Postagens

Mostrando postagens de abril 18, 2021
  ENQUANTO HÁ VIDA HÁ ESPERANÇA Uma vez alguém me disse: "Quando ela sentir saudade ela te procura". Eu acreditei na saudade e na procura, mas nem uma nem outra me procuraram. Mas a esperança ainda está de pé. Enquanto tiver pé tem esperança. Alguém já disse: Enquanto há vida há esperança. Na verdade, enquanto houver vida haverá esperança, lembrança, fé, carinho, alegria, bondade e também saudade. Mas a saudade ás vezes morre ou se acaba com o tempo e tudo vira uma tênue lembrança que se perde no ar.
  MINHA ESCOLA A roça foi a minha escola, os pés de café foram a minha sala de aula, o carvão do fogão foi o meu giz e qualquer lugar me servia de lousa. Ali, naquele ambiente muitas vezes hostil, nascia alguém que ia escrever milhares de poemas, textos e crônicas. Naquele tempo era tudo um simples devaneio. Sonho de adolescente que não tinha dinheiro e mal tinha o que vestir e o que comer. Hoje, tudo continua sendo um devaneio e quando eu me for desta vou devanear em outro lugar.
  DEPRESSÃO Um amigo estava deprimido. Abriu o seu coração e falou de sua depressão, de seus problemas pessoais e emocionais. Sua atitude mexeu com a gente e todos tentaram, de alguma forma, ajuda-lo. Fiquei ouvindo e sentindo aquele momento e pensei: Deus, muitas vezes, usa situações adversas para falar conosco e fazer-nos refletir. É na escuridão que se procura a luz e Jesus é a luz do mundo. Ele cura todas as feridas do coração, cura até a depressão.
  NA LUZ DO MEU DIA Eu ainda consigo juntar uns trens e escrever umas coisas. Sou teimoso e só descanso quando consigo, nunca desisto. Eu insisto e não me canso. Se alguém não gosta, eu gosto e até aposto que o trem é bom. É bom porque desliza, comicha, alisa e sabe onde pisa. Esse trem é natural igual água, a gente bebe e mata a sede, refresca o corpo a começar pela garganta. É um trem meio estranho, às vezes difícil de domar que de vez em quando acorda, me chama e reclama. Eu ainda consigo montar nesse trem e sair por aí procurando alguma novidade, alguma flor solitária, algum sonho perdido que alguém deixou caído por aí. Depois é só juntar tudo e formar um verso e outro verso, com rima ou sem rima e criar uma poesia. Assim eu vou caminhando na luz do meu dia.
  MINHA POESIA Vou escrever minha poesia na calçada, na parede do meu quarto, no sorriso da criança, no papel de bala, no vento que me embala, na noite que me abraça e me faz sonhar. Vou escrever minha poesia no livro da estante, no pensamento distante, na fruta que pende madura, na flor que se abre pra mim tão linda enfeitando o jardim. No meu pensamento que voa, vou sorver a fruta boa, linda e doce qual um mel. Vou escrever minha poesia nas horas que marcam o dia, nas estrelas que brilham no céu.
  NINGUÉM Ninguém me pediu um autógrafo, ninguém me pediu para tirar uma foto comigo, ninguém me convidou pro seu casamento, ninguém me convidou pra ir ao seu apartamento, ninguém me ofereceu uma carona, ninguém me ofereceu um copo d'água, ninguém curou a minha mágoa, ninguém leu a minha poesia, ninguém dividiu comigo a sua alegria, ninguém me convidou pra almoçar, ninguém se preocupou quando me viu chorar, ninguém me ofereceu comida, ninguém me ofereceu dinheiro, ninguém quis ser meu companheiro, ninguém me abriu a porta, ninguém me olhou da janela, ninguém me ofereceu o seu abraço, ninguém me ajudou a passar na pinguela, ninguém me perguntou o que é que eu faço, ninguém me deu a sua mão, ninguém me ajudou na travessia, ninguém sequer me disse bom dia, ninguém quis participar da minha alegria e eu fiquei sozinho e triste ouvindo só escárnio e zombaria.
