Postagens

Mostrando postagens de junho 12, 2022
  RAIO X Jornalista, bolsonarista, galo sem crista, carro fora da pista, meio mineiro, meio paulista, existencialista, poeta otimista, riscado da lista, bombeiro, frentista, e capitalista, também humorista e um bom piadista, não dou entrevista, não poso pra jornal e nem pra revista. Estou otimista, pois não sou petista e creio num País recordista, pois sou bolsonarista e o Brasil, entre os países mais ricos do mundo, já está na lista. 16-06-2022.
  ARROZ QUEIMADO Eu faço poesia até com arroz queimado, mas acho difícil fazer com casal separado. A separação só é engraçada na ficção. Fazer poesia é um erro, poesia não se faz, nem se compra e nem se rouba. Eu nunca fiz poesia, nunca dormi de dia e nunca sonhei à noite. Nunca sonhei dormindo, sempre sonhei acordado. Na verdade eu nunca sonhei. Vivo a realidade de cada dia, por isto amo a poesia. Isto pode estar complexo, difícil de entender, mas eu não faço questão de ser entendido. Para mim, basta ser lido e assimilado. Já estou ficando complicado, eu que sempre fui simples e ajuizado. Eu faço poesia até com arroz queimado. (16-06-2022)
  O PASSARINHO E A FRUTA DO CONDE O passarinho bicou a fruta do conde, eu a colhi para ele não come-la. Coloquei-a na mureta da área para que ela terminasse de madurar. O passarinho viu e veio bica-la de novo. Para que ninguém perdesse a fruta eu fiz um acordo com ele: cortei um pedaço da fruta onde ele ainda não tinha bicado e deixei o resto pra ele. Afinal, o direito é de todos. Se eu gosto da fruta e ele também gosta, então vamos comê-la juntos. Cada um com o seu pedaço. 12-06-2022.
     POESIA Poesia tem o condão de dizer muito usando poucas palavras, mas palavras sábias e inteligentes. Amo poesia desde sempre! O que seria do mundo sem a presença da poesia! O que seria da noite sem a luz do dia após a madrugada? O que seria do poeta sem a palavra linda e sagrada? 12-06-2022.
     TEM GENTE QUE LÊ, MAS NÃO ENTENDE Ainda tem gente que lê, mas não distingue a ficção da realidade. Nem tudo que se escreve é realidade, Eu posso escrever sobre o inferno e, obviamente, sem nunca ter estado lá. Por isto a interpretação da Bíblia é tão variada e tantas vezes é errada e incoerente. Muitas pessoas levam tudo ao pé da letra, daí é que se criam tantas igrejas, igrejinhas e igrejonas. No Brasil deve ter mais de 1000 tipos de igrejas, cada uma com a sua doutrina própria e todas afirmam estar corretas. No dia a dia acontecem coisas que nos deixam decepcionados. Para quem escreve, isto chega a desanimar a pessoa. Tem pessoas que não entendem praticamente nada do que leem e a gente tem que ficar explicando que pedra não é tijolo, que tijolo não é feito de pedra. Pedra vem da pedreira e tijolo é barro amassado, curtido, queimado e por fim fica pronto para ser usado. A própria Bíblia alerta e afirma: "Quem lê, entenda. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas
  O PASSADO O passado veio com o meu passado, sua forma, seu jeito e a sua glória. Encontrou-me a pensar no meu passado, meus momentos, minha vida e minha história.. De repente agarrei-me ao passado, quis saber do meu passado, do meu tempo. O que fiz, o que ganhei, o que perdi, todo tempo que na terra eu vivi. O passado me falou do meu passado, do meu mundo, das proezas que eu já fiz. Me falou que eu era triste e doente e me disse que eu era infeliz. Eu não pude concordar com o passado, na verdade eu era pobre, mas feliz. Caminhava com meu pai pelas estradas, pois eu era um menino aprendiz. O passado veio com o seu passado, me falou, porém não me convenceu. Na verdade o passado se enganou, minha história o passado nunca leu. 12-06-2022.
      EU FUI NO RIO Eu fui no Rio na casa do meu tio, estava fazendo muito frio, me deu um arrepio de repente e o meu tio me falou que estava quente, me disse que aquele frio que eu sentia a minha tia também sentia quando estava doente. Eu disse pro meu tio que ele não sentia frio porque morava no Rio. 12-06-2022
     MENINO CURIOSO Eu, menino curioso, ficava ainda mais curioso quando via as mulheres sentadas de lado na garupa do cavalo, da moto ou da bicicleta. Ficava pensando e imaginando por que elas sentavam assim. Eu não perguntava e ninguém me falava, daí a minha curiosidade mais aumentava. Como ninguém me falou e eu nunca perguntei até hoje eu não sei, mas creio que um dia ainda saberei. 13-06-2022.
