Postagens

Mostrando postagens de outubro 6, 2019
GÊNESIS Quando Deus criou o mundo fez tudo que era preciso, fez um lindo paraíso, depois fez um belo casal. Ele fez a natureza tudo com grande beleza onde não havia o mal, só amor e inocência numa vida natural. Mas depois veio o pecado pela boca da serpente que enganou o casal. Adão e Eva pecaram, pois ficaram iludidos e comeram sem pensar do fruto por Deus proibido. Foram expulsos do Jardim e caminharam assim sem a presença de Deus e pagaram alto preço pelos pecados seus. Mas Deus chamou o casal e ali o abençoou, crescei e multiplicai, foi o que Ele falou. Desde então o homem vive, neste mundo sobrevive, mas segue o seu triste destino, pois um dia ele pecou. Cícero Alvernaz, autor. 12-10-2019.
DIA DAS CRIANÇAS 12 de outubro é o Dia das Crianças. Todos nós já fomos criança, cada um com a sua vivência e a sua experiência no seu dia a dia, nas brincadeiras vivendo a sua realidade. Esta idade é marcante, pois envolve o conhecimento, a escola e o desenvolvimento natural e biológico. Hoje é outra época, mas a essência continua e a vida tem o mesmo calor a mesma importância e igual relevância para todos. A criança tem os seus desejos, seus sonhos e seus sentimentos. É a  mais linda quadra da vida quando se desperta para a realidade e se vê frente a frente com o mundo e os seus encantos e perigos. A escola, os estudos, os amiguinhos, a professora e as cobranças do dia a dia. Mas em meio a tudo tem a alegria de ser criança. Cada dia é uma descoberta, é um desafio, é uma caminhada vencida na estrada da vida. 12 de outubro é o Dia das Crianças, um dia marcante, um dia especial. Este dia é feriado nacional. Que as crianças sejam iluminadas e protegidas por Deus, o nosso Pai celestial.
A MÚSICA DO GÁS Toda manhã eu a ouço, sempre depois das 8, porque antes não pode. É a música do gás chamando a atenção, cutucando nossos ouvidos já cansados de ouvir tanta coisa que vem no ar, muitas vezes só para nos perturbar. Essa música é sagrada, mas às vezes nos tira a paz, é a música do gás, desta propaganda que desanda por aí e não para mais. É o "gaizero" que passa e oferece a sua mercadoria no famoso botijão de 13 quilos. Mas será que tem 13 quilos mesmo? Eu não sei  porque nunca pesei. Mas vamos à música porque essa todo mundo conhece e ouve, muitas vezes sem querer. O carro do gás já passou, tudo silenciou, já consigo escrever o meu melodrama para quem odeia e para quem ama. Ainda bem que escrevo e escrevendo não xingo, nem vocifero, pois faço o que quero e o que gosto e aposto que alguém vai ler. Gosto disto, não sei ficar sem isto porque me traz muita paz. E isto me satisfaz. (11-10-2019)
SABEDORIA Ser sábio é ter sabedoria, todo mundo sabe disto, mas nem todos sabem o que é sabedoria. Ser sábio pode ser ficar calado, ou falar, dependendo do momento. Sabedoria é algo que varia, que aparece todo dia e que desaparece, esquece e fenece na luz do dia. Salomão foi o mais sábio dos homens, escreveu poesias, provérbios, cantares e aconselhou pessoas em vários lugares deixando lições e exemplos de como ser sábio sem ser fanático, ou um mero religioso. Com a sabedoria  se adquire o conhecimento, o talento para saber entrar e sair, abraçar e desistir, ir e vir com prudência e cuidado. Salomão falou muito em sabedoria, seus provérbios escritos em um livro de 31 capítulos é a base para o bom caminhante, aquele que procura andar seguro sabendo onde põe os seus pés. Sabedoria é falar na hora certa e calar no momento exato quando o silêncio fala mais alto que as palavras e o coração sente que o momento é de absoluto e total silêncio. Ser sábio, ter sabedoria é uma riqueza incomparável
TÁ QUENTE NÉ? -Boa tarde! Boa tarde. -Tá quente né! Um pouco. (pausa) -Será que vai chover? Vai. -Quando será hein! Só Deus sabe. -Com esse calor a gente fica sem inspiração... Verdade. -Mas isto pode ser bom... Por que? -Porque assim você fala menos. Não entendi. -Tá vendo? Já melhorou. A gente só fala na base do monossílabo. -O que é isto? É falar usando só uma sílaba. -Ah, sei... Se você sabe, então por que perguntou? (pausa) -Será que vai chover? Vai. -Quando será hein? Quando você fechar essa sua boca. -Tchau! Cícero Alvernaz, autor, 11-10-2019
