Postagens

Mostrando postagens de julho 28, 2019
VENHO DE MINAS Venho de Minas, venho das Gerais, venho dos pastos e dos cafezais. Venho do mato, venho das cidades, venho do campo com as minhas manhas, já subi as serras, escalei montanhas, já andei a pé, já plantei café, trabalhei no brejo, plantei arrozais, já plantei cana, formei canaviais, nesta vida dura já fiz rapadura, já montei a cavalo, toquei boi no pasto, o cavalo empacou, puxei de arrasto, me perdi na estrada, pousei na invernada, comi na marmita, mas o que mais me irrita neste meu Estado é trabalhar de sol a sol e não ser valorizado. Cícero Alvernaz, autor, 03-08-2019.
BEIJO Beijo é gostoso porque é crescente como a Lua, abre e fecha como a porta da rua e sempre continua fazendo a gente delirar. Beijo é gostoso porque mexe com a gente, bem melhor que um presente que a gente deseja ganhar. (01-08-2016)
SOCIALISMO E CAPITALISMO O ser humano não é igual. Nem irmãos gêmeos são iguais. Numa sociedade comercialmente livre a desigualdade é muito visível, pois cada um emprega de uma forma aquilo que ganha. As pessoas aplicam, ou só gastam e esbanjam aquilo que tem. Cada um usa e dispõe daquilo que possui da forma que bem lhe aprouver. Por isto há pessoas ricas e pessoas pobres, porque cada um faz o que quer com aquilo que possui. É a liberdade que temos para gastar ou empregar o que possuímos. Pessoas liv res não são iguais, cada uma tem direito de ser como bem quiser. Pessoas iguais não são livres porque não podem gastar ou aplicar aquilo que tem, ou seja, todas tem que seguir o mesmo caminho, a mesma direção, pois são iguais. Igualdade não significa ter liberdade, muito pelo contrário. Pensemos nisto, afinal vivemos em sociedade, portanto somos livres para vivermos da forma como quisermos. Esta é a grande diferença entre socialismo e capitalismo. 02-08-2019.
BELEZA Beleza não se põe na mesa, beleza se põe nos olhos, se põe no coração. se põe na palma da mão, beleza existe no ar, beleza existe no mar, existe nas ondas, na espuma, existe no céu que se vê, existe em mim, em você, beleza existe na flor, também na palavra amor, no riso que vejo se abrir, na criança a sorrir, no verso que se apresenta, no poeta que o verso inventa, beleza flui num instante, no coração de um amante, no andar de um caminhante, na moça linda que passa, nas florzinhas lá da praça no vento que me abraça com seu jeito aconchegante. Cícero Alvernaz, autor, 01-08-2019.
A OUTRA FACE Dá a outra face se alguém te ferir, não reaja se alguém te cuspir. A vida às vezes maltrata, o mundo às vezes nos mata, o choro é um santo remédio, o livro cura o tédio, o sonho refaz a esperança, o verso nos faz ser criança. Dá a outra face se alguém te cuspir, não reaja se alguém te ferir. Nem sempre brigar vale a pena, a vida é muito pequena, o dia passa depressa, não creia em toda promessa, apenas o bem interessa, prossiga, mas não tenha pressa. Cícero Alvernaz, autor, 29-07-2019.
VOCÊ NÃO SABIA Você não sabia que eu ia, e nem mesmo eu sabia, mas meu coração sorria de tanto que ele queria. Minha jornada foi longa, mas sei que valeu a pena, pra ver aquela morena eu caminhei noite e dia, fiz canção e poesia, andei de noite sem guia, enfrentei nuvem de pó, caminhei à noite só por onde eu não conhecia, caminhei, dei volta no mundo, pisei forte e fui fundo por onde eu desconhecia. Você não sabia que eu ia e nem mesmo eu sabia, mas meu coração sorria de tanto que ele queria. Cícero Alvernaz, autor, 29-07-2019.