Postagens

Mostrando postagens de maio 31, 2020
PRESIDENTE Presidente é quem preside, mas não é o dono do País como tanta gente pensa. No País existem leis, existem regras e normas e existem várias formas de se dizer a mesma coisa, isto se chama interpretação de códigos e leis que um dia alguém fez, mas nem sempre foram cumpridas. O Presidente é eleito pelo povo, ele representa este povo no Poder Executivo, ele atende a esse povo, pois deve a ele o seu cargo de mandatário da Nação, mas quando a oposição e contra o presidente faz tudo pra atrapalhar fica quase impossível o presidente governar. Isto está acontecendo de um jeito tosco e vil no nosso País amado que se chama Brasil. Cícero Alvernaz (autor 06-06-2020
LUTO Quando morre alguém muitos ficam de luto. Mas esse luto passa como tudo na vida passa, até a vida passa, passa o trem e passa a água na vidraça. Passa tudo, o careca, o cabeludo, o falador e o mudo. Mas o luto é algo sério, pois envolve tristeza, sentimento, choro e até arrependimento. Geralmente o luto não dura muito, mas em alguns casos dura a vida toda. No meu tempo, lá no interior de Minas, quando morria algum parente, as pessoas vestiam preto em sinal de luto, algun s apenas colocavam uma tarja preta no peito, geralmente do lado do coração. Na minha família nunca se fez isto, afinal o verdadeiro luto está no coração. Lembro dessas coisas e lembro de outras relacionadas. Por uma questão de criação e até de religião não guardamos luto por ninguém, mas até hoje guardo os meus entes queridos no coração e gosto de lembrar e até de escrever sobre pessoas mui caras para mim e que já se foram, independente de serem parentes ou não. Quando eu morrer não quero que ninguém fique de luto
O MEDICAMENTO MAIS VENDIDO NO MUNDO - Qual o medicamento mais vendido no mundo? - Não sei - Você nem tem ideia? - Sei lá, eu lembro de vários, mas nunca pesquisei isto - Chuta aí qualquer um! - Sou ruim de chute. O Éder que era bom nisto. Risos. - Eu sei, mas não estou falando deste chute. (Pausa) - Estou pensando, mas não tenho certeza. - Pensa mais! - Sei lá, tem tanto remédio sendo vendido por aí. - É um medicamento que só os homens compram. - Aí ficou menos difícil, mas eu não me lembro mesmo. - Qualquer farmácia vende sem receita. - Isto tem vários. Só não vendem a Cloro Quina por motivos políticos. - Não é este, passou longe - Eu não disse que é este. Só dei um exemplo. Não sabe mesmo? - Não sei... - Quer que eu diga? - É melhor não dizer. - Por que? - Sei lá, mas eu gostaria de saber. - Então vou dizer... (Pausa) - É um medicamento que só os homens tomam, é um comprimido de cor azul... - Já sei! - Então fala! - Citrato de Sildenafila. - Acertou! Cícero Alvernaz (06-06-2020)
ISOLAMENTO Estive pensando: será que os políticos, os empresários, os ricos, em geral, ficam realmente isolados? E quem viaja no avião está isolado? E quem frequenta os bailinhos da vida está isolado? E quem mora nos bairros pobres está isolado? E quem é viajante está isolado? Isolamento que eu conheço é prisão, mas nem os presos ficam isolados, pois eles saem, praticam esportes, fazem ginástica (academia) e agora muitos foram libertados, além de terem direito às famosas saidinhas. É fácil isolar pessoas, usar o poder e a política para isto. Quero ver esse "poderosos" ficarem isolados. Pimenta no angu dos outros é refresco. Pra cima de mim não, Sebastião! (06-06-2020)
NOSSA BANDEIRA Quando vejo a nossa Bandeira verde, amarela, azul e branca, tremulando no seu mastro agitada pelo vento eu penso num momento: É linda a nossa Bandeira! Depois eu baixo a cabeça e começo a pensar: como tem gente que queima a nossa linda Bandeira, nosso símbolo maior? Em nome de uma ideologia política eles queimam a nossa Bandeira em protesto contra o nosso Presidente que é um grande patriota, uma pessoa do bem. E eles gritam também, falam até palavrões como vimos esses dias, com violência e terror. Eu amo a nossa Bandeira, pavilhão da nação brasileira, na minha vida inteira vou dedicar-lhe amor. Cícero Alvernaz (05-06-2020)
CADA LOUCO COM SUA MANIA Cão que ladra não morde, De grão em grão a galinha enche o papo, Casa de ferreiro, espeto de pau, Quem tem boca vai a Roma, Melhor um pássaro na mão do que dois voando e tem muito mais... Eu nunca fui bom nisto, acho esses provérbios sem graça e às vezes não condizem com a realidade. Mas quem sou eu pra criticar, mudar ou alterar alguma coisa? Na verdade, eu acho graça disto. É gostoso inventar essas coisas, mesmo que elas não tenham nenhum sentido. Sei de um cara que ficou muito famoso quando inventou uns versos assim: "No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho." Ele foi chamado de louco e outros adjetivos, mas depois se tornou o maior poeta do Brasil e um dos maiores do mundo. Por isto invento uns trem de vez em quando. 04-06-2020 Cícero Alvernaz.
