Postagens

Mostrando postagens de agosto 25, 2019
NÃO TEM IDADE Não tem idade pra estudar, não tem idade pra se formar, não tem idade pra namorar, não tem idade para sonhar, não tem idade para esquecer, não tem idade para lembrar, não tem idade para viver e ter prazer, se enturmar. Não tem idade pra viajar, não tem idade pra passear, não tem idade para amar, não tem idade para correr, não tem idade pra caminhar, não tem idade para cair, não tem idade pra levantar. Se nesta vida não tem idade vamos viver e ter saudade, ter alegria, ter muita paz, ter comunhão, ter amizade, e assim vivendo vamos crescendo e aprendendo novas lições.  A vida ensina e disciplina, nos dá prazer, também paixões, viver é bom, viver é dom, amar sorrir e escrever e nesta vida sempre crescer a cada passo assim viver sem ilusões. Cícero Alvernaz, autor. 31-08-2019.
UM COPO DE ÁGUA Um copo de água fria esfria, alivia, acalenta e dessedenta, faz bem e aumenta as forças, aclara e declara o amor pela vida. Um copo de água hidrata, ajuda, renova, faz nova a estrada, é água amada que sai da torneira, alegra a vida e cura a ferida, faz bem, regenera... Um copo de água afasta a mágoa, é dado de graça a quem desejar. Alegra a vida e mata a sede e faz bem a todos que a querem tomar. 31-08-2019.
FÃS Tem gente que quando conhece a gente pessoalmente fica extremamente emocionada. Fica literalmente arrepiada e nem sabe o que fazer de tanta emoção demonstrada. Isto já aconteceu comigo, já conheci pessoas e fiquei mais ou menos assim. Também lembro de pessoas que me conheceram e ficaram satisfeitas, felizes e até me tietaram, cheguei até a dar autógrafo. (Só não gosto de dar autógrafo em camisetas). A gente fica sem saber o que fazer para agradar a pessoa, o fã, ou a fã q ue vem no afã de nos abraçar e declarar por nós a sua admiração. Mas toda moeda tem dois lados, pois, geralmente, depois tudo esfria e nos tornamos uma pessoa comum. Foi só um momento de apego e de aconchego, amor e admiração. Depois a pessoa não quer mais nem ser amigo no Face. Por que será que isto acontece? Porque o ser humano é assim: idolatra, depois xinga, esbraveja e ignora. Não me iludo mais com fã, prefiro uma amizade normal, sólida, do que um agarramento emocional. Não quero fãs, quero admiradores e ami
NA MINHA TERRA Na minha terra ainda tem fogão de lenha, tem batata doce assada no forno, tem café quente e café morno, tem uma espingarda dependurada atrás da porta, tem um cachorro bravo que não late, mas morde, tem uma galinha que cisca no terreiro, tem um terreiro onde se espalha café, tem um pé de mamão onde um sanhaço vem comer e depois voa feliz, tem um rádio que ainda toca uma música-raiz, tem um tacho de cobre, tem uma gaiola sem passarinho, tem um gato e tem um cãozinho que às vezes vai pra casa do vizinho, tem uma lata de gordura e ainda tem muita fartura, tem fruta a vontade, tem banana e tem laranja, tem abacate, tem manga e mamão, tem festa e tem canção, tem prazer e alegria, tem versos e tem poesia. Cícero Alvernaz, autor, 30-08-2019.
PAQUERA Desde adolescente que eu ouço falar essa palavra. Acho até que já paquerei bastante, às vezes sem saber que aquilo era paquera. Amei do meu jeito, doeu o meu peito, perdi o sono, me senti no abandono pensando em algo e em alguém que talvez nem sabia que eu existia. Depois a paquera virou coisa séria e eu quase morri. Tudo isto faz parte da vida e se intensifica numa certa idade. Depois a gente começa viver a realidade e vê que tudo aquilo era ilusão, chuva de verão, c oisas do coração. Mas paquerar é muito bom, acho que foi nesta época que eu comecei a escrever poesia, talvez para suportar ou aumentar aquela dor que não passava e sempre vinha latejando no meu peito. Hoje recordo e tenho saudade daquele tempo inocente em que a gente sonhava acordado em pleno dia e fazia poesia como forma de curtir aquele amor. A paquera envolve muito e judia da gente, pois nem sempre se é correspondido. É um amor diferente que brota de repente e castiga sem dó a vida da gente. (30-08-2019)
FOTOS Tem gente que ama tirar fotos, tem gente que odeia. Nem todas as fotos são bonitas, nem todas as fotos são feias. Foto é uma coisa enigmática e depende da pessoa, do momento e do lugar que se tira. Tem gente que se arruma toda para tirar uma "simples foto", coloca até perfume, talvez pensando que a foto vai sair perfumada. Outros não ligam pra se arrumar e nem posam, nem ligam para "caras e bocas", ou uma pose sex, ou pelo menos mais a vontade. Tem que se soltar para ti rar a foto, arrumar o cabelo, a roupa, caprichar no sorriso e aguardar o resultado. As pessoas, geralmente, nunca ficam satisfeitas com o resultado final. As pessoas quase sempre dizem: "fiquei horrível" e pedem para apagar esperando que a próxima fique melhor. Mas a próxima, geralmente, fica pior porque, na verdade, não é a foto que é ruim: é a pessoa que muitas vezes não se aceita como é. A foto simplesmente é um retrato daquilo que a pessoa é. A pessoa deve se aceitar como é, pois
VIDA NA ROÇA Os porquinhos no chiqueiro, as galinhas no terreiro, o gado no pasto, os cavalos na baia, no paiol as traias, a palha e o milho, na cozinha o filho pedindo comida, na bica a água, a fruta no pé, na igreja o caipira reza com fé, na estrada a menina, pequena, franzina, vem devagar, no rio o peixe está a nadar. É a vida na roça pedindo passagem, mostrando seu rosto, a sua imagem. O dia se passa e vai devagar, a tarde chegando, o sol esfriando, a noite caindo vai tudo cobrindo, traz escuridão. Ao pé da fogueira o papo é bom e tudo se aquece na noite que desce com sua canção. Cícero Alvernaz, autor. 29-08-2019.