      A VIDA DÁ MUITAS VOLTAS Dizem que a vida dá muitas voltas, são as famosas voltas que a vida dá, mas a vida não dá voltas, a vida está sempre no mesmo lugar. Nós é que damos voltas, somos vagabundos, ou seja vagamos muito pela vida, muitas vezes sem encontrar a entrada, nem a saída. Isto faz parte da vida, faz parte da busca por uma vida melhor, mas esta "vida melhor" não existe e às vezes voltamos tristes e sozinhos para o nosso antigo ninho. É por isto que muitas vezes sentimos saudade da nossa terra onde tudo começou, onde tudo nasceu e se firmou. Gosto de meditar nessas coisas aproveitando o meu sentimento e o dom que Deus me deu para escrever. Muita coisa nesta vida a gente jamais conseguirá entender. (13-06-2022)
  AQUELE CAMINHO Eu não queria passar no mesmo caminho. Aquele caminho me trazia lembranças que eu lutava para esquecer, mas o outro era mais longo. Caminho da minha infância onde passei algumas vezes e me machuquei. Eu não queria passar naquele caminho, por lá eu passei muitas vezes sozinho, com medo e me senti perseguido por algo que eu não sabia o que era. Essas coisas a gente guarda e não esquece, coisas que a vida nos oferece. Hoje me lembrei disto e ainda me lembro de tudo, mas hoje não tenho mais medo, pois aquele segredo que me dava tanto medo não existe mais e não é mais segredo. 13-06-2022.
  ESTÁ MUITO FRIO Hoje está tão frio que de manhã eu coloquei um trem no micro ondas, liguei e deixei 30 segundos, tirei a coisa e ela só estava morna. Coloquei de novo, deixei 20 segundos e quando tirei ela continuou morna. Me lembrei do frio lá em Minas quando eu era criança-adolescente. A gente acendia o fogão de lenha e brigava pra ficar perto do fogo. Tinha gente que enfiava a mão dentro do fogão, punha a mão no fogo literalmente, mas a coisa continuava fria. Aí quando a pessoa desanimava pegava a enxada, ou outra ferramenta e ia pra roça trabalhar. Em poucos minutos já estava quente. Serviço é tão bom que esquenta mais do que fogo no fogão à lenha. Acho que é por isto que tem gente que não gosta de trabalhar. Deve ter medo de morrer queimado. (13-06-2022)
  O MAIS IMPORTANTE É JESUS GOSTAR DE MIM Muita gente não gosta de mim e deve ter os seus motivos. Sempre deve haver pelo menos um motivo para não se gostar de alguém. Tem gente que não gosta de graça, ou seja, sem nenhum motivo aparente. Simplesmente não gosta, ou como se diz: "Não vou com a sua cara". Esses dias eu estava pensando nisto. Cheguei a pensar em Jesus. Quanta gente não gostava e não gosta dele! Chegaram até a afirmar que ele tinha demônio e o que ele fazia era pelo poder dos demônios. Isto é uma blasfêmia, mas Jesus não ligou pra isto, pois Ele está muito acima disto. Se não gostavam de Jesus, imagina se vão gostar de mim que sou um simples servo de Deus! Eu penso nas pessoas que não gostam de mim e às vezes oro por elas. Ninguém precisa gostar de mim, não há uma lei que exige isto, nem um mandamento claro, explícito que determine isto. Se gostar, gostou. Se não gostar, não gostou. O mais importante é Jesus gostar de mim e eu sei que ele me ama muito. (13-06-202
  NÃO SOU NENHUM LITERATO Não sou nenhum literato cheio de versos e prosa, não sou nenhum Rui Barbosa, nem Carlos Drummond de Andrade. Eu apenas retransmito aquilo que está escrito, seja amor ou saudade. Não tenho essa pretensão, nem sonho com perfeição dentro da minha poesia. Eu escrevo o que me vem e até escrevo bem pelo tanto que estudei. Sei fazer alguns versinhos muitas vezes bonitinhos, isto, com certeza, eu sei. Não sou nenhum literato, nasci e cresci no mato pertinho dos cafezais. O meu Estado natal se chama Minas Gerais. 13-06-2022.