PINGUELA Já atravessei muitas pinguelas. Quando o rio estava cheio ficava mais complicado, mas a gente atravessava assim mesmo. Meu pai ia na frente orientando a gente, o mais importante era ter equilíbrio e não ter medo. Quando chegava do outro lado a gente pulava de alegria e meu pai sorria, nos abraçava e dava pra ver a alegria e o gosto em seu rosto. Na vida também temos que atravessar muitas pinguelas, já atravessei algumas difíceis, mas consegui chegar do outro lado são e salvo. Devemos estar preparados para as pinguelas da vida e não devemos nos esquecer que Deus está sempre presente para nos livrar de qualquer acidente. (05-06-2020)
É BONITO, MAS TEM BARRIGA! Hoje a luta é contra a barriga, também conhecida como abdômen. É uma luta pra se livrar desse incômodo e até gasta-se muito dinheiro com isto. Tem a famosa "tanquinho" e outras barrigas menos famosas e tem até piadas sobre isto. Um dia alguém viu uma foto minha e falou: "Você até que é bonito, mas tem barriga", eu fiquei sem saber o que falar. Hoje tenho "menos barriga", pois emagreci quase 10 quilos com as caminhadas. Quem não tem barriga? Se não t iver, onde vão ficar as vísceras? Mas o ser humano, em geral, está em busca da perfeição física, do biotipo ideal, da beleza em geral. Isto tomou conta do mundo e gasta-se milhões com essa histeria. Claro que nem tudo é assim: existem academias que são aconselhadas para se fazer tratamento e é bom até para o emocional da pessoa. Mas a beleza é algo subjetivo, relativo e há coisas muito mais importantes. Se eu tenho alguma beleza, ela é natural porque nunca me encuquei com essas coisa
CAMINHAR COM MÁSCARA É praticamente impossível caminhar com máscara. Cansa mais, prejudica muito a respiração, faz mal e o resultado final é praticamente nulo. Andar com máscara já é complicado, imagina caminhar, principalmente no meu ritmo (caminho 1 km em 10 minutos). Hoje caminhei no quintal durante uma hora, sem máscara, e o resultado foi muito bom. O corpo sente e agradece quando a caminhada favorece. Quando o pessoal, em geral, deixar de usar máscara será um alívio e uma boa economia. Creio que hoje nem a metade da população usa máscara, só quando é obrigado para entrar, por exemplo, num mercado. Mas isto já é outro assunto. (04-06-2020)
UM PRESIDENTE AMIGO E PROFESSOR Sempre vejo e revejo um vídeo em que o nosso presidente está falando com uns alunos numa escola, orientando e aconselhando-os a estudar, obedecer os professores, pai e mãe... Num tom professoral, Bolsonaro fala com conhecimento de causa como se fosse um pai, ou um professor, fala com naturalidade na sua forma simples e sincera de falar. Quando vejo essa imagem e outras eu fico pensando nas pessoas que xingam esse homem dos mais diferentes pal avrões e adjetivos rasteiros e chulos - e esse pessoal ainda se diz democrata. Repito: eu vivi para ver um presidente com essa simplicidade e esse valor, com essa grandeza aliada à honestidade. Quero acompanha-lo na sua trajetória. O Brasil há muitas décadas ansiava por ter um presidente que, efetivamente, merece e faz jus a esse cargo. Que Deus o abençoe sempre! (04-06-2020)