EDUCAÇÃO Educação a gente demonstra com gestos, palavras e ações. Educação não se aprende na escola, a gente aprende em casa, na convivência com os pais, irmãos e parentes mais próximos. Antigamente quando se chamava alguém de "sem educação" era pior do que xingar um palavrão. As poucas vezes que ouvi essa palavra dirigida a mim fiquei triste e com muita vergonha, meu chão se abriu por alguns segundos e depois refleti sobre o que eu fiz para receber aquele "palavrão". Na esco la eu era muito reservado, em casa eu ficava calado, mas sempre ligado no que estava acontecendo. Falando de educação, esta palavra tão mal entendida e mal resolvida, eu penso que basicamente é o que está faltando hoje. Às vezes não somos tratados com educação na escola, nem no comércio, ou mesmo em algumas igrejas. Isto é o mínimo que se deve fazer, pois aprendemos educação em casa desde os nossos primeiros anos de vida. É só dar uma sequência e prosseguir no caminho da boa educação e dos bons
O CÃO Vai o cão, o cachorro, o amigo, o amigão, pela rua sem direção, atravessando a rua de repente, inadvertidamente como quem segue a esmo, talvez procurando seu dono, sozinho no seu abandono. Esta é a sua vida, vai procurando comida num saco, numa lata, alguma coisa jogada que alguém deixou cair... Vai o cão sem destino e sem direção, pela vida vagando na sua triste missão. Ele tem a sua vida, vai em busca de comida, de abrigo, de um amigo, mas às vezes só recebe ingratidão. Cícero Alvernaz, autor. 10-10-2019.
MANIA DE ESCREVER Eu e essa minha mania de escrever... Parece uma carência, pois como não tenho ninguém para conversar acabo falando comigo mesmo. É engraçado porque escrevo mesmo sabendo que ninguém, ou quase ninguém, vai ler. Alguns até curtem sem ler só de dó de quem escreveu. "Coitado, ele teve tanto trabalho, vou dar uma curtidinha pra ajudar ele". Seja como for, eu agradeço. Cada um faz o que gosta e tem cada gosto muito estranho e um deles é escrever, mesmo sabendo que  quase ninguém vai ler. Hoje escrevi sobre "Alegria" e quase ninguém leu. Imagina se eu tivesse escrito sobre "Tristeza!". Mas é assim mesmo. Sempre foi assim desde os tempos da roça em que a pessoa pegava a sua enxadinha e ia sozinho pro mato naquela solidão de manhã apenas com a presença de alguns passarinhos. Mas era uma solidão boa com a companhia da Natureza e a beleza dos pássaros e das flores. Eu e essa minha mania de escrever... Mas vou parar já porque se esticar mais aí é que
ALEGRIA Alegria é um sentimento, um extravasamento, um alento, um momento de paz e de prazer que não sei dizer. Alegria é mais do que dar risada, contar uma piada, ou comer uma feijoada. Alegria é não sei o que, pois é impossível dizer o que é. É um misto de contentamento e fé, algo que sai pelos poros, que derrama em forma de cachoeira, é uma brincadeira que deu certo, é uma fonte no deserto, é um rio a correr. Alegria é uma cantiga de ninar, é um passarinho a voar, é um so rriso de criança. Alegria é a soma do amor e da esperança, é uma dança sem fim. É você olhar pra mim e dizer: "Te amo". Alegria é sair em disparada, passear de madrugada e ouvir a passarada saudando o dia. Alegria é poesia das boas, poesia que vem no vento a toa e enche o meu peito de versos. Alegria é transformar o universo num recanto de paz. Alegria é fazer aquilo que satisfaz e nunca voltar atrás. (10-10-2019)
CUECA VIRADA Deu vontade comer "cueca virada", mas é difícil encontrar essa "coisa gostosa". Eu nem me lembrava mais como era, mas sei que é uma delícia. Eu sabia que é feito na padaria, mas nem todas tem. A vontade foi aumentando e eu saí procurando, felizmente encontrei numa padaria bem próxima, não gostei do preço, mas nessa hora a gente nem olha pra essas coisinhas insignificantes. Encontrei a dita cueca, nem olhei se ela estava virada, só vi e pedi um pouco daquela iguaria. A moça da padaria estranhou um pouco o meu jeito meio tímido de falar o nome daquela delícia. Pra descontrair um pouco eu disse que era para alguém que estava com desejo, mas parece que isto piorou mais a situação. Por fim, levei a cueca e comi igual uma criança: "numa bocada só", como se diz lá em Minas. (09-10-2019)
QUEM ESCREVE Se está alegre está deslumbrado, se fala de amor está apaixonado, se está triste é um coitado, se fala da roça é um matuto, se está bravo é um bruto, se fala de choro é um "moleza" e se reclama é a própria tristeza, se fala em poesia é um pobre panaca, se é humilde a nada ataca, se fala em cidade é um granfino, se é inocente é um pobre menino. Quem escreve vive perdido, com seu personagem é confundido, mas vive escrevendo a sua história que tem mais derrotas do que vitórias. Cícero Alverna, autor. 09-10-2019.
