Postagens

Mostrando postagens de maio 16, 2021
  UM GATO Um gato caminha cabisbaixo como quem está triste, ou procurando algo. Como um menino em busca do seu destino, ou simplesmente como um gato qualquer. Ele é um gato de rua, sem casa e sem dono no seu abandono triste de todo dia e eu incluo esse gato na minha poesia que também é triste e caminha cabisbaixa procurando algo. A minha poesia é livre e solta e também caminha triste e se inspira nesse gato sem dono e sem casa, sem comida e sem carinho que vaga tão sozinho... Assim é a vida de todos que procuram algo, uma companhia, para ter carinho, amor e alegria.
  Jesus subiu ao monte para orar. Jesus desceu do monte após a oração e encontrou no pé do monte uma grande multidão. Pessoas doentes, carentes, em busca de paz. Pessoas tristes e insatisfeitas com suas vidas desfeitas e a sua alma em dor. Mas Jesus ali estava e ele é a fonte do amor. Jesus não despede ninguém de mãos vazias. Ele a todos atendeu transformando a tristeza em alegria.
  MESES DE FRIO No final de Abril começa o frio soprando um ventinho, sereno e mansinho, avisando que vem. No começo de Maio eu quase não saio por causa do frio que causa arrepio e pede agasalho. Porém o pior está pra chegar, é no mês de Junho que tudo esfria, congela, arrepia e pode matar. Baixadas e serras e em todo lugar só vai esfriar e até congelar a água e o mato, esfria de fato em todo lugar. Um frio tão grande que eu não tolero, abaixo de zero, ninguém sai na rua. Um frio danado que até tem matado pessoas e gado e assim continua. Passar tanto frio eu não quero mais. Não sei como vive e lá sobrevive os meus conterrâneos de Minas Gerais.
  HISTÓRIA DOS DOIS CASAIS Um dia eu li um livro que contava a história de dois casais que se separaram e trocaram as mulheres entre si numa autêntica troca de casais. Por circunstâncias os dois casais, que eram amigos, foram morar na mesma casa e essa casa era pequena e tinha só um quarto. Com o tempo as coisas foram mudando e os casais acabaram de destrocando e voltaram a ser os dois casais de antes e nunca mais se separaram. Esse é um caso muito raro, mas que pode tranquilamente acontecer. Nessa vida acontecem coisas incríveis e uma das coisas mais incríveis são duas pessoas se casarem e o casamento dar certo. Hoje isto é quase impossível, mas ainda existem casos, porém, da forma que aconteceu a esses dois casais da história é praticamente impossível acontecer. Cada um entenda e aceite da forma que quiser ou como puder.
  A BANANA Fruta doce, macia e gostosa, tão deliciosa que dá água na boca. Sua casca cobre essa fruta como forma de protege-la e mantê-la doce como se fosse um tesouro caro e bem guardado. Amo essa fruta que como todo dia e agora resolvi homenageá-la nessa poesia que é simples como essa fruta doce que me dá tanto prazer e alegria.
  TODAS AS MULHERES FORAM CRIANÇA Todas as mulheres, idosas ou não, sem exceção, um dia foram criança. Imagino a minha mãe criança em suas andanças na roça onde foi criada, num lugar chamado Príncipe. Minha mãe era uma princesa cheia de muita beleza, uma criança simples, roceira, trabiadera, como se dizia naquele tempo. Enfim, todas as mulheres um dia foram criança, depois se tornaram adolescentes e por fim ficaram moças e se casaram. Tudo muito simples, como tudo naquele tempo no interior de Minas.
  PROCURA Pensei que fosse te encontrar, mas me perdi. Cansei de procurar e até me esqueci. Andei sem destino como um perdido menino sonhando ter você, andei em desatino, depois eu me cansei de tanto procurar então eu procurei um lugar pra descansar. Pensei que fosse te encontrar, mas me perdi, cansado então deitei, mas não dormi. Que triste esse momento que eu passei sem ter você, sem ter a mim, mas eu não desisti.
  VOCÊ IRÁ COMIGO Se você não quiser ir comigo eu não vou te obrigar. Prefiro ir sozinho do que mal acompanhado vendo você de lado com o rosto fechado, o coração magoado e o peito cansado. Eu não vou te obrigar a seguir comigo esse caminho, eu irei sozinho como se você estivesse do meu lado. Vou pensar em você a cada passo dado, a cada carinho desejado, a cada sorriso sonhado. Você estará comigo e eu serei seu amigo nesse caminho traçado. A estrada será longa, mas você me fará companhia, mesmo estando ausente eu serei feliz sentindo você presente a cada passo, a cada olhar, a cada sentimento latente.
