Postagens

Mostrando postagens de maio 31, 2015
MEU AMIGO DE MINAS Meu amigo veio me visitar e trouxe notícias de Minas. Falou das pedras, do ouro, das cascatas e das meninas. Me falou das cachoeiras, dos rios e das montanhas. Do gado, da plantação, e das belezas tamanhas. Falou da roça, do mato, do queijo e da rapadura, falou um pouco da história e da bela arquitetura. Falou das cidades velhas que guardam a sua história. Dos tempos e da riqueza bem guardados na memória. Meu amigo veio me visitar e trouxe notícias de Minas. Depois partiu, foi-se embora, e então fechou-se as cortinas. Cícero Alvermaz (autor), 05-06-2015.
POR SUA CAUSA Por sua causa eu rasguei o verbo, eu rasguei a roupa, arrisquei a vida. Por sua causa me virei do avesso e paguei o preço, fiquei sem saída. Por sua causa desisti de tudo e fiquei sem nada procurando um rumo ou alguma estrada. Por sua causa levantei da cama, me joguei na lama e não vi mais nada. Por sua causa caminhei a pé, fui até Bagé, Macaé, Natal, Ijuí e Franca. Por sua causa eu corri de medo, fui até Sarzedo numa mula manca. Por sua causa atravessei um rio bem na correnteza com mil jacarés, sem saber nadar. Por sua causa enfrentei de tudo e me fiz de mudo pra não apanhar. Cícero Alvernaz (autor), 06-06-2015.
Cansei de ouvir e dizer o obvio. Contar as mesmas histórias, seguir as mesmas pegadas e trilhar os mesmos caminhos. Resolvi seguir na contramão e assim enfrentar de frente os problemas. Mas isto me custou o sossego, alguns amigos, que não entenderam o meu desapego, questionaram as minhas posições. Mergulhei (ou fui mergulhado) no ostracismo, fiquei de lado, encostado, diminuído e humilhado. Meus sonhos não encontraram eco, não significaram conquistas, foram apenas sonhos. Minha teimosia me fez um excluído, quase um bandido diante do contexto, do obvio, do trivial. Se este é o preço que se paga, certamente vale a pena, pois viver consiste em ser e não apenas em ter. E muitas vezes para ser é preciso sofrer. Se este é o preço, pagarei até o último centavo. Cícero Alvernaz (autor), 04-06-2015.
A HORA DO ALMOÇO É a hora em que as panelas falam, o tempero reclama, e a cozinheira se vira para satisfazer os diferentes gostos. É a hora em que os marmanjos vêm suados e esfomeados e depois quedam sentados com intensa voracidade. É a hora do almoço, hora sagrada das panelas, dos talheres e das mulheres, hora da procura pelo alimento ainda em processo de cozimento aguardando o momento da degustação. É a hora em que as panelas falam e as cozinheiras se viram. Mas é um momento de festa para os olhos, para o estômago e para o coração. Momento de fé e de união no tilintar dos copos, no bater dos pratos, na festa dos guardanapos e na espera da sempre bem vinda sobremesa. Cícero Alvernaz (autor), 04-06-2015.
SOBREVIVENTE Sou um insistente, talvez um remanescente. Alguém que vê com outras lentes o que todo mundo vê. Alguém desencontrado, às vezes desconsolado no presente e no passado esperando por você. Sou um sobrevivente que apareceu de repente e pede pra essa gente um pouco de paciência. Fugindo de quem me odeia, me persegue, negaceia, me sorri, faz cara feia, e segue sem consciência. Sou um insistente no meio de tanta gente que aparece de repente e quase me atropela. Mas prossigo, vou em frente, vou feliz e bem contente, pois um ser onipotente, de mim cuida, por mim vela. Cícero Alvernaz (autor) 03-06-2015.
CARIDADE – SUPREMA VIRTUDE Caridade, segundo os melhores dicionários, é um substantivo feminino que significa: 1. Sentimento de benevolência, compreensão, compaixão pelo próximo. 2. Benemerência. 3. Esmola. Caridade é uma palavra muito usada ultimamente e tem um significado todo especial e abrangente. É um sentimento inerente ao ser humano – uma qualidade indispensável em qualquer sociedade, mormente nos dias atuais em que mais do que nunca grande parte da população carece de ajuda para suprir as necessidades básicas do dia a dia. É nesta hora que aparece este sentimento e emerge a generosidade no coração caridoso sempre pronto a ajudar o próximo sem nada perguntar, sem pedir recibo ou mesmo pensar em algum tipo de retorno. Caridade é algo espontâneo – um ato de amor e de extrema bondade. A caridade pode ser praticada individualmente ou por grupos de pessoas. Não precisa de formalidades, nem precisa necessariamente de apoio ou participação de grupos religiosos, políticos ou
O AMOR O amor se esfriou pela ausência do desejo, se perdeu nos labirintos e não encontrou saída, e depois se machucou, e vieram as feridas que o tempo não apagou. Veio o tédio na tarde que descia, veio a ausência da poesia, veio a falta de remédio, veio a noite sem carinho. O amor quedou sozinho sem calor, sem companhia... O amor se esfriou no passar dos dias, se perdeu e não se achou, faltou carinho, poesia... Nenhuma voz se ouviu, só um chamado plangente ecoou na noite fria. E depois vieram nuvens que a vida escureceu, e veio depois a tristeza que o coração todo encheu. O amor se esfriou, mas o dia amanheceu e um novo sol raiou. Cícero Alvernaz (autor), 01-06-2015.
UMA PEQUENA VIAGEM Uma pequena viagem pode ser uma grande experiência, pode ser um passeio inesquecível. Conhecer um lugar aprazível, conhecer pessoas adoráveis, educadas e amáveis que nos fazem muito bem. Uma pequena viagem pode ser um grande negócio tendo o amor como sócio, como amigo e companheiro, além de grande parceiro. Uma pequena viagem pode ser uma grande oportunidade, pode ser um momento relevante que nos atrai a cada instante com gestos, atitudes e ternura. Uma pequena viagem pode realçar a nossa imagem, nos encher de ânimo e coragem e deixar-nos cheios de emoção. Uma pequena viagem pode curar muitos males e aquecer o nosso coração. Cícero Alvernaz (autor), 31-05-2015.