Postagens

Mostrando postagens de janeiro 12, 2020
PESSOAS BOAS Eu me emociono quando vejo pessoas boas, pessoas ruins eu vejo todo dia, pessoas boas eu vejo de vez em quando. Gosto de ver e de conhecer pessoas que pensam nas outras, pessoas que, independente de religião, ajudam as outras com gestos, palavras e até com bens materiais. Pessoas que se preocupam com as outras, que procuram ajudar, que dão um bom dia não só de boca, mas de coração. Eu me emociono quando vejo pessoas boas. Elas deixam rastros, deixam bondade no ar, carinho na mão e a certeza de um bom coração, com boas ações e muita disposição. (18-01-2020)
ELA FICOU DE LONGE Ela ficou de longe acenando sem parar e eu fiquei a olhar aquele gesto sem entender o seu significado. Será que ela acenava pra mim ou era para outra pessoa? A dúvida me veio no peito, fiquei parado, sem jeito, e ela acenava, talvez pra mim, ou certamente sim. Ela ficou de longe acenando, eu continuei olhando, seu gesto admirando e me sentindo bem - e acenei também. Cícero Alvernaz (autor) 18-01-2020
LETRA F Eu sempre fui apaixonado pelas letras, mais ainda depois que eu descobri que elas falam. E desde muito cedo comecei a conversar com elas e elas me entendiam e também conversavam comigo. E eu fui gostando das letras e sempre tinha alguma com a qual eu me dava melhor. Amava todo o alfabeto, mesmo antes de entrar na escola. De A a Z eu gostava, mas tinha algumas que eu não gostava muito devido o seu formato. Letras como Q,U.P,J,K,S,H e M não eram as minhas preferidas, ma s eu gostava muito do F. Para mim o F era uma boca com dois dentes sempre aberta e falando comigo. A partir daí eu comecei a descobrir as palavras que começavam com F e elas eram muitas, inclusive FELICIDADE. Eu tenho um saudoso tio que gostava muito de brincar comigo e se aproveitava da minha inteligência e descobriu, não sei como, que eu gostava da letra F. Ele chegava discretamente e me perguntava: "Você é Feminino ou Masculino?". Sem pensar duas vezes eu respondia: FEMININO e ele dava boas risadas. N
CASA ABERTA Hoje não se pode deixar a casa aberta nem de dia. É claro que tem exceção, mas, em geral, é assim. Se der moleza aparece alguém com "boas intenções" e leva o que restou da feira, dos móveis e algum objeto, além de alguns trocados que era para comprar pão. É bom ficar com a casa aberta com este calor, abrir as portas e as janelas, deixar fechado só o portão da rua, mas isto é correr riscos de se tornar mais um refém nas mãos de alguém que vem para roubar alguma coisa que obviamente não lhe pertence. E assim a gente fica trancado dentro de casa inclusive de dia. E de noite é uma "roleta russa", pois estamos sujeitos a sermos roubados e atacados covardemente. Tenho saudade do período de 64 a 85, tempo bom que não volta mais. Quem viveu naquele tempo sabe do que eu estou falando. (16-01-2020)
ESTOU INDO PRA MINAS Eu estou de partida, eu aqui não fico mais, pra minha terra querida, vou pra Minas Gerais. Hoje à noite sairei, já arrumei a bagagem amanhã eu chegarei depois de uma longa viagem. Estou indo pra Minas, vou rever o meu torrão, ver montanhas e campinas que me trazem emoção. Vou rever a minha gente que me espera com saudade, vou alegre e contente em busca da felicidade. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2020.
