Postagens

Mostrando postagens de janeiro 26, 2014
POESIA Todos dizem que gostam de poesia, mas o que é poesia? Para muitos, é uma coisa chata que não ata nem desata, para outros, não tem graça: é só uma repetição: "No meio do caminho tinha pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra". Nem todos gostam de poesia, pois para gostar tem que incorporar o espírito da poesia. Tem que sentir nas entranhas, por mais que as palavras sejam estranhas e sorver os versos com vontade. Poesia não é para qualquer um, mas é para poucos. Tem que ser muito inteligente e, principalmente, ser meio louco. Mogi Guaçu, 01-02-2014.
O ECLIPSE DA LUA Crianças saíram à rua para ver a Lua. A Lua, acostumada a posar nua, resolveu se vestir finalmente num gesto inusitado, de repente. Era o eclipse lunar que acontecia, algo que não acontece todo dia, mas a cada cinquenta e quatro anos, daí toda essa euforia. Foi um espetáculo grandioso, atraente. A Lua se escondendo aos poucos calmamente, como que brincando docemente ante os nossos olhos ávidos, contentes. Pouco a pouco ela foi se escondendo como que partindo, como que morrendo... O seu brilho puro foi se desfazendo no escuro fatal que lhe foi envolvendo. Eu vi a Lua toda eclipsada, como muitos a viram, quase apagada. Senti minh'alma triste, enlutada, pois a Lua é de todos namorada. Mogi Guaçu, SP, 16-08-1989.
UM HOMEM APAIXONADO Um homem apaixonado é feliz e infeliz, fala muito e pouco diz, perde a noção da hora e quando menos percebe o dia já foi embora e ele bem pouco fez. Um homem apaixonado fica pirado de vez, nem sabe contar até três, não sabe aguardar sua vez, atropela todo mundo, fica bravo, iracundo, e após fazer a lambança chora feito uma criança. Um homem apaixonado é mais que um pobre coitado, mas se considera feliz. Suspira, respira, transpira, por amor á namorada, faz versos com a luz apagada, fica pensando no escuro, é um homem imaturo... Um homem apaixonado vive sonhando acordado, deita e se vira de lado, mas não consegue dormir. Levanta de madrugada, fica pensando na amada, pensa em ligar para ela, mas desiste, pois tem medo que outro possa atender... Um homem apaixonado é um animal condenado, tão pobre, alucinado, já não sabe o que fazer. Mas ele sofre e teima com essa dor que lhe queima e lhe devora o peito. Um homem apaixonado
MINHA AVÓ QUERUBINA Conheci a minha avó que se chamava Querubina. Ela era tão boa que até dava dó, parecia uma menina. Mas às vezes ela era tão brava que até dava medo. Parecia uma fera, tinha lá o seu segredo. E a gente não sabia como aproximar-se dela: se chegava ou se corria, bem calado ou tagarela. Se ela estava boazinha até nos fazia carinhos, nos levava pra cozinha e oferecia bolinhos. Mas se ela estava brava tinha que ficar alerta, como será que ela estava? a gente ficava esperta. Querubina, minha avó, tinha amor, muita bondade. Às vezes ficava só e chorava de saudade. Os meninos tão traquinas aprontavam confusão, maltratavam as meninas - minha avó tinha razão. Mas no fim tudo dá certo como dois e três são cinco. Quando a avó não está por perto muito a vontade eu brinco. Mogi Guaçu, SP, 06-04-2012.
DOMINGO Domingo: passeio no parque, dia feliz, dia chique, fazer piquenique, olhar o laguinho, contar os patinhos que estão a nadar. Domingo: brincar, caçoar, sem rumo e sem pressa, pois tudo começa e vai continuar. Domingo: passeio na praça, de tudo achar graça até sem querer. Andar de mãos dadas nas ruas, calçadas, ouvir as piadas às vezes sem graça... Domingo: passeio na praça sentindo o vento que passa tão irreverente... Domingo é dia de amor e poesia na alma da gente. Mogi Guaçu, SP, 27-01-2014.