SAPO, PERERECA E RÃ Com a chuva eles aparecem e na maior cara de pau vem fazer uma visitinha no quintal. Sem pedir licença eles entram e ficam zanzando pelo quintal procurando alguma brecha para entrar dentro de casa, ou em algum outro lugar que se preste a recebe-los. Pulam daqui pra ali, de lá pra cá e de cá pra lá sem nenhuma cerimônia aproveitando o espaço e as poças d'água. Esta família ama dar uma voltinha, talvez para conhecer mais um espaço fechado e particular para,  enfim, ficar e gozar das benesses do local. De repente nosso quintal vira um brejo e, se bobear, a casa vira uma extensão desse brejo com sapo, perereca e rã até em cima da cama e a nossa casa se transforma no novo habitat de toda saparia da região. E eles entram até com a porta fechada, não sei como, e deixam em polvorosa os moradores assustados e alarmados. De repente nada podemos fazer além de termos que conviver com a saparia e os seus vizinhos. Fico por aqui, torcendo para eles irem embora. (08-10-2019)
VIDA PESSOAL Tem gente que tem facilidade para falar de sua vida pessoal como lavar roupa suja em público. Vida pessoal, como o próprio nome já diz, é algo íntimo e restrito a um casal, ou a um amigo, ou à intimidade da pessoa, coisa que não deveria interessar a mais ninguém. Hoje, nos meios de comunicação, nas chamadas "redes sociais" muita gente fala de sua vida pessoal e até íntima. Isto é ruim, muito ruim porque envolve terceiros, pessoas que estão ausentes e cuja intimid ade deve ser preservada. Esta vida na sua intimidade não interessa, ou não deveria interessar a ninguém até porque ninguém paga a conta de ninguém. Mas tem gente que é louca pra saber o que se passa, mas eu lembro a estes que a nossa vida não é uma novela, nem um filme ou uma peça de teatro. Nossa intimidade deve ser preservada, pois é algo muito importante e caro para nós. Quem quiser saber alguma coisa procure saber da sua vida, pois cada um tem a sua vida pessoal, a sua intimidade. (08-10-2019)
MEU BEM Meu bem, se você não vem eu não sei o que fazer. Fico olhando a rua, esperando um sinal, mas nada fica bem e tudo fica mal. As horas não passam no seu ritmo normal, o tempo não passa, o relógio da praça, nem sequer dá um sinal. Meu bem, se você não vem eu quase me desespero, pois não tenho o que quero e fico sem opção, minha vida se transforma e eu fico sem ação. Cícero Alvernaaz, autor. 07-10-2019.
MINEIRO Mineiro conta, apronta, se desaponta e faz de conta que não viu e não sabe de nada. Fica calado, amuado, olha de lado, assunta, mas não fala nada. Quando fala corta as palavras, engole sílabas e depois cospe de lado e faz uma careta. Mineiro foge de treta, se esconde atrás da cerca e fica olhando por algum buraco. Mineiro não liga, não gosta de briga, mas quando entra só sai quando cansa, morre ou perde a esperança. Mineiro fala pouco, pita muito e geralmente gosta de uma "cachacinha pra moiá as palavra". Mineiro é sério, mas também dá risada, conta piada, fala de tantos assuntos, separados ou juntos, que até confunde o interlocutor. Mineiro é gente boa, gosta de coisas certas, não gosta de "imbruio" e sempre evita confusão. Mineiro tem suas histórias, tem boa memória e tem um bom coração. Cícero Alvernaz, autor, 07-10-2019.
