Postagens

Mostrando postagens de junho 26, 2022
  QUANDO VOCÊ GOSTA DE UMA PESSOA Quando você gosta de uma pessoa você gosta da pessoa, não daquilo que ela tem, sejam bens materiais, ou aparência. Você gosta da pessoa por inteiro e nesse pacote está a chatice da pessoa, o seu mau humor, as caretas que ela faz, o time que ela torce, a religião dela, o seu jeito desengonçado, o seu pé rachado, seu jeito de olhar de lado, você gosta de tudo, gosta até do seu chulé. É claro que com o tempo a própria pessoa vai se mudando, vai se tocando de que aquilo é ruim pros dois. Depois, tudo fica melhor e tudo se harmoniza. Quem gosta de uma pessoa não zomba dela, nem a ridiculariza. (29-06-2022)
  PERFEITO E INFINITO Numa praia, de frente pro mar, olhando as ondas, fiquei a olhar. Meus pés na areia, olhando o infinito eu vi tudo belo, vi tudo bonito. Pessoas chegando e todas olhando o mar, suas ondas, pisando na areia... Um barco distante olhei um instante e vi as gaivotas voando baixinho, parei um pouquinho e me pus a pensar: Quão lindo é tudo, quão lindo é o mar! Olhei para o céu azul, infinito, senti-me sozinho diante de tudo, pensei no meu Deus que fez tudo assim: perfeito e infinito. 29-06-2022.
  EU ERA SIMPLES Eu era tão simples que nem parecia gente. Comia em qualquer lugar que me desse um prato com alguma coisa dentro e uma colher, ou um garfo. Qualquer roupa me servia, em qualquer cama eu dormia, até mesmo no chão e sem colchão. Eu andava no meio do mato, ou em estradas cheias de buracos, subiu e descia, andava nos trilhos, no meio da roça de milho, passava por baixo de cerca de arame farpado. Eu era simples, não ligava pra nada, mal sabia o que era dinheiro, não tinha um companheiro, meu companheiro era Deus, as flores, o sol e à noite a lua e as estrelas. Vivi assim, entretanto eu venci e ainda estou aqui para relatar isto para vocês. (29-06-2022)
  QUEM NUNCA ASSISTIU O CHAVES? Humor mexicano que até hoje embala e faz rir milhões de pessoas. Tinha o Chaves com as suas travessuras, o Quico filho da Dona Florinda, namorada do "grande" professor Girafalis, tinha o Seu Barriga que sempre aparecia para cobrar o aluguel do seu Madruga que nunca pagava e já devia 14 meses de aluguel. Tinha também a Chiquinha, filha do Seu Madruga, tinha a Bruxa do 71, Dona Clotildes, tinha o Jaiminho Carteiro e vários outros participantes. Esse pessoal morava numa Vila onde só tinha confusão. Quem nunca assistiu o Chaves? Eu assisti na televisão e agora posso assistir no Youtube sempre quando tenho saudade desses irrequietos e engraçados personagens. Tempo bom em que ainda se podia ver um humor sadio, sem baixaria e sem palavrões. Hoje, eu nem assisto mais televisão. Na verdade, eu nem tenho. (29-06-2022)
  LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR Antes eu andava igual pobre com fome, como se dizia antigamente, hoje pra ir lá no centro tenho que pensar mais de uma vez. Claro que nem sempre é assim, mas às vezes é. Isto assim é porque o tempo passou e ninguém o segurou. Quando o tempo passa a gente passa também, vai passando, passando até que um dia não existe mais. Deus é perfeito e a vida também é. Assim como a natureza, a gente também perde as folhas e não produz mais frutos. No meu caso, eu nunca produzi frutos, mas ainda tenho algumas folhinhas. Para quem acredita na Bíblia, tudo isto está escrito lá, principalmente no livro de Eclesiastes, conhecido como o Livro do Pregador. No capítulo 12 está escrito: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias nos quais dirás: Não tenho neles contentamento". A pessoa pode não acreditar, e até odiar quem acredita, mas a Bíblia é a Verdade, é a Palavra de Deus e isto ninguém mudou a jamais mudará. (30-06-2022)
