Postagens

Mostrando postagens de outubro 9, 2016
ELA NÃO SABIA Ela não sabia ou talvez soubesse, porém, eu sabia, e sempre pensei  que ela soubesse. Eu queria perguntar se ela sabia, mas no seu olhar vi que ela sabia. Eu tinha certeza que ela sabia, porém, nada me dizia sobre esse segredo. Eu queria perguntar para ter certeza, mas posso jurar: morria de medo. Ela demonstrava que tudo sabia, mas nunca falava, nunca me dizia. Seu olhar, porém, me comunicava que ela sabia, que ela queria, que ela me amava, porém, não dizia. Mesmo sem saber se ela sabia, me apaixonei, mas nem eu sabia. Cícero Alvernaz (autor) 15-10-2016.
BRINCANDO DE MORRER A gente não acredita, mas depois passa a acreditar. No momento a gente confunde e mistura a morte com a vida, o real com o irreal, o sonho com a realidade, a vida com a morte. Quase todos os dias morrem pessoas conhecidas, pessoas que, de alguma forma, a gente admirava e curtia. Mas elas morrem brincando como brincaram a vida toda, são transladadas, levadas, abduzidas ou, simplesmente, retiradas da vida como estrelas para brilhar em outro lugar. Ontem eu v i alguns vídeos do humorista Patropi, ou Fofão e fiquei pensando no talento e na importância de uma pessoa para as crianças e para os adultos. Como alguém pode levar tantas pessoas ao delírio, ao sorriso e ao choro com poucas palavras e tamanha inteligência e maestria. Orival Pessini, ator, autor de personagens desde a década de 70 morreu aos 72 anos vítima de um câncer. Não acredito que as pessoas morrem de verdade, insisto em não acreditar. As pessoas, na verdade, brincam de morrer. (15-10-2016)
PAÍS ATÍPICO  Esse País é atípico, raquítico e apocalíptico, além de ser dominado pelos políticos, que deixaram o Brasil nesse estado crítico. Aqui, dizem que não há censura, mas muitas opiniões são criticadas ou até mesmo ameaçadas de medidas punitivas, o que significa que somos, em parte, proibidos de ter as nossas opiniões. Volta e meia eu ouço pessoas dizerem que o atual governo brasileiro é ilegítimo e golpista. Isto acontece porque muita gente não sabe que o Brasil tem uma Constituição, que foi promulgada em 1988 e que tudo deve ser feito com base nesta Carta Magna. O governo de Michel Temer é mais do que legitimo, foi legitimado nas urnas com base na Constituição da República. Mas tem gente que pensa que todo brasileiro é bobo, trouxa e come com a boca dos outros. Mas não é bem assim não! (14-10-2016)
MEIO-MEIA Meia vida, meia história, o sol brilhando lá fora, uma flor que ninguém viu sorrindo se abriu agora. Meia volta, meu olhar um outro mundo buscou. Meus ouvidos se alegraram: um passarinho cantou. Meio riso, meia graça, não consegui disfarçar. Fiquei olhando de longe aquela morena passar. Meio assim, meio sem jeito me virei para olhar. A morena me olhou, eu nem pude acreditar. Cícero Alvernaz (autor) 13-10-2016.
NADA COM NADA Alguém me disse: "Você não escreve nada com nada". Eu sem pressa respondi: e preciso escrever? O que escrevo não escrevo, o que faço eu não faço, o que digo eu não digo, o que abraço não abraço. A beleza está na flor, nem sempre está no ato de quem plantou ou regou. Eu escrevo, mas não devo, não devia escrever. Não faço nada com nada, mas tem gente apaixonada que ama tudo que escrevo. Então, pra que me importar se tem gente que não gosta? Ruim seria, quem sabe, se todo mundo gostasse. Talvez eu até questionasse os versinhos que escrevo. Ficaria sem saber se eu devo ou não devo. Cícero Alvernaz (autor) 13-10-2016.