MINGAU Gato gosta de mingau, criança também gosta, adulto adora mingau, gente sadia gosta, gente doente gosta, todo mundo gosta, tem gente que até aposta que hoje vai ter mingau, seja no frio ou no calor, seja no tempo que for sempre vai bem um mingau, seja com doce ou com sal, sempre vai bem um mingau, de fubá ou de maizena, numa vasilha grande ou pequena, seja de noite ou de dia, na tristeza e na alegria, na minha casa ou na casa da minha tia, seja com ou sem poesia, um mingauzinho cai bem e deixa a gente feliz seja aqui ou em outro País. Cícero Alvernaz, autor. 27-08-2019.
DEUS ME LIVRE DESTA VIDA! Tem gente que pensa que está abafando, chega chegando e se mostrando todo pra galera. Fala, abraça, beija as moças e até dá um "selinho" pra mostrar que é o "dono do pedaço". Sabe tudo, tudo percebe e recebe os abraços e as boas vindas. Todo mundo olha e faz continência, chegou quem pode e não pede, nem suplica, uma pessoa rica e poderosa, "empoderada", como hoje se diz. Parou o carrão lá fora, ou amarrou o cavalão no poste e caiu nos braços da turm a. Pede bebida pra todo mundo e diz: "hoje é por minha conta". Mas a gente, muitas vezes, não sabe o que tem por trás dessa cortina de fumaça, pois o indivíduo não passa de um pobre coitado, carente e querendo se mostrar sem ter o que mostrar. Finda a noite de orgia, resta um trapo jogado às traças, sem dinheiro, sem mulher e sem moral. Assim é a vida em muitos bordéis, em muitas "casas de tolerância" nas noites vadias e fugidias. Deus me livre desta vida! (27-08-20
A AMAZÔNIA É NOSSA! A Amazônia sempre foi desmatada e queimada (é só ver os relatórios e os dados da NASA dos anos anteriores) e nunca se criticou os mandatários da época. Apenas se falava das queimadas sem dar nenhuma ênfase e sem criticar os presidentes anteriores. Não havia nenhum controle na Amazônia e todos sabem que muitos países estão de olho nas riquezas da Amazônia, principalmente no seu subsolo. Agora há um conjunto de medidas visando preservar aquela região e protege-la da especulação de outros países que estão de olho nas suas riquezas. Agora podemos dizer: a Amazônia é nossa! Pelo menos está se envidando esforços para que isto seja, finalmente, uma realidade. O Brasil, finalmente, tem um presidente nacionalista e isto é muito bom. (27-08-2019)
CAFÉ Café de manhã, café de tarde e até de noite. Café de madrugada, café puro, sem nada, café acompanhado, café na hora coado, bem quente, encorpado, com muito açúcar, ou pouco adoçado, café puro, café com leite, café, cafezinho, café com lanchinho, café agora, café nesta hora, café fora de hora, café na chegada ou antes de ir embora. Enfim, sempre café, seja deitado ou de pé. Cícero Alvernaz, autor, 27-08-2019
SER FELIZ Gosto de perguntar e me questionar: existe alguém feliz?  Ser feliz é o objetivo de todos, mas o que é "ser feliz?".  Para muitos, ser feliz é ter muito dinheiro,  ter saúde e poder passear a vontade, correr o mundo,  pisar fundo e conhecer países e ilhas.  Mas será que isto é ser feliz?  Tem muita gente que tem tudo isto  e, no entanto, não é feliz.  Acredito que para cada pessoa ser feliz  soa como algo diferente  e varia de pessoa para pessoa.  Acredito que ser feliz é pod er viver bem,  com a consciência tranquila e o coração alegre,  deitar e dormir, depois levantar e sair.  Portanto, ser feliz é uma questão de estado de espírito  e não necessariamente ser rico e poder viajar pelo mundo.  Cada um que faça a sua avaliação  e analise e pense e entenda o que para si é ser feliz.  Ah! Ninguém consegue ser feliz o tempo todo.  Isto é fato. (26-08-2019)
