Postagens

Mostrando postagens de junho 19, 2022
  CANAÃ Canaã é a terra onde mana leite e mel, é um retrato do céu. Isto é só pra quem crê, pois a crença e a fé são fundamentais. Alguém me disse que não cria em Deus e que isto é coisa de religião e eu lhe perguntei se ele cria na morte e ele me respondeu que sim, então eu lhe disse: quando você morrer você vai crer em Deus, mas aí será tarde. Canaã é o símbolo do céu, é a terra onde mana leite e mel, segundo a Bíblia. Deus é tão bom que ele não obriga ninguém a crer nele, Ele respeita a crença das pessoas. Mas é preciso crer e aceitar para poder desfrutar das bênçãos de Deus, assim como é preciso trabalhar para poder desfrutar do salário no final do mês. Como já dizia a minha bisavó, que eu não conheci: "Nada cai do céu, a não ser chuva e algum avião de vez em quando". Estou indo a caminho de Canaã. Se alguém quiser ir comigo, tem lugar na condução. (22-06-2022)
  MINHA HERANÇA Deixo o meu carinho para alguém que me deu carinho. Deixo o meu sonho para alguém que sonhou comigo. Deixo a minha amizade para alguém que foi meu amigo. Deixo os meus versos para alguém que versejou comigo. Deixou, enfim, tudo que foi bom pra mim para alguém que confiou em mim, pois sem confiança não há esperança em nossa andança pela vida quando vagamos por aí como uma ave perdida. 21-06-2022.
     MINEIRO FALANDO DE MINEIRO Mineiro fala de tudo, fala até de mineiro. Não fala bem, nem mal, mas fala. Mineiro gosta de contar história de mineiro. Quem já leu os vários escritores mineiros sabe muito bem disto. Li vários autores mineiros que escreveram sobre os mineiros. Eu sou mineiro e amo escrever sobre Minas e sobre os mineiros. Não sou graduado em mineirês, mas às vezes crio umas coisas usando a minha capacidade inventiva. Como Minas é muito grande, o mineiro acaba sofrendo influência de pessoas de outros Estados. Aí vira uma verdadeira celeuma, uma mistura que só mineiro entende, ou nem mineiro entende. Fernando Sabino escreveu a famosa "Conversinha mineira" que é um dos diálogos mais conhecidos e lidos. Todos os demais escritores mineiros escreveram sobre os mineiros. Eu tenho que admitir que não sou expert nisto. Li muito e só depois de algum tempo resolvi escrever com mais frequência e os mineiros são as minhas fontes preferidas. Enquanto houver mineiro haverá
  PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) Muitas pessoas fazem perguntas e não colocam o ponto de interrogação. Quem lê fica perdido, não sabe se a pessoa quis dizer alguma coisa, perguntar, afirmar ou informar. Existem os pontos, tanto de interrogação quanto de exclamação e outros que são fundamentais na escrita e na fala. Acho a escrita um barato, as letras se parecem algo brincalhão, falante e saltitante. Mas se a gente não colocar os pontos elas ficam inertes, ficam mortas. Embaralha tudo e tudo fica sem sentido e sem voz. Por favor, coloquem o ponto de interrogação depois da frase. Obrigado pela atenção! (22-06-2022)
  VIDA DE TORCEDOR Torcedor é quem torce e torcer é forçar alguma coisa com as mãos e com muita força, com vontade e com raiva. O torcedor se mexe, esfrega as mãos, fala sozinho, xinga, cospe no chão, grita e até se escabela. Na hora do jogo o torcedor pega fogo, sai até faísca e a cabeça vira brasa. Quem torce se retorce, se contorce, come unha, chuta o balde, quebra o copo, bebe pinga e xinga quando o time perde. Depois que tudo passa ele pega uma taça e bebe o vinho calado e só. Vida de torcedor às vezes dá dó. 21-06-2022.
  NÃO EXISTEM DUAS POESIAS IGUAIS Alguém um dia me disse que toda poesia é a repetição de uma mesma poesia. É como se só mudasse alguma palavras, ou as trocasse de lugar. A poesia é sempre original, mesmo que pensemos o contrário. Poesia é momento, é movimento, é talento que vem no vento, ou na chuva e se encaixa como uma luva. Não existem duas poesias iguais, elas são como digitais. O poeta vive o seu momento e a poesia vem no vento e pousa sobre o ombro dele. Não existem duas poesias iguais, as poesias são como digitais. 21-06-2022.