  MINEIRO É EXAGERADO Mineiro quando quer dizer que alguma coisa é grande, ou tem muita coisa, diz: Tem um trem de coisa, tem uma carrumassa de coisa, tem uma trenzada que num caba mais, tem um montão de coisa, tem uma coisarada, tem uma batelada de coisa e por aí vai. Mas quando quer falar que tem pouca coisa, ou que a coisa é pequena fala: tem um tiquin de nada, tem só um sinarzin, tem uma coisinha a toa, tem uma misera de coisa, tem quase nada sô! num dá nem pra enchê a mão, uma coisinha piquitita de nada, num dá nem pavê o trem de tão piqueno, num vê nem cum lente, deu inté dó do trem dele, piqueno dimais sô! num perde tempo cum isso não! Cruis! eu num vi nada. É tão piqueno que eu fiquei cum vergonha pra ele! aquilo lá num resorve nada! Aquela coisa num ataca nada. Num dá nem pra tapá o buraco do dente. E por aí vai e tem muito mais. Mineiro é assim: é exagerado quando é muito, quando é pouco, quando é pequeno e quando é grande. Sê minero é bão dimais sô! (30-06-2022)
     USAR MÁSCARA Existem várias ações que não de pode fazer usando máscara. Comer ou beber com máscara, nadar com máscara, beijar com máscara, cheirar com máscara, cuspir com máscara, lavar o rosto com máscara, caminhar ou correr com máscara, cantar com máscara, falar com máscara, praticar qualquer esporte com máscara, dormir com máscara, namorar com máscara, assoprar alguma coisa com máscara, fazer academia com máscara, fumar com máscara e, sobretudo, respirar normalmente com máscara. Claro que algumas dessas coisas pode-se fazer, mas com dificuldades e algumas restrições. Essas observações são importantes porque já ouvi dizer que os políticos vão nos obrigar a usar máscara de novo. Eu fico me perguntando: será que eles usam máscara? Mas isto aí não é da minha conta. Quero finalizar dizendo que sou totalmente a favor do uso da máscara, em algumas situações, outras são exageradas, ou não tem como usar normalmente. (30-06-2022)
     CABEÇA DE TORCEDOR Quando o time ganha é Mengão, Fluzão, Vascão, Santão, Galão, Zerão, Fogão e por aí vai. Quando perde, ou mesmo empata, muda tudo, cai a crista como se diz e vem os xingamentos dos torcedores fanáticos. O torcedor, em geral, é dúbio, vira casaca, impaciente, incoerente e alguns são até perigosos e indomáveis como uma besta-fera. É a paixão à flor da pele e isto prejudica o estado geral da pessoa. Já vi gente que perdeu dinheiro, a namorada, a família e até o emprego e a vida por causa de futebol. Mas isto está no ser humano e ninguém tira. Como disse um amigo meu: "Tem coisa que só Jesus consegue tirar". Isto é muito forte e ninguém pode dizer: "Desta água eu não bebo". (30-06-2022)
      DECLAMAR POESIA Declamar poesia é tão difícil quanto escrever. Tanto para escrever quanto para declamar é preciso ter um dom especial, ter algo que eu diria divino. Declamar não é simplesmente decorar, ou ler e falar. Declamar é se envolver na poesia e ser envolvido por ela. Gostaria de saber declamar poesia, mas nunca soube, já fiz muitas leituras, mas nunca declamei. Escrever eu escrevo do meu jeito, nem sei se o que eu escrevo é realmente poesia, mas sei que sai do coração e isto é o que conta e o que soma no fim da conta que se soma e que se conta. 30-06-2022.
