Postagens

Mostrando postagens de abril 26, 2020
UM HOMEM SEM MULHER  Um homem sem mulher é um passarinho triste sem água e sem alpiste, sem galho e sem ninho, sem luz e sem calor. Um homem sem mulher, é uma criança sem brinquedo, é alguém que chora de medo, é um vaso sem flor. Cícero Alvernaz (autor) 02-05-2018.
POLÍTICA É A ARTE OU A CIÊNCIA DE GOVERNAR Querendo ou não a política dirige e determina tudo que acontece no País. Quando alguém me diz: "Eu não gosto de política", eu penso: você não precisa gostar, nem sequer entender, mas nós precisamos reconhecer o valor e a importância da política, que é uma arte. Não devemos confundir política com maus políticos. Eles passam, mas a politica fica, pois ela faz parte do nosso dia a dia. Política é a arte ou ciência de governar, arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política. (Google). Portanto é algo importante na vida da sociedade e não podemos prescindir da política. Se é ruim com ela, será bem pior sem ela. Aí o caos será total. (02-05-2020)
PIADA SEM GRAÇA O nosso País, no que tange à sua política, é uma piada daquelas mais sem graça. O presidente da República, que teve quase 60 milhões de votos é submisso a um Ministro que nem foi votado e faz parte de um colegiado de 11 ministros que compõem o STF. Estou custando a acreditar, como pode ser isto? O presidente, o Chefe do Executivo, foi impedido de escolher um Diretor para trabalhar no Ministério da Justiça, o qual teve a sua nomeação suspensa porque o referido diretor era seu amigo e de sua família. Isto é o mesmo que um empregado, por mais que ele seja qualificado, impedir o dono da empresa de realizar alguma transação, ou negócio. Está tudo do avesso e eu quero ver em que vai dar tudo isto. Conhecendo um pouco o presidente eu tenho certeza que ele não vai deixar isto barato. (30-04-2020)
O HOMEM O homem é um animal que pratica o bem e o mal, que se esconde, depois aparece, que lembra e depois esquece. O homem é um ser estranho, seu mundo vive girando, sua cabeça pensando e o seu corpo trabalhando pra sustentar a família. O homem tem que ser forte, tem que lutar contra a morte, alimentar os seus filhos, viver em sociedade, ter amor e atitude e às vezes tem que ser rude. O homem é um animal que precisa estar alerta neste mundo desigual. Esse homem é o esteio da família que ele cria, tem momentos de alegria, de tristeza e desamor, ele chora e não reclama, sua lágrima derrama quando ele sente a dor. Cícero Alvernaz (autor) 30-04-2020
"MARIA VAI COM AS OUTRAS" Tem gente que concorda com tudo só pra não discutir e não criar confusão. São os chamados "maria vai com as outras" para os quais está tudo bem e às vezes dizem; "não tenho nada contra". Pensando bem é melhor assim, pois se evita confusão, brigas e desavenças em geral. Mas, por outro lado, onde fica a personalidade que deve ser a marca da pessoa? Não discutir nada não significa concordar com tudo. Muitas vezes a pessoa concorda na frente, mas por trás "mete a língua". Já vi muito isto e acho ridícula essa atitude. Homem que é homem fala na frente, na lata. (29-04-2020)
IMPEACHMENT A moda agora é pedir impeachment (impedimento, ou afastamento). Não gosto de você, então vou pedir o seu impedimento. Você não me cumprimentou, então eu vou pedir o seu impeachment. Este é um direito e podemos pedir o impeachment de quem a gente quiser. Do vizinho, do parente, do colega de trabalho e até do chefe. Pode-se até pedir impeachment do cachorro do vizinho. Pedir pode, difícil é consegui alguma coisa. A gente pode pedir o que quiser e à hora que quiser. Está chovendo pedido de impeachment do presidente e o motivo é, invariavelmente, o mesmo: ele é honesto e neste País de tantos corruptos e corruptores ser honesto é considerado o maior crime, afinal, uma pessoa honesta no meio dessa gente corrupta é um risco grande, real e iminente. (28-04-2020)
A SOBREMESA Há muitos anos eu estava em Casa Branca, SP, participando de um evento da igreja e fui almoçar com um amigo num restaurante. Eu fiz uma brincadeira com ele: serviram o almoço e trouxeram um prato com algo parecendo um doce e eu disse a ele que aquilo era a sobremesa. Terminamos de almoçar e ele foi provar a "sobremesa" que, na verdade, era purê. Quando ele colocou na boca fez uma cara inesquecível e falou algumas palavras também "inesquecíveis". Eu não sabia se ria ou se corria, pois ele me parecia muito bravo. No fim, ficou tudo bem, depois de um solene pedido de desculpa. Foi uma simples brincadeira que por pouco não terminou em "tragédia". (28-04-2020)
É PRECISO PERDOAR É preciso perdoar para viver a vida sem a ferida na alma e poder se olhar no espelho de manhã ao se levantar. Perdoar é esquecer a afronta, o mal entendido, é curar o coração ferido, é olhar a flor e sentir carinho, é caminhar sozinho pela alameda, é fazer sua própria vereda e escolher o seu caminho. É preciso perdoar para sentir o vento e a força do momento, caminhar sem desalento e sem más lembranças. É preciso perdoar para poder encurtar as distâncias. 28-04-2020 Cícero Alvernaz (autor)
