Postagens

Mostrando postagens de maio 9, 2021
  A VIDA E A MORTE A vida às vezes é engraçada, às vezes é gostosa e ás vezes não tem gosto de nada. A gente não come a vida, mas se não comer não vive. Se não respirar morre, mas o que é a respiração? A respiração é a maior evidência de que a pessoa está viva. Tem dia que a vida parece que não está viva. Quando uma pessoa morre é a vida que morreu na pessoa e sem vida a pessoa não vive. Mas o que é a morte? Basicamente é perder a vida. E o que acontece quando a pessoa perde a vida? Ela morre. E quando a pessoa morre, o que acontece? Isto ninguém ainda sabe por isto existem tantas religiões, mas nenhuma sabe o que acontece porque isto é um segredo divino que a gente só vai descobrir quando morrer. Tudo que a Bíblia diz é: "Após a morte segue-se o juízo". (Hebreus 9.27) Até lá, concretamente, vamos ficar sem saber de nada.
  CANTA PRA MIM Canta pra mim uma canção qualquer que fale de amor. Canta, por favor, eu te peço, te imploro, te prometo que eu não vou chorar se você cantar. Vou te ouvir com atenção curtindo essa canção que vem do coração ouvindo a tua voz com muita emoção. Canta pra mim, canta pra nós essa canção divina que inspira e reanima, que traz paz e ilumina, faz a gente suspirar, também sorrir. Canta pra mim uma canção qualquer, a que você quiser, pois eu quero te ouvir.
  NINGUÉM É UM "FAZ TUDO" Seria bom se as pessoas soubessem fazer de tudo um pouco. Alguém já disse: "Quem sabe fazer tudo, na verdade não sabe fazer nada". Eu fico imaginando um pedreiro, que é um construtor, um profissional extremamente importante, fazendo poesia, ou tocando numa orquestra. Pode ter, mas é muito raro. As profissões são muitas e cada pessoa tem o seu dom, a sua aptidão. Eu sou motorista desde 1975, porém nunca dirigi um caminhão, nem sei como é entrar numa cabine de caminhão, depois ligar e sair soltando fumaça por aí. Imagina eu trabalhando de salva-vidas ou de confeiteiro. Cada um no seu quadrado, como já dizia aquele ditado. Até na Bíblia vemos as diversas profissões e os respectivos profissionais. Pedro era pescador, Lucas era doutor, Zaqueu era funcionário público e Paulo era construtor de tendas, Davi era pastor de ovelhas, Salomão era rei e poeta, Jesus era carpinteiro - aprendeu essa profissão com o seu pai adotivo José. A gente pode até &
  QUERO VOLTAR A MINAS Quero voltar a Minas, mas não sei quando será. Não sei o dia, o mês, não sei sequer o ano, mas sei que vou voltar. Eu moro perto de Minas, mas minha terra é longe e é lá que eu quero voltar. Sei que hoje é complicado devido ao que foi espalhado por todo o nosso País. Essa crise sanitária que deixou muita gente infeliz. Quero voltar a Minas que tenho em minha lembrança, onde passei os meus dias desde os tempos de criança. Onde fiz estripulias, também escrevi poesias, estudei, também brinquei e até no cabo da enxada muitas vezes eu peguei. Quero voltar a Minas, no lugar onde fui criado, voltar a Manhuaçu e rever o meu chão adorado. 13-05-2021.
  MUITAS VEZES A GENTE APRENDE APANHANDO Tem muita coisa que a gente aprende apanhando. Ninguém nasce sabendo, até pra urinar a mãe teve que ajudar. Quem nunca ouviu alguém dizer "Cê tem que apanhá pra aprendê?". Pior é quando a gente apanha e não aprende. Pior ainda é quando a gente apanha tanto que passa a gostar de apanhar. A vida bate, mas depois cuida e cura os hematomas. Sou do tempo em que a criança apanhava em casa e depois apanhava da professora na escola. Naquele tempo não tinha mimimi, não tinha o politicamente correto que está estragando as pessoas, transformando o ser humano num simples bibelô. Na vida, muitas vezes a gente aprende apanhando. Dou graças a Deus pelas poucas surras que levei de meus pais. De professora eu nunca apanhei porque sempre fui um bom aluno em todos os sentidos. A Bíblia diz que Deus castiga aquele a quem Ele ama. Uma boa surra nunca matou ninguém. Antes os filhos apanhavam dos pais, hoje muitos estão apanhando da polícia.
  A VENDA Fui na venda, mas a venda estava fechada. Procurei algum aviso, alguma placa informativa, mas não vi, parei um pouco e esperei, mas ninguém abriu a venda. Então sentei e pensei: vou esperar mais um pouco. Alguém veio e me falou: essa venda não abre hoje. Perguntei o que aconteceu e a pessoa me falou: O vendeiro morreu. 14-05-2021.
