Postagens

Mostrando postagens de janeiro 12, 2014
ARCO-ÍRIS Ele me lembra as flores: tem beleza e colorido. Dizem que tem sete cores, mas às vezes eu duvido. Ele me fala de amores e me traz inspiração. Com seu arco, suas cores, toca no meu coração. Arco-íris da promessa que um dia Deus fez a Noé, pois ali tudo começa numa aliança de fé. Arco de amor e de vida, certeza das bênçãos de Deus. Uma verdade assumida do Pai com os filhos seus. Sempre que ele aparece e então no céu nós o vemos, a nossa certeza cresce com a fé neste Deus que tememos. Lindo arco da aliança, soberano, multicor, marco de fé e esperança neste Deus que é todo amor. Mogi Guaçu, SP, 01-12-2011.
MÃE E FILHO - Mãe, eu estou com um pobrema. - Filho, não é "pobrema". - Como a senhora sabe? - Eu sei, filho, é problema. - Se a senhora sabe mesmo, então resolve o meu pobrema. - Senta aqui, filho, e me conta o seu problema. Mogi Guaçu, 17-01-2014.
AMOR NO SOFÁ No sofá da sala ela sentou, cruzou suas pernas e então me olhou. Olhei para ela e então pude ver, gostei do seu jeito - e ela gostou. No sofá da sala ela sentou, olhei para ela e ela me olhou. Cruzou suas pernas e então pude ver que ela me olhava - e ela gostou. No sofá da sala ela sentou, gostei do seu jeito - e ela olhou. Cruzou suas pernas, fingiu não me ver, olhei para e ela - e ela gostou. No sofá da sala a gente se amou. Se amou loucamente, depois se sentou. Olhei para ela querendo saber, e ela não disse, mas sei gostou. Mogi Guaçu, 10-09-1990. Cícero Alvernaz (autor)
A NOITE E O DIA A noite é a parte do dia que nos convida ao repouso, ao amor e à reflexão. Noite, para muitos, pode significar tristeza, desamparo, angústia e frustração. Mas, de fato, a noite é um convite ao descanso depois de um dia cansativo e muitas vezes tumultuado. Passada a noite, surge bela e radiante a manhã. Animados e descansados então podemos trabalhar e produzir com força, garra e fé. No fim do dia, a noite nos espera para nos fazer companhia, nos aproximar dos amigos e assim aproveitar o momento para refletir e conversar. O mesmo Deus que fez o dia, também fez a noite, cada um com o seu propósito e importância. E não há coisa melhor do que dormir e descansar depois de um dia estafante, de trabalho e realizações. Então, finalmente, caímos nos braços da noite e só acordamos quando o relógio despertar ou o galo cantar. Mogi Guaçu, 16-01-2014.
COISAS DE POETA O poeta chora quando o sonho vai embora, quando o dia escurece, quando o povo o esquece, quando a densa noite desce... O poeta chora quando sol não aparece, quando a tarde se entristece com seu jeito, sua prece, e a vida desvanece. O poeta chora quando a flor não mais se abre com seu perfume e cor, e também quando ela murcha sob o sol com seu calor. O poeta chora quando lhe falta carinho e ele se vê tão sozinho, sem fé, sem inspiração, no seu mundo de ilusão... O poeta chora, mas o tempo o consola com seu jeito, seu valor... E em seu peito tão sensível brotam  versos de amor. Mogi Guaçu, 20-02-1995.
LUTA DE CLASSES O servo servia, o senhor discutia e exigia um serviço melhor. O servo se enervou e então realizou um serviço pior. O senhor não gostou e mandou: faça tudo de novo! O servo se irritou e quebrou uma cesta de ovo. A discussão continuou e se alastrou, "caiu o barraco". O servo não aguentou e a corda arrebentou como sempre, do lado mais fraco. Mogi Guaçu, SP, 16-01-2014.
