Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2022
  LOUVO AO SENHOR Louvo ao Senhor enquanto caminho sentindo a presença de Deus, o meu Pai. O louvor é lindo e em mim vem fluindo de forma tão densa trazendo a presença que faz-me sentir que alguém me protege, me rege, me eleva, me dá seu sustento, seu rico alimento, enquanto caminho feliz e sozinho em paz e com calma sentindo na alma seu doce carinho. Louvo ao Senhor e feliz o agradeço, pois eu não mereço a sua presença me enchendo de paz de forma tão intensa. 19-11-2022
  HÁ MUITAS COISAS QUE NÃO DEVEMOS FALAR As pessoas geralmente não tem coragem, ou não podem falar tudo que pensam. Eu fico pensando: e se as pessoas falassem? Claro que há coisas que não podemos falar porque envolvem outras pessoas, mas nem tudo envolve pessoas alheias. São apenas observações gerais dentro de um contexto, coisas que todo mundo vê, mas ninguém tem coragem de falar. Eu acho que uma coisa é falar com alguém de confiança, outra é espalhar, ou publicitar. Se a pessoa for de total confiança podemos falar e ouvir também. Há muitas coisas que deveríamos falar, acho até que, como cidadãos, temos o direito e a obrigação de falar. Hoje, porém, não podemos falar quase nada. Esses tempos uma pessoa me falou umas coisas que eu fiquei admirado com a coragem dela. Isto significa que ela tem total confiança em mim. Foi bom ouvir, foi até um aprendizado porque o assunto não envolvia terceiros. Já pensei nessas coisas, mas ainda não achei uma solução para isto, portanto, por enquanto é
  SONHEI COM VOCÊ Sonhei com você. Que sonho feliz! Você era flor, cheinha de amor, eu era um rei, depois acordei, sem paz, sem calor. Sonhei com você, te vi a sorrir, o sol nos cobriu, senti seu calor. Voamos no céu, sorvemos o mel, bebemos do amor. Gostoso é sonhar, sorver o amor, e não acordar. Porém, de manhã a gente desperta, e sem entender se põe a chorar. É doce sonhar, além se perder, qual nuvem que vai sem nunca chegar. Sonhei com você, depois acordei sem ver teu olhar. Cícero Alvernaz (autor).
  O DIABETE Meu diabete está bom. Eu vi hoje numa farmácia, mas depois fiquei com vergonha. Fazia tempo que eu não fazia isto, não levava uma picadinha no dedo anelar da mão direita para fazer esse simples e rápido exame. Fiquei imaginando que seria demorado e doído, fiquei meio estranho e a moça falou: "é simples e rápido, não dói nada". Eu não acreditei, pois pensei que fosse "mais uma pegadinha". Foi tão simples e rápido que eu fiquei esperando que a moça fizesse o seu trabalho e ela disse: "pronto, está ótimo, foi 91". Eu disfarcei e falei: faz tempo que eu não faço isto e pensei que fosse ruim, demorado e doesse muito. Mas no fundo, no fundo, eu estava envergonhado com o meu medo. (17-11-2022)
  COISAS SIMPLES Escrevo coisas simples e digo que se eu vivesse no tempo da simplicidade eu poderia ser muito famoso. Mas para que serve a fama? Hoje raramente alguém fica famoso pelo fato de escrever. Por isto eu continuo escrevendo de forma simples. Eu sou bobo mesmo e quando me chamam assim eu fico feliz e me sinto elogiado. Nunca fui de procurar o estrelato. Sequer fui amado por alguém, mas a gente se acostuma com tudo. Costumo dizer que tudo que nos acontece em vida é para nos preparar para a morte. Mas a gente nunca está preparado. Pelo menos eu vou depois de escrever bastante, mesmo sem nunca ter sido amado. Mas isto já faz parte do passado. (17-11-2022)
  FALAR PALAVRÃO Se as pessoas escrevessem do jeito que falam seria engraçado. Além de engraçado seria um jeito sincero, afinal se falamos de um jeito por que não podemos escrever do mesmo jeito? Eu fico pensando, por exemplo, se uma pessoa que fala palavrões escrevesse do jeito que fala. Tem gente que fala palavrão como se estivesse comendo macarrão. Já vi gente falar palavrão até em púlpito de igreja, que é um lugar tido como sagrado. Quem fala palavrão se acha uma pessoa normal e se alguém falar alguma coisa contra a pessoa ela ainda é capaz de querer brigar. Em alguns lugares falar palavrão é normal. É tão normal que se chegar alguém e não falar as pessoas estranham, afinal palavrão, para muitos, é considerada uma linguagem oficial. (17-11-2022)