  CHEGANDO EM MINAS Quando o dia ameaçava se abrir e mostrar a manhã que vinha salpicada de sonhos e de cores cheguei em Minas. Parecia ser a primeira vez que eu via aquele espetáculo da natureza com suas cores e flores se espalhando ao longo dos caminhos. Me dei conta que tinha chegado em Minas e o dia já estava claro e me esperava de braços abertos. Foi uma noite mal dormida numa viagem um pouca longa e apenas com um mínimo de conforto, mas agora eu estava bem e tudo ia melhorar à medida que eu fosse descobrindo as incontáveis belezas do lugar. Tantas vezes eu sonhara com aquele momento e agora via tudo aquilo bem de frente me convidando a um passeio, a um café, a um bom papo, coisas que eu sempre gostei. O dia seria longo, eu estava ávido por ver aquelas beleza com as quais eu tanto sonhei. Parecia um sonho que se sonha acordado, de olhos bem abertos e o coração pulsando forte. Por um momento pensei que aquilo não fosse verdade, afinal eu havia chegado na minha cidade e aquela oport
  A COISA MAIS IMPORTANTE Se alguém me perguntasse: "Quando você viaja qual é a coisa mais importante que você leva?" a resposta estaria na ponta da língua. A coisa mais importante não é dinheiro, nem documento, nem máscara, nem cartão. Tudo isto pode ser extremamente importante, mas para mim não é o mais importante. Geralmente quando a pessoa viaja leva vários objetos de uso pessoal, leva até remédio e outros objetos. Tem gente que só falta levar a casa junto. Quem viaja não pode se esquecer de nada. Já viajei bastante e sei como é isto. Já fui criticado por levar pouca coisa e fui criticado até pela bolsa que levei, já sofri igual saco de pancada, mas felizmente tirei de letra. Não vale a pena discutir por essas coisinhas de somenos importância. Quando eu viajo a primeira coisa que eu pego para não correr o risco de esquecer é um ou vários lenços. Não vivo sem lenço.
  NA ROÇA Na roça se planta milho, o pai brinca com o filho enquanto a mãe limpa a casa. Na roça o vento proseia enquanto passa e vai. A vida segue tranquila, não tem aperto, nem fila, e a beleza nos atrai. Na roça o riso é franco, tem estradinha e barranco, tem mato cobrindo tudo. Tem mulher com seu sorriso, tem céu e tem paraíso, também tem homem barbudo. Na roça se planta arroz, cana, mandioca e feijão. Tem gente que sai de manhã bem feliz em seu afã com a enxada na mão. Eu amo a roça e o mato, amo toda a natureza. Na roça não tem desacato, só tem amor e beleza. 10-05-2021.
  DAR O PASSO É preciso dar o passo, desatar o laço, abrir o compasso e tocar na lua. É preciso caminhar um pouco, apertar o passo, atravessar a rua. Dar um passo e seguir em frente triste ou contente, mas seguindo sempre em frente. Nessa caminhada somos o caminho junto ou sozinho vamos bem contentes. E lá bem na frente, depois daquela curva vamos encontrar nosso velho amigo, vamos abraçar sem pressa e sem medo contar o segredo que só conta pra um amigo. 11-05-2021. Gosto Comentar Partilhar
  CAÍ UM TOMBO HOJE Hoje levei um tombo quando cheguei da caminhada quando eu ia a um mercadinho aqui perto. Foi um grande susto, isto nunca tinha me acontecido, pelo menos daquela forma. Foi o típico "cata cavaco", como falam lá em Minas. Quando o corpo desequilibra e desembesta a gente tenta segurar e equilibrar, mas não consegue. O tombo só não foi mais forte porque eu consegui cair devagar, ou seja, me segurei o quanto pude. Nas calçadas geralmente tem buracos, obras mal feitas, ressaltos e até degraus. Isto é proibido por lei, mas aqui no Brasil nada funciona. Quando eu acabei de cair a minha única preocupação era se eu tinha quebrado algum trem. Felizmente só sofri pequenas escoriações e, logicamente, levei um grande susto. (11-05-2021)
  GATA CHATA Ela é uma gata chata que quase me mata com esse seu jeito me pondo defeito, me tirando do sério e zombando de mim. Mas eu gosto dela mesmo assim! Gosto tanto que não fico sem ela, sinto falta do seu jeito meio suspeito de me olhar e sorrir com o canto da boca como se fosse uma louca. Sei lá, não sei por que eu sinto isto e ainda insisto em viver assim. Eu amo essa mulher, por ela eu até pulo da janela de tanto que ela me envolve com esse seu jeito de me cativar. Não sei o que é isto, mas eu não consigo ficar sem essa mulher. (11-05-2021)
  MUITO OBRIGADO, MEU DEUS! Estou sozinho e até já me acostumei com essa condição de solitário. Na verdade, todo escritor vive a maior parte de sua vida sozinho. E quando estamos assim, muita coisa flui e nos sentimos rodeados de personagens que se aproximam de nós e nos fazem companhia. Estou sozinho mais uma vez e desta vez é uma solidão muito especial. Hoje, dia de 20 de novembro de 2004, estou completando 50 anos. Isto significa que estou mais velho, completando meio século de vida. Exatamente no dia de 20 de novembro de 1954 nascia nos arredores de São Pedro do Avaí, na Zona Rural daquele Distrito, no município de Manhuaçu, Estado de Minas Gerais, um menino que recebeu o significativo nome de Cícero. Filho do lavrador Adonias Alvernaz e da dona de casa Palmira Moura Alvernaz (o 5º filho do casal), de cor clara e semblante alegre já projetava em seu nascimento que viria a ser um escritor alguém com uma habilidade especial para brincar com as palavras. Aos 7 anos, fui para a Escola