Postagens

Mostrando postagens de dezembro 25, 2016
MENINO Eu sou um menino, já fui um menino, serei um menino sem lar, sem destino. Menino esperto que sabe viver, amar e correr, que sabe lembrar, que sabe esquecer... Eu sou um menino, já fui um adulto bem sábio e culto nas voltas da vida. Mas hoje eu sei que a vida é triste, eu sei que existe pairando em mim um doce menino. Eu sou um menino, já fui um menino, serei um menino feliz, pequenino... Eu vivo sem medo, perdi meu brinquedo, meus lápis de cor. Eu sou um menino de verso e de amor. 29-12-2016.
ESCOVA PROGRESSIVA Ela fez uma escova progressiva e se sentiu mais linda e mais ativa, ficou fazendo comentários, tirando fotos, se olhando no espelho, curtindo sua nova aparência. Ela melhorou a sua auto estima, até se sentiu mais jovem, de novo se olhou no espelho, pediu pra tirar umas fotos e curtiu cada ângulo, cada posição. Ela despertou sua parte vaidosa, fez renascer o seu jeito-menina, tudo se resumia em seu cabelo. Eu não dei nenhuma opinião porque não quis e porque não precisava. Cícero Alvernaz (autor) 27-12-2016.
METÁFORA É uma figura de linguagem que diz sem dizer e insinua sem querer, que mostra o que todos querem ver e deixa transparecer de forma evidente, comparativamente, o que a gente sente. É pra se ver e notar que as metáforas são assim pra você e pra mim. Para exemplificar o que eu contemplo vou te dar um exemplo: A menina é um doce. Amor é fogo que arde sem se ver. Seu sorriso é o sol em um dia de chuva. Minha vida é um conto de fadas. Você é um raio de sol na minha manhã colorida. Você é a minha vida, meu conto, meu canto, meu manto. Eu quisera poder abraçar a noite e embalar as estrelas. Fico feliz em vê-la, meu coração almeja tê-la, pois você tem o brilho e o cintilar das estrelas. Cícero Alvernaz (autor) 27-12-2016.
TEM DIAS  Tem dias que a gente não está bem. Tem semanas que a gente não está bem.  Tem meses que a gente não está bem.  E, principalmente, tem fim de ano que a gente nunca está bem. Aí eu me pergunto: então, o que fazer para estar bem? Não dá pra fazer nada, só dá pra esperar que um dia, finalmente, a gente fique bem. Mas, e se não ficar? Tudo bem, a gente se acostuma com tudo. A gente finge que está bem, diz que está bem, disfarça que está bem, inventa que está bem e, por fim, acaba ficando bem. (27-12-2016).
COMER COMER... Um dos maiores prazeres do ser humano é comer. Se o alimento é um prazer, o maior prazer é alimentar alguém. Sentir o prazer de ser o canal por onde chega o alimento à pessoa faminta e ver o gosto com que a pessoa se alimenta. Especialmente no interior, as pessoas se reúnem exclusivamente para comer. As mesas são postas, a fartura é grande. Pelo menos era assim no meu tempo de criança lá no interior de Minas e acredito que ainda seja assim. Isto ocorria durante  o ano todo e não apenas no final do ano. A comida mineira, tão tradicional e famosa, nasceu e se tornou conhecida mundialmente a partir desses gestos de cordialidade e bondade. Comida, bebida, sobremesa com doces variados e muita fartura. Fui criado nesse ambiente numa época muito difícil em que podia faltar tudo, mas o alimento era sagrado. Quando se fala em comer bem, a primeira sugestão que nos vem é a comida mineira. (26-12-2016).
EU PRECISO Eu preciso de calma, eu preciso de carinho, eu preciso de alma, eu preciso de caminho, eu preciso de atenção, eu preciso conversar, eu preciso me calar e escutar o coração. (25-12-2016)
GULOSEIMA Pudim, caçarola, Quindim, doce de leite, Arroz doce, doce de mamão, Pé de moleque, doce de coco, Doce de laranja, doce de goiaba. É tanto doce que não acaba! Curau, brigadeiro, Doce de figo, doce de pêssego, Mousse de maracujá, mousse de limão, Mousse de morango, mousse de manga, Mousse de chocolate... Doces, doces, e mais doces Para ver e pra comer Até não mais querer. Cícero Alvernaz (autor) 16-05-2014.
TECNOLOGIA Penso que não existe nada mais contraditório do que a tecnologia. Tecnologia são os avanços na área da comunicação e em outras áreas. As pessoas dizem: "hoje a tecnologia está muito avançada", mas eu me lembro da tecnologia de 40, 50 anos atrás e ela também era avançada naquele tempo. Portanto, isto é muito relativo. Quando surgiu a televisão na década de 60 as pessoas diziam: "como a tecnologia está avançada!". Hoje a televisão não é a mesma, tem muito mais opções  e já está sendo superada pela internet. Para quem acredita que a tecnologia chegou no seu ponto máximo, na verdade, ela pode e vai avançar muito mais. Na Idade da Pedra havia uma "tecnologia avançada" para aquele tempo, assim como hoje. Amanhã surgirão novos avanços e novos truques que serão ultrapassados por outros. Esta realidade não tem fim nem paradeiro. Conversei com um amigo dentista e viajamos até o tempo das cavernas e descobrimos que naquele tempo já havia tecnologia, as pes