Postagens

Mostrando postagens de novembro 28, 2021
  VÍRUS SELETIVO Esse vírus é cheio de manias e traquinices e tem muitas esquisitices. Ele gosta de certos lugares e detesta outros. Ele gosta de comércios e igrejas, às vezes ataca pessoas que fazem caminhadas sozinhas ou acompanhadas. É um vírus seletivo que tem seus gostos meio estranhos. Ele adora ônibus e outras conduções, mas tem medo de viajar em aviões. Ele não gosta de aglomerações em shows, em estádios de futebol e detesta praias. Ele gosta de quem está trabalhando e produzindo, mas não se importa com quem está passeando, mesmo que esteja em grupos. Ele detesta shows, odeia o carnaval, nem passa perto, mas quando duas pessoas se aproximam e se cumprimentam ele entra no meio. É um vírus ensinado: onde os políticos o mandam atacar ele ataca sem dó. Vírus seletivo e muito obediente. Claro que existe neste pequeno texto uma boa dose de ironia. (29-11-2021)
  A DANÇA DA RIMA Amor rima com flor, flor rima com calor que rima com amor. Amor rima com beija-flor e também rima com dor, seja como for eu prefiro sempre o amor. De rima em rima a gente se aproxima e isto melhora o "clima" e tudo se reanima melhorando a autoestima. Eu gosto de rima, mas prefiro que ela goste também de mim, pois assim ela me procura e a gente faz loucura brincando sempre assim. 29-11-2021.
  VAMOS FICAR ASSIM Você não precisa dizer nada, na verdade é melhor não dizer. Basta me olhar com seu jeito e me apertar contra o peito externando o seu carinho e assim ficamos juntinhos como a flor e o passarinho, como o riso e os lábios, como o livro e os sábios, como o vento no arvoredo, vivendo feliz e sem medo. Não precisa dizer nada, nem ficar emocionada, afinal nós somos um. Um só corpo, uma lua uma estrada, uma rua, um momento de carinho. Vamos ficar assim eternamente juntinhos. 30-11-2021.
  PARPITE Ocê aceita um parpite? -Num sei, mas se ocê quisé dá... Quero sabê se ocê aceita. -Aceito. Se eu fosse ocê num ia lá. -Pru que? É muito pirigoso. -Cê tá sabeno de arguma coisa? Sim, mas certeza, certeza, eu num tenho. -Se tá sabeno intão disimbucha! Ouvi falá que o home dela tá lá. -Eu num tenho medo de homi! Mais ele tá armado. -Eu tamém tô. Bom, cê que sabe. Já te avisei. -Ta bom, brigado. (No outro dia) Cê foi lá? -Num fui. Pru que? -Fiquei cum disintiria. Intindi. Risos. 30-11-2021.
      CANTOR-MOR Teve uma época na igreja que eu era conhecido como "cantor-mor". A princípio eu pensei que aquilo era uma brincadeira, ou até mesmo uma zombaria, mas depois eu descobri que era verdade, as pessoas falavam com seriedade e até com emoção. Hoje quando me lembro deste fato fico feliz e honrado por Deus por aquela distinção. Por curiosidade procurei no Google o significado de cantor-mor. Eis o que eu encontrei: "O cantor-mor era o líder da música na adoração de Israel nos tempos bíblicos do Antigo Testamento. Isso significa que o cantor-mor era um mestre de canto, ou seja, o músico chefe ou diretor do coral que se ocupava de entoar louvores a Deus durante a liturgia judaica". Hoje não vou mais à igreja, mas ainda canto e agradeço a Deus pela voz que ele me deu. Sempre quando canto me emociono e me lembro deste fato, desta posição de destaque que eu tinha na igreja. Infelizmente, hoje as igrejas não valorizam mais os seus cantores. No meu caso, eu fui des