O ESCRITOR O escritor fica paralisado por um momento e resolve atender o seu coração. Então começa a escrever algo, juntando palavras e formando frases, parágrafos e textos, ou versos que brotam de sua mente e se materializam na tela do computador. Seu momento é gratificante porque ele escreve, produz e reproduz e sente uma luz saindo de seu interior. Cansado ele para, respira fundo, sai um pouco e se põe a pensar no mundo imaginado quem será o seu provável leitor. 27-04-2020
A VIDA NÃO TEM PREÇO As pessoas não morrem só de velhice ou de doenças, elas também morrem de acidentes e muitas morrem em assaltos que são praticados muitas vezes à luz do dia. Enfim, o ser humano perde a vida às vezes bobamente como se a vida fosse uma coisa boba, sem valor e sem nenhuma importância. Uma das mortes mais tristes e lamentáveis é por assalto, pois a pessoa é morta literalmente "de graça" como se fosse um animal, ou pior do que um animal. O meliante às vezes d epois é preso, mas existe toda uma burocracia e muitas vezes ele é solto logo depois e geralmente volta a roubar e a matar. Recentemente foram soltos milhares de bandidos sob os olhares incrédulos da população e com a conivência do ex-ministro da Justiça e de seus auxiliares. A vida, enfim, não tem preço, mas pode ser perdida por causa de uma caixa de fósforo, ou mesmo de um papel de bala. Este mundo está muito triste e praticamente inabitável. (27-04-2020)
MEDIDA SEM CRITÉRIOS Hoje fui a uma farmácia perto do Centro Cultural, antes passei perto de uma grande loja de eletrodomésticos e ela estava fechada. Resolvi observar os demais pontos de comércio na Avenida dos Trabalhadores e percebi que alguns estavam abertos: uma loja de material automotivo (peças) um Pet e alguns pontos de comércio menores, além de supermercados e lotérica. Fiquei pensando qual o critério para abrir e fechar o comércio, eu sei que se alega que uns são essenciais, mas por que os outros também não são essenciais? Imagina uma grande loja fechada o prejuízo que causa e o transtorno para os fregueses. Fiquei sabendo que isto é uma prerrogativa do prefeito, mas é claro que há pessoas mais graúdas nesse negócio. Por outro lado, a maioria das pessoas está de quarentena nas ruas. Durma com um calor deste! (27-04-2020)
IGREJA NENHUMA É PERFEITA Tem gente que insiste em dizer que a sua igreja é perfeita e que só vai pro céu quem for de lá. Essas pessoas tem tanta certeza disto que convidam pessoas de outras igrejas a irem para lá e batizarem de novo para poderem ir para o céu. Na verdade, não existe nenhuma igreja "que leva para o céu". Foi Jesus quem disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Paí a não ser por mim". (João 14.6). Ou seja, ninguém pode ir a Deus, ou ao céu s e não for através de Jesus. Ele é o caminho, é a porta, é o bom pastor, é a fonte de águas vivas, é a estrela da manhã, é o único Salvador e Senhor. Se igreja salvasse, Jesus não precisaria ter vindo a este mundo. Mas tem gente que ainda prega a salvação através da "sua igreja". A igreja não salva porque ela não é perfeita, é uma organização humana que depende de Jesus, depende da misericórdia de Deus. O homem só é salvo pelo sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado. (I João 1.
EM CASA DE PARENTE Em casa de parente geralmente é tudo igual. Quando a gente chega é uma festa a começar pela recepção já no portão, até o cão faz festa lambendo a gente. A gente vai da sala pra cozinha, vai ao banheiro, depois toma café e come fruta. Mais tarde vem o almoço, a sobremesa, e depois até tomamos um banho pra refrescar. "Pode se sentir em sua casa, pois a casa é sua" e a gente acredita que tudo isto é verdade, pensa até em abrir a geladeira e pegar alguma coisa.  Mas aí é que a gente se engana, afinal não estamos em nossa casa e devemos ter os devidos cuidados. A noite chega e dormimos ali mesmo numa caminha bem limpa e cheirosa. Pra encurtar a conversa, no outro dia muda tudo desde o café da manhã e depois alguém nos pergunta: "Quando você pretende ir embora?". Isto é uma indireta e a resposta não podia ser outra: "Eu pretendo ir depois do almoço, tenho umas coisas pra resolver". Depois almoçamos o que sobrou da janta e, como dizia a minha m
SOU SIMPLES ASSIM. Quem quiser encontrar um cara engomado, todo nos trinques, perfume francês (nada contra quem usa) essa pessoa não sou eu. Gosto sim, de tomar banho, colocar uma roupa limpa, me perfumar basicamente, mas nada de exageros e destemperos. Minhas roupas são simples e o meu jeito é uma mistura de caipira com intelectual, amante da natureza e avesso a firulas e a frituras, como eu costumo dizer. Sou simples assim. Minha comida é simples, nunca tomei nenhuma bebida , além de água, café, leite e um bom suco, não gosto de refrigerantes. Geralmente falo pouco, mas quando o assunto me interessa fico parecendo um rádio de pilha: só paro quando as pilhas descarregam. Aprendi com a simplicidade, pois vivi na simplicidade, vivi até os 17 anos na roça e raramente ia à cidade. Sempre li e escrevi muito, por isto desenvolvi esse jeito "intelectualizado", mas tudo isto faz parte do meu jeito, da minha simplicidade. (26-04-2020)