Postagens

Mostrando postagens de dezembro 13, 2020
  HUMILDADE Numa casa de terra batida coberta de sapé existe amor e fé em meio à humildade exposta no lugar. A simplicidade se mostra em todos os cantos, por dentro e por fora, ela é tanta que ninguém ignora a sua presença. Um casal de meia idade, três crianças, alguns móveis velhos que provavelmente foram doados àquele casal. Quem passa por lá se admira e alguns viram o rosto para não ver algo tão triste que lá existe. Mas a humildade ainda é patente em muitos lugares no interior do nosso País. Há muitos lugares perdidos nos rincões de nossa pátria. Muita pobreza exposta e até fome, muito rancho, muita choça perdida no meio da roça, gente vivendo ao relento sem roupa e sem alimento. Vivi quase assim e sei como é, mas isto faz muito tempo. Não podemos ignorar a pobreza e a humildade, não podemos ignorar essa triste realidade. (18-12-2020)
  NÃO LEIA! Isto contém ironia, também contém poesia, contém rima, mas não é uma obra prima, contém uma variedade de palavras sem nexo, pode conter até sexo. Não leia! Isto é uma coisa feia, esqueça! não tem pé nem cabeça. Isto contém veneno que ainda não foi identificado, contém mau gosto e até pecado, contém alguém, talvez apaixonado. Não leia, só dê, no máximo, uma olhada sem olhar de perto, sem manusear e sem cheirar. Isto é perigoso, pode até matar. Não leia e você só tem a ganhar. 18-12-2020 Cícero Alvernaz (autor)
  NATAL Natal é um menino que nasce pequenino, numa humilde manjedoura bafejado por animais e iluminado pelas estrelas. Natal é a mãe sorrindo e o pai adotivo vendo tudo e ouvindo o vento que passa lá fora numa noite de estrelas brilhantes e lua cheia em que uma candeia emite uma luz bruxuleante que a tudo clareia. Natal é paz entre os animais e entre os seres humanos, muita beleza e candura, muita humildade e ternura e uma música que vem de longe anunciar aos homens o seu destino e proclamar que acabou de nascer o Deus-menino que vence todo mal. Isto, meus amigos, é Natal. 18-12-2020.
  VOCÊ NÃO SERVE PRA NADA Você não vale o arroz que come! -Mas eu não como arroz. Não interessa, você não vale. -Pra alguma coisa eu devo servir. Só serve pra limpar o chão. -Ainda bem que você reconhece a minha serventia. Mas só serve pra isto. -Devo servir pra mais alguma coisa. Serve também pra me encher o saco. -Devo servir pra mais alguma coisa. Pra mim você não serve pra nada. -Pensa bem... Já pensei e não encontrei nada, nenhuma serventia. -Quando você precisar de mim, você vai se lembrar. (Pausa) Dá pro cê comprá um cigarro pra mim? -Realmente eu não sirvo pra nada. Cigarro eu não compro pra ninguém. Para isto eu nunca vou servir. Então some da minha vida, imprestável. -Já estou indo, com muito prazer. Passe bem! 15-12-2020.
  EX-AMIGO Existe ex-amigo? Já ouvi essa expressão algumas vezes e fiquei me perguntando se existe ex-amigo. E se existe, também existe ex-companheiro, ex-colega, ex-inimigo e ex quase tudo. Mas ex-amigo me parece estranho porque amigo é alguém que mora no peito da gente, dentro do coração. Milton Nascimento cantou e gravou: "Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito". Quem não se lembra dessa música? Quem nunca ouviu e até cantou "Coração de estudante?". Deve ser triste ter um ex-amigo e mais triste ainda é ser um ex-amigo de alguém. Vou deixar esse "problema" com vocês. Pensem nisto! (16-12-2020)
  NOSSO CAFÉ É MUITO RUIM O café consumido pelo brasileiro está cada vez pior. Eu consumia uma determinada marca, resolvi trocar por uma marca mais tradicional e me arrependi. A segunda conseguiu ser pior do que a primeira. Cheguei à conclusão que "na terra do café", o brasileiro não toma o verdadeiro café. Na verdade, o nosso verdadeiro café vai todo para fora do País. Aqui ficam só a palha e a casca. Se alguém conhece algum café que preste, por favor me informe in box. Eu li em algum lugar que 1/4 do café produzido no mundo é de Minas Gerais. Até por isto e por tantas outras riquezas, Minas é o terceiro Estado mais rico do Brasil.
  MINI BIOGRAFIA DO MEU PAI Meu pai se chamava Adonias (nome bíblico, filho do rei Davi), mas o pessoal chamava ele de "Sô Donia". Ele tinha facilidade para fazer amizade, por onde passava fazia amigos. Por causa do seu jeito "paizão" tentaram colocar nele o apelido de "padre", mas felizmente o apelido não pegou (eu nunca gostei de apelido). Meu pai sempre trabalhou na roça e ele sempre dizia que o dia mais importante da semana era segunda feira e afirmava: "Se a gente perder a segunda feira a semana toda vai no embrulho". Eu não concordava com ele, mas hoje concordo em 100%. O último emprego do meu pai foi guarda ou segurança do INPS, informando as pessoas e ajudando os funcionários, pelos quais ele era muito querido. Quando ele se aposentou fizeram um bolo pra ele. Ele ainda viveu muitos anos e faleceu com 87 anos e 1 mês, no dia 20 de outubro de 2005. Até hoje, meu querido pai me faz muita falta. (17-12-2020)
  SEMPRE QUANDO PASSO POR LÁ Sempre quando passo por lá um vento sopra e o meu pensamento voa. Eu viajo no vento e sobrevoo o mar. Uma estrela vem de dia me ver e eu vejo o céu que me encobre, vejo a folha do café e vejo a flor, e assim me lembro do meu amor, me lembro de um tempo passado quando o sonho era realidade, quando a vida era minha verdade, quando o riso era natural e espontâneo e o mar surgia do nada, instantâneo, como uma criança que aparece de repente. Sempre quando passo por lá eu fico a te recordar, me sento e penso na gente. 16-12-2020. Cícero Alvernaz.
