Postagens

Mostrando postagens de setembro 11, 2022
  TRASTE EM FORMA DE PESSOA Não sou de odiar nada, nem ninguém, mas eu odeio quando alguém me liga e não fala nada. Eu atendo e a pessoa, ou a gravação, fica em silêncio e eu fico igual um bobo falando sozinho. Isto me acontece todo dia várias vezes ao dia. Já pensei em trocar o número, mas me disseram que não adianta porque são gravações, ou pessoas que fazem isto por pura maldade ou safadeza. Eu fico pensando o que é o ser humano quando ele não presta. Na verdade, pessoas assim nem são dignas de serem chamadas "seres humanos." Se eu pudesse eu ficaria sem celular, simplesmente jogava ele no lixo. Mas nesse mundo também tem muita gente séria e gente boa. Não tem só esses trastes em forma de pessoas. (17-09-2022)
    PASTOR E POLÍTICA Uma das coisas que eu nunca vou aceitar nem entender é o envolvimento de pastores na política partidária, seja como candidato ou como cabo eleitoral de algum candidato. Ninguém é obrigado a ser pastor, mas deve saber que a partir da aceitação do cargo, precisa pautar sua vida como obreiro de Deus e responsável pela igreja que pastoreia. Quer entrar na política? então deixa ou se licencia do seu pastorado. Político é político, pastor é pastor. Jesus disse: "Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o reino de Deus". (Lucas 9.62)
  "QUEM LÊ ENTENDA" Entre o que uma pessoa escreve e o que a outra às vezes entende, ou interpreta, pode ser muito diferente. Até por isto, cada pessoa que lê a Bíblia interpreta de um jeito. Na escrita, uma vírgula, ou uma outra pontuação, faz muita diferença. Jesus nos ensinou que "amássemos uns aos outros". Quem lê e não vê o sinal tônico no "A" pode entender que Jesus nos mandou que "amassemos uns aos outros". Por isto está escrito na Bíblia: "Quem lê, entenda". (15-09-2022)
  UMA MULHER TOCANDO ACORDEÃO Uma mulher tocando acordeão é um encanto, um som melodioso além ecoa. Nesse toque há poesia e saudade, há uma vontade de ouvir e aplaudir. O som reverberando pela sala é uma voz que além ecoa e não se cala e muita gente gosta de ouvir. Uma mulher tocando acordeão é um poema. São versos lindos que ecoam pelo ar. E vem o riso, vem o sonho, a poesia, e a gente não se cansa de escutar. 15-09-2022.
  TROCANDO TELEFONES Ela pediu o meu telefone, trocamos telefones e depois ficamos aguardando o telefone tocar. O tempo passou e um dia o telefone tocou. A vida é assim no seu contexto, são coisas da vida: um telefone, um toque, uma mensagem, uma presença, embora distante, talvez em outro país, mas é algo que faz a gente feliz. O telefone toca fora de hora e a gente muitas vezes ignora, mas pode ser uma mensagem de vida, um carinho dado, um milagre realizado. Essa vida traz surpresa, alegria e também tristeza às vezes no simples toque de um telefone. 16-09-2022.
  DE MÃOS DADAS Andar de mãos dadas seja onde for é uma forma de proteção, de carinho e amor. É um gesto antigo de casal e de amigo, um cuidado que se tem na iminência de um perigo. É uma mãe e uma criança se protegendo, se ajudando andando pela rua, ou pelo caminho, com amizade e com carinho. De mãos dadas vamos assim: eu cuido de você e você cuida de mim, afinal todo cuidado ainda é pouco nesse mundo louco onde a qualquer momento poderemos ser surpreendidos por alguém sem a nossa permissão e sem o nosso consentimento. 16-09-2022.