  ? (PONTO DE INTERROGAÇÃO) Este ponto é conhecido como ponto de interrogação, ou uma pergunta. Ele é muito importante dentro da escrita e também é um dos menos usados. Pouquíssimas pessoas usam este ponto e isto causa muito problema para o entendimento de quem lê. Sem esse ponto não há interrogação, pelo contrário: há uma informação. Exemplo: Por que você apagou? (pergunta) e Porque você apagou (informação), ou seja a pessoa está informando por que ela apagou determinada palavra ou frase. Não quero ensinar português, mas estou afirmando que sem esse ponto não dá para entender o que a pessoa está querendo dizer. Por favor, usem sempre o ponto de interrogação quando quiserem perguntar alguma coisa. Estamos combinados? (01-12-2021)
  O DICIONÁRIO DO AMOR O dicionário do amor é grande. Ele tem muitas páginas. Tem muitos capítulos, muitos títulos, muitas perguntas e respostas. Tem anotações e exercícios, tem histórias diferentes, tem alguns capítulos quentes que até queimam a mão da gente. É um dicionário pesado, bem limpo e perfumado e é também transparente. Tem figuras e retratos e tem termos abstratos, tem poesia e tem segredo e muitas vezes dá medo, mas a gente se acostuma. O dicionário do amor foi feito em forma de flor e é leve como a pluma. 01-12-2021.
  "BOLSONARO É UM XUCRO" "Bolsonaro não sabe nada, é um sujeito xucro e desprovido de qualidades básicas inerentes a um ser humano mediano". O povo ouviu isto e não gostou, mesmo não entendendo quase nada do que foi dito. Hoje é isto que se fala de Bolsonaro da parte da esquerda. Alguém já disse que eu defendo Bolsonaro. Eu não o defendo porque ele não precisa de defensor, ele sabe se defender muito bem. Na verdade é ele quem defende o povo brasileiro no meio do qual ele sempre está, trabalhando e lutando para o bem de todos. Eu não sei como ele consegue estar praticamente em todo lugar ao mesmo tempo. Bolsonaro toca todos os instrumentos, fala com todo mundo ao mesmo tempo e consegue dar atenção para a maioria das pessoas. Ele abraça um senhor, pega uma criança no colo, participa de uma reunião, toma o avião e some no mundo, depois volta e participa de uma motociata, para em algum lugar, come pastel, toma caldo de cana, abraça pessoas, participa de uma reunião com
  SAUDADE DE ALGUÉM Me deixa chorar. Não me pergunte o que está acontecendo porque eu não sei e mesmo que soubesse não teria como lhe responder. Na verdade, é um misto de saudade, alegria, tristeza e decepção. Foi alguém que partiu sem antes apertar a minha mão. Foi alguém que se foi e não voltará mais. Saudade de alguém que eu não sei onde está agora, só sei que foi embora, não me lembro o dia nem a hora e se tornou a razão desta poesia e deste choro que insiste porque não resiste esse momento de lembrança e de ausência. Me deixa chorar, eu estou bem, só estou com saudade de alguém que se foi, mas eu espero que esteja bem. 02-12-2021.
  O GALO O galo para muitos é galinha, é franga e até bota ovos. Mas para o atleticano ele é decano, formado, bem informado, joga bem em qualquer gramado e raramente sai derrotado. Isto é o que interessa ao torcedor e esse carinho e esse amor para com o Galo mineiro é legítimo, real e verdadeiro. 03-12-2021.
      MÚSICA TRISTE Música que me faz chorar e me deixa triste de tal forma que o meu coração não resiste e eu me derramo em prantos. Música que lava a minha alma e faz lacrimejar os meus olhos e as lágrimas se derramam sobre o meu rosto. Música que me traz lembranças, e me faz chorar como criança. "Já faz tanto que deixei de ser importante pra você. Já faz tanto tempo que eu não sou o que na verdade eu nem cheguei a ser". 03-12-2021.
