Postagens

Mostrando postagens de junho 5, 2022
  ELA NÃO ME QUER Ela não me quer e se me quisesse eu não sei o que faria. Não sei como seria ser querido por ela. Talvez não seria bom, nem ruim, seria assim e assim, começo, meio e fim. Despedida no portão com um abraço, um beijo e um aperto de mão. Mas ela não me quer, ela é uma mulher muito chique e muito ocupada, não tem tempo pra gastar comigo, por isto prefere que eu seja apenas um amigo. Mas é chato ser apenas amigo de quem a gente gosta. É uma amizade estranha, a gente olha, olha, pede e nada ganha. Ela não me quer, por isto eu também não a quero, mas meu coração a quer.
CARONA Um homem deu carona para uma mulher. Começaram a conversar diversos assuntos e num dado momento a mulher perguntou: Vamos ficar só nisto? O homem então respondeu: Não, podemos também falar de tartarugas, sapos, peixes, jacarés, cobras... A mulher arregalou os olhos e disse: Está melhorando...
  MINHA RESPOSTA A UM JORNALISTA Escrever é só mais uma diversão, embora muita gente ganhe dinheiro com isto. Nas minhas andanças pelo jornalismo eu não ganhei nada, mas ganhei visibilidade e isto não tem dinheiro que pague. Durante 34 anos eu escrevi sobre quase tudo num jornal local e me aconteceram coisas engraçadas e outras muito sem graça. Muitos elogios e algumas críticas. Eu escrevia muito sobre política e um jornalista, já falecido, me criticava porque não gostava do meu ponto de vista. Ele dizia que houve "Ditadura Militar", ele até foi preso, segundo ele, por criticar aquele sistema. Eu vivi naquela época (de 64 a 85) e não vi nada disto, nem aconteceu nada comigo, nem com nenhum conhecido meu. De repente ele desandou a publicar textos no jornal me criticando, ou me desacatando. De minha parte eu fiquei quieto, até em respeito à idade dele e também à nossa amizade. Lá um belo dia eu resolvi escrever respondendo ele. Ao invés de brigar com ele, eu escrevi um texto e
  ESCREVER SOBRE MINAS Não adianta mais escrever sobre Minas. Tudo já foi escrito, tudo já foi dito com abundância de detalhes e até com alguns exageros. Já se falou de tudo um pouco sem economizar palavras e também sem usar palavras, apenas com gestos e atitudes. Comentários tantos se espalharam pelos cantos como água. Nada ficou sem ser dito, ou sem ser escrito e nada sobrou enfim. Mas eu tento encontrar um ponto, um conto, um contraponto nesse universo de palavras e frases soltas, pensamentos e sentimentos e eis que Minas surge diferente e se apresenta de repente com uma nova imagem, uma nova roupagem e novos segredos. Sempre tem algo a ser dito, mostrado, admirado, postado e elogiado quando se trata de Minas porque Minas se renova na sua beleza que rima com natureza e leveza. Sempre aparece um ponto, uma rima, uma história que não foi contada, um sonho, uma lenda, um fato, um verso, uma realidade. E Minas se eleva, se transforma, se compõe e se recompõe, se ajeita e se enfeita. E o
  OS MAIS LINDOS POEMAS Os mais lindos poemas são os poemas românticos. Eles falam da chegada e da partida, falam de flores, de amores e da vida. Falam de manhãs, de gotas de orvalho depois de uma madrugada fria. Falam dos raios do sol sobre as plantas, do passarinho e do seu gorjeio, falam do vento que veio para saudar a manhã. Os mais lindos poemas falam de amor, mas também falam de dor e de separação. Falam do riso e do planto, da poesia, do acalanto, do momento do beijo, falam do café e do queijo, da água, do fogo e do calor, mas eles falam, sobretudo, do amor.
