Postagens

Mostrando postagens de maio 23, 2021
  PESSOAS PRECONCEITUOSAS Se uma pessoa discordar da outra, ou der alguma opinião contrária, geralmente ela chamada de preconceituosa. Hoje uma pessoa não pode mais ter opinião própria. Vamos supor que eu diga que não gosto de tatuagem. Imediatamente eu serei chamado de preconceituoso, mesmo respeitando o gosto da outra pessoa. Se eu disser que não gosto de certa comida serei chamado de preconceituoso em relação à pessoa que fez aquela comida. E se eu disser que não gostei de determinada cidade? Aí serão milhares de pessoas que vão me taxar de preconceituoso. Esse politicamente correto está criando um monte de pessoas falsas. A pessoa tem que comer uma comida e fazer de conta que gostou e ainda elogiar. Comer pimenta bem ardida e não ter nenhuma reação negativa, mas fazer cara de quem gostou. Saudade do tempo em que as pessoas podiam ser sinceras sem serem chamadas de preconceituosas ou racistas. (19-05-2021)
  GRANDE SOFRIMENTO A pessoa quando está sofrendo, a primeira coisa que demonstra isto é o seu olhar. A pessoa quando chora é o olhar e as lágrimas que mostram isto. Não há como esconder, nem disfarçar. As lágrimas saltam dos olhos e caem sobre o rosto e depois sobre a terra. Não há nada mais tocante, nada mais triste e preocupante. O choro é um sinal de que algo vai mal, mostra o sofrimento, a dor da alma, a tristeza que não dá para disfarçar. O olhar triste, cabisbaixo, sem vida, a alma ferida pela perda de um pai, de uma mãe, de um irmão... De repente saltam as lágrimas que vêm direto do coração e não há como segurar esse lamento que tem a sua origem num grande sofrimento. 20-05-2021.
  MINHA PESQUISA Estive pesquisando aqui e ali e descobri que Bolsonaro estava na Arca de Noé. Não sei como ele conseguiu entrar, mas ele foi o 9º "passageiro" daquela famosa arca. Sempre fui pesquisador, além de poeta, escritor, jornalista e animador de auditório nas horas vagas. Estudando a personalidade do nosso saltitante presidente cheguei à conclusão que ele estava na arca disfarçado de um animal. O fato de ele nadar, andar de moto, de carro, de avião, a cavalo, pular de paraquedas, ter tanta empatia, às vezes ficar invisível, falar palavrões com muita naturalidade, sobreviver em qualquer tempo e estação, local e temperatura, ser esfaqueado, morrer e reviver, comer leite condensado, ser aplaudido, ovacionado e ao mesmo tempo ser xingado, enfim, tudo isto denota que ele esteve sim, ele esteve na Arca de Noé, mas esteve escondido e camuflado. Noé estava tão preocupado com os bichos que não percebeu que ali tinha um "bicho" a mais. E assim Bolsonaro conseguiu es
  SEGUIR A CRISTO Seguir a Cristo não é seguir uma religião, mas é seguir um caminho com fé e gratidão. Seguir a Cristo é ouvir a sua voz como a ovelha ouve a voz do seu pastor. Seguir a Cristo é ter um compromisso e servir com amor. Seguir a Cristo é se alegrar no bem e se afastar do mal. Seguir é Cristo é ser sempre visto com a Bíblia na mão. É ter Deus na vida e no coração. (21-05-2021)
  HOMEM-OBJETO Há uns 40 anos eu assisti um filme com esse título. Era a história de um homem que era procurado e usado por mulheres como se ele fosse um objeto como outro qualquer. Esse filme, que na época era restrito a um público adulto, passava uma mensagem muito interessante e real. Hoje, depois de tanto tempo, vemos isto se cumprindo. Homens e mulheres são tratados como objetos, são usados literalmente. É bom ser tratado como pessoa, como ser humano de carne, osso, espírito, alma, corpo, sentimento e coração. No mínimo, devemos tratar os nossos semelhantes com educação. Esse tratamento deve ser extensivo a todas as pessoas. Se devemos tratar bem os animais, muito mais às pessoas, que são os nossos semelhantes. Nada de homem-objeto, ou mulher-objeto, objetos são talheres, móveis, carros e artigos de cama, mesa e banho. O ser humano é composto de corpo, alma, espírito e muito sentimento. (21-05-2021)
  PARODIANDO DRUMMOND E agora José? Eu deitei, mas não dormi, queria sair, mas não saí, queria escrever, mas não escrevi. E agora José? A vida se resume nisto, esta vida é um misto de prazer e desprazer, de acidentes de percurso, pois a vida está em curso. E agora José? Fiquei sozinho de novo, eu deitei, mas não dormi, queria sair, mas não saí, queria escrever, mas não escrevi. E você não veio, e a noite não veio, não veio o bonde, não veio a utopia. José, oh como eu queria ser como você! E agora José? Na tarde desse dia estou só com a minha poesia nesse dia de domingo. Eu não canto e nem xingo, só escrevo esses versos que resumem minha fé. E agora José? E agora José? Cícero Alvernaz (autor) (Parodiando o grande poeta Drummond) 06-02-2021.
  Não vou dizer muita coisa, muita coisa não se diz. Só quero dizer uma coisa, uma coisa que se diz quando se está feliz. Quando se fala muito às vezes não se diz nada. Quando se fala pouco ás vezes tudo se diz. Isto é muito relativo e a gente sabe disto porque já passei por isto e aprendi essa lição. Não vou dizer muita coisa, mas tudo que eu disser será com muita emoção. 21-05-2021.