O PODER E A IMPORTÂNCIA DAS LÁGRIMAS Derramar lágrimas é como tirar um peso, ficar mais leve e mais limpo por dentro. Cada gota de lágrima que cai é como se caísse ou saísse um peso do coração e da consciência. Não sabemos quantos gramas ou quilos, mas sentimo-nos mais leves e renovados. Ainda há um mistério no choro e uma reação muito grande ao ver alguém derramar lágrimas.Até na criança isto impressiona. Quando eu era criança, pensava que uma pessoa adulta não chorava. No dia que vi um adulto chorando tive uma reação que jamais esqueci. Para mim, era como se a pessoa estivesse morrendo, nem sei como reagi ao certo tal foi a minha surpresa. Se é complicado ver um adulto chorar, mais complicado ainda é quando se trata de um homem. Daí vem aquele ditado popular: "homem que é homem não chora". Mas hoje sabemos que isto não é verdade, afinal, os homens também tem sentimentos. Lágrima pesa? Pesa muito e incomoda, mexe muito com a gente e provoca as mais diferentes reações. Mas
NÃO TIVE CULPA Eu fiquei assim, mas não tive culpa. Fiquei sem entender os caminhos da razão. Me quedei no meio entre o choro e o riso, entre o sonho e o pesadelo que chegava eu não sabia se sorria ou se chorava. Fiquei assim, mas não tive culpa. A vida me trouxe como as ondas no mar. Me bati, me debati, depois perdi as forças, e veja o que restou de meus segredos: um monte de anseios, dúvidas e medos. Na corrente fui levado qual destroços, qual terreno esquecido destruído na erosão. Eu fiquei assim, mas não tive culpa. Fui vítima, herói, bandido, fui vilão, e hoje sou rascunho esquecido, sou zangão. E tento reerguer-me com esforço, reunindo minhas forças combalidas. Eu fiquei assim, mas não foi culpa minha. Repito pra que isto seja visto e divulgado: não tive culpa, só amei sem ser amado. Mogi Guaçu, 19-08-2012.
SESSENTÃO COM TUDO EM CIMA No meio de uma multidão no calçadão da 13 de maio em Campinas, SP, me deparei com algo que me chamou a atenção: vi um senhor que estava vestido com uma camiseta onde facilmente se podia ler: "Sessentão com tudo em cima". Fiquei curioso e pensativo com o que li. A princípio achei engraçado, mas logo depois me recompus e comecei a pensar na realidade da vida. Ainda não sou um "sessentão" e também não posso dizer que estou "com tudo em cima", mas não sou eu que estou vestindo aquela camiseta, portanto não tenho pretensões e intensões tão elevadas. Quando se passa dos cinquenta, em geral, a pessoa está em real e aparente declínio. Já escrevi numa de minhas crônicas  que as pessoas começam a morrer aos 50, algumas até antes. Alguém pode achar que é pessimismo, mas é melhor ser um pessimista do que ser um falso otimista. Estar com tudo em cima depois dos sessenta é privilégio para poucos, principalmente se a pessoa em tela for dada a
NUVEM DE EMOÇÕES Abre a janela do tempo, deixa voar pensamentos, deixa se abrir mil canções. Deixa que o vento te leve voando qual pluma mais leve numa nuvem de emoções. Deixa que o tempo te eleve num momento doce, breve, e te transporte além. Deixa que a vida te tome e mate tua sede, tua fome, num constante vai e vem. Deixa que o vento te abrace e venha beijar tua face qual criança de manhã. Deixa voar o teu corpo, te levar a outro porto perdido nesse afã. Abre a janela do tempo, entrega-te livre ao vento que vem de longe te ver. Deixa se abrir teu sorriso te levando ao paraíso, tudo em nome do prazer. Mogi Guaçu, 27-08-1991.
AMOR - SENTIMENTO INIGUALÁVEL Amor não é produto que se vende, que se empresta, amor não é guloseima que se consome em festa. Amor não é agasalho que a gente usa no inverno, não é CD, nem perfume; amor é algo eterno. Amor não é produto que a gente compra na feira e depois deixa de lado todo sujo de poeira. Amor não é brincadeira, nem motivo de piada, Amor a gente não vende, também não troca por nada. Amor não é produto, não é coisa descartável, Amor é poesia, é fruto, sentimento inigualável. Mogi Guaçu, 12-05-2006.