Postagens

Mostrando postagens de julho 16, 2017
AS MUDANÇAS QUE OCORREM COM A CHEGADA DO FRIO   Já notaram que no inverno as pessoas geralmente ficam mais bonitas? O frio sempre nos traz surpresas, muitas delas agradáveis, outras, porém, desagradáveis. A gente fica mais disposto e ao mesmo tempo mais retraido. O raciocínio fica mais lento, ficamos mais acomodados como se estivéssemos dominados por alguma força sobrenatural e invencível. Muita coisa muda no nosso metabolismo, mas, até por falta de opção, temos de enfrentar o frio. É o desafio que temos nesta época em que o frio prevalece. As pessoas, especialmente as mulheres ficam mais bonitas no inverno, mas os homens também mudam a sua aparência nesse tempo. E aqui no Brasil o frio não tem hora marcada para chegar. Pode de repente vir uma frente fria e pegar todo mundo de surpresa. Daí a primeira atitude a fazer é tirar do guarda roupa aquele casaco há muito tempo sem uso e coloca-lo. Para quem trabalha à noite o sofrimento é dobrado, dependendo do local em que traba
SÓ NÃO FICOU VOCÊ Você foi embora, se foi e me deixou como se vai o vento que se passa num momento e se deixa e se esquece sem palavras e sem gestos, sem adeus e sem protestos, sem um olhar sequer. Você foi embora com seu brilho, com seu sorriso, seu jeito, se foi pra outra cidade, pra outro país, outro mundo, se foi e me deixou sem fala, sem paz, sem fé, sem esperança, fiquei olhando feito criança quando quer, quando deseja, mas ninguém lhe dá. Ficou apenas uma lembrança, um gosto qualquer na boca, um vazio, coisa louca, ficou a vontade, o sonho, e junto com este vazio, ficou a tristeza, o frio, ficou tudo que hoje se vê, só não ficou você. Cícero Alvernaz (autor) 20-07-2017.
AMIGO Todo amigo é próximo, mas nem todo próximo é amigo. Amigo não tem rótulo, não tem cor ou sinal, não tem placa especificando, marcando hora, preço ou ritual. Amigo é apenas amigo, é alguém que nem sempre está comigo, mas está sempre presente, amigo é a própria alma da gente. Cícero Alvernaz (autor) 20-07-2017.
A MANHÃ A manhã aparece orvalhada e com cheiro de madrugada nas suas roupas molhadas pelo orvalho denso num dia lindo que se descortina como se fosse uma menina que acorda e já está saltitante,  feliz e cantando uma canção qualquer  com sua linda voz de mulher. A manhã convida passarinhos para cantar felizes e juntinhos e saudar na estrada a linda alvorada. O sol aparece tímido e ainda frio, mas com o seu reconhecido brilho  e acorda o pai e o filho e ambos com fé  se levantam e se adiantam procurando a mesa do café. Tudo é assim pra você e pra mim,  pois a vida nos leva a esse encontro com o dia,  com a realidade diária que nos convida a viver e juntos aproveitar a vida. (20-07-2017)
MOSTRAR A LÍNGUA Dizem que mostrar a língua é falta de educação, mas no nosso caso, não é. Mostramos a língua sem querer e também querendo e não o fazemos por mal. Talvez isto seja um sinal ou uma necessidade, ou mesmo uma brincadeira, ou talvez seja algo sensual. Crianças mostram a língua e adultos também e ás vezes nem percebem isto. Mostrar a língua pode ser falta de educação, mas tem gente que mostra coisa pior. Pior do que mostrar a língua é usa-la para difamar alguém. Cícero Alvernaz (autor) 19-07-2017.
IGREJINHAS As igrejinhas, geralmente, socorrem muita gente. Muitas pessoas dependem da assistência social das igrejas que funcionam, muitas vezes, como uma espécie de "Bolsa Família" para pessoas carentes, algumas nem tão carentes que também acabam entrando na dança. Como existem muitas igrejinhas, as pessoas acabam passando por várias, pedindo e sendo ajudadas até com dinheiro. Um dia um pastor fez um apelo na igreja dizendo que precisava de uma oferta para ajudar uma famíli a que, diga-se de passagem, não era da igreja. Levantaram a oferta, a maioria colaborou, mas não chegou nem na metade do valor das contas de água e luz. Depois eu fiquei sabendo que o total ultrapassava a quantia de 500,00. Por que estou escrevendo isto? Primeiro porque é uma realidade e segundo porque muita gente critica e faz piadas com as igrejas, mas não sabe o que elas representam para a sociedade. Pessoas ignorantes, despreparadas, inventam piadas maldosas e mentirosas movidas por um espírito mal,
A INFÂNCIA A infância é um tempo em que o tempo não tinha tempo nem hora nem dia nem noite nem alguma coisa que tivesse importância ou mesmo algum valor a infância não era um tempo e nem um exemplo de vida sem saída com chegadas e partidas e um intervalo feliz no meio com brincadeiras e sonhos que alegravam os dias com suas músicas e poesias que se perdiam no tempo que não se chamavam tempo mas vinham de repente e ficavam pairando na mente da gente num momento em que a gente passeava no tempo e se envolvia sem tempo nas brincadeiras tantas que permeavam a infância que é um tempo em que não há tempo nem hora nem dia nem noite nem alguma coisa que tivesse importância e a gente passeava e corria e sorria cheio de amor e poesia nas ruas da infância. Cícero Alvernaz (autor) 16-07-2017.
A BELEZA É VOCÊ  A beleza não é uma estampa, um quadro, uma silhueta. A beleza não é uma fruta, uma flor ou uma tampa. A beleza é natural, é real, fica e mexe, tira e retira e sempre tem, por mais que transfira. A beleza é a pessoa, é algo que vemos e não esquecemos. A beleza é aquilo que amamos, é aquilo que queremos. A beleza é você! Cícero Alvernaz (poeta), 16-07-2014.