Postagens

Mostrando postagens de outubro 10, 2021
  SEGUINDO A JESUS Tem um hino antigo que começa assim: "Estou seguindo a Jesus Cristo, deste caminho eu não desisto. Estou seguindo a Jesus Cristo, atrás não volto, não volto mais". Esses dias eu me peguei pensando o que é e como é seguir a Jesus. Será frequentar uma igreja, fazer parte de uma denominação? Sim, isto faz parte, pode ser um aprendizado, algo útil na vida de qualquer pessoa. Mas o que, realmente, é seguir a Jesus? A igreja pode ser um ponto de apoio, uma sentinela, um farol, uma estrela-guia, um bom dia, uma palavra de ânimo, um momento de oração. Mas seguir a Jesus não é só isso: é muito mais e muito melhor. Seguir a Jesus é conhece-lo e confiar piamente nele, é seguir os seus passos seja por onde for, sempre com fé e amor.
  DIA DO PROFESSOR Vou começar falando de uma coisa séria. Hoje, dia 15 de outubro, é o Dia do Professor. Infelizmente, a politização entrou com tudo nas escolas. Eu cheguei a discutir algumas vezes com professores quando elegeram uma pessoa e ela depois foi retirada do cargo de presidente por improbidade administrativa. Escola não é lugar pra se discutir política. Por isto eu quero falar da importância dos verdadeiros professores que atuam na formação pedagógica, moral e intelectual dos alunos. Trabalhei com vários professores ao longo de quase 30 anos e sei como é difícil a vida de um professor. Se não houvessem tantos "feriados bobos" no Brasil, esse dia deveria ser feriado nacional dado a importância ímpar de um professor. Parabéns aos professores! 15-10-2021
  QUEM NÃO SE LEMBRA? Quem não se lembra de um momento bom que um dia tivemos? Quem não recorda uma brincadeira, uma paquera? Quem não recorda um verão, um inverno ou uma primavera? Recordar é viver, é lembrar e nunca esquecer. As lembranças vem como chuva mansa e nos fazem sentir como criança. Muita brincadeira, muita diversão, correr pelo quintal de pés no chão. Quem não se lembra desse tempo? Quem ao lembrar não sente bater mais forte o coração? 10-10-2021.
  VAI ENTENDER O SER HUMANO! Geralmente quando duas ou mais pessoas discutem é porque elas discordam uma das outras. Mas existem casos em que duas pessoas discutem porque elas concordam entre si sobre determinado assunto. Uma fala: "Eu concordo com você" e a outra quer que ela discorde para poder discutir e não aceita concordar. A outra pessoa repete: Eu concordo com o que você falou e a outra discorda porque a outra concordou. Eu já vivi essa situação: Concordei com uma pessoa e ela discordou de mim porque queria discutir comigo, mas eu não estava afim de discutir com ninguém. Discussão é a coisa mais tonta que existe. As pessoas discutem, até brigam, muitas vezes ficam inimigas, se desgastam e não ganham nada com isto. Vai entender o ser humano! É melhor nem tentar entender senão vai acabar discutindo por conta de nada. (11-10-2021)
  A CHUVA A chuva desaba na aba do meu chapéu Nosso Senhor Jesus Cristo abriu a janela do céu. As plantas estão sorrindo, a lagoa encheu-se de água, não há mais secura, não há mais mágoa. A chuva caiu com graça e lavou toda vidraça, transbordaram-se os rios, abriram-se as flores da praça. Agora chegou o tempo de fazer a plantação, pois a chuva inaugurou uma nova estação e de todo lavrador alegrou o coração. 11-10-2021.
  USANDO BEM AS PALAVRAS Ele sabe usar bem as palavras tanto escrevendo quanto falando. Sabe tocar as palavras como se fosse um instrumento e o seu som repercute docemente e enche de paz o ambiente. Ele sabe usar as palavras como um maestro, alguém ambidestro tocando o seu instrumento e o som se vai docemente voando nas asas do vento. Seu verso é doce e bom como se fosse Drummond. Dá gosto ouvi-lo falar, escrever, poetizar. A calma desce na alma e ficamos a sonhar. 11-10-2021.