A BRIGA Ele se arremeteu contra ela e não imaginava que ela também se arremeteria contra ele. Foi uma briga arremetida com força desmedida que quase quebrou a clavícula de ambos os arremetedores. O povo chegou para ver e torcer contra e a favor. A maioria torcia a favor dela que aparentemente arremetia melhor e com mais acerto. Ele estava meio pesadão: algo em torno de 100 quilos enquanto ela pouco passava dos 60 quilos. Naquela briga não tinha santo, nem santa, era tanta braçada e unhada que nada, nem ninguém, conseguia separar. Por fim, eles se cansaram de se arremeter e foram beber um pouco de água para se refrescar, pois o calor estava prejudicando aquela refrega. Depois, eles se deram as mãos e foi aí que o público percebeu que não era briga, era só umas arremetidas para ver quem arremetia melhor. (16-09-2022)
  PESQUISAS Faltando duas semanas para a eleição está chovendo pesquisas nos meios de comunicação. Alguém acredita em pesquisas? Sim, muita gente acredita, menos eu. Um certo político disse recentemente: "Pesquisas a gente compra". Quem paga pode exigir um produto do seu gosto. E as pesquisas são feitas encomendadas pelos fregueses que são os políticos. A pessoa paga e, obviamente, fica na frente na pesquisa. Pesquisa é um "me engana que eu gosto". Quem não se lembra de 2018? As pesquisas, em geral, diziam que o presidente não ia para o segundo turno e se fosse perderia para qualquer um. Ele foi e ganhou de lavada. Pesquisas são comércio e tem que satisfazer o freguês, que é a pessoa que paga por ela. Nunca votei em ninguém baseado em pesquisas. (17-09-2022)
  ONTEM Ontem ficou pra trás, mas continua. Eu vi a mesma pedra na minha rua. Me lembrei que ontem eu amei e depois chorei, cai, mas depois me levantei. Ontem continua na minha roupa, no meu chapéu, as nuvens de ontem continuam no meu céu. Ontem é hoje e hoje será amanhã. Os dias se sucedem, mas fica sempre a lembrança. O dia desvanece, mas fica a esperança, como fica o sorriso no rosto da criança. 14-09-2022.
  PONTUAÇÕES A vírgula separa as frases, o ponto e vírgula separa as orações, dois pontos explica, reticências indica continuidade e ponto final, como o próprio nome já diz, finaliza. Simples assim.
  LEMBRANÇAS Todo dia de manhã quando ligo o computador abro a página das minhas lembranças. São coisas que eu escrevi, ou fotos que eu postei há um ano ou mais. Reposto alguma coisa e outras eu vejo, me emociono e às vezes quase choro. Fotos que eu postei de pessoas que talvez nem se lembram mais que eu existo e algumas que já faleceram. E então viajo no tempo levado pelo vento e fico pensando na vida. Como as coisas mudam! Tem gente que diz que eu sou saudosista, alguém já disse que eu estou com depressão. Na verdade é só saudade, ou talvez seja coisa da idade. Todas as pessoas "normais", creio eu, são assim, afinal somos de carne e osso e no meio de tudo temos um coração, o qual algumas pessoas chamam pelo nome de depressão. (14-09-2022)
  FUI LÁ FORA Hoje está frio, choveu e esfriou mais. Fui lá fora e voltei correndo, o frio zombou de mim, achou graça do meu jeito desajeitado de correr com medo dele. O frio não sabe o que é sentir frio, ele nunca sentiu. Por isto ele dá risada, porque de frio ele não entende nada. Entrei e fechei a porta na cara do frio e ele me chamou de sem educação. Eu lhe disse que educação tem hora e agora não é hora de ter educação. Ele não entendeu nada e saiu de fininho. Eu sei que não é assim que se trata um vizinho. 14-09-2022.