  NÃO ME INTERESSA Não me interessa a sua profissão, a sua religião, ou o seu time. Não me interessa o que você come por que razão você some, nem quando você volta. A vida é sua seja em casa ou na rua, a responsabilidade é sua se a coisa para ou se continua. Não me interessa o seu gosto, se você escovou o dente e se lavou o rosto, se tomou banho na água quente ou se foi na água fria. Se você dorme de noite ou dorme de dia. Não mexendo comigo a gente será sempre amigo e pode ajudar um ao outro seja na dor ou no perigo.
  A ESCOLA Minha vida foi projetada e construída sobre três pilares: o lar, a igreja e a escola. Desses três eu tenho grandes recordações, mas foi a escola que mais me impressionou e me marcou. Gente desconhecida, outro mundo, outra vida, material escolar, professor(a), alunos, ou colegas, carteiras, lousa (quadro negro), recreio, merenda, a horta da Escola, o jogo de bola, as brincadeiras, festividades. Foram 4 anos, de 62 a 65 que marcaram substancialmente a minha vida. As lembranças são muitas, os colegas, as brincadeiras, as brigas, as "meninas bonitas", as amizades. São Pedro do Avaí continua lá, a escola já se mudou de local, mas continua lá, a saudade de vez em quando aparece e mexe com a gente. Ainda tenho o meu Diploma da 4ª série, a minha média final foi 7,5, uma das 5 melhores médias, a maior foi 9,0. Enfim, a escola primária marcou a minha vida e me inseriu no mundo das letras com as aulas e as brincadeiras. Quanta lembrança!
  MACARRÃO DE PACOTE Fui agora num Mercado aqui perto e vi algo que faz tempo que não vejo. Encontrei aquele macarrão que vem num pacote comprido e me lembrei do macarrão Vencedor que era fabricado lá em Manhuaçu. Esse macarrão que eu vi é fabricado em Poços de Caldas desde 1938. Essas pérolas ainda existem, são como moedas antigas que hoje ainda são muito valiosas na mão de colecionadores. Tive vontade de comprar um pacote daquele macarrão, mas desisti a tempo. Saudade do macarrão mineiro!
  LER PARA QUE? Para que ler se eu já escuto bem, falo melhor ainda, me comunico com todo mundo, compro, vendo, caminho, trabalho, viajo, passeio, fico na beirada, fico no meio, fico de lado às vezes calado? Ler para que? Pra que cansar minhas vistas, para que me aborrecer, para que ler? Quem tem que ler é o professor, é o padre, o pastor, o político, o doutor, o diretor, o poeta, o escritor. Eu não preciso ler, tenho quem lê por mim. Não vou cansar minhas vistas a toa, prefiro viver numa boa. Tem gente que pensa assim, mas a leitura é fundamental. É preciso saber se o que está escrito é de fato, ou se é apenas um boato. O pior analfabeto não é aquele que não sabe ler: é aquele que sabe, mas não lê.
  CHUVA NA ROÇA Quando chovia na roça, as plantações sorriam, nos rios as águas corriam sem pressa e com abundância. No meu tempo da infância eu gostava de olhar a água cobrindo a margem a os peixinhos a nadar. Para mim era uma festa que até dava gosto de ver a água em grande abundância pelos rios a correr. A chuva caía abundante sobre as plantas, sobre a terra, descendo com velocidade lá bem do alto da serra. A natureza sorria se transformando em poesia que a todos alegrava. O lavrador animado, bem feliz e abençoado o milho e o arroz plantava. Era tanta felicidade que a gente nem sabia, as plantinhas se alegravam, elas até cantavam sua linda melodia. 26-11-2021.
  PRESENTE, PASSADO E FUTURO A vida de verdade acontece no presente, o passado ficou pra trás e nos serve como exemplo, o futuro é incerto e eu não o contemplo. Viver o presente é se redescobrir para a vida, é ser eu mesmo de cabeça erguida. Viver o presente é viver simplesmente, viver de uma forma consciente. O passado é obscuro, triste, frio e duro - e o que é o futuro? O futuro é coberto de incerteza com dúvida e tristeza, pois afinal ele não tem forma, nem beleza.