  O MENINO NO SOL Minha mãe sempre cuidou de mim e se preocupou com a minha saúde. Quando eu saía, ela me vestia e colocava alguma coisa na minha cabeça, pois temia que o sol pudesse me fazer mal. Boné, casquete, chapéu ou qualquer outra coisa ela me dava e me obrigava a por na cabeça. O cuidado dela era quase extremo assim como o seu amor por mim. Fui crescendo assim, amado por minha mãe e por meu pai. Hoje só tenho boa recordação e muita gratidão a Deus pela vida de meus pais que tão bem cuidaram de mim. Hoje sou órfão de mãe e de pai e sempre quando me lembro do cuidado deles dos meu olhos uma lágrima cai. Meus pais foram o maior presente que Deus podia me dar. Sou imensamente grato a eles. (17-11-2022)
  PATRIOTISMO Eu canto o hino nacional, se isto é mal me desculpem, mas eu me sinto bem enaltecendo o meu País através do seu hino e de todos os símbolos nacionais. Tem muita gente que não canta o nosso hino, outros pisam na nossa bandeira e até fazem coisa pior em cima dela, mas eu, desde criança, aprendi a amar o meu País. Se isto for mal eu sou mal e até mereço pagar por isto. O patriotismo nasce com a gente, mexe com a gente, emociona a gente e algumas pessoas até choram. Espero que não me proíbam de cantar o nosso hino. Se isto acontecer, pela primeira vez eu serei um transgressor. Mas isto será por amor. 17-11-2022.
  AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ Nas voltas que o mundo dá eu volto pra lá e depois venho pra cá. Fico dando voltas até me cansar, depois eu vou dormir e vou sonhar. No meu sonho eu dou voltas do Aconcágua ao Pará, depois vou à minha terra e depois volto pra cá. As voltas que o mundo dá a gente nunca percebe, a gente não fica tonta, não dá nada, nem recebe. Esta vida é assim e será até o fim. A vida será sempre assim pra você e para mim. 18-11-2022
  VIDA CORRIDA Comer correndo, escrever correndo, ler correndo, viver correndo, falar correndo, tomar banho correndo, se vestir correndo, sair correndo, Que vida mais corrida! Chegar correndo, sentar correndo, levantar correndo, amar correndo, trabalhar correndo, viver correndo, subir correndo, descer correndo... Eita vida mais corrida! Cícero Alvernaz (autor), 18-11-2013.
  PÁGINA VIRADA Um livro fechado jogado de lado quando é aberto e examinado tem suas histórias, seus contos marcados. Ternura, beleza, amor e emoção. Cada página é um degrau a subir, é um motivo pra chorar ou pra sorrir e assim prossegue a viagem. Livro cheio de letras e alguma imagem que vemos de passagem. Cada página virada é um lamento, é uma risada. São histórias contadas e bem explicadas que ficam em nossas mentes gravadas. Assim é a vida: um livro imenso, aquilo que amo, aquilo que penso, aquilo que eu quero. Um dia esse livro estará para sempre fechado e logo depois será enterrado. 18-11-2022.
  OS DOIS CONTENDORES Duas pessoas estavam discutindo quando chegou uma terceira pessoa, ficou ouvindo a discussão e depois falou para um dos contendores: "Você está errado, ele está certo". O cara virou para ele e disse: "Eu sei que ele está certo, mas eu também estou certo". A terceira pessoa lhe disse: "Então por que vocês estão discutindo?". O cara falou: "É porque a gente gosta de discutir".
  ESCAPEI Escapei por pouco, mas escapei. Alguém me chamou de louco, mas quem foi eu não sei. Só sei que escapei por pouco, isto com certeza eu sei. A morte veio, chegou perto, chegou de leve a tocar-me sem alarme, eu senti. Não sei como foi, mas escapei. Foi um milagre, me disseram, mas eu não sei o que exatamente aconteceu. Só sei que não morri e ninguém morreu. A vida me sorriu e me abraçou, me beijou, me apertou e aqui eu estou. Não sei como escapei, mas sei que escapei. 16-11-2022.
  SONO Tô cum sono, vô deitá, vô me aninhá pra durmi e sonhá. Durmi de dia num é priguiça, nem é duença: é carença e coisa do sono que aparece sem avisá. Tô cum sono, vô deitá. Num repara não!
