Postagens

Mostrando postagens de setembro 18, 2022
  POESIA Pra mim, poesia é coisa simples, coisa que fala e embala, vai da cozinha pra sala, depois foge pro terreiro. Poesia é amar de corpo inteiro com um amor verdadeiro que não interrompe e não é interrompido. Poesia é amar com carinho e gemido, com sorriso e um jeito atrevido. Poesia é abraçar o tempo, colher a fruta, andar na chuva e pisar nas poças d'água sem tristeza e sem mágoa. Coisa simples é poesia. Poesia é canção, é Maria cujo nome principia na palma da mão. 21-09-2022
  ISTO É IMPORTANTE Só fale e discuta com alguém se essa pessoa estiver em condições normais. Uma pessoa alterada, nervosa e bêbada geralmente não tem a mínima condição de falar, ou discutir nada. Se a gente insistir será uma perda de tempo, além do risco que a gente corre se a pessoa for violenta, pois, em tese, ela não tem nada a perder. E se acontecer algo a gente ainda poderá ser considerado culpado pelo fato de discutir ou brigar com alguém alterado e sem as mínimas condições de entender alguma coisa. Quando a pessoa "sarar" tente conversar com ela como pessoas normais, de homem para homem, como se diz. (20-09-2022)
  BATE PAPO Eu gosto de bate papo, mas uma das coisas que mais me desgasta é bater papo no reservado. Às vezes 4 ou 5 pessoas escrevem ao mesmo tempo e eu fico perdido e já cheguei a enviar mensagem errada. Quando estou escrevendo alguma coisa eu fico sem saber onde vou e onde fico. Chega a ser engraçado. O problema é que para escrever as minhas coisas eu dependo de inspiração e ela vem e vai embora às vezes de repente. Escrever é uma arte nobre, um privilégio de poucos. É algo tão especial que poucas pessoas se dão ao trabalho de ler, ou de escrever, principalmente em nosso País onde o nível cultural é muito baixo e a educação é muito politizada, rebaixando ainda mais o nível educacional. Estudei no tempo em que os militares estavam no governo e me sinto um privilegiado por ter vivido naquele tempo tão bom. (21-09-2022)
  RESPOSTA A UM CIDADÃO INSOLENTE Eu dei as costas como resposta, fechei a boca e nem sequer me manifestei. Fiz de conta que era um animal latindo e fiquei sem sequer olhar. Eu simplesmente ignorei aquele indivíduo que falou até em me esmurrar. Mostrei pra ele como agir quando se está com a razão. Afinal, temos liberdade de expressão e podemos dar a nossa opinião e não é ameaçando que teremos razão. Imagino o que as pessoas pensaram e depois o que elas falaram. O cidadão vota em quem ele quiser e veste a camiseta que bem desejar estando em qualquer lugar, com tristeza, ou com alegria, pois isto faz parte da nossa democracia. (21-09-2022)
  HINO 33 DA HARPA CRISTÃ Tem hinos que eu não consigo cantar sem chorar. Por que será? Um deles é o hino 33 da Harpa Cristã cuja letra começa assim: "Com tua mão segura bem a minha, pois eu tão fraco sou, ó Salvador! Que não me atrevo a dar nem um só passo sem teu amparo, meu Jesus, Senhor". Já ouvi muitas aberrações por ser assim, mas não posso fazer nada. Quando parei de frequentar a igreja, por ter sido desligado da mesma, pensei que tudo fosse mudar, mas eu continuei sendo assim a parece que "piorei mais". Aquilo me marcou bastante, pois foi mais do que um casamento de 40 anos. Casamentos também se acabam, pela morte ou por algum outro motivo. Voltando ao hino, na segunda estrofe diz assim: "Com tua mão segura bem a minha e mais e mais unido a Ti, Jesus. Ó traze-me que nunca me desvie de Ti, Senhor, a minha vida e luz". A presença de Jesus é incomparável na vida daqueles que, independente de igreja, servem e adoram a ele. (20-09-2022)
  POESIA Tem poesia-texto, poesia-verso e poesia-olhar. Tem poesia-carinho, poesia-beijo, poesia-sorrir e poesia-chorar. A poesia se multiplica e isto explica a sua força e a sua variedade. Tem poesia-lua, poesia-praça, poesia rua, poesia-sol, poesia-arco-íris, poesia-frio, poesia-calor e poesia-amor. A minha poesia reflete, brilha, mas não compete com nenhuma porque ela só ajuda, engrandece e fortalece. 20-09-2022.
