exagera. Tem fé no amigo, no vizinho, no irmão, tem fé na condução, tem fé na sua religião e no seu time do coração. Tem gente que tem muita fé, tem tanta fé que chega a ser fanático. Tem fé que tudo vai dar certo e faz os planos seus. Tem fé em tudo, mas não tem fé em Deus. 14-11-2021.
  REENCONTRO Andei pelo caminho pensativo e sozinho, vi pássaros e flores, encontrei pessoas vindo de encontro num passo lento como a tarde que lentamente caía despedindo-se do dia. Minha caminhada eu prosseguia enquanto no horizonte o sol sumia ensejando a chegada das estrelas na noite que lentamente descia. Pensei em você enquanto o mundo escurecia. Vi seu olhar nas estrelas e na lua que surgia. Pensei num verso, tentei fazer poesia, no entanto sem você não conseguia. Voltei pra casa enquanto a noite me cobria, senti seu manto me cobrindo e pouco a pouco reencontrei a alegria. 11-11-2021.
  "APOSENTADO NÃO TRABALHA" Hoje quando eu falei que estou aposentado uma pessoa me disse: "Então agora você não faz mais nada". Eu disse: ainda estou vivo e ativo, hoje talvez eu faça até mais, afinal o que não falta é o que fazer. Depois fiquei pensando e falei comigo: Imagina se uma pessoa saudável, ativa e minimamente inteligente consegue ficar dia e noite sem fazer nada. Será que aguenta? Tem gente que pensa que quando uma pessoa aposenta vira estátua de praça que só serve para os passarinhos pousarem e sujarem. O homem é uma máquina, se parar enferruja, quebra e enguiça. Trabalho é algo normal para o ser humano, o nosso corpo trabalha até quando estamos dormindo, por isto sonhamos e temos até pesadelos. A Bíblia diz: "Se alguém não quiser trabalhar, também não coma" (II Tessalonicenses 3.10). Aposentado trabalha e muitas vezes trabalha até mais e não ganha nada. No Brasil ainda há muito preconceito para com os aposentados. (11-11-2021)
  O IDOSO Essa palavra pode ser mal vista e mal interpretada, pode ser mal entendida e mal explicada. Afinal, o que é ser um idoso? A partir de quantos anos somos idosos? Qual a vantagem e a desvantagem de ser um idoso? Um idoso é um ser humano que já viveu bastante e portanto tem mais experiência de vida, mas quilômetros rodados e acumulou mais pontos nos desafios da vida. Mas quem é o idoso? O idoso é um ser humano que fisicamente é mais susceptível a algumas doenças, se cansa mais e às vezes fala com uma certa dificuldade. Tudo isto é devido a sua idade que com o tempo acaba deixando a sua marca e a sua cobrança, mas, por outro lado, deixa carinho, experiência e esperança. Deixa sabedoria adquirida ao longo da vida, capacidade e sabedoria para escolher o melhor caminho, a melhor estrada. Afinal, o idoso já passou por tantos caminhos, trilhos e vielas que até perdeu a conta. O idoso só quer carinho, paciência, respeito e amor. Ele não pede nada que não seja normal e usual dentro do c
  JUNTOS E SEPARADOS Juntos, porém separados, mesmo vivendo juntos. São tantas situações, e são tantos os assuntos, porém o mais importante é que estamos juntos. Tem gente que se separa, mas continua junto, tem gente que está junto, porém está separada. Essa vida às vezes é tudo, outras vezes não é nada. A gente cai e levanta, mas segue na mesma estrada. São tantos os desacertos e é tanta confusão, tem gente que caminha junto, mas está na contramão. Cada um com o seu jeito, todos querem ter razão. O importante é viver bem sendo um bom cidadão. 11-11-2021.
  DORMIR DE DIA Quando a pessoa dorme de dia o dia vira noite e a noite vira dia. A pessoa perde a noção de tudo e viaja no tempo e o tempo é só uma pequena condução que desliza sobre o colchão. O sono é uma viagem colorida que leva consigo a vida e tira todo cansaço. A noite e o dia se unem num só dia com música, letra e melodia. O sono abraça a pessoa e é uma sensação tão boa que a gente não quer que se acabe. Dormir de dia é um privilégio, um prazer e um dom. Dormir de dia é algo extremamente bom. 12-11-2021.
  VACA ROSA E BOI VERMELHO Vaca rosa e boi vermelho juntos se olham no espelho. Vaca rosa toda prosa e charmosa se ajeita e se enfeita todo dia. Saem juntos, bem unidos, são amados e queridos, pois espalham alegria. Vaca rosa e boi vermelho vão desfilando na rua, depois se sentam na praça com cuidado e com graça, amor e muita bondade. É o casal mais aplaudido e sempre bem recebido pelo povo da cidade. Eles parecem humanos, fazem juntos os seus planos com muita seriedade, por isto são aplaudidos e sempre bem recebidos pelo povo da cidade. Vaca rosa e boi vermelho refletem como um espelho a sua simplicidade.
  A CONFISSÃO DE UM POETA Sou poeta já faz tempo, mas sempre tive medo de me assumir, de me aceitar como poeta. Muitas vezes as palavras saltavam da minha mente como cardumes de peixes n'água, eu disfarçava, brigava comigo para não externar algo que eu não queria, pois não sabia o que realmente era. Aquilo me devorava, me instigava, praticamente me obrigava, mas eu, não aceitava. Já passando da meia idade foi que eu resolvi dar uma chance para a poesia. Ainda bem que eu ainda tinha tempo, não era tarde demais para me abrir aos versos e eles cada vez mais fluíam com força e desembaraço. Sei que isto não leva a nada, não dá dinheiro, nem fama, mas é uma prática bonita e muito rara e pura. Acho que nunca ganhei sequer um centavo com poesia, mas, por outro lado, ganhei reconhecimento, algumas amizades, admiradores e, principalmente, a sensação do dever cumprido. Hoje sinto que nada devo à poesia que antes insistia em ser liberada e, por fim, ser lida e amada. (13-11-2021)
  FOBIA Fobia é um medo exagerado de alguma coisa ou de algum lugar. É tão exagerado que faz a pessoa ver fantasmas e se sentir incapaz de fazer qualquer coisa. Por exemplo: tem gente que não passa em frente de um cemitério nem de dia e jamais entraria num lugar deste. É um medo que é mais do que medo: é uma doença psicológica. É uma aversão total a determinadas coisas e isto pode estar relacionado a certas pessoas, lugares ou animais. Tem gente que tem fobia de ficar sozinha, seja onde for e não é capaz de ficar num quarto escuro. Isto é uma doença, um distúrbio mental e emocional que prejudica muito a pessoa. Toda pessoa tem um certo tipo de fobia, ou tem fobia por alguma coisa, ou lugar. O problema é quando isto se torna um transtorno e toma contornos muitas vezes irreversíveis.
  NADA É FÁCIL Nesta vida nada é fácil, mas nem tudo é difícil. Cada um tem sua vida e na vida o seu ofício. É preciso enfrentar, sem nunca desanimar. É preciso correr a carreira até um dia chegar. Nosso Deus nos deu coragem para tudo enfrentar e prosseguir a viagem até um dia chegar. Se a vida fosse fácil não teria muita graça. A gente ficaria sentado todo dia numa praça jogando milho pros pombos ou fazendo arruaça.
  São as incoerências da vida. Hoje, quem não fuma, não bebe ou não fala palavrões é considerado um bobo, um religioso fanático, um fundamentalista. O chique hoje é usar algum tipo de droga e sair por aí tropeçando e às vezes até babando como se estivesse louco, ou recém egresso de algum sanatório.