  NOTA DE FALECIMENTO Essa nota não anota, nem reproduz nada. É uma nota de falecimento sem morte, portanto, sem falecimento. Mas como todos os dias morrem muitas pessoas eu aproveitei e fiz essa nota de forma antecipada. A morte faz parte da vida. Desde que a vida surgiu se fez necessário existir a morte. Tudo que nasce morre e vai pro esquecimento, por isto escrevi essa nota de falecimento. Mas eu gostaria de ter escrito uma nota de nascimento. 16-11-2022.
  COMO ENTENDER? Como entender esse dilema? Dizem que ele não presta, mas ele é bom. Amor e bondade é o seu lema, fazer o bem é o seu dom. Mas ele não presta, ele é rude, fica nervoso e às vezes fala palavrão. Mas ele tem muita virtude e a todos carrega no seu coração. Como entender essa gente que de tudo e de todos reclama e que nunca está contente, de nada gosta e a nada ama? Jesus quando andou neste mundo também foi muito odiado. Mas a todos amou com amor profundo e depois numa cruz morreu pregado. 16-11-2022.
  O RIO Eu canto um rio que leva consigo as minhas mágoas e deixa comigo as suas águas. Meu rio é a minha vida, é o meu mundo líquido que corre e serpenteia na estiagem ou na cheia. Nas suas curvas eu me perco em meus devaneios e nas suas águas eu lanço meus anseios Esse rio passa na minha aldeia, como diria Fernando Pessoa, e ele segue pela vargem a toa com sua linda imagem na moldura. Eu recordo esse tempo e daqui ainda vejo esse rio com a mesma esperança de quando eu era criança. 15-11-2022
  COMO ENTENDER? Como entender esse dilema? Dizem que ele não presta, mas ele é bom. Amor e bondade é o seu lema, fazer o bem é o seu dom. Mas ele não presta, ele é rude, fica nervoso e às vezes fala palavrão. Mas ele tem muita virtude e a todos carrega no seu coração. Como entender essa gente que de tudo e de todos reclama e que nunca está contente, de nada gosta e a nada ama? Jesus quando andou neste mundo também foi muito odiado. Mesmo assim amou a todos com amor profundo e depois numa cruz pregado. 16-11-2022.
  SEM SOLUÇÃO Mãos atadas, braços amarrados, pernas quebradas, sonhos perdidos, choro, gemidos, vaga no escuro. Assim vagueia sem esperança velho, menino e até criança. Segue na estrada esburacada que leva a nada e a ninguém. Coração pulsante segue ofegante o caminhante, para um instante e nada tem. Muitos caminham nesta estrada enquanto outros zombam, caçoam, com seu desdém. Sofrem calados e ainda mais: são vitimados sem compaixão. Marcham perdidos e esquecidos sem solução. 15-11-2022.
  DESÂNIMO Existe o desânimo físico, o mental e o espiritual. Os três podem estar juntos e unidos ao mesmo tempo. Tem gente que chama isto de depressão. Ser depressivo é estar literalmente "pra baixo". Geralmente eu sou um desanimado e decepcionado, mas quando faço caminhadas a minha vida muda, o meu céu fica mais azul e o meu sol brilha e me aquece de acordo com as minhas necessidades. Se aguentasse eu ia caminhar o dia todo e ainda de vez em quando sairia à noite para dar umas voltas no quarteirão. O desânimo é uma espécie de abatimento, uma falta de vontade, de inspiração, de coragem e de fé. Por isto muita gente sai, viaja, dá umas voltas e tenta se reanimar. Mas hoje até pra sair, dar umas voltas, viajar está difícil. Parece que o mundo entrou ou está entrando num buraco sem fundo e sem saída. Isto poderia ser cômico se não fosse trágico. (15-11-2022)
  TEM DIA Tem dia que o coração da gente é pequeno para tanta saudade. Quando isto acontece extravasa e sai pelos olhos em forma de lágrimas. São os sentimentos, o amor líquido e quente que sobressai na gente. São lembranças que vem e nos abraçam, talvez querendo nos consolar, mas elas só nos fazem chorar. A vida então se muda, se altera e passa a ser como uma frágil criança sem conhecimento e sem esperança, mas uma hora nos recompomos, erguemos a cabeça, olhamos o céu e nos lembramos daquele Salmo que diz: "Elevo os meus olhos para os montes. De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra". (Salmos 121)