RECLAMAÇÃO O ser humano, em geral, adora reclamar. Quando está quente a gente reclama, quando está frio reclama também, quando está com saúde reclama, quando está doente reclama, quando está desempregado reclama, quando está trabalhando reclama do serviço e do patrão, quando levanta reclama da cama, quando deita reclama do colchão e às vezes pensa em deitar no chão. Quando vai à igreja reclama, quando fica em casa reclama por que não foi à igreja. Agora, a reclamação mais incrível é quando reclamamos dos políticos, afinal fomos nós que colocamos esses trastes lá e agora não tem jeito de trocar. Enfim, neste mundo é só reclamação e isto vem desde Adão. (15-01-2020)
NOSSOS DESEJOS  Beijo teus pés e as tuas mãos e com carinho beijo o teu rosto. Teus pés são lindos, tuas mãos afáveis, teu rosto é meigo. Olho seus olhos que me procuram e que me fitam com seu carinho e assim juntinhos nós nos beijamos e em meio aos beijos nós saciamos nossos desejos. 12-01-2020.
AGORA CHOVE AQUI Agora chove aqui, agora chove lá fora, chove lá fora agora e aqui dentro é só saudade. A chuva tem sua voz e ela vem até nós com o som de seus pingos que caem e debatem que escorrem e batem nas pedras e nas plantas, e furam o asfalto com sua batida, chuvinha atrevida que inunda a vida aqui na cidade levando o calor, deixando o amor que tem nome de saudade. Cícero Alvernaz (autor) 12-01-2020.
ESTOU AQUI Estou aqui neste espaço, neste quarto, nesta sala com minhas roupas e minha mala, com meu pensamento e a minha fala, com meu grito e o meu silêncio. Estou preocupado, mas me mantenho calado e tranquilo diante de tudo que está acontecendo nesta hora. Minha poesia jorra, meu corpo treme e o meu coração de vez em quando dispara. O momento seguinte pode ser fatal, fico quieto, não me mexo, de nada me queixo, aguardo resignado qualquer resultado. Estou aqui nesta hora  em que o tempo se evapora e o riso vai embora deixando em seu lugar sombras e preocupação. Não me culpo por nada, sou apernas um camarada que espera resignado um resultado que poderá ser ruim. Olho de lado, mas a ninguém eu vejo e nada eu ouço. O silêncio é irritante e chega a ser provocante, mas preciso me segurar e esperar como uma criança espera a mãe que disse que voltava logo, mas ainda não voltou. Estou aqui neste espaço e eu queria muito um abraço nesta hora, pois por dentro o meu coração soluça e chora. (13
ME CONTA! - Me conta! Não conto. - Por que? Não posso contar. - Se fosse pra outra pessoa você contava... Contava o que? - O que você não quer me contar. Por que você não me conta? Porque você vai espalhar. - Juro que não espalho, não conto pra ninguém. Sei não... melhor não contar... - Tudo bem. Quando você quiser me contar serei toda ouvidos. Tchau! (Pausa) Aquela louca vai aprontar alguma, eu devia ter contado. - Eu vou descobrir nem que seja a força. Foi melhor eu não ter contado, ela ia espalhar e ainda ia aumentar. - Deixa pra lá! Isto é um direito dela. Pra mim tanto faz! Hoje que eu ia contar aquela louca sumiu. Eu ia contar pra ela que eu terminei com o Fernando. Cícero Alvernaz (autor) 14-01-2020.
VISITA NO HOSPITAL Sábado fui fazer uma visita a um velho amigo no hospital e acabei encontrando lá no mesmo quarto um outro amigo bem mais jovem com quem conversei um pouco e desejei melhora aos dois que pertencem a duas gerações bem distintas. O meu "velho amigo" também é um amigo velho, ou idoso, ou ancião, mas mantém o seu semblante tranquilo e às vezes até esboça um sorriso, mesmo estando ali sob os cuidados médicos e da sua família, sempre atenta, fiel e amorosa. Foi u m momento diferente pra mim, uma oportunidade para meditar na vida e no que acontece dentro da vida. Somos iguais e diferentes, somos gente, sujeitos a quedas, seja na saúde ou na doença, independente da crença. Procuro sempre tirar uma lição de tudo, na tristeza ou na alegria, com lágrimas nos olhos ou com um discreto sorriso nos lábios. A única coisa que não podemos perder é a fé em Deus, afinal ele é o dono da vida e também da morte. (12-01-2020)