  TIRADENTES Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes devido ao ofício que ele abraçara. Tiradentes foi mais que um herói, ele liderou um grupo que sonhava libertar o Brasil do jugo de Portugal. Os portugueses levavam o ouro do Brasil que era extraído em Minas Gerais. Eles levavam o nosso ouro e impunham o seu poder e a sua tirania sobre os brasileiros, eles exigiam cada vez mais ouro mas as minas produziam cada vez menos, foi quando veio a Derrama, a hora de acertar as contas. Resumindo: Tiradentes se rebelou e liderou um motim e isto foi o seu fim. Ele, por fim, levou toda culpa por seu sonho que foi idealizado. Por esta razão, sem nenhum perdão,
  ESQUERDOPATIA Tem uma doença que se chama Esquerdopatia. Para quem não sabe, o sufixo Patia significa doença. A esquerdopatia consiste em ser contrário a tudo que é certo, ou correto. Um esquerdopata é alguém que critica e é contra tudo que é correto e, portanto, é realizado para o bem das pessoas. Eles são "do contra", por isto são chamados de "esquerda". Eles são muito unidos e violentos, não obedecem a nenhuma lei e nenhum princípio, não são cristãos, a maioria é ateu. Destroem patrimônio públicos, queimam e picham prédios e outros bens públicos. São favoráveis a tudo que destrói e provoca confusão no País. Quando o País tem um mandatário cristão, trabalhador e honesto eles fazem de tudo para prejudicar o governo. Tocam o terror pela ruas, invadem propriedades e destroem até templos religiosos. Geralmente, eles são apoiados por alguns governantes e pessoas do Judiciário, mas o povo de bem não concorda com eles. Quando o governo é corrupto eles se dão bem, pois
  FESTA DA BATUCADA A festa da batucada foi até de madrugada incomodando os vizinhos. Seu José, homem idoso achava aquilo horroroso, mas nada podia fazer. Na festa tem gente que xinga, tem gente que bebe pinga até o dia amanhecer. Também já passei por isto, fiquei sem poder dormir quieto no meu cantinho. Fui reclamar com o vizinho que já estava bebinho, me xingou, me maltratou. Quis invadir meu quintal, depois me quebrar no pau, mas o povo não deixou. A festa da batucada, de bebida e mulherada, prejudica os vizinhos. Acorda mulher e criança com gritaria e dança no meio de um barulhão. A gente sofre calado, depois vai dormir cansado sem nenhuma explicação.
  SEM EIRA NEM BEIRA Me quedo assim sem eira nem beira, sem olhar quem passa e sem saber onde vai. Fico aqui meio perdido olhando o nada e o tudo, querendo sem querer, vivendo sem viver à procura de um amor. Sou feito de esperança desde quando era criança bem humilde e traquinas lá no interior de Minas onde nasci, me criei, onde um dia estudei e os meus versos rabisquei. Fico assim olhando o mundo com meu olhar já perdido, como um animal ferido vivendo a sua vida, às vezes lambendo a ferida que o tempo me causou. Um dia me vou daqui sem ao menos me despedir, mas antes neste universo quero deixar o meu verso para depois eu partir.
  Bom dia, boa tarde, boa noite, bom final de semana, bom almoço, boa janta, boa ceia, bom dia, boa tarde, boa noite, bom final de semana, bom almoço de domingo, bom jogo de bingo, bom descanso, bom sono, bons sonhos, um bom dia com fé, um bom café acompanhado, bem quente, encorpado, e tudo mais que for do seu agrado.
  MITO Lula ficou triste porque queria ser chamado de mito. Eu nunca quis ser chamado de mito, na verdade, nem de poeta, pois sempre achei que não merecia esse título. Mito só tem um, talvez dois, ou no máximo três. Para ser mito tem ser quase perfeito, não pode roubar e nem deixar roubar. Por aí já se vê que Lula nunca será mito. Mas Lula não precisa ficar triste porque sempre terá alguém que vai gostar dele, afinal, os gostos são os mais variados e também os mais estranhos. Já vi gente que gosta de rapadura com sal, outros gostam de pastel recheado de pimenta. Quando o gosto é este a pessoa aguenta e até pede mais. Mito é algo muito raro, mito é só Bolsonaro.