      ESTA É UMA TRISTE REALIDADE Vista embaralhada, parece que tem um trem na frente do zói. Fiz um exame de vistas, comprei os óculos e quando passou um tempo a coisa ficou pior. A gente limpa as lentes, lava com detergente, mas pouco adianta. Vai numa ótica e começa tudo de novo, paga mais caro e com o tempo tudo volta a ser como era antes. A vista continua embaralhada, parece que tem uma fumaça, ou uma nuvem na frente do zói. Aumentei as letras do computador e estou pensando em aumentar de novo, mas eu sei que isto não resolve nada, pois já me disseram que a claridade da tela acaba com as vistas. A solução seria diminuir o acesso ao computador, voltar a ouvir rádio deitado na cama e ler menos. Já pensei até em sair do Face, pois fico muito tempo por aqui, gosto de escrever e geralmente eu respondo todas as mensagens e curto. Penso que essa é a única solução. (15-11-2022)
  FESTA Sinônimo de alegria, muito barulho, abraços, comida farta, sobremesa e muitos convidados. Crianças brincando, casais se abraçando, gente festejando, bebendo, comendo, falando... Luzes a piscar, gente a gargalhar, rojões a espocar. Enfim, é festa na terra e no ar. Mas de repente tudo começa a parar e a silenciar. Vem o cansaço de tanto se divertir e pular. Afinal, não somos máquinas e não temos uma usina por dentro, nem por fora. Chegou a hora de desmanchar a roda e ir embora. Assim a festa se acaba e tudo desaba em menos de uma hora. 15-11-2022
  PESSOAS GENIAIS Tem pessoas que conseguem sair do trivial, do lugar comum e começam a descobrir que a vida não é só isto que a gente vive e vê todo dia. Pessoas que se descobrem e se visitam e se revisitam como um turista curioso que gosta de ver e também de por a mão. Pessoas que tem um parafuso a mais, que não acreditam em muitas coisas e até desacreditam de várias coisas. Geralmente essas pessoas são consideradas "perigosas". Algumas acabam se encontrando na poesia, no canto dos pássaros, no seu gorjeio, na sua festa. Enquanto escrevo, um pássaro canta no quintal e eu aprecio o seu canto como se fosse um acalanto, uma canção de ninar, um verso musicado. Tem pessoas que saem do trivial, do dia a dia e se entregam à poesia. Essas pessoas geralmente não são compreendidas e muitas até são consideradas pessoas altamente perigosas e tóxicas. Mas, em geral, são pessoas geniais. 14-11-2022.
  NOSSA BANDEIRA A nossa bandeira simboliza a nação brasileira, pois ela representa o nosso País com suas cores e suas estrelas, com sua história, sua beleza e sua glória, com sua "Ordem e progresso". Nossa bandeira merece respeito com suas cores verde, amarelo, azul e branco, com as estrelas que representam os nossos Estados e o Distrito Federal. "Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz". 14-11-2022.
  AMOR Amor distante, amor presente, amor cantante, amor contente, amor amante, amor falante, amor silencioso, amor amoroso, amor gostoso, amor de jovem, amor de idoso. 14-11-2018.
  PÁSSARO TRISTE Quem nunca viu um pássaro triste, As asas caídas, o bico fechado, o corpo arqueado, as pernas cansadas, cabeça abaixada olhando o nada, os olhos sem vida, a vida sem luz? Quem nunca viu um pássaro triste levando sozinho seu fardo, sua cruz? Assim já andei, sozinho sentei, pensando em tudo, pensando na vida. Qual pássaro triste, sem fé, sem alpiste, vaguei sem saída. Meu rude caminho forrado de espinho serviu-me de berço, de amor e guarida. 14-11-2022.
  PESSOAS GENIAIS Tem pessoas que conseguem sair do trivial, do lugar comum e começam a descobrir que a vida não é só isto que a gente vive e vê todo dia. Pessoas que se descobrem e se visitam e se revisitam como um turista curioso que gosta de ver e também de por a mão. Pessoas que tem um parafuso a mais, que não acreditam em muitas coisas e até desacreditam de várias coisas. Geralmente essas pessoas são consideradas "perigosas". Algumas acabam se encontrando na poesia, no canto dos pássaros, no seu gorjeio, na sua festa. Enquanto escrevo, um pássaro canta no quintal e eu aprecio o seu canto como se fosse um acalanto, uma canção de ninar, um verso musicado. Tem pessoas que saem do trivial, do dia a dia e se entregam à poesia. Essas pessoas geralmente não são compreendidas e muitas até são consideradas pessoas altamente perigosas e tóxicas. Mas, em geral, são pessoas geniais. 14-11-2022.