  FALAR OU SE CALAR? Tem horas que se a gente falar é ruim, mas se a gente ficar calado é pior. Dizem que quem cala consente, mas quem fala às vezes se passa por impertinente porque geralmente a pessoa fala, gesticula e às vezes até pula na tentativa de impor a sua fala, a sua opinião. Jesus ficou calado diante dos seus acusadores, mas o seu silêncio falou mais alto que a voz da turba enfurecida. Quando o soldado romano lhe fez uma pergunta ele simplesmente disse: "Tu o disseste". Muitas perguntas são afirmativas, não são perguntas de verdade, mas na verdade são acusações. Falar, ou ficar calado? O ideal seria ter um meio termo, mas é 8 ou 80. Nesse caso depende da pessoa e do momento. Afinal, cada caso é um caso e Jesus só teve um. (30-06-2022)
  SEMPRE, DE VEZ EM QUANDO, NUNCA Sempre te vejo no meu pensamento. De vez em quando você passa, mas nunca você para e me dá atenção. Sempre eu penso em você, de vez em quando eu chego a te ver, mas nunca consigo sequer tocar em você. Sempre sonho com você, de vez em quando me levanto e te procuro, mas nunca te encontro. Sempre o meu olhar te busca, de vez em quando eu te vejo, mas nunca me aproximo de você. Sempre te encontro nos meus versos, de vez em quando você é a minha rima, mas nunca toco em você. Sempre, de vez em quando, nunca... Até quando será assim? 30-06-2022
  MINAS É ASSIM Assim é Minas, Minas é assim: vales, cachoeiras, serras e baixadas, mato e estradas, fontes, ribeirão, sonho e canção. Minas é assim: galo no terreiro, festa o ano inteiro, porco no chiqueiro, gado no curral. Homens trabalhando juntos vão lavrando, cortando o mato do chão. Tarde e pôr do sol, peixe no anzol, noite no sertão. Minas é assim: Montes e segredo, caminhar sem medo por esse mundão. Gente na estrada, festa e passarada, muitos animas. Minas é assim pra você, pra mim, e tem muito mais em Minas Gerais. 30-06-2022.
  A VIDA VIROU ESSA CONFUSÃO Sou do tempo que se usava o ponto de interrogação, o ponto e vírgula, a vírgula, os dois pontos, o travessão e o ponto final. Também se usava a acentuação: o acento agudo, a crase, o til, ou acento circunflexo e até o trema. Hoje todo mundo rema contra a correnteza e isto é uma tristeza. Eu penso que a pessoa me perguntou, mas ela o ponto de interrogação não colocou e eu fiquei sem saber o que é e quem eu sou. Enfim, tudo em mim se enrolou. A vida virou essa confusão. Eu sou do tempo em que ainda se usava o ponto de interrogação. E você? (30-06-2022)
  JULHO CHEGOU! Começou o mês de Julho, um mês que tem 31 dias. Julho é o sétimo mês do ano. Se em Junho teve um monte de festas, Julho não tem nenhuma. Não sou contra nem a favor de festas, para mim é indiferente. Acho que nunca fui a nenhuma festa e se fui eu não sabia que tinha festa. Nunca comemorei o meu aniversário, sei o dia que é, mas para mim todos os dias são iguais. O importante não é o dia do aniversário: é estarmos bem, independente do dia. Julho está aí, já bateu na porta, entrou e até se sentou. A vida continua, não importa o mês, ou mesmo o ano. Já fiz um monte de aniversários e não mudou nada. O único que pode mudar alguma coisa na nossa vida é Deus através de nós que fomos criados à sua imagem e semelhança e temos deveres e reponsabilidades desde criança. (01-07-2022)
  SEIS COISAS Tem seis coisas que todo ser humano, invariavelmente, faz: Come, bebe, dorme, toma banho, se veste e vai ao banheiro. Ninguém escapa dessa rotina, desse ritual, seja rico, pobre, artista, político, ou gênio. São necessidades pessoais, físicas e reais. Ninguém fica de fora desta, ninguém se livra desse mal, ou desse bem, porque são necessidades pessoais e fisiológicas extensivas a todos, sejam ricos, pobres, miseráveis, plebeus, ou nobres. Por isto eu procuro ser simples e discreto. Gosto, gostou, não gostou vai procurar em outra freguesia. Não gostou do meu verso, vai ler outra poesia. Vai logo antes que esfria e se apaga a luz do dia. (02-07-2022)