CAMINHO DA ROÇA Andei nesse caminho feliz e sozinho, fui, voltei e quero ir de novo. É uma estradinha beirando o mato, cheia de curvas e até de capim. Tem areia, buracos e a gente sente o cheiro do mato que o vento de longe nos traz. Caminho da roça é prosa e verso, é som e poesia no canto dos pássaros, na linda canção, no latido do cão que caça na mata depois do "corguinho" que corre sem pressa. Andei no caminho, feliz e sozinho, no meio da estrada vi a passarada cantando em  paz. O vento nas folhas passava ligeiro e eu bem atento sentia o cheiro da folha, da flor e da fruta madura. Andei nesse caminho feliz e sozinho, fui e voltei e quero ir de novo. Vou me juntar ao meu povo, ouvir as histórias e ver a beleza e o brilho da roça bem longe em Minas que lá me espera. Vou ver de manhã o sol e o seu brilho, sentir seu calor. Vou com alegria fazer a poesia que fala da roça, da paz e do amor. (04-06-2020)
O GALO Sua imponência salta aos olhos e subitamente chama a atenção com o seu andar altaneiro e firme demonstrando que ele, inegavelmente, é o rei do terreiro. Sua presença é sentida por todos e altera o comportamento dos habitantes desse espaço no qual ele é o líder, o chefe e o rei. Afinal, Sua Majestade chegou. É bom que todos calem o bico literalmente, ou vão ter problemas com o chefe! Cícero Alvernaz (autor)
EU NA FEIRA Hoje fui à feira e vi uns trem bunito, com se diz lá em Minas. Pra espanto meu, o preço não estava ruim e, além disto, tem uns feirantes conhecidos que, às vezes, põem uma banana a mais na sacola, deve ser de brinde. Gosto de feira mais do que de mercado: o preço é melhor, o produto é mais saudável, fica um pouco de amizade no ar e ainda se pode conversar. Falei até de política e o feirante concordou comigo que Bolsonaro é o melhor presidente dos que eu me lembro , mas os "donos do Brasil", também conhecidos como "esquerdistas" estão fazendo de tudo para derruba-lo. O povo está de olho e se derrubarem o presidente, que é honesto e trabalhador, vão ter que derrubar muita gente. As manifestações pacíficas ocorridas recentemente em Brasília já demonstraram isto. Comprei um repolho e outros itens enquanto reparava no mar de máscaras. (04-06-2020)
TUDO PELA POLÍTICA Acho que ainda podemos pensar e imaginar as coisas. Eu me dou o direito de pensar como são os políticos, os empresários, enfim, os ricos nessa famigerada pandemia. Imagino que no primeiro sinal de Coronavírus, uma tosse normal e usual, o Doutor Fulano de Tal já pega a sua Cloroquina e toma para se prevenir. O presidente já confessou que toma, mas ele quer que esse medicamento seja distribuído para os pobres já que é barato e funciona. Mas o pessoal da esquerda, que é contra o presidente e também toma, para eles não é proibido. O pobre é desprezado e ridicularizado até quando está doente e pode morrer. (03-06-2020)
EU JÁ AMEI Eu já amei. Eu já fitei a lua no céu e vi na face da lua o clarão e a beleza de um sorriso. Eu já fiz de um lugar distante um belo paraíso. Já amei só por amar: sem nada pedir em troca, só pelo prazer de sentir e de lembrar e relembrar um olhar, um gesto, um simples movimento. Eu já amei sim e já sofri tanto que parecia que eu ia morrer. Eu já amei e já vivenciei o amor em forma de espinho e de flor. Ainda amo, mas tenho medo. Ainda amo, mas em segredo. (03-06-2020) Cícero Alvernaz (autor)
O BEIJA-FLOR Eu o vi e sai correndo para pegar a minha máquina fotográfica para tirar uma foto dele. Quando voltei ele já tinha ido embora, Foi só uma visita de beija flor. Me lembrei quando eu era criança e ele entrava em casa, vinha nos visitar e trazer esperança. Lindo beija-flor, colorido, seu bico fino, sua beleza e esperteza, velocidade, simplicidade e bondade. Fiquei pensando: se eu fosse um beija-flor com certeza eu me deixaria ser fotografado e até faria um pose, mas eu não sou beija-flor: sou um poeta e pouco entendo de flor e de amor. Apenas sei um pouco da vida e do sofrimento, por isto choro ás vezes ao ver tanta coisa errada em meu País e saber que eu não tenho poder para consertar nada. (02-06-2020)