PREÇO DE BANANA Quando algum produto estava bem barato se dizia: está sendo vendido a preço de banana. Isto valia para todos os produtos e tornou-se um ditado, ou um dizer muito popular. Banana era símbolo de alguma coisa que não tinha valor, que a gente ganhava ou comprava usando apenas alguns centavos. Coisa de brasileiro, que adora esses dizeres, muitas vezes ditos em tom de brincadeira. Mas vocês viram o quanto está custando a "nossa banana?". A nanica que é a mais barat a está custando em média 6 reais o quilo, a prata está um pouco mais cara e a maçã está bem mais cara. Isto, evidentemente, varia de mercado para mercado. E para piorar, a qualidade dessas bananas não é boa, o processo pelo qual elas passam até chegar ao mercado prejudica a sua qualidade final. Banana cara e de má qualidade. O consumidor sofre, afinal não são só os macacos que gostam de banana. Fazendo um trocadilho: a banana ouro está custando preço de ouro. Acho até que esta nem existe mais.  (26-08-20
AMAZÔNIA A Amazônia está pegando fogo, o mundo está pegando fogo, o fogo está pegando fogo, é preciso apagar, é preciso apagar. Tragam canecas e baldes, tragam mangueiras, sem dó, a floresta é fumaça e pó, não tem mais árvores, nem sacis, não tem o rio caudaloso, não tem onças, nem quatis, não tem macacos, nem viados em milhões de quilômetros quadrados que já estão quase todos queimados. A Amazônia está pegando fogo, acabou-se a floresta acabou o riso e a festa, acabou-se o nosso País. Não há mais nada a fazer, nem adianta se benzer, ninguém mais será feliz. Cícero Alvernaz, autor. 26-08-2019.
JANTA Tem gente que não janta, tem gente que não almoça, tem gente que não toma café de manhã. Na roça a gente tomava o café da manhã, almoçava as 9 horas, tomava o café do meio dia, o café da tarde com merenda e ainda jantava. E de vez em quando ainda comia alguma coisa entremeada. Estranhei quando vim pra cidade, no começo cheguei a passar fome, mas me aguentei e até me acostumei com a rotina da cidade. Hoje, muitas vezes, eu só tomo um cafezinho, às vezes não almoço direit o e raramente janto. Mas de vez em quando a fome aperta, dá uma tremedeira e eu como o que aparece pela frente. É a chamada "fome retardada", que fica escondida e depois reaparece faminta. Tem gente que come pouco pra não engordar, faz dieta, passa fome, tudo em nome da "elegância". Mas elegante mesmo é ter saúde, se alimentar bem até para aguentar os repuxos da vida. O mais é modernidade, coisa de gente da cidade. (25-08-2019)
POR AÍ -Cê vai aonde? Vô por aí. -Posso ir junto? É melhor não ir. -Por que? Porque eu não sei onde fica "por aí". -Mas eu te ensino. Então vamos. -Por aí é muito longe? Eu já disse que não sei onde é. -Mas então cê vai aonde? Vô por aí. -Posso ir junto? Já está indo. -Vamos mudar de assunto? Vamos. -Falta muito pra chegar? Chegar onde? -Chegar por aí aonde a gente tá indo. Chegamos. -Chegamos aonde? Chegamos em algum lugar. -Por aí é aqui? Sim, aqui é por aí. 25-08-2019.
DEPOIS DA CHUVA Depois da chuva muitas vezes vem a mágoa, vem a lama, as poças d'água, vem a enchente que nos rios deságua, vem um olhar perdido, um tempo esquecido, vem um homem desiludido. Depois da chuva, porém, vem o sol, vem a beleza da mãe natureza, vem a alegria, vem a canção, vem o sorriso da criança e do ancião, vem o poeta com sua poesia, vem a beleza nascente no dia, vem o amor a se declarar, vem o sorriso, vem o cantar. Depois da chuva vem a flor e vem o fruto, vem o verde cobrindo a roça, vem o burro puxando a carroça, vem o roceiro, vem a criança, vem o sonho, vem a esperança, vem a nova plantação. Depois da chuva vem o gado, vem o pasto, vem a vaca e a sua cria, vem no ar a alegria, tudo enfim se irradia, vem a paz no coração. Cícero Alvernaz, autor. 25-08-2019.