     FLERTE Se eu perguntasse a 100 pessoas o significado dessa palavra quantas será que saberiam? Tem palavras que ficam perdidas no tempo, enroscadas em alguma amarra e não conseguem circular e ganhar força e vida própria. As palavras que tem mais força são os palavrões porque volta e meia eles está sendo usados e ficam em atividade por muito tempo nas bocas nervosas. Eu amo palavras que ressoam pelo ar e deixam o seu gosto e a sua cor, além do seu sabor. Mas esta palavrinha de seis letras raramente é ouvida hoje, embora tenha sido muito falada há algumas décadas passadas. Flerte é um namorico inconsequente, muitas vezes gostoso e atraente, mas sem nenhum compromisso. É como uma paquera e quem nunca paquerou? Quem nunca flertou? Até eu que sou mais bobo já fiz isto algumas vezes, mas as lembranças, infelizmente, não são boas. (01-07-2022)
  TIVE MEDO NA LOTÉRICA Hoje eu fui pagar as contas numa lotérica com a camiseta que tem estampada a foto do presidente e foi o maior sufoco. O pessoal começou a olhar, eu fiquei parecendo um corintiano no meio de palmeirenses. A princípio fiquei com um pouco de medo, mas depois quando começamos a conversar eu vi que não era nada daquilo que eu estava pensando. Descobri que eles são pessoas do bem, torcem pelo mesmo time, pessoas que também são contra quem defende tudo que não presta neste País, defende até o aborto e os ladrões que roubam celular. Quem rouba celular hoje amanhã pode roubar "uma fábrica de celulares". Enfim, eu me senti em casa. (01-07-2022)
  ESTRADAS DA VIDA Estradas que tem mistérios, tem perigos, tem curvas e subidas, já ceifaram muitas vidas, já causaram muito choro, muitas lágrimas e prantos. Mas essas estradas famosas tem também os seus encantos, suas histórias e fatos, tem também os seus boatos, suas cantigas, seus ais, seus momentos de tristeza, de alegria e tem mais. Pelas estradas da vida abriram-se muitas feridas que doeram por demais. Muito choro e acidentes naquelas loucas andanças, muita gente lamentou, pois isto muito marcou e ficaram as lembranças. 01-07-2022
  DEIXA Deixa crescer a relva, deixa afofar o chão, deixa espalhar a erva em forma de um colchão. Deixa passar a brisa seguindo seu curso normal, o vento meu corpo alisa e isto nunca faz mal. Deixa correr a água soltinha dentro do rego, deixa sair a mágoa que vai no seu desapego. Deixa o seu aviso e também sua lembrança, deixa se abrir um sorriso no rosto de uma criança. Deixa pairar o poema com seus versos, sua rima, seja qual for o seu tema a gente se reanima. 02-07-2022.
  A CRIANÇA E O GATINHO (Adaptado) A criança brincava com o gatinho todo dia, ele era a sua companhia, ela dava comidinha pra ele e ele às vezes ficava no colo dela. Era uma parceria, como dois amiguinhos eram quase inseparáveis. Até que um dia a criança resolveu dar um banho no gatinho. Arrumou uma vasilha, colocou o gatinho debaixo da torneira, segurou ele e começou a jogar água nele, mas, logicamente, a coisa não deu certo. O gatinho não gostou, ficou bravo, ameaçou e até arranhou a criança. O pai da criança chegou e viu aquele alvoroço e a interpelou: "O que aconteceu?" e a criança contou ao pai e ele tentou lhe explicar que gato não toma banho igual gente. A criança falou: Estava indo tudo bem, ele ficou bravo foi quando eu torci ele e fui colocar no varal para enxugar. 26-02-2022.