  A BÍBLIA Para muitos a Bíblia é apenas um livro velho cheirando a mofo e com a sua capa já gasta. Para outros, esse livro só serve para guardar alguns objetos, ou dinheiro, e tem um desagradável cheiro. Para outros, ela serve de amuleto, para outros ela é apenas um livro preto, ou de outra cor. Enfim, cada um dá à Bíblia o seu valor. Mas, para que serve a Bíblia? Esta resposta depende da fé e da crença de cada pessoa. Para muitos a Bíblia é boa e ensina o caminho da vida, para outros ela não é sagrada e, portanto, não serve para nada. Mas todos concordam, numa coisa: A Bíblia é a Carta por Deus enviada que nos aponta o caminho, a estrada. 21-06-2022.
  EU NÃO TE VI Eu não cheguei a te ver, mas te desejei. No meu pensamento eu te guardei e no meu coração eu te agasalhei. Eu não te vi pessoalmente, não vi teus olhos, teu sorriso, e não adentrei teu paraíso. Quisera te ver, te olhar de perto como um menino, fitar teus olhos pequeninos, olhar tua boca, teu sorriso, depois sair sem pressa e sem aviso e te lembrar no percurso da estrada de volta para casa, voar como se tivesse asa e relembrar meu doce momento. Depois te guardar no coração e te esconder no pensamento. 21-06-2022.
     PEGADINHA O que é uma pegadinha? É quando uma ou mais pessoas simulam uma situação a qual envolve terceiros que acabam, sem saber, se envolvendo em algo geralmente desagradável caindo nessa "pegadinha". Exemplo; uma pessoa se finge de cega e vai pedir informação a alguém que, obviamente, a pessoa está vendo, mas o outro não sabe disto. E aí começa o que eu chamo de brincadeira de mau gosto. Por fim, o "cego" pode acabar apanhando por ter tomado o tempo de alguém e o feito de bobo. Costuma sair até briga, mas sempre tem uma "equipe de produção" que acode o falso cego. Quando eu assisto essas pegadinhas geralmente eu torço pro cara apanhar porque às vezes da dó da pessoa que foi enganada e perdeu o seu precioso tempo enquanto o outro se passa por engraçado e ainda ganha um bom dinheiro com isto. Algumas pegadinhas deveriam ser proibidas por lei.
     DIGA NÃO À IDEOLOGIA DE GÊNERO Se o Brasil fosse um País sério, invenções como a ideologia de gênero seriam consideradas um crime. Criança é criança, adolescente é adolescente e adulto é adulto. Cada um pode falar por si, é só lembrar como a pessoa era quando ainda era criança. Eu inventava os meus brinquedos, era uma criança pura como qualquer criança, disto eu tenho lembrança. Na vida existem etapas que não podem ou não devem ser puladas, sob pena de prejudicar uma pessoa por toda a sua vida. É isto que a ideologia de gênero quer fazer com as crianças usando, obviamente, as escolas. Na Bíblia está escrito: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6) Um é o caminho da criança, outro é o caminho do adulto. Ninguém deve pular etapas, sob pena de se prejudicar para o resto de sua vida. (20-06-2022)
  SOU DO TEMPO Sou do tempo do fax, do tempo do telegrama, do tempo do orelhão. Sou do tempo da ficha sou do tempo do cartão. Sou do tempo da lamparina, do tempo do lampião. Sou do tempo da brilhantina, de namorar na esquina e namorar no portão. Sou tempo do penico, sou do tempo do fuxico do tempo de andar descalço pisando sempre no chão. Sou do tempo da latrina, do tempo da cafetina, do tempo da assombração. Sou do tempo do feitiço e de procurar serviço com a enxada na mão. 20-06-2022.
  BRINCADEIRA SEM GRAÇA Até para brincar a gente tem que ser gente. Tem que brincar de uma forma inteligente sem machucar a gente, sem ser impertinente e sem magoar a gente. Tem gente que não sabe brincar, não sabe nem falar palavras boas, palavras que tocam, palavras do bem. Certas brincadeiras machucam, irritam, destroem. Brincar é bom, brincar é uma qualidade, é um dom. Deveria ter uma escola para ensinar as pessoas a brincar. Tem brincadeira que irrita e até machuca. Por isto eu digo como alguém que ama e sente: Até para brincar a gente tem que ser gente. 20-06-2022.
  A TRISTEZA A tristeza não avisa quando vem. Como um redemoinho ela vem, mas se vai e passa como folhas numa praça. A vida é um suspiro, é um grito sufocado, é um coração partido, é um sorriso dado, é um carinho, um espinho, é um sonho, é um momento risonho ou triste. A vida é o tempo que se conta enquanto a gente existe. 21-06-2019.
  VIDA DE TORCEDOR Torcedor é quem torce e torcer é forçar alguma coisa com as mãos e com muita força, com vontade e muita raiva. O torcedor se mexe, esfrega as mãos, fala sozinho, xinga, cospe no chão, grita e até se escabela. Na hora do jogo o torcedor pega fogo, sai até faísca e a cabeça vira brasa. Quem torce se retorce, se contorce, come unha, chuta o balde, quebra o copo, bebe pinga e xinga quando o time perde. Depois que tudo passa ele pega uma taça e bebe o vinho calado e só. Vida de torcedor às vezes dá dó. 21-06-2022.