  A CRÍTICA FAZ BEM É bom ser criticado, ser alertado sobre alguma coisa que fazemos em desacordo. É bom ser chamado a atenção, ser alertado em qualquer situação. Quando alguém nos critica a gente se aplica mais, fica mais ligado, mais interessado por ter sido criticado. A crítica nos ajuda em nosso aprendizado. Somos aprendizes, independente da idade, temos necessidade de sermos criticados. É bom ser criticado e depois ser provado sem corrermos o risco de sermos reprovados. Parece algo ruim e desusado, mas, com certeza, é bom ser criticado. Afinal, a crítica faz muito bem, embora muita gente não goste de ser criticado. (14-09-2022)
  O CORDEIRO Ele era o Cordeiro pequeno sem culpa, humilde e manso vivendo aqui. Ele era a vida, sem fim, sem começo, que veio ao mundo por mim e por ti. Ele era a luz, brilhante, divina, que espalha e ensina perdão e amor. Ele era o Cordeiro por Deus enviado que sem ter pecado se fez pecador. Ele era o santo que foi prometido, mas foi desprezado aqui, sem razão. Ele era o Filho da virgem Maria e veio ao mundo trazer salvação. Ele era tão grande e tão pequenino, humilde, divino, se fez nosso irmão. E hoje ainda, sua voz que é tão linda nos chama suave pra dar salvação. Jesus amoroso, o mesmo de sempre que nunca despreza o vil pecador. Seu sangue vertido por nós no madeiro é amor verdadeiro, é fonte de amor. Cícero Alvernaz, 14-04-1997.
  GULOSO Pudim, bolo, caçarola e broa, como tudo numa boa sem parar e sem nunca reclamar. Mas depois eu poderei me arrepender pelo fato de comer e exagerar. Então serei mais um guloso: alguém que só consome e não pensa no amanhã. Precisamos ter cuidado, porque comida é vida, sustenta e acrescenta, mas também pode matar. Precisamos ter cuidado e nunca exagerar. 12-09-2022.
     ANOREXIA Ela sofria de anorexia e a cada dia mais emagrecia. Já estava quase transparente quando de repente se deu conta de seu estado e resolveu se consultar. Foi a um médico anoréxico com o qual conversou, se consultou e depois uma decisão tomou. Quando para casa voltou a sua decisão comunicou, mas ninguém com ela concordou. Nas suas conversas com o médico ele a aconselhou a fazer um regime, pois segundo ele lhe disse, ela estava acima do peso. Ela pesava 33 quilos e tinha que emagrecer uns 11 quilos, pois o seu peso ideal era 22. Seguiu os conselhos médicos e em pouco tempo chegou ao seu peso ideal. A partir daí viveu feliz e com muita alegria em paz com a sua anorexia. (13-09-2022)
  PEDE AQUI Pede um queijo, pede um beijo, pede um sonho, um café. Pede um riso, pede um livro, pede um dom, pede uma fé. Pede um prato, pede um lenço, um guardanapo, pede um pão. Pede um laço, um abraço, um cadarço, um limão. Pede um maço, um amasso, pede um lápis, pede um cão. Pede um tempo, pede um quilo, pede um litro de feijão. Pede um cesto, pede um cento de laranja ou caqui. Pede um vidro, pede tudo que quiseres, pede aqui. Cícero Alvernaz (autor) 23-05-2015.