     A VIDA É UMA VIAGEM Eu não via a hora de chegar em casa, tirar aquela roupa empoeirada, descalçar os pés, tomar um banho e me deitar um pouco. A viagem era longa e demorada, era muito chão e muita estrada pela frente e também por trás, afinal eu já tinha viajado muito. Eu já estava meio incomodado e para piorar o meu momento o ônibus parou no acostamento. Todos os passageiros ficaram chateados quando o motorista se levantou e anunciou que o ônibus tinha quebrado e poderia ser trocado dependendo da avaliação do mecânico. Não entendi tudo que ele disse, mas pela reação dos outros passageiros percebi que não era coisa boa. Me ajeitei na poltrona e logo percebi que alguns passageiros estavam descendo do ônibus. Eu não via a hora do ônibus "levantar voo", mas algo me dizia que isto ia demorar. Resumindo, trocamos de ônibus e eu só consegui chegar em casa no outro dia depois das 9 da manhã. Tudo que eu queria e previa não aconteceu e até hoje sinto o pesadelo que foi aquela vi
     DIA DAS CRIANÇAS O Dia das crianças, na verdade, é o dia de todos nós. Jesus disse: "Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais porque das tais é o reino do céu". Infelizmente hoje existe muita gente que abusa de crianças e usa crianças até para pedir esmolas. A criança tem o seu mundo, a sua cabeça, os seus sonhos e também a sua rebeldia. Tudo deve ser visto e revisto do ponto de vista da criança levando-se em conta que se trata de uma criança. Para Deus todos nós somos crianças. Jesus disse; "Aquele que não se fizer como uma crianças não pode entrar no reino do céu". Felizmente hoje existem leis que protegem as crianças. Temos um Ministério que cuida disto e tem à sua frente a Ministra Damaris que é uma advogada e uma pessoa cristã. O governo tem se preocupado muito com essa área. (12-10-2021)
  OS REMELEXO DA VIDA Quando a gente passa dos 60 geralmente começa a aparecê uns trem estranho, umas mudança de temperatura, umas dor que dói sem duê e aperta sem apertá. Deve de sê menopausa, ou outro trem quarqué. Às veis a gente dorme bem, às veis a gente dorme bem mal, acorda, levanta e fica zanzano dentro de casa e vai até no quintal. Se arguém vê pode pensá que é um fantasma. O ser humano é cheio de manias e muda iguar o tempo. Arguém já me disse que isto é devido a mudança na circulação do sangue. Às veis acredito que deve de sê por causa da idade porque quando a gente é mais novo num tem nada disto. Eu dava três pinote sem incostá o pé no chão, plantava bananeira, andava com os pé pra cima e o sangue num dicia pra cabeça. Hoje acho que nem tenho sangue mais. Na verdade, tudo isto é devido a idade, mas eu sei que isto varia de pessoa pra pessoa. Isto são os remelexo da vida. (12-10-2021)
 P ASSANDO POR JERICÓ A Bíblia diz que era necessário que Jesus passasse por Jericó. Nessa cidade haviam pessoas que estavam precisando de Jesus. Havia cegos, aleijados, coxos, leprosos e endemoninhados os quais Jesus queria e podia ajudar. Havia pessoas carentes, famintas, sozinhas, tristes, feridas e amarguradas. Jericó era conhecida como "a cidade das palmeiras", era uma cidade agradável, bem arborizada, tranquila, mas tinha muitas pessoas carentes e necessitadas. Jesus precisava passar por Jericó. Ainda hoje, Jesus precisa passar em nossa casa, em nossa vida, em nossa cidade. É bom receber a visita de Jesus e ser abençoado por Ele. (12-10-2021)
  ASSIM SOU EU Eu não sou tudo, mas sou alguém. Eu nada sou, não sou ninguém. Aqui só falo o que convém. Não falo mal, só falo bem. Eu não sou bobo, nem sou esperto. Não sou errado e não sou certo. Não moro longe, nem moro perto. Sou da cidade, não do deserto. Não sou coitado, nem oprimido. Eu não sou tonto e nem sabido. Não sou malvado, nem enxerido. Eu não sou bom, nem sou bandido. Eu tenho aquilo que eu preciso. Se precisar eu te aviso. Eu gosto muito do seu sorriso, assim me sinto num paraíso. 12-10-2021.
  UMA BOA QUARTA FERA Uma boa quarta fera para quem fala bonito e pra quem só diz bestera. Para quem é da paz, e pra quem gosta de zuera. Uma boa quarta feira pra criança e pro idoso, para quem é carinhoso, pro Juão e pro Mané. Uma boa quarta fera pro home e pra muié. Uma boa quarta fera para quem tá de bobera e pra todo trabalhador dessa terra brasilera. 13-10-2021.
  NUNCA PLANTEI BATATA Não sei por que uma pessoa manda a outra plantar batata. A pessoa planta o que quiser, ou não planta nada. Eu já plantei muito milho, cada cova era um motivo de esperança e eu ficava "vigiando" para ver quando o milho nascia. Nunca plantei batata, mas alguém já me mandou plantar. Plantei arroz no brejo ajoelhado no chão, plantei feijão e plantei café. Quem planta tem que ter esperança, dedicação e muita fé. 13-10-2021.