      O MEU DENTISTA JAPONÊS (Ao meu amigo, Dr. Emílio Hideyuki Yuuki) O meu dentista é um japonês muito falante e às vezes ele é engraçado. Eu gosto de conversar com ele porque ele, além de ser falante é engraçado, tem umas histórias que eu não entendo muito bem, mas gosto. Gosto de papos diferenciados, gosto de aprender algo enquanto converso. Aliás, a conversa existe pra isto, senão não teria nenhum sentido conversar. Conversa é diálogo, ou seja, não é só uma pessoa que fala. Se uma pessoa falar sozinha é monólogo. A gente quando se encontra, ou quando vou até o seu consultório ele às vezes até esquece que está trabalhando. Eu sei um monte de trem e tenho necessidade de por esses trem pra fora. Quando eu encontro uma "vítima" é uma festa. Na verdade, eu gosto de aprender e se possível ensinar alguma coisa e o diálogo é uma forma de aprender e, obviamente, de ensinar. O meu dentista japonês acaba sendo meu professor e ao mesmo tempo acaba sendo o meu aluno.
  AS LÁGRIMAS As lágrimas são quentes porque elas tem vida e tem muito sentimento. Elas caem, se derramam, embaçam os óculos, molham o lenço e eu penso que elas são sagradas, são divinas, pois descem como duas minas, saem de dentro com amor, tristeza e sentimento como duas fontes jorrando vida. As lágrimas são sentidas, elas nascem de alguma realidade vivida que deixou extravasar um sentimento inerente à vida. Quem nunca chorou? Quem nunca sentiu o peso e o calor das lágrimas escorrendo dos olhos, provenientes do coração? A vida é um mar de lágrimas e não há ninguém que nunca nadou nesse mar quando triste se pôs a chorar. 13-06-2022.
  ESCREVER É UM DOM E UMA PROFISSÂO Vejam só o grande privilégio que é escrever! Um escritor é um arquiteto das palavras. Com as suas palavras ele cria, recria, se comunica, se identifica e fica pra história. Ninguém vive sem a palavra escrita. Tudo depende das letras. Quem já recebeu uma carta sabe muito bem como as palavras são importantes. Ninguém estuda sem as palavras, ninguém se comunica sem elas. Tem a palavra dita e palavra escrita. Cada País tem o seu idioma, a sua escrita. O escritor é a pessoa que tem o dom da escrita, é um criador, pois usa a palavra para se comunicar de uma forma diferente, mais atraente e mais inteligente. Escrever é um dom, mas também é uma profissão. Toda pessoa pode e deve escrever, mas nem todos são escritores. O poeta é aquele que usa as palavras de uma forma diferente, em forma de versos, com rima ou sem rima. Tenta imaginar um mundo sem os escritores e verás a importância da palavra escrita como fonte de entretenimento e como fonte de comunicação.
  FOI TUDO EM VÃO Tentei te apagar da minha vida, passei uma borracha, mas a borracha não te apagou. Passei um outro produto, mas esse produto não produziu efeito. Tentei te arrancar do meu peito, mas desisti porque o meu coração ia sair junto, ele não bate sem você. Por fim, apaguei o seu nome, mas a tinta era forte e não te apagou direito. Fiquei sem ação e sem jeito, resolvi desistir e depois voltei a insistir, mas foi tudo em vão. Por fim, peguei você com carinho, com jeitinho e te coloquei de volta no meu coração. 14-06-2022.
     QUANDO EU MORRER Quando eu morrer não restará mais nada. Não restará esperança, nem lembrança do que eu fui. Só haverá um dia e uma noite após o dia. Não restará alegria, dor, nem tristeza, só haverá um vento passando à tarde indo ao encontro da noite e um olhar que não vê e um sorriso que não brilha. Tudo em volta será uma ilha perdida e se ouvirá uma canção esquecida que alguém um dia cantou. Quando eu morrer, todos vão saber quem eu fui e o que de mim restou. 14-06-2022.
     NO JARDIM No jardim não tem só flores, na vida não tem só amores, no céu não tem só cores. No jardim eu pensei em mim olhando as flores e vi as borboletas multicores. Olhei o céu, senti o calor do sol e pensei em Deus. Tudo me pareceu azul e brilhante, parei um instante e fiz uma oração. Senti meu corpo leve como quem ora ou escreve, senti bater meu coração. No jardim fiz este poema em forma de canção. 15-06-2022.