  BRINCANDO DE IGREJA Quem nunca brincou de igreja quando era criança? A gente cantava, lia a Bíblia, pregava e até "tomava santa-ceia", mas era tudo de brincadeira. Eu geralmente era o pastor, mas não levava muito jeito pra coisa porque eu era muito exigente. Pedia silêncio e isto é impossível quando se trata de crianças. Me lembro bem daquele tempo, geralmente eu era o pregador (esse termo é bíblico: Eclesiastes é o livro do Pregador) Pregador é aquele que faz a prédica, ou a pregação. A maioria gostava de cantar os corinhos e a gente improvisava até uma coleta, ou oferta que, obviamente, não era dinheiro. Brincar de igreja era muito bom. Era melhor do que igreja de verdade. Geralmente a brincadeira é melhor do que a coisa séria. Pelo menos ninguém expulsa a gente. (20-09-2022)
VOCÊ Já escrevi sobre quase tudo, mas ainda não escrevi sobre você. Já escrevi sobre a noite e o dia, sobre o verso e sobre a poesia, sobre a tristeza e sobre a alegria, mas não escrevi nada sobre você. Por que será? Não sei por que eu ainda não escrevi sobre você. Às vezes penso que você não existe, você é talvez um sonho, alguém que veio andando, foi se aproximando e aos poucos foi me alcançando. Já escrevi sobre quase tudo, mas não sei escrever sobre você. Tudo que eu escrever ou disser não será capaz de traduzir você, não será capaz de explicar você, assim como não se explica um verso nesse grande universo e não se define uma gota d'água. É impossível escrever sobre alguém tão especial quanto você. 20-09-2018.  
  TERÇA FEIRA Um dia depois de segunda e um dia antes de quarta. Abri os olhos e percebi que hoje é terça feira. Uma manhã fria, preguiçosa com sabor de ficar na cama mais um pouco esperando o sol se abrir. Mas logo depois me levantei e dei um salto, afinal hoje é terça feira e tenho muita coisa a fazer. Tem os problemas do dia interior para resolver e os de hoje que já começaram a aparecer. Hoje é terça feira, dia 20 de setembro, me lembrei do meu saudoso pai que faria aniversário neste dia. A saudade de repente me levou pra longe, mas um dia eu irei reencontra-lo. (20-09-2022)
  EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR? Eu vou votar em mim, mesmo sem ser candidato. Vou votar na minha calça, também na minha camisa e na cor do meu sapato. Vou votar na minha roupa, vou votar na minha sopa que eu quero bem temperada. Vou votar no meu caminho que eu quero bem aberto, vou votar no meu carinho naquele momento certo. Eu vou votar em mim pelo não e pelo sim. Serei o meu candidato, comprei o terno e o sapato pra ficar bem arrumado. Eu vou votar sem pressa, quero votar bem votado. (Cícero Alvernaz) 09-09-2022.