  INCOERÊNCIAS DA VIDA A vida tem as suas nuances muitas vezes estranhas. Tem as suas manhas, as suas façanhas e as suas incoerências tamanhas. O ser humano nasce e passa muito tempo vivendo e aprendendo. Estuda, se forma, aprende todo dia toda sorte de teoria e também de prática. Mas a vida não é só isto: tem experiência, tem cadência, influência e em tudo tem que haver paciência. Quando a pessoa consegue um bom conhecimento prático e pode aproveitar melhor a vida eis que a idade avançada o convida a descansar. E assim, o homem morre quando, na verdade, poderia estar vivendo e aproveitando a vida. Essa é a incoerência da vida que fica e ninguém jamais explica. (08-06-2022)
  ELA Ela nem pensava em mim, mas eu apareci de repente, vim pé ante pé e entrei pela porta da frente. Ela se assustou com o barulho e deixou cair um prato que se espatifou, eu pedi perdão pela minha impetuosidade e ela disse: não foi nada não, não foi... Mas foi sim, foi um susto muito grande, foi um medo, um arrepio, um tremor, foi um grito abafado, foi quase um clamor. Depois tudo acalmou-se num instante, a vida se refez, a pressão subiu e baixou, os olhares finalmente se encontraram e o coração sorriu e disparou. O mundo e tudo em volta se encantou. 08-06-2020.
  PASSEI SÓ PRA DIZER UM OI Quantas vezes eu já falei: passei só pra dizer um oi, mas não foi. Na verdade, eu passei pra não dizer nada. Foi uma saudade danada que me fez passar. A gente inventa desculpa e às vezes se culpa pelo que fez, fica mais de um mês se desculpando, tentando se convencer e depois não sabe mais o que dizer, afinal, eu não passei só pra dizer um oi. Mas isto foi o que eu inventei pra disfarçar. Eu passei pra te olhar e de novo te ver. Não adianta negar. 08-06-2022.
  NA VENDA DO ZÉ TEIXEIRA Juntei alguns trocados e fui na rua, como se diz lá em Minas, com o intuito de comprar um doce e algumas balas. Cheguei na venda do Zé Teixeira, parei e olhei, mas não comprei. Voltei e olhei de novo a vitrine, mas novamente recuei. Pensei em sair e procurar em outro lugar, mas desisti. Me disfarcei olhando outras coisas: um cartaz de propaganda de cigarro pregado na parede, uma mesa num canto, um cachorro deitado na porta, um carro que parou de repente. Eu queria ganhar tempo para decidir o que ia comprar. Pessoas entravam e saíam, algumas bebiam no balcão e eu de longe olhava. Eu estava estranho, indeciso... Voltei ao balcão, olhei de novo e agora eu estava ainda mais indeciso. Meu dinheiro era pouco, de repente me lembrei que em casa estava faltando muita coisa e olhando para dentro daquele mercado vi algo que me atraiu. Recontei o meu dinheiro e fiz uma pequena compra. Chegando em casa minha mãe se alegrou e emocionada quase chorou quando eu lhe entreguei
  CALCANHAR RACHADO Eu sempre fiquei preocupado com o calcanhar rachado. Isto era mais comum no tempo de frio e causava um certo mal estar. Tem coisas bobas que atrapalham a gente, causam vergonha, mas não é vergonha nenhuma. Calcanhar rachado, dente careado, andar meio de lado, falar errado, coisas que às vezes deixam a gente inferiorizado. No meu tempo de criança, era comum chamar algumas pessoas de "mineiro do calcanhar rachado". Eu, que sempre fui muito observador, comecei a reparar isto, mas não vi nada de errado. A partir daí eu desenvolvi um jeito, uma forma de não dar crédito em tudo que muitas pessoas falam. Tem gente que adora colocar defeitos nos outros. Tem pessoas que não sabem falar direito e mal sabem escrever o nome. Comecei a observar essas coisas e ao invés de criticar eu procurei me aproximar dessas pessoas e conversar com elas. Cheguei até a fazer amizade com essas pessoas e isto, evidentemente, me fez bem, me fez mais humano. Até hoje procuro ser assim. (
  FUTEBOL Se você me disser que não gosta de futebol eu vou duvidar, mas depois eu poderei acreditar, porém você terá que me provar. Até hoje eu não conheci ninguém que não gostasse, mas deve ter muitos pelo mundo afora. O gosto é pessoal e cada um sabe do que gosta, mas não gostar de futebol é algo raro. Entendo que uns gostam mais e outros menos. Mas alguém que não gosta nem um pouco eu nunca vi. A pessoa pode não gostar de muita coisa, mas de futebol com certeza ela gosta. Desde criança o menino e até a menina brinca com bola. Futebol, no italiano significa "coice, pontapé", mas também pode ser jogado com as mãos. Seja como for, é muito raro encontrar alguém que não gosta de futebol.