  VAMOS RESPEITAR AS DIFERENÇAS Os gostos são muito diferentes e isto é muito bom porque mostra a diversidade que existe entre as pessoas. Mas tem gente que não respeita as diferenças. Eu respeito a todas, desde que a pessoa não queira me obrigar a gostar daquilo que eu não gosto. Tem gente que gosta de empurrar na gente aquilo que não gostamos e quando a gente diz "não" a pessoa acha ruim e até chama a gente de "seboso, metido", ou coisa ainda pior. Gente, vamos respeitar as diferenças, não existem duas pessoas iguais no mundo e são as diferenças que nos fazem ser melhores e mais aceitáveis. Que seria do mundo se todas as pessoas fossem iguais? Que graça teria se todos gostassem de poesia?
  ENQUANTO HÁ VIDA HÁ ESPERANÇA Uma vez alguém me disse: "Quando ela sentir saudade ela te procura". Eu acreditei na saudade e na procura, mas nem uma nem outra me procuraram. Mas a esperança ainda está de pé. Enquanto tiver pé tem esperança. Alguém já disse: Enquanto há vida há esperança. Na verdade, enquanto houver vida haverá esperança, lembrança, fé, carinho, alegria, bondade e também saudade. Mas a saudade ás vezes morre ou se acaba com o tempo e tudo vira uma tênue lembrança que se perde no ar.
  DIA DA IVERMECTINA Hoje é dia da Ivermectina para mim e pra Serafina, pra vovó e pro vovô, pra enfermeira e pro dotô, pro fiscal e pro trabaiadô, pro guarda e pro pedreiro, pro patrão e pro lixeiro. Hoje é dia da Ivermectina para o dono da oficina para o cara que buzina quando vê uma mulher bonita, pro patrão e pra visita e para quem mais quiser. Hoje é dia da Ivermectina pro homem e pra mulher.
  JESUS TE AMA! -Nunca mais me repita essa palavra! Mas eu não disse nada. -Não interessa! Foi só uma palavrinha. -Não quero saber! Eu só queria te ajudar. -Eu não te pedi ajuda. Então, me desculpa. -Eu só estou te avisando... Tudo bem, eu já entendi. -Nunca mais me repita essa palavra! Ok, pode deixar comigo. -Isto não é coisa que diga! Está bem, eu entendi. -Eu só estou te avisando... Não vou dizer isto nunca mais. -Que seja a primeira e a última vez. Pode deixar... mas o que foi que eu disse mesmo? -Você sabe, não se faça de desentendido. Eu não me lembro bem... -Isso é problema seu! A única coisa que eu lembro que eu disse foi... -Boca fechada, não repita isto! Sim, mas eu só disse... que Jesus te ama. 18-04-2021.
  Eu não almoço, nem janto, porque não tem comprovação científica. Eu não tomo café porque não tem comprovação científica. Eu não tomo água porque não tem comprovação científica. Eu não vou ao banheiro porque não tem comprovação científica. Eu não tomo banho porque não tem comprovação científica. Eu não como frutas porque não tem comprovação científica. Eu não escovo os dentes porque não tem comprovação científica. Eu não tomo Ivermectina porque não tem comprovação científica.
  QUANDO FALO EM MINAS BATE FORTE O CORAÇÃO Minas das montanhas, das baixadas, das estradas poeirentas. Minas das serras, dos rios, dos riachos e das bicas d'água, do sorriso aberto e da mágoa, do sonho e da realidade. Minas da saudade e dos versos. Minas, o meu universo de amor e de carinho. Minas da minha poesia simples, mas que irradia seu encanto em todo canto onde a vida principia. Minas da comida boa, dos peixes na lagoa e dos pássaros cantantes. Minas de lindas meninas e de águas cristalinas correndo livres. Minas que me encanta, que me inspira e faz delirar minha alma. Minas que me ergue e me acalma. Minas do meu jeito, do meu peito, da emoção. Quando falo em Minas bate forte o coração. (19-04-2021)