  UMA CENA LINDA E EMOCIONANTE A gata e os seus gatinhos, seus filhotinhos miando baixinho como se fossem um instrumento. A mãe-gata se deita enquanto os seus filhotes vem mamar e ela lambe a cada um com cuidado e carinho. Eles acabaram de abrir os olhos, estão novinhos, são lindinhos e estão gordinhos bem cuidados por sua mãe tão orgulhosa e cuidadosa. É uma cena linda, é uma lição de amor que me inspira e me emociona. Os gatinhos agora dormem vigiados e amparados pela mãe-gata. Esta cena retrata um momento de amor e de pureza cercado de muita beleza. Vendo tudo isto eu me inspiro e me emociono diante deste quadro tão lindo e puro. Só uma pessoa que não tem sensibilidade tem a capacidade de ver algo assim e não se emocionar. (13-09-2022)
  O BRASIL O Brasil é muito grande e tem muitos países de olho nas riquezas do nosso País. O Brasil é um País-continente, tem 5 regiões administrativas: Sul, Leste, Norte, Nordeste e Centro Oeste, onde fica a Capital Federal Brasília. Eu sou da Região Leste onde fica Minas Gerais, o meu Estado natal. É difícil falar do Brasil em números porque o nosso País não para de crescer em números, incluindo a sua população que é estimada em cerca de 220 milhões de pessoas.. São milhares de municípios, em Minas Gerais são 853, em São Paulo, o Estado mais rico, onde eu moro, são 645. Rios, matas, o extenso litoral, ilhas, extensas florestas, montanhas, descampados, picos, pântanos, alagados e mais. Enfim, o Brasil é um País-continente e a sua maior riqueza é a sua gente. (13-09-2022)
  DEUS PÁTRIA FAMÍLIA E LIBERDADE.
  EU QUERIA SÓ CONVERSAR Gostei dela e quis conversar, mas percebi da parte dela um certo alheamento. Percebi que ela não queria conversar, ou não fazia nenhuma questão. Não entendi o seu jeito, nem o seu motivo ou razão. Afinal, eu só queria amizade, falar de amenidades, falar de tudo um pouco. A gente podia de tudo falar, mas ela não quis porque pensou que eu queria namorar. 12-09-2022.
  TEMPERATURA Existe a temperatura no sol e na sombra. Agora, por exemplo, os termômetros estão marcando 28 graus no sol e na sombra está fresco, eu estou de blusa. Eu fico imaginando como estaria se eu tivesse ar condicionado ligado, ou um ventilador. Ar condicionado ainda é pior do que ventilador porque ele faz mal, ou faz mais mal do que o ventilador. Portanto, temperatura é algo muito relativo. E ainda tem a temperatura do corpo que varia de pessoa para pessoa. Resumindo: não podemos afirmar nada com absoluta certeza. Tudo é muito relativo, não existe nada 100%. Neste mundo não podemos crer em nada sob pena de sermos enganados. Não existe nada perfeito, nada 100%. O ser humano é muito volúvel, está sempre mudando, assim como a temperatura e o humor das pessoas. (12-09-2022)
  POSSO Posso pensar sem falar, posso até falar sem pensar. Posso amar e posso até odiar alguém sem conhece-lo. Posso escrever sem ter inspiração. Posso sofrer sem ter motivo, ou razão. Posso olhar e até imaginar alguém sem ter compaixão. Só não posso ser outra pessoa e nem sentir a mesma emoção. 12-09-2022.
  COISA SIMPLES Coisa simples que a gente vê por aí. Tão simples que a gente nem vê direito, passa, vai e nem observa. Depois a gente se arrepende, às vezes para e quer voltar e quando volta não encontra mais. Coisas simples à beira de um caminho: uma flor, às vezes um espinho, uma formiga, um passarinho, que a gente vê e por ela não sente amor e nem carinho. Assim é a vida que levamos com as pessoas que encontramos. A gente passa e logo se vai, não observa, por elas não sente nenhum carinho. Depois a gente pensa e entende, às vezes até se arrepende, mas a pessoa ficou, pois a gente simplesmente a desprezou. 12-09-2022.
      O RATO Ontem à noite um rato entrou dentro de casa. Entrou na despensa e depois foi pra cozinha e se escondeu embaixo do fogão, depois foi pra trás da geladeira e ficou a tarde inteira passeando entre o fogão e a geladeira. Pensei o que fazer e como fazer para expulsa-lo ou mata-lo, mas não consegui fazer nenhum dos dois. Cansei de pensar sem encontrar uma solução, agora ele está embaixo do fogão. Preciso urgentemente encontrar uma solução. 11-09-2022. 2 1 comentário