GLOBO - CANAL COVID 19 Hoje eu fui cortar o cabelo e a televisão estava ligada na Globo. Só se falava em Covid 19, parecia um informativo de alguma funerária fazendo propaganda de mortos e de caixões. Não sei como tem gente que tem estômago pra ouvir e ver essas coisas. A julgar pela programação, no Brasil só tem mortos e pessoas a caminho do cemitério. Eu fiquei pensando: quando a pessoa quer fazer propaganda de alguma coisa e ganha pra isto se propaga qualquer coisa. A Bíblia fala em Boas Novas, que é o Evangelho, mas muita gente não conhece essa palavra. Comecei até a passar mal e já estava quase me sentindo uma vítima. Hoje parece que não morre mais ninguém de outras doenças. Imagino uma pessoa presa dentro de casa assistindo a Globo. Por isto hoje tem tantas pessoas com problemas mentais, depressivos ou emocionais. (02-06-2020)
BESTEIRA Todo ser humano faz besteira e tem aquela que é a maior besteira que uma pessoa faz. Geralmente é uma besteira grande e que envolve outras pessoas e desencadeia situações de grande prejuízo. Vemos isto todos os dias, mas nem sempre aprendemos com os erros dos outros e acabamos, muitas vezes, caindo na mesma cova. Conheço gente que se separou e nunca mais se aprumou na vida, vive de léu em léu "comendo o pão que o diabo amassou" por ter abandonado o lar e a pessoa que tanto amou um dia. E coisas outras acontecem com o ser humano, tanto que eu poderia enumerar um monte de besteiras que as pessoas fazem. E ninguém escapa desta sina, desta situação e muitos acabam dando cabo à sua vida, às vezes porque se sentem indignas de viver. Sem dúvida, é um triste fim que, em muitos casos, começou com uma "simples besteirinha". (02-06-2020)
BROA DE FUBÁ Broa de fubá feita na folha de bananeira, assada no fogo de lenha, num rústico fogão lá no interior de Minas. Broa que minha mãe fazia quando eu era criança e depois adolescente e a gente comia e se deliciava com aquele manjar que podia nos alimentar e nos fortalecer por muito tempo. Broa de fubá, simples e gostosa que nossa mãe tão amorosa fazia para nos alimentar. Saudade daquele tempo de pobreza e de simplicidade, mas também de muita bondade e pureza. Tempo qu e ficou lá atrás e que não volta mais, mas está na lembrança do tempo de criança, bons momentos da vida, família unida em torno da mesa ouvindo as instruções do pai e da mãe. Broa de fubá assada na folha de bananeira, com seu cheiro e seu gosto que podia se sentir de longe. Tempo abençoado e feliz, apesar das dificuldades que se passava, mas Deus nos abençoava através do exemplo e das orações do pai e da mãe  (02-06-2020)
A MOÇA DA LOUÇA DA PIA Lavei a louça da pia com prazer e alegria, depois pensei na poesia que eu queria escrever. Mas eu não queria apenas falar da louça, queria falar da moça, aquela mesma que um dia eu vi cantarolando lavando a louça da pia. Mas a moça foi embora e o que eu sinto agora é um misto de vontade e uma louca saudade de vê-la ao menos um pouco, por isto estou quase louco lavando a louça da pia e assim lavando a louça me lembro daquela moça que eu vi naquele dia lavando a louça da pia. Ela me olhava de lado eu a olhava de frente com prazer e alegria enquanto ela lavava toda a louça da pia. Cícero Alvernaz, 01-06-2020