  "BRASILEIRO NÃO VIVE SEM RÁDIO" Um dos slogans mais repetidos quando o assunto é rádio é o seguinte: "Brasileiro não vive sem rádio". Eu não conheço ninguém que nunca tenha ouvido rádio. Pelo menos algumas vezes a pessoa deve ter ouvido um radinho. Eu trabalhava à noite e o meu "remédio" para não dormir era ouvir rádio, ouvia aqueles programas da madrugada. Durante o dia eu também ouvia rádio. Quando eu era adolescente lá no interior de Minas e a televisão era muito rara eu ouvia rádio, ouvia música da jovem guarda, futebol, programa sertanejo, algumas reportagens e raramente algum programa religioso. O que eu ouvia mais era futebol, mas hoje eu não suporto ouvir futebol no rádio. Hoje ainda se ouve rádio em vários lugares, principalmente na roça. Apesar de todo avanço da comunicação ainda tem muita gente que faz questão de ouvir o seu radinho de pilha. No interior de Minas a música caipira-raiz corre solta e ainda faz muito sucesso. Afinal, música caip
  RELIGIÃO E IGREJA Qual a diferença entre igreja e religião? Tem gente que confunde e subestima tanto a igreja quanto a religião como se ambas fossem a mesma coisa. A igreja é um grupo de pessoas que também pode ser conhecida por seita, que é uma forma pejorativa usada para se referir a uma igreja. Geralmente as pessoas vivem e agem como sendo de uma religião e não de uma igreja. Mas qual é a real diferença entre ambas? A pessoa pode ter uma religião e não pertencer a nenhuma igreja, ou denominação. Igreja é um grupo religioso organizado e reconhecido. Religião é uma crença que pode ser em conjunto com outras pessoas ou individualmente e sem compromisso com nenhuma igreja. Geralmente muitos religiosos não pertencem a nenhuma igreja organizada e registrada. Geralmente eu ouço pessoas dizerem: eu tenho a minha crença (religião), mas não sigo nenhuma igreja.
  OLHAR INVASIVO Hoje é perigoso olhar para certas pessoas, principalmente para algumas mulheres. A situação hoje está muito desigual e perigosa. Eu tenho o costume de falar bom dia pras pessoas, falar mais algumas palavras, admirar as crianças, os animais, enfim me comunicar e esqueço que hoje isto é muito perigoso. Um homem hoje poderá ter problemas só de dar um bom dia a uma mulher, se fizer um elogio será muito pior podendo ser denunciado e até detido por algum "crime de ocasião". O cerco está se fechando, o "politicamente correto" é uma bela desculpa para criminalizar qualquer pessoa. Quando eu era criança e depois adolescente eu era muito tímido, parece que depois eu me soltei demais e isto pode ser extremamente perigoso. Um certo pastor, que já tinha sido militar, disse que olhar para uma pessoa a primeira vez não tem problema, mas se olhar a segunda e a terceira isto pode acarretar processo e até detenção por "abuso de olhar". É o chamado olhar inv
  SONHOS Quando os sonhos se tornam realidade eles não deixam de ser sonhos, mas passam a ser sonhos reais. É bom sonhar acordado, esperar a amada, ou o amado, muitas vezes sentado, ansioso e às vezes preocupado. Sonhar com a sua chegada tão esperada e ansiosamente sonhada. Sonhar é bom, é até um dom que muitos infelizmente não tem. A vida não é feita só de sonhos, mas o que seria da vida se não houvessem os sonhos?
  DEPOIS DE VELHO Depois de velho eu entendo porque o meu pai deitava tanto de dia. Eu entendo também porque ele gostava tanto de fazer algum trabalho manual aparentemente sem importância e sem valor, mas que para ele representava muito. Ele consertava uns livros, mexia com alguma ferramenta, saía, dava umas voltas, mas principalmente ele gostava de se deitar e dormir um pouco. Quando a gente fica velho não gosta de ser chamado de velho, mas não tem como negar que ficou velho, isto não significa que ficou imprestável e pode ser jogado fora. Ser velho não é desvantagem, pelo contrário, pode até ter alguma vantagem. Depois que a gente fica velho às vezes fica parecendo criança, mas não é criança.