SOU DESTE TEMPO Sou do tempo em que as pessoas andavam livres pelas ruas, sem preocupação com a sua bolsa e até com sua carteira à mostra. O passageiro dormia no ônibus com o dinheiro no bolso da camisa junto com o documento e nenhum elemento o furtava. As pessoas ficavam na calçada papeando às vezes até de madrugada. Saíam e deixavam a casa aberta, iam na casa da vizinha, no mercadinho, ou na padaria, seja de noite ou de dia, sozinho ou com alguma companhia. Sou deste tempo,  no tempo dos governos militares em que cidadão era cidadão e bandido era bandido. Havia ordem e temor, respeito e amor, amizade e consciência, além de obediência às autoridades constituídas. Enfim, as pessoas respeitavam e eram respeitadas, com algumas exceções. Hoje eu nem preciso dizer como está, pois as casas tem cerca elétrica e outros recursos, tentando melhorar a segurança patrimonial. Isto provoca gastos, mas às vezes compensa. (07-10-2019)
ESTÁ FALTANDO UM TEMA Está faltando um tema pra eu escrever meu poema. Acabaram-se os temas, as palavras e os fonemas, mas vou escrever mesmo assim. Vou inventar um tema, José de Alencar inventou Iracema, Drummond inventou o poema da pedra no meio do caminho. Vou inventar um poema, pelo menos um versinho com amor e com carinho pra compor minha poesia que quer se materializar. Quero sorrir com meu verso, ver se abrir meu universo, quero saudar as estrelas, mandar um beijo pra Lua, atravessar minha rua e abraçar meu vizinho. Está faltando um tema pra eu escrever meu poema, mas não falta o meu carinho. Cícero Alvernaz, autor. 07-10-2019.
A AMAZÔNIA É NOSSA! Desde o primário, na década de 60, que eu ouço dizer que muitos países estão de olho nas riquezas do Brasil, especialmente na Amazônia. Houve denúncias, mas não se tomou nenhuma medida contra a exploração. O tempo passou, estamos já no Século XXI e só agora um presidente escancarou esta realidade. Naquele tempo já se dizia: "A Amazônia é nossa!". Hoje a briga tomou outra proporção e chegou até na ONU com o discurso do nosso presidente. O mundo está em polvorosa, as Ongs estão sentindo a realidade e o Brasil, finalmente, voltou o seu olhar para a Amazônia. O Dr. Eneias já dizia: "Eles não estão querendo o bem da Amazônia, eles querem os "bens" da Amazônia". Finalmente alguém está disposto a comprar essa briga, afinal a Amazônia brasileira é nossa. Se alguém a comprou certamente não deu nenhum recibo. (06-10-2019)
AMOR Já ouvi muita gente dizer que não acredita no amor e eu fico me perguntando: será que essas pessoas sabem o que é o amor? Será que já amaram alguma vez? Muita gente confunde amor com empolgação, paixão ou carência, isso tudo pode fazer parte do amor, mas não é o amor. O amor existe, não apenas como um sentimento momentâneo e passageiro, ou fruto de nossa mente, de nosso corpo carente que de repente "cai de amores" por alguém. Se fosse assim, o ser humano seria como um an imal e agiria apenas por instinto e só serviria para procriação. O amor é uma essência divina, ele existe de fato e muda a vida da pessoa. Quem diz que o amor não existe, ou não acredita no amor tem as suas razões porque, certamente, nunca provou deste sentimento sublime e nunca experimentou essa força humana e divina inundando a sua vida. Quem já experimentou acredita e vibra quando sente essa presença inexplicável dominando o seu ser. O amor às vezes nos faz sofrer, mas sem amor a pessoa sofre muito ma
NÃO MALTRATE OS ANIMAIS No meu tempo de primário em São Pedro do Avaí, (Manhuaçu, MG) eu sempre participava de apresentações na Escola. Certa vez fizemos uma apresentação tipo: Jogral e cada aluno participante escolheu uma frase para declamar. Eu escolhi a frase: "Não maltrate os animais". Minha relação com os animais sempre foi muito boa, morava na roça e sempre ajudava a cuidar de alguns animais que tínhamos. Uma cabra com o seu cabritinho, alguns porcos, galinhas, gato, ca chorro... Por este motivo escolhi a referida frase para ler e depois falar alguma coisa sobre ela. As professoras sempre me escolhiam para participar e isto valia ponto na média, até por isto as minhas notas sempre foram boas, média 8,5 e 9,0. Ali nascia alguém que ia lidar com as letras e compor versos e crônicas, além de textos para revistas e jornais. A gente já nasce com o dom e só precisa de um pequeno empurrão para desabrochar, depois é só continuar aprimorando o talento. (06-10-2019)