  FUI NA HORTA Fui na horta sem saber o que eu ia colher, mas sabendo o que eu ia ver. Mineiro sabe muito bem o que é uma horta: é onde temos hortaliças as mais diversas. É onde a gente vai colher couve, alface, tomate, jiló, abóbora, cebolinha, rúcula, quiabo, salsa e muito mais. É comum se ter uma horta em Minas Gerais. A horta exige cuidados diários que são vários, mas sempre vale a pena cuidar, pois ali está o alimento de todo dia, mas é preciso e ficar atento contra as plagas que atacam as quais precisam ser atacadas. Todo mineiro que se preza tem uma hortinha, um espaço para plantar, cuidar e depois colher o seu alimento. Quem não gosta de verduras? Fazer uma salada, ou refogar algum legume e temperar para misturar e depois se deliciar, comer até se fartar. Isto me remete á minha infância e adolescência, lembra minha saudosa mãe - parece que a vejo cantarolando algum hino, abrindo aquele portão e colhendo algum legume ou verdura para o almoço. É gratificante ter num instante essa
  COISAS QUE NÃO SE SEPARAM: Mulher e celular, arroz e panela, caneta e papel, lua e céu, caipira e radinho de pilha, enxada e lavrador, mineiro e queijo, poeta e rima, cachorro e poste, estrela e céu, abelha e mel, viola e violeiro, político e propina, rua e esquina, engraxate e caixa, cristão e Bíblia, parafuso e porca, garfo e colher, batom e mulher, concha e escumadeira, livro e marcador, mulher bonita e jogador, meia e sapato, buraco e rato, porta e batente, cadeado e corrente, padeiro e massa, vidro e vidraça, pena e peteca, calça e cueca, luz e interruptor, tinta e pintor, igreja e pastor, sol e suor, não e por que, eu e você.
  ESSE MUNDO JÁ DEU O QUE TINHA QUE DAR Eu sei que muita gente não gosta de falar, nem de ouvir esse assunto. Mas todo mundo que nasceu um dia irá morrer. Até Jesus, que é Deus, um dia nasceu e depois morreu. Muitas pessoas que eu conheci, parentes e amigos, quando foram envelhecendo e, portanto, perdendo as vistas e as forças perderam também a vontade de viver. Uma coisa é uma pessoa nova, cheia de vida e de planos, outra bem diferente é um ancião que mal consegue falar e depende das pessoas para quase tudo. Para esses a morte é literalmente um descanso. Com essa peste que caiu sobre o mundo vindo diretamente da China, a situação ficou muito complicada e eu costumo dizer: ainda bem que tem a morte para aliviar as dores e os sofrimentos das pessoas. Paulo, apóstolo, certa vez disse: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro". (Filipenses 1.21). O cristão só tem a lucrar com a morte. Esse mundo já deu o que tinha que dar. (18-05-2021)
  LEVAR BRONCA Levar uma bronca é o mesmo que levar um "isporro", como dizem lá no Rio. Eu não uso essas palavras, mas elas são muito comuns hoje. Eu já levei algumas broncas, mas não foram muito fortes e deu pra aguentar sem chorar. Bronca pode ser xingamento, agressão verbal, ou mesmo física. Lembro de algumas que levei e nem sempre me saí muito bem, mas todas as vezes que mantive a calma e usei a ironia me saí muito bem. Lembro-me de uma Diretora de Escola que já "estava de olho em mim" e resolveu me "dar uma escovada", como se diz. Ela falou, falou, falou e eu permaneci quieto. Ela se irritou com a minha calma e a coisa piorou quando eu usei a minha tradicional ironia. No fim, ela irritada e sem ter mais o que falar me expulsou da sala. Antes de sair eu a agradeci e ela não sabia se chorava ou se ria. Depois eu soube que ela tinha mania de fazer essas coisas em outras escolas, mas comigo ela não teve o resultado esperado.
  EU NÃO LAMBO SABÃO Se você me mandar lamber sabão eu não vou não porque sabão é pra lavar roupa e lavar a mão, não é pra lamber, assim como também não é pra comer. Cada coisa tem a sua serventia e a gente usa e até abusa dependendo do dia. Eu como comida, bebo bebida, mas nunca lambi sabão. Será que isso é bão? Se você me manda lamber sabão é porque já lambeu e sabe se é ruim ou se é bão. Só pra ficar bem claro: eu não lambo e nunca lambi sabão.