QUERO SER CRIANÇA Quero ser criança pelo menos hoje por alguns minutos, por algumas horas quero meus brinquedos, quero meu quintal. Quero ser criança e brincar de novo. Vou fazer pirraça, vou me machucar. Vou nadar no rio, vou me afogar. Brincar com bodoque e com estilingue. Vou pular a cerca, me espetar no arame, vou limpar o sangue que brota em meu corpo. Quero ser criança, vou me esconder. E vou dar risadas se ninguém me achar. Hoje sou criança, não ligo pra nada. Podem me bater que eu não vou chorar. Cícero Alvernaz (autor), 12-10-2014.
PECADO Sentir prazer é pecado, fazer sexo é pecado, viajar é pecado, passear é pecado, ser vaidoso é pecado, namorar é pecado, falar muito é pecado, falar pouco é pecado, não falar é pecado, comer muito é pecado, comer pouco é pecado, viver bem é pecado, viver mal é pecado, escrever é pecado, ler é pecado, divertir é pecado, maquiar é pecado, perfumar é pecado, se cuidar é pecado, dormir é pecado, sonhar é pecado, desejar é pecado, ser rico é pecado, ser pobre é pecado, pedir é pecado, dar é pecado, ajudar é pecado, trabalhar é pecado, descansar é pecado, comer é pecado, jejuar é pecado, tudo, enfim, é pecado, pois o homem é fruto do pecado. Cícero Alvernaz (autor) 11-10-2016.
ANIMAL SEM DONO Me deito sem sono: animal sem dono vagando em meu abandono com pensamentos distantes... Percorro aldeias, cidades e vilas, escuras florestas, sem lar e sem festas, sem onde pousar. Animal sem dono vagando nas ruas, mexendo no lixo, apenas um bicho assim maltratado. Meu triste estado me faz repulsivo, porém, estou vivo, carente, ativo, e cheio de anseios. O sono me alcança, me leva pra longe, transforma em criança, um velho, adulto, me vejo num sonho perdido, tristonho... Animal sem dono em seu abandono, a vida é isto: apenas um sonho do qual se acorda e às vezes lamenta, depois se levanta e a tudo aguenta. Cícero Alvernaz (autor) 11-10-2016.
MULHERES NOS PÚLPITOS DAS IGREJAS             Sou das antigas, como se diz, e já ouvi e até participei de muitas discussões relativas às igrejas e aos seus costumes e doutrinas. Já vi brigas, discussões acaloradas, bravatas, gritos e até choros, acusações, rebeliões e quase saíram safanões. Muito ímpeto, exaltação e alegações, muitas vezes, sem cabimento e sem nenhum fundo de verdade ou embasamento bíblico.             Uma das discussões mais marcantes e acaloradas que ouvi e da qual participei é sobre as mulheres ocuparem os púlpitos, principalmente em dias de festa nas igrejas. Muitos irmãos não gostam e até se sentem constrangidos ao ver e sentir uma irmã dividindo um espaço pequeno, próxima dos irmãos num momento de culto, de reverência e concentração. Isto, para muitos, causa um grande desconforto.             Ânimos serenados, chegou-se á conclusão que os direitos são iguais para todos e que para Deus não há macho e fêmea. A partir de então, as irmãs começaram a ocupar l
PARA QUEM AMA A VIDA Para quem ama a vida, a vida é bela. Seja em plena segunda feira ou num final de semana, que para muitos começa na sexta feira, a vida é bela, é linda e faceira. Viver é bom, é mais que um dom, um sonho, um riso. Viver é agir, amar e sorrir em um paraíso. Para quem ama a vida, o sol sempre brilha, a flor sempre abre, o riso é constante, a música soa, o pássaro voa, o amor sempre existe. Há paz e alegria de noite e de dia, e tudo supera e a tudo resiste. Para quem ama a vida, em meio à lida há sempre um momento de paz e contento, de calma e poesia. O dia se passa com riso, com graça, e a vida se enlaça e a todos abraça trazendo alegria. (10-10-2016)
COSTELA O homem sonha a vida toda com uma costela. Afinal, a mulher foi feita da costela de Adão. E quando parece que finalmente a encontrou, na verdade foi só ilusão. A costela desejada e tão sonhada se fez e se desfez no vento. Pela vida, o homem sozinho, segue seu triste caminho, pois perdeu sua costela, e se foi pra longe aquela que um dia lhe jurou carinho. Cícero Alvernaz (autor) 09-10-2016.