  DIA DO ABRAÇO Quem me conhece sabe que eu não gosto disto. Eu não estou falando de abraço: estou falando de comemorações, dia disto, dia daquilo, dia de comer, dia de passar fome, dia de gula, dia de jejum, dia de andar de joelho, dia de usar aparelho, dia de cortar o cabelo, dia de ser modelo, dia do mineiro, dia do paulista, dia de andar no mato, dia de andar na pista... Para que serve o "Dia do abraço?". Se eu quero eu posso abraçar todo dia e se eu não quero eu não sou obrigado a abraçar. Conheço gente que não gosta nem de pegar na mão. Conheci e trabalhei muitos anos com um pastor que aconselhava os irmãos a evitar cumprimentar e pegar na mão das irmãs. No começo eu não entendi muito bem, mas depois percebi que ele estava com a razão. Afinal, a gente nunca sabe a intenção da pessoa e para quem tem má intenção até um olhar pode ser perigoso. Jesus disse certa vez que nós fomos enviados como ovelhas no meio de lobos. Nessa vida temos que ter cuidado até com a nossa sombr
  MULHER BONITA Mulher bonita quando chega o tempo muda, sopra o vento, a folha cai. Tudo muda, o sol esquenta, e o homem não aguenta. Muda até a natureza ao contemplar a beleza que ali se sobressai. Os homens querem olhar, sorrir e elogiar, mas geralmente tem medo, parece que tem um segredo que ninguém pode contar. Mulher bonita é joia de grande valor, todos querem seu amor, mas ela fica de lado e o homem apaixonado perde o jeito, até a cor. 22-05-2021.
  MINAS TEM Minas tem gente engraçada, gente boa, entusiasmada. Minas tem gente inteligente que escreve poema, canta e dá risada. Minas tem gente brava que não gosta de coisa errada. Minas tem doutor e tem gente que trabalha na enxada. Minas tem paiol de milho e tem chiqueiro com porcada. Minas tem tudo e às vezes não tem nada. Minas é um segredo que a gente trás guardado. Minas é mais que uma terra, é mais que um Estado. Minas é um País abençoado. Minas tem história, tem Tiradentes, também tem os Inconfidentes. Minas tem gente ignorante e tem gente inteligente. Minas tem muitos cantores, violeiros e atores que atuam e emocionam a gente. Minas tem eu e você, tem o não e o por que, tem o sim e o bem querê. Minas, enfim, é um lugar onde eu gostaria de vivê. (22-05-2021)
  MINHA MÃE Eu era pequeno e minha mãe cuidava de mim. Eu mal sabia falar e já entendia e esperava o seu cuidado. Cada passo meu era motivo de preocupação para ela. Cada saída minha era um sofrimento para ela. Cada minuto que me atrasava ela olhava na estrada e me buscava com o olhar e quando eu chegava ela nem sabia o que fazer e o que falar. Minha mãe era a minha estrela-guia, a minha fiel companhia, o meu anjo protetor e até hoje ainda sinto ela me olhando, preocupada comigo. Minha mãe continua comigo no meu sonho, no meu dia e na minha triste poesia. (22-05-2021)
  "VAI PRANTÁ BATATA ANTES QUE EU ME ESQUEÇA!" Uma das coisas que eu tenho mais raiva é quando encontro uma pessoa e ela me pergunta: "O que está acontecendo? Ocê tá diferente! O que ocê andô aprontano? Tá istranho! Está iscondeno arguma coisa? Cê mudô muito desda urtima veiz que eu te vi". A pessoa fica falando e não me deixa nem respirar direito, como se ela fosse dona da minha vida e pagasse as minhas contas. Depois de um tempo, finalmente eu tenho um tempinho para falar, mas aí o cara já falou um monte, já me julgou e me condenou sem saber nada da minha vida. Eu tento falar, mas a pessoa se vai e me deixa falando sozinho. Parece piada, mas isto acontece, já me aconteceu mais de uma vez. É como diz o Chico da Tiana: "Vai prantá batata antes que eu me esqueça!". (24-05-2021)
  UM OLHAR Não é um olhar qualquer, não é um olhar de homem, nem de mulher. É um olhar diferente de todos. É mais uma luz do que simplesmente um olhar. Um olhar fixado que fala e fica calado como uma criança em seu mais inocente estado. Esse olhar me viu e eu o vi um dia e nunca mais me esqueci desse olhar. Ainda o vejo no escuro da noite e na luz do dia enchendo de sonho a minha poesia.
  CELEBRIDADE O que é uma celebridade? Eu não sou, meu vizinho não é, nenhum parente meu é, não conheço ninguém que seja. Quem são as celebridades? Casagrande, Xuxa, Tiririca? Celebridade é o trabalhador que levanta cedo e sem medo pega a sua ferramenta e vai trabalhar.
  Se alguém me perguntar: em quem você crê? A resposta está pronta: Eu creio em Jesus. Não preciso de nenhum santo ou santa, nenhuma entidade ou potestade, eu apenas digo: Eu creio em Jesus, o meu eterno e suficiente Salvador. Porque aquele que nele crê nunca será confundido.
  O FRIO Quem deu ao frio o direito de me esfriar? Quem inventou o frio e o proibiu de me esquentar? O frio é frio, esfria a toa, magoa, enjoa, pois é frio, mas tem gente que gosta do frio. Eu não entendo, mas tem. A gente no frio tem calafrio, bate o queixo, esfrega as mãos, treme as pernas, congela os pés, mas tem gente que gosta, ou pelo menos diz que gosta. Mas se gostasse mesmo não se agasalharia todo dentro de casa, perto do fogo, procurando calor debaixo do cobertor. 25-05-2021.