     UM MENINO E O SEU TIO Um menino brincava de desenhar num papel, um tio chegou e começou a especular: "Que desenho é esse?". O menino falou: é uma casa, o tio deu uma risada porque pra ele ali não tinha nada, apenas uns rabiscos sem nenhuma forma. O menino não gostou da risada, mas continuou desenhando. O tio continuou olhando e perguntou: "O que tem dentro da casa?". O menino falou: "Uma muié", o tio deu mais uma risada e o menino de novo não gostou. O tio continuou olhando e perguntou: "O que tem atrás da casa?". O menino já estava irritado e respondeu: "Um homi". O tio continuou olhando e perguntou: "O que o homi está fazeno atrás da casa?". O menino muito irritado respondeu: "O homi está cagano!". O tio caiu na gargalhada e passou o resto da sua vida rindo daquele acontecimento. Este fato realmente aconteceu. Esse menino era eu e esse tio é o saudoso tio Genésio, que adorava encher a minha paciência. Mas eu g
  NÃO TENHA PRESSA Não tenha pressa. É melhor chegar atrasado do que não chegar. Quem tem pressa não termina e, na verdade, nem começa. "A pressa é inimiga da perfeição", já dizia um velho refrão. Eu prefiro ir devagar, mas chegar. O motorista apressado corre o risco de atropelar e de ser atropelado por algum carro desgovernado. João estava com tanta pressa que se esqueceu da preferencial, atropelou um animal, bateu o carro no muro, fez um galo na testa e não pôde ir na festa. Não tenha pressa. Se não der pra terminar hoje, amanhã você recomeça. 27-06-2022.
  PARA O POETA NADA É REAL O poeta não se especializa em nada, escreve poesia como quem joga milho pras galinhas, como quem brinca de gato e sapato, como quem anda descalço no escuro, como quem pula um muro. Poeta não tem disciplina, aprende muito e nada ensina. Poesia não se ensina: a pessoa já nasce sabendo, não precisa ficar aprendendo, só precisa cultivar no dia a dia. Para o poeta, um risco na areia pode ser um verso, pois o poeta está além da realidade, da ideia e do pensamento. Seu momento é único e universal. Para o poeta nada é real, pois a sua realidade é intocável e inatingível. Para o poeta tudo é distante e tudo é possível. 27-06-2022
  QUEM NUNCA FOI FEITO DE BOBO? Tem gente que é assim: Você fala, a pessoa não entende. Você explica, a pessoa continua sem entender. Você explica de novo, a pessoa fica na mesma. A pessoa pede mais uma explicação, você dá e a pessoa nem assim consegue entender. Você desanima e a pessoa diz que você não tem paciência e pede uma nova explicação. Você não explica de novo e a pessoa te xinga. Passam alguns minutos e você descobre que a pessoa entendeu na primeira vez que você explicou, mas estava apenas testando a sua paciência. Aí você descobre que alguém durante quase meia hora te fez de bobo e o pior é que você não pode fazer nada com a pessoa senão ainda poderá ser preso por desacato. Esse é o "nosso mundo". Então só nos resta esfriar a cabeça e seguir em frente. (28-06-2022)
  NÃO ADIANTA BRIGAR COM A VIDA Não adianta brigar com a vida, quando ela quer ela fica, quando ela não quer ela vai embora. Na morte de alguém a gente sente, mas ninguém fica pra semente. Morre um amigo, um parente e a gente sente a vida ausente, o mundo triste e descrente assim tão de repente. Não adianta teimar com a vida, ela é soberana e a gente é apenas uma pessoa humana e limitada ao tempo que passa inexoravelmente. Não adianta baixar a cabeça e chorar, se lamentar, quem morreu não vai voltar, só a lembrança vai ficar e a gente vai chorar. Aqui chegamos e daqui vamos partir a chorar ou a sorrir. 23-06-2022.