  QUEIJO Eu passei a gostar mais de queijo quando descobri que queijo rima com beijo. Provei os dois e até hoje não sei qual dos dois é mais gostoso. Eu misturei rima com gosto e me esqueci que rima é só uma palavra que rima com outra. Tem umas rimas estranhas: rimar aranha com montanha e com façanha e a gente se bobear apanha, pois a rima nos assanha e a gente não para mais. A rima é um vício que pode nos lançar num precipício, por isto é melhor ficar só com o queijo e com o beijo porque ambos são gostosos e nos fazem muito bem. 13-10-2021.
  APRENDI MAIS UMA LIÇÃO Hoje na minha caminhada vi uma imagem para mim curiosa e que também chamou a atenção de algumas pessoas. Naquela área verde em frente ao SESI eu vi uma égua deitada e um cavalo branco em pé bem próximo a ela. Algumas pessoas pensaram que ela estivesse morta e já falavam em ligar para a Zoonose, mas ela se mexeu e eles desistiram. Na outra volta esses animais já não estavam lá e eu fiquei pensando como são os animais. Provavelmente o cavalo estava preocupado com ela e quando ela conseguiu se levantar ambos foram embora. Entre os seres humanos também acontece isto, pois sempre tem quem chama a ambulância, ou mesmo socorre a pessoa. Porém com os animais é diferente, pois eles não tem raciocínio: eles agem unicamente seguindo o seu instinto. De certa forma, foi mais uma lição que eu aprendi. (14-10-2021)
  MEU CHAPÉU Meu chapéu quase sempre está na minha cabeça. É mais fácil eu perder a cabeça do que perder o meu chapéu. Para muitos, o chapéu é um enfeite, um adorno, um complemento. Para mim, ele é um companheiro que me acompanha o dia inteiro. Quando eu saio, ele sai primeiro, abre a porta pra mim, abre a porta do carro com todo cuidado, meu chapéu é ensinado, consegue me completar, ele só falta falar. Conheço gente que não sai sem o chapéu e quando chegar no céu vai sentir falta do seu chapéu. Mas lá deve ter coisa muito melhor e mais bonita. O chapéu ficará aqui numa boa, talvez servindo a outra pessoa com muita dedicação cumprindo a sua nobre missão. 14-10-2021.
  A DIFERENÇA ENTRE ORAR E REZAR Sempre me perguntei: Qual a diferença entre orar e rezar? As duas formas são usadas por religiosos, parecem iguais ou semelhantes, mas são diferentes. Orar é falar com Deus espontaneamente, fazer pedidos ou agradecer de acordo com o momento e a necessidade. É uma ação espontânea e de improviso. Por isto se chama oração, pois é uma ação que se ora, ou que se fala com Deus. Rezar vem do latim recitare, é declamar ou recitar algo previamente decorado, muitas vezes de forma alternada: um fala e o outro responde alternadamente. Geralmente, os evangélicos oram, enquanto os católicos rezam. Isto faz parte de qualquer reunião entre religiosos.
  CULPA DO BOLSONARO O meu carro não pegou, meu time só empatou, a bicicleta furou o pneu, tudo hoje está caro, é culpa do Bolsonaro. Meu salário atrasou, o meu crédito acabou, eu não sei o que fazer para pagar a Claro, é culpa do Bolsonaro. Minha vida piorou, meu vizinho me xingou, e quase me agrediu, também me chamou de otário. É culpa do Bolsonaro. Não sei como vou viver, não consigo entender este drama em que vivo. Me sinto no desamparo por culpa do Bolsonaro.
  CRISTÃO ESQUERDISTA? Você conhece algum cristão esquerdista? Como uma pessoa pode ser cristã e ao mesmo tempo ser um esquerdista? Um dos motivos que levaram o presidente a ser tão odiado pela esquerda é exatamente o fato de ele ser cristão, embora ele mesmo diga que não se considera um "cristão praticante", como normalmente se diz. Um cristão não pode ou não deve apoiar certas práticas esquerdistas. O cristão, em geral, é temente a Deus, paciente, cordato, sem vícios e é contra todo tipo de injustiça, violência e prática de destruição do patrimônio público e dos símbolos nacionais, coisas muito comuns nas manifestações da esquerda. Um cristão geralmente procura imitar a Cristo. O significado da palavra cristão é "um pequeno cristo".