FUNDO DO FUNDO No fundo do fundo, lá bem no fundo mais fundo, pra lá do fundo profundo, mais fundo que o fim do mundo, no fundo mais afundado, lugar jamais comparado que nunca foi visitado de tão fundo que ele era, onde a fundura impera na mais profunda cratera que a fundura já chegou. De tão fundo este mundo tornou-se assim tão profundo que o fundo ficou sem fundo e afundou buraco a dentro e se perdeu na fundura bem pior que a sepultura, bem pior que a lonjura, pior que qualquer criatura que no fundo se afundou. No fundo do fundo do mais profundo poço não restou sequer um osso nem do velho, nem do moço. Cícero Alvernaz (autor) 01-02-2020
JAIR E agora Jair? Você que anda pela rua sabendo que a culpa é sua do gato que morreu na esquina, do pai que bateu na menina só por causa de um pão que ela viu e comeu. E agora Jair? Você não pode ir nem sequer na padaria, ou mesmo na farmácia que vão te jogar pedra, que vão te chamar de Bozo com cara de ódio e gozo e vão te chamar de ladrão, de impostor, de ditador, vão te chamar de pateta, talvez até de poeta de um jeito pejorativo como muitos já me chamaram. E agora Jair? Toda turma comunista vai te chamar de fascista, talvez até de nazista, vão espalhar o terror porque és conservador, um amigo, um irmão, temente a Deus e cristão. E agora Jair Messias Bolsonaro? Você está sem amparo, sem amigos, sem irmãos, se correr pode cair, não tens pra onde fugir, não tens sequer um cavalo que saia contigo a galope, já te acusaram de golpe, mas és apenas um homem sorridente e feliz que ama o seu País, a sua Pátria amada pela qual muito sofreu levando uma triste facada e assim quase morreu
MÊS DE JUNHO Chegamos no mês de junho, chegamos no meio do ano, já passamos da metade, mas não vai deixar saudade e muitos não vão lembrar de tudo que neste ano veio desencadear. Chegamos no mês de junho com nossas armas em punho, mas são armas generosas, não são armas perigosas que destroem e maltratam e às vezes até matam. Que junho seja bem vindo, que ele venha sorrindo, cheio de amor e bondade, trazendo felicidade. Junho é um mês esperado, um mês por todos saudado, e será abençoado. Cícero Alvernaz (autor) 01-06-2020
ATÉ EU DEI RISADA A Ministra Damares foi entrevistada num canal de televisão (o vídeo está no Youtube), e o repórter (da esquerda) tentou joga-la contra o presidente. Damares se enfureceu e defendeu o presidente. Quem assistiu o vídeo certamente deu risada do que viu e ouviu. Ela disse: "Não fale assim do meu presidente..." o repórter tentou continuar e ela disse: "Ele é o meu presidente e eu não aceito que fale assim dele". O repórter estranhou a firmeza da Ministra e ficou sem ação. Quando alguém falar mal do "meu presidente" eu vou dizer: Se você tiver um presidente melhor pode falar mal, pode falar o que quiser. Quero ver quem a pessoa vai apresentar. Se Bolsonaro fosse incompetente, desonesto, corrupto, preguiçoso, fanfarão e vivesse bêbado por aí a esquerda jamais falaria mal dele. Disto eu tenho total certeza. (31-05-2020)
BOLA SEM JOGADOR Tem dia que a nossa vida fica igual uma bola sem jogador. Fica num canto desolada sem ser chutada, sem ser acariciada, fica amuada e triste. A bola nem rola quando está assim, fica num canto ou numa beirada margeando a estrada da vida triste e oprimida. E a gente fica do mesmo jeito, com uma dorzinha no peito e uma vontade de chorar, mas o choro não sai. Nesse caso, a solução é ficar assim até que, enfim, alguém venha brincar com a gente. Aí então tudo se transforma de repente. (31-05-2020)