  A FESTA A festa mexeu com todos, deu a mão, cantou, dançou. Da criança ao mais velho, do avô ao ancião, do empregado ao patrão cada um se animou e a música cantou quando a festa começou. Nesta festa animada veio gente na estrada, veio gente no caminho, veio até de avião. Todo mundo quis dançar, tanta coisa festejar com muito amor e emoção. Nunca vi festa tão boa, o patrão e a patroa, o empregado, o fazendeiro, todos caíram na dança, até é mesmo as crianças cantaram o dia inteiro. 19-06-2022.
  DESENCONTRO No teu apego me encontro, mas depois me desencontro. Quando estou aqui sozinho sem querer eu me desmonto. Entre encontro e desencontro nossa vida se encontra desde quando cai a noite até quando o sol desponta. Desencontro dói na gente, cai as folhas do arvoredo, faz o dia diferente e descobre o segredo. Nesta vida é assim: tanta vida em desencontro, mas mesmo assim eu prossigo e sempre me reencontro. 19-06-2022.
       INQUILINO Não tenho filhos, netos, nem bisnetos. Só tenho irmãos, cunhados e sobrinhos. Tenho parentes, não sou sozinho, não sinto falta de nada, só sinto falta de carinho. Ando pelo mundo, mas não sou vagabundo. Meu destino eu desconheço, nem sei o meu endereço e às vezes esqueço até quem sou e onde estou, mas sei que vou por aí como um menino sem lar e sem destino. Não tenho casa, desse mundo eu sou um inquilino. 19-06-2022.
  TODO BRASILEIRO ENTENDE DE FUTEBOL Todo brasileiro entende de futebol. No Brasil existem mais de 200 milhões de técnicos de futebol. Eu sou do tempo que só tinha futebol no radinho de pilha, mesmo assim eu entendia de futebol e acompanhava no rádio. Como bom atleticano eu tinha a escalação do meu time na ponta da língua: Renato, Humberto, Grapete, Normandes e Vantuir, Wanderley, Oldair, Vaguinho, Ronaldo, Dario, Lola e Tião, time campeão brasileiro de 1971 em cima do Botafogo no Maracanã. Futebol é uma doença, mas para muitos é um remédio que o brasileiro toma diariamente. (20-06-2022)
  PENSEI EM IR EMBORA Um dia eu pensei em ir embora como se vai o vento pela estrada a fora, como se vai o passarinho voando pelo céu, eu pensei em ir sem destino de leu em leu como um menino sem rumo e sem razão levado pela força da emoção. Pensei em sair e nunca mais voltar à minha casa, ao meu lugar. Foi um pensamento bobo, sem graça e sem sentido que me veio num momento quando eu estava meio perdido. Um dia eu pensei em ir embora, mas o que eu penso agora é ficar eternamente aqui. 20-06-2022.
      ARROZ QUEIMADO Eu faço poesia até com arroz queimado, mas acho difícil fazer com casal separado. A separação só é engraçada na ficção. Fazer poesia é um erro, poesia não se faz, nem se compra e nem se rouba. Eu nunca fiz poesia, nunca dormi de dia e nunca sonhei à noite. Nunca sonhei dormindo, sempre sonhei acordado. Na verdade eu nunca sonhei. Vivo a realidade de cada dia, por isto amo a poesia. Isto pode estar complexo, difícil de entender, mas eu não faço questão de ser entendido. Para mim, basta ser lido e assimilado. Já estou ficando complicado, eu que sempre fui simples e ajuizado. Eu faço poesia até com arroz queimado. (16-06-2022)
  PARAÍSO Quando o riso escapar da tua boca e me encontrar eu estarei sorrindo e enfim verei o dia todo lindo todo enfeitado pelo teu sorriso. Verei a flor aberta no jardim ao ver a tua boca sorrindo para mim. Escreverei um verso, um poema, recolherei teu riso em minhas mãos e guardarei comigo o teu sorriso. Depois me deitarei no chão macio entre as belezas desse paraíso. 16-06-2022.
  A FACE DA CRIANÇA A face da criança inocente faz brilhar o dia que se principia num momento sem nada pedir. O sorriso que lhe escapa me faz sorrir por dentro ao ver tamanha beleza. Uma face rosada, linda, que foi desenhada pelos anjos, exposta ao tempo com beleza e exemplo de pureza e inocência. Fiquei longo tempo a olhar e a admirar tão belo retrato que na verdade era real. Depois, saí aos poucos, devagar, e fui esses meus versos rabiscar, pois vira um anjo afinal. 16-06-2022.