  PRAZER Prazer é poder ter o que nos dá prazer. É ter prazer e conviver de forma gostosa, prazerosa e de forma harmoniosa com uma pessoa querida dentro do contexto da vida. É poder viver a realidade, satisfazer a vontade que se tem, pensar e realizar o bem, aquilo que nos convém e nos leva além. Prazer é viver e querer fazer o que nos dá prazer, sem sofrer e sem se ofender, mas reconhecer o que se faz com alegria e paz e que nos satisfaz. 04-06-2022.
  AGRADECER Agradecer é ser grato , é ter gratidão a alguém por algo que foi feito a nosso favor. Eu te agradeço, sou-lhe grato , tenho gratidão pelo que me fizeste. Em inglês é thank you , em francês é merci, em espanhol é gracias e em italiano é gracia. São formas de agradecer a alguém, cada um na sua língua. Quando agradecemos, em geral, dizemos: muito obrigado , ou seja, te devo obrigação, estou obrigado , vinculado a você e agradecido pelo que me fizeste. Sou grato a ti por tudo, por isto eu te agradeço por tudo. Muito obrigado !
  DINHEIRO Dinheiro é uma coisa mágica. Sem ele somos estranhos, vagamos sem rumo, com ele somos vistos, admirados e paparicados até por quem não nos conhece. As portas se abrem, mulheres aparecem, acenam, convidam e até se oferecem. Dinheiro atrai pessoas e mais dinheiro, pois gera renda, pode ser aplicado e dá resultado, soma, multiplica, rende... Dinheiro nos dá status, facilidade, realiza sonhos, nos leva pra longe seja de carro ou de avião. Ficamos mais leves, mais livres (ou mais presos?) ficamos mais vistos, mais transparentes, mais independentes e até mais contentes. Dinheiro nos encaminha, nos leva e depois nos traz, nos faz mais conhecidos, nos leva pra longe, pra outros países, pra outros continentes. Dinheiro é uma coisa mágica. É só estalar os dedos que tudo aparece, é só se mexer que tudo cresce a toa e a gente de repente bate as asas e voa. Dinheiro é uma coisa boa.
  SE EU TE CHAMAR Se eu te chamar de flor você poderá murchar. Se eu te chamar de amor você poderá não gostar. Se eu te chamar de meu bem você poderá se irritar. Se eu te chamar de querida você poderá se estressar. Por isto eu te chamo de linda e sei que mais linda ainda você vai ficar. Afinal, com tanta beleza eu tenho certeza que a gente só tem a ganhar. Porém, o mais importante, aquilo que vai ficar, não é apenas te chamar mas, sobretudo, de você cuidar e com muito carinho te amar. Pois sei que agindo assim, você com certeza irá gostar. 05-06-2022.
  CAMINHANDO E CANTANDO UM HINO DA HARPA CRISTÃ Hoje, enquanto caminhava eu meditava no hino "Vasos transbordantes", hino 486 da velha e boa Harpa Cristã e aproveitei para cantar um pouco e me lembrei dos velhos tempos em que as igrejas cantavam esse e outros hinos. Fiquei pensando que nesta vida tudo muda, mas há coisas que não deveriam mudar. Por exemplo: a obediência dos filhos aos pais, o respeito entre as pessoas, entre as famílias, a amizade sem interesse, a ajuda mútua, a educação no sentido de tratar bem as pessoas, independente de elas serem educadas ou não. Como a igreja é formada por famílias, à medida em que as famílias vão se deteriorando as igrejas acabam sendo influenciadas. No rastro disto vem o desrespeito e a desunião. Por isto hoje as igrejas se dividem tanto. Jesus disse que um reino dividido não pode prosperar. (Mateus 12, versículo 25). Hoje, para cantar o hino 486 tem que ser sozinho, de preferência durante uma caminhada.
  VOU SENTIR A SUA FALTA Eu sei que não adianta insistir, falar, pedir ou chorar. Não adianta insistir para você ficar. Você tem os seus compromissos, eu sei disto por isto não insisto mais, prefiro que você vá em paz, mesmo sendo contra a minha vontade e sabendo que vou sentir muita saudade. Será complicado ficar aqui acordado pensando em você, mas eu sei que você tem o seu compromisso, sua vida, seu serviço e a sua ocupação. Vou sentir a sua falta no meu dia, mas eu sei que nos veremos numa outra ocasião.