  CARREGAR ÁGUA NA PENEIRA No meu tempo de adolescente quando uma pessoa gostava muito de outra se dizia que essa pessoa carregava água na peneira para a pessoa que amava. Manoel de Barros tem um poema que se chama: "O menino que carregava água na peneira". É um dos poemas mais lindos que eu já ouvi. Eu carrego água na peneira desde criança, já fiz coisas quase impensáveis por amor a alguém que não soube valorizar. Quem ama faz o que pode e até o que não pode para o seu amor. Amar é algo tão grande que chega a ser imenso e inesgotável de tão grande e profundo que é. Amar é comprar o mundo e dar de presente a alguém a quem se ama. É se esquecer e só lembrar de alguém e só viver para alguém, é contemplar alguém como se contempla uma estrelinha no céu.
  FÃ DO DRUMMOND Sou fã do Drummond (Carlos Drummond de Andrade). Acho que isto todo mundo já sabe. Se ainda não sabia está sabendo agora. Sou fã da sua poesia que vem branca como o dia e pousa sobre o telhado. Poesia leve como a pluma que se avoluma quando é absorvida, mastigada e engolida e dá sentido à vida. Mas é uma poesia forte e sentida que se abre depois de ficar encolhida e sujeita a uma condição muitas vezes sofrida. A poesia do Drummond não é uma poesia leve e sem destino: é a voz de um menino que vibra e me inspira como as pedras nas ruas de Itabira, a cidade mineira onde o poeta nasceu.
  MINAS Eu fui a Minas, na verdade eu nasci em Minas, depois saí de Minas, mas voltei a Minas. Hoje estou com saudade de Minas e essa saudade não passa. Quero matar a saudade, mas ela renasce, ressurge, aparece, cresce em mim e me domina. Eu fui a Minas, mas já faz tempo. Quero voltar a Minas e ver tudo que há lá. Quero ver as cachoeiras e ver os rios correndo entre as pedras no seu leito. Vou ficar bem satisfeito envolvido em seu meio nesse meu lindo passeio que me atrai como uma luz. Minas é o meu paraíso, a razão do meu sorriso, Minas me atrai e seduz.
  O CHORO ACALMA Chorar é uma arte e também um sentimento, chora-se por toda parte com tristeza e lamento. O artista também chora, se entrega por dinheiro, depois do show vai embora, todo feliz e faceiro. Quem nunca chorou nesta vida de tristeza ou por amor? Quem nunca teve ferida e nunca teve rancor? Chorar às vezes faz bem, lava o corpo e limpa a alma. Quem nunca chorou não sabe o quanto o choro acalma.
  RIQUEZA REGIONAL Quando a gente usa certas palavras geralmente fica falando sozinho. Tem hora que vem uns trem na cabeça e dá vontade de gastá o verbo, tirá o pé do freio e deixá a coisa acontecê. Nosso vocabulário é muito rico e nos dá várias opções. Cada região do Brasil fala de um jeito. Mas a que mais chama a atenção normalmente é a região de Minas. Lá os caboco gasta o verbo e a verborragia no palavreado às veis disconcertado e mei trapaiado mais fica valeno o que foi dito. Tem gente que pensa que minero só fala trem e uai. Nois fala tamém otros trem e só fala uai quando nois tá admirando arguma coisa. É legal a pessoa falá o que sabe e o que gosta. Parece até um dialeto repleto de letra que num diz praticamente nada, mais diz tudo. A comunicação existe de várias formas: palavras, gestos, olhares, assovios, acenos... Cada lugar com a sua peculiaridade, com a sua linguagem. Isto é uma riqueza regional e o Brasil é rico porque tem muito desse material. Nossa literatura é muito ric