  LEITE NO SAQUINHO Quando eu vim da roça pra cidade onde ainda moro, no ano de 1972, a minha irmã mais velha, que morava numa outra cidade, veio junto. Assim que chegamos fomos arrumar e limpar a casa, ajeitar os trem no lugar e a minha irmã me pediu pra ir num bar próximo comprar um litro de leite e eu fui pegar uma vasilha pra trazer o leite. Quando minha irmã viu me falou: "Não precisa de vasilha, pede um saquinho de leite". Eu fiquei meio sem jeito porque nunca tinha visto nem ouvido falar em leite no saquinho. Fui curioso comprar o tal leite no saquinho. Quando voltei eu falei pra ela: Eu não sabia que tinha leite ensacado. Ela só deu uma risadinha da minha ignorância, mas não falou nada. (12-12-2020)
  ELE ESTÁ BEM Pode deixar, não se preocupe. Ele dorme, está bem, logo acorda e dorme de novo. Ele está bem, foi só um susto, foi só uma queda de pressão, foi só um desarranjo no coração, foi algum fio que ficou sem energia, por um momento o coração ficou sem poesia. Pode deixar, não se preocupe, daqui a pouco tudo volta ao normal, ele descansa feito uma criança e deve estar como Adão no paraíso onde a vida é sorriso, brincadeira, alegria, onde a noite é sempre dia, onde o menino brinca e corre, onde o povo nunca morre, onde o ar respira poesia. 13-12-2020.
  BOLSO O Brasil agora virou uma mania de Bolso. É bolso filho, bolso primo, bolso neto, bolso pai, bolso tio, bolso avô, deve ter até bolso cunhado. Tudo por causa do Bolsonaro, o bolso chefe, o maior e a origem de toda essa mania. Só espero que não inventem um "bolso poeta", se isto acontecer vou acabar entrando na roda também. A família Bolsonaro é originária da Itália como tantas que vivem no Brasil. Brasileiro tem mania de inventar manias e aqui muita coisa serve para brincar e descontrair. Alguém já disse que aqui no Brasil tudo vira samba. (14-12-2020)
  QUE CORAÇÃO RUIM! Se alguém me contasse o que aquela professora de Caxias do Sul, RS, falou do Bolsonaro e das pessoas idosas eu jamais acreditaria. Como pode um ser humano ter um coração tão mal! Trabalhei em escolas muitos anos e sei como a esquerda doutrina os alunos e até os funcionários, mas nunca ouvi nada, nem parecido com isto. O máximo que ouvi é que a Dilma era uma "economista e falava muito bem" e que, portanto, eu deveria votar nela. Mas nunca votei e jamais votaria no PT. (13-12-2020)
  NINGUÉM CONSEGUE ME FAZER RAIVA Só sinto raiva se eu quiser. É só ignorar os raivosos de plantão, pessoas que querem e insistem em tirar a nossa paz, mas a nossa paz vale ouro, é um brilhante, é um diamante que deve nos acompanhar a todo instante. Já senti muita raiva, nunca aceitei certas brincadeiras, nem apelidos, tem quem aceita e até gosta, faz questão até. Cada pessoa é de um jeito e deve ser respeitada como ela é, mas não é todo mundo que pensa assim, por isto há tanta briga, discussão e até mortes. Ninguém consegue me fazer raiva porque eu não quero sentir raiva, um homem raivoso se torna perigoso. Pedro, o apóstolo, era raivoso, "sangue quente", mas Jesus lhe disse: "Pedro guarda essa espada". Pedro queria proteger a Jesus com uma espada e até hoje tem muita gente querendo proteger Jesus. Na verdade, é Jesus quem nos protege. Ele disse "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século" (Mateus 28.20)
  CARINHO Existe o carinho do sorriso, o carinho das palavras, o carinho do olhar, o carinho do toque, o carinho da presença, o carinho da atenção e todo carinho tem a sua relevância, tem a sua importância, ele vem do coração. 15-12-2020.
  DUPLO SENTIDO Quando alguém fala ou escreve alguma coisa que pode ser interpretada de duas formas se diz que tem "duplo sentido". Isto, muitas vezes, depende da mente poluída da pessoa. Qualquer coisa pode ter duplo sentido, até uma oração, ou uma reza. Tem gente que encontra duplo sentido até na Bíblia. Já percebi isto em algumas coisas que escrevo. Escrevo uma coisa e o leitor entende outra. Acho que é por isto que muita gente hoje já escreve "declarado", bem direto. Isto acontece muito em algumas redes sociais, onde certas palavras ainda são permitidas. Vejo muito isto no Twitter. Acho legal, é uma expressão que ninguém é obrigado a ler, nem a gostar, mas tem gente que gosta, gosta tanto que até escreve. Eu não faço isto, mas tem gente que pode encontrar duplo sentido em alguma coisa que escrevo. Mas eu não faço isto, eu não escrevo isto em respeito aos meus raros leitores. (13-12-2020)
  UM VERSINHO Um versinho pequeno, quase um nada, pouco mais que uma pena, um versinho apenas, um versinho discreto, pouco mais que um pensamento que vai levado pelo vento. Quase ninguém o viu, quase ninguém o sentiu, quase ninguém o leu, mas ele surgiu e como uma flor se abriu. Esse versinho num poema se tornou e depois calmamente voou. 13-12-2020.