  QUE ISTO SIRVA DE ALERTA! Hoje eu tomei o ônibus para ir ao centro da cidade. Assim que passei a catraca um moço de uns 35 anos, alto, forte e mulato me encarou e começou a me xingar e a me ameaçar. Eu o ignorei pensando que ele fosse mais um louco desses que estão soltos por aí, mas na verdade o seu ódio tinha a ver com a camiseta que eu estava vestindo, só então eu me lembrei que estava vestido com uma camiseta de um certo candidato. Ele continuou falando impropérios e disse que se eu não fosse um "senhor de idade" ele ia me quebrar todo. Uma senhora que estava perto de mim falou baixinho: "Ignora ele" e foi o que eu fiz. Eu sequer abri a boca, ele enfiou a sua violinha no saco e ficou quieto no seu canto. Eu só ia lhe perguntar de onde ele me conhece, mas preferi ficar na minha, afinal vivemos num País democrático, até que se prove o contrário, e podemos expressar o nosso ponto de vista falando, escrevendo ou usando algum tipo de camiseta. Quanto mais loucos so
     TRASTE EM FORMA DE PESSOA Não sou de odiar nada, nem ninguém, mas eu odeio quando alguém me liga e não fala nada. Eu atendo e a pessoa, ou a gravação, fica em silêncio e eu fico igual um bobo falando sozinho. Isto me acontece todo dia várias vezes ao dia. Já pensei em trocar o número, mas me disseram que não adianta porque são gravações, ou pessoas que fazem isto por pura maldade ou safadeza. Eu fico pensando o que é o ser humano quando ele não presta. Na verdade, pessoas assim nem são dignas de serem chamadas "seres humanos." Se eu pudesse eu ficaria sem celular, simplesmente jogava ele no lixo. Mas nesse mundo também tem muita gente séria e gente boa. Não tem só esses trastes em forma de pessoas. (17-09-2022)
  NÃO TENHO ILUSÃO Dizem que é bom ter ilusão, ser iludido, ser vendido ao mundo ilusório como alguém inocente e simplório. Não me iludo, pois sei que aqui ninguém é nada e nem serve pra nada. Se aqui é assim, imagina como será após a morte! Aqui ninguém liga pra ninguém, todos somos ilustres desconhecidos, cidadãos esquecidos na poeira do dia a dia. Não tenho ilusão, pois sei que a realidade é dura e cruel. Aqui é cada um por si e todos pensando apenas em si. Se quiser saber é só depender de alguém e você vai ver se é alguém. Não tenho ilusão, eu não iludo o meu pobre coração. 17-09-2022.
  EDUCAÇÃO Você não é obrigado a gostar de alguém, mas não deve maltratar. Não custa falar com educação usando as palavras com calma e atenção. A pessoa é um ser humano, é uma pessoa às vezes inconveniente, mas deve ser tratada como gente. Assim como se trata bem a um animal, que é irracional, deve-se tratar também alguém que não te fez nenhum mal. O tratamento faz parte da nossa natureza, da nossa origem. Nunca devemos nos esquecer que todos nós viemos de Adão que foi feito do pó da terra e foi criado diretamente por Deus, o criador de tudo. A educação é o que nos marca e nos identifica como seres humanos. Não somos um objeto inanimado: somos um corpo e uma mente pensante e inteligente. (18-09-2022)
  EU AMO POESIA Eu amo poesia! E por que não amaria? Alguém me diz: eu detesto poesia. Eu não ligo pra isto, pois é só uma opinião e cada pessoa tem direito a ter a sua, seja em casa, na praia, ou na rua. Mas eu amo poesia, pois me sinto bem, me aquece, me inspira, me alegra, me domina, me fascina, e até me faz chorar de tanta emoção. Eu amo poesia porque ela faz bem ao meu coração. 18-09-2022.
  PASSO POR LÁ Eu passo por lá quase todo dia e quando não passo penso e sinto falta. Gosto desse exercício diário que é como um hábito, um desejo, um sentimento. Passo por lá esperando ver alguma novidade, mas é sempre a mesma coisa. Tudo no seu lugar: a janela entreaberta, alguma roupa no varal, uma boneca de pano jogada e uma vassoura na parede encostada. Olho tudo de novo como se fosse a primeira vez, às vezes paro um pouco e recordo tantas vezes que eu já passei por lá. No outro dia eu volto e, em geral, tudo continua igual. Não me canso de passar por lá, pois a lembrança me leva até lá e a esperança de te encontrar continua, até quando eu não sei, e ninguém jamais saberá. (19-09-2022)