Postagens

Mostrando postagens de julho 18, 2021
  O ESCRITOR ESCREVE O escritor escreve, mas antes ele pensa, se inspira e às vezes até delira no seu mundo cheio de letras e de pontuações. O escritor escreve, viaja pelo alfabeto geralmente quieto no seu canto. Ele escreve e pensa tanto que até muda de cor. Sua escrita é o seu suor, a sua vida, seu calor. Por fim, enfim, ele encerra a sua escrita com o coração cheio de amor.
  DEFINIÇÃO DE ALGUMAS PALAVRAS Artista é quem faz arte, pianista é quem toca piano, frentista é quem fica na frente, radialista é quem radia, manobrista é quem manobra, cotista é quem vive de cotas, bicotista é quem dá uma bicota, grotista é quem mora na grota, capotista é quem capota, botista é quem usa bota. Corista é quem canta no coral, paulista é quem sobe num pau, jornalista é quem escreve no jornal, capitalista é quem mora na capital, dentista é quem extrai o dente do Nicolau, lobista é quem cria lobo no quintal, maniqueísta é quem maquina o mal poetista é um poeta sem igual.
  AQUELE GESTO Tem gestos que a gente nunca esquece, tem palavras que para sempre permanecem. Lembro bem daquele gesto seu: você passou de manhã e antes de ir trabalhar entrou no quarto onde eu estava só para me dar um "bom dia" e fazer um leve carinho no meu rosto. Se eu viver mais cem anos não esquecerei aquele gesto seu. Hoje me lembro desse gesto que provavelmente você já esqueceu.
  ENTREVISTA Quando você se mudou pra cá? -Foi no começo da década de 70, mais precisamente no ano de 1972. Quantos anos você tinha? -Eu tinha 17 anos. Você veio oriundo de onde? -Gostei do "oriundo". Risos. Vim do interior de Minas. Como foi o início da sua vida aqui? Foi difícil, mas encontrei uns parentes que me deram um bom suporte. Inclusive eu trabalhei mais de 6 anos com um primo que me ajudou muito. Sou muito grato a ele! -Fale mais dessa época! A cidade ainda era pequena, mas já era bem desenvolvida. O prefeito se chamava João Valim, que era vice e assumiu após a morte do prefeito Waldomiro Calmazini. Eu logo tirei os meus documentos e comecei a trabalhar. Comecei como servente de pedreiro, mas me destaquei mais no comércio trabalhando com esse meu primo. Comecei a estudar, terminei a 8ª Série e o meu sonho era chegar até à Faculdade. Resumindo, eu consegui vencer, com a ajuda de várias pessoas e hoje sou aposentado do Estado na Secretaria da Educação e por gostar de
  MUNDO DE SONHOS Vivi lá na roça no tempo da infância, eu era pequeno, ingênua criança. Eu imaginava ali tanta coisa às vezes eu via estrelas de dia olhava a distância, olhava o céu, a vida era um sonho de paz e alegria. O meu tempo assim passei envolto em paz e alegria. Caminhava e corria pelos pastos, pela estrada, era assim a minha vida, nessa minha caminhada. Vivi lá na roça, meu mundo encantado, recanto de sonhos, pureza de outrora. A vida me era um constante sorriso, ali eu vivia no meu paraíso, um mundo de sonhos, de muita beleza, tristonho e saudoso me lembro agora.
  AS DIFERENTES FORMAS DE SAUDAÇÃO Os judeus saúdam com Shalom que significa paz. Entre os cristãos há várias formas de saudação. Isto fica a critério de cada religião. Tem igrejas, ou denominações que saúdam com a Paz do Senhor, outras com a Paz do Senhor Jesus, outras com a Paz seja convosco, outras com a Paz de Cristo, outras com a Paz do Senhor Jesus, outras saúdam com a Paz do Senhor Jesus Cristo, outras com Graça e Paz, outras só com a Paz, outras com a Paz de Deus. Algumas tem o costume de beijar o rosto, ou mão na hora da saudação. Tem gente que leva a questão da saudação para o lado pessoal e espiritual e fazem disto uma interminável discussão. E tem igrejas que saúdam com bom dia, boa tarde e boa noite, sem fazer fazer nenhuma distinção. Gosto de estudar essas coisas para ver até onde vão os costumes do ser humano. Afinal, é importante saudar as pessoas, pois isto é um sinal de educação que sempre existiu entre os povos nas diferentes religiões.
  UMA ESPÉCIE DE ADEUS Já são 22 e 4 e hoje eu não escrevi nada até aqui. Para ser sincero, eu gostaria de não escrever mais. Hoje não está valendo a pena escrever. É muito trabalho para pouca atenção e quase nenhuma valorização. É como uma criança que chora e esperneia, mas ninguém lhe dá atenção. Por fim, ela para o seu "espetáculo" e vai brincar. Hoje alguém me disse que eu sou muito mimado, eu não soube o que dizer. Na verdade, até os animais gostariam de ser mimados. Quem não gostaria de deitar num colo de alguém de vez em quando e sentir os cabelos sendo tocados? O ser humano não tem idade, só tem idade cronológica, mas não tem idade de sentimentos e de necessidades. Agora já são 22 e 9 e eu ainda estou escrevendo para preencher o meu dia. Não sei quando será a minha última escrita. Bem que eu gostaria que fosse esta!
  A GENTE SOFRE A gente sofre, sente, se ressente de repente porque a gente vive quase sempre a sofrer. Sofre com tudo, às vezes mudo, calado, amuado num canto como um animal doente, com um pássaro sem asa, sem casa e sem comida. A vida é feita de sofrimento, muita dor, muito lamento, e raramente tem alento. A gente sofre por tudo, por qualquer coisa que magoa o nosso ser. Sofre sem querer, sem opção, a ponto de doer o coração. Mas a gente precisa ser forte, encarar a vida, encarar a morte, e não dar a luta por perdida por maior que seja o nosso sofrimento nesta vida.
  DIA DO AMIGO Hoje, dia 20 de julho, é o Dia do Amigo. Mas, na verdade, todo dia é dia do amigo. Amigo é para todo dia, para toda hora e quando ele vai embora deixa muita saudade no peito. A gente fica até sem jeito, sem lugar e sem ação. O amigo é um ser que deveria ser inseparável, por ser de valor inigualável. A Bíblia diz, no livro de Provérbios, que quem encontra um amigo encontra um tesouro. Um amigo vale mais que ouro. Alguém diz que tem que ser um amigo fiel, mas se não for fiel não será um amigo. De infiéis já nos bastam os inimigos. O amigo se preocupa com a gente e às vezes aparece de repente só para dar um abraço e nos perguntar se estamos precisando de alguma coisa. Amigo é mais do que parente: é gente que se preocupa realmente com a gente. Feliz dia do amigo para todos!
  TEM GENTE Tem gente que se faz de desentendido, corcoveia igual cavalo, não dá o braço a torcer, arrebita a tanga, corta o barato, sai a galope, relincha que nem cavalo velho, nunca pede água, se faz de tonto, desconversa, arma uma cilada, não corre na baia, não dá o braço a torcer, finge que é cego, não come na mão dos outros, engana mais que cigano, não olha pra frente, vai pro mato com o arreio e tudo, cacareja igual galinha, dorme com um olho aberto e o outro fechado não dá ponto sem nó.