Postagens

Mostrando postagens de fevereiro 5, 2023
  NÃO DEVEMOS DAR A NOSSA OPINIÃO Opinião é algo muito pessoal. Quando alguém nos pede para dar uma opinião sobre determinado assunto precisamos ter muito cuidado. Geralmente eu não opino. Quando opinamos significa que estamos participando de algo que não nos diz respeito. Há assuntos que são pessoais e não tem como a gente ajudar, pois são assuntos familiares ou de foro íntimo. Para isto existem os profissionais como por exemplo: um advogado. Isto é muito sério porque muitas vezes a pessoa que pede a nossa opinião não está contando a sua história corretamente. Como cristãos devemos orar pela pessoa para que tudo se encaminhe bem e não opinar sobre assuntos pessoais. (07-02-2023)
  CORA CORALINA Cora Coralina foi um milagre, um caso raro, uma vida de luta. Enfrentou preconceitos, viveu numa época atrasada, não pôde estudar, mas se destacou. Era uma mulher forte, decidida, inteligente, poeta, doceira, lavadeira que morava na casa da Ponte em Goiás Velho. Sua força e coragem tremeu os alicerces daquela sociedade. Por muito tempo ficou reclusa em casa, proibida de sair, de expandir as suas ideias, de externar o seu dom. Cora Coralina, cujo nome verdadeiro era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas era uma pessoa ímpar, diferente, fora do seu tempo, como se diz. Quando enviuvou pôde, enfim, sair, atravessar o limite que não lhe era permitido e se tornar uma líder nata, uma mulher de fibra, uma grande poeta. Vale a pena estudar e conhecer a história dessa incrível mulher. 08-02-2023)
  MELHOR OU PIOR? Se for melhor não será pior, mas se for pior não poderá ser melhor, porque pior e melhor também é pior. O que for melhor nunca será pior, mas o que for pior jamais será melhor. É preciso escolher bem pra não se arrepender, pois o que é pior não se deve escolher, mas o que é melhor nem sempre se consegue escolher. É preciso pensar bem pra depois não se arrepender porque aí não restará mais nada a fazer. Espero que você entenda e pense nisto na hora de escolher. (08-02-2023)
      PARABÉNS, DEPUTADO! É gratificante ver um novo Deputado discursar na Câmara Federal. Coragem, patriotismo, denodo, conhecimento, fé, discernimento... Me refiro ao jovem Deputado Gustavo Gayer, eleito por Goiás. É bom ver alguém que tem amor à Pátria e coragem para falar a verdade que tantos tentam esconder do sofrido cidadão brasileiro. Espero que a coragem do nobre Deputado incentive outros a falar a verdade e expor a precariedade reinante em nosso País no que tange à atuação parlamentar na Câmara Federal. (08-02-2023) Todas as reaçõe
  PELOS CAMINHOS DA VIDA Não bebo, não jogo e não fumo, mas quando saio às vezes perco o rumo. Tenho alguns vícios, um deles é viajar, outro é escrever e por fim, eu gosto de aprender. Todo mundo tem algum vício, ou algum costume. A própria vida nos encaminha e nos mostra a verdade. Mas a gente tem que se cuidar para o caminho não errar e se perder na cidade. Isto pode parecer bobeira, mas na verdade, tem sentido. Apenas falo e escrevo aquilo que me vem e me domina. A vida, sem querer, muita coisa nos ensina. 09-02-2023.
  PONDO PALAVRAS NA NOSSA BOCA Por palavra na boca de alguém é afirmar, sem provas, que a pessoa falou o que não falou. Esse é um dos motivos de desavenças entre pessoas, que muitas vezes acaba em briga e até em morte. Isto acontece também entre casais, aliás, uma das coisas mais corriqueiras são as brigas entre casais. Há brigas que até acabam em morte. Já pensei muito nisto e nunca cheguei a nenhuma conclusão, mas o fato é que isto acontece e os motivos são os mais diversos. Este mundo é um pedaço muitas vezes difícil de atravessar. Caim matou Abel por inveja e hoje se mata até por causa de uma banana. Já sofri muito em relação a isto e acredito que a grande maioria já passou por maus pedaços quando o assunto é convivência. Pior é quando alguém põe palavras na nossa boca e fica cobrando da gente uma coisa que não falamos e nem sequer pensamos. (09-02-2023)
  TEM QUE COMER DE TUDO Acho que isto já aconteceu com todo mundo. Quando estamos almoçando ou jantando na casa de alguém temos que comer de tudo que está na mesa. Não podemos deixar nada fora do prato. Não podemos fazer "carinha de nojo" pra nada. Por uma "questão de educação" temos que comer de tudo: de rabada a peixe cru, passando por couve-flor e angu. Às vezes isto é um sofrimento. Eu cheguei a por no prato, encostar num cantinho do prato, experimentar, mas deixar. "Tem que por no prato e comer. Isto faz parte da educação". Por isto eu sempre disse: Educação é uma coisa muito relativa. Cada pessoa tem um gosto e o gosto da pessoa deve ser respeitado. (10-02-2023)
  NAMORO EM CASA Sou desse tempo. O namoro era em casa, o pai e a mãe por perto, a uma distância regulamentar. Depois esse namoro evoluiu e os "pombinhos" foram namorar na sala à meia luz, depois foram namorar no quarto, mas com a porta aberta e sentados na cama. Aí não teve mais como evoluir. Mas sempre se dá um jeito: encostaram a porta do quarto e deitaram na cama. O resto fica por conta da imaginação de cada um. 10-02-2023
  COMO SE FAZ PARA ESCREVER? Alguém me perguntou: Como se faz para escrever? Primeiro tem que nascer, crescer um pouco, se desenvolver e se interessar pela matéria propriamente dita. No meu tempo (dos governos militares) era mais fácil porque as escolas ensinavam de verdade, não eram como hoje, e incentivavam o aluno a escrever. A gente fazia cópias, fazia redação, interpretava textos e tinha que caprichar para ter uma boa nota. As pessoas que tinham o dom de escrever se interessavam mais e se destacavam. Eu participava de todas as apresentações, fazia redação e a minha nota era sempre a melhor. Um elogio, outro elogio e isto me empurrava. Não levou muito tempo eu já estava criando as minhas estórias. Timidamente eu fui caminhando e evoluindo. Com 10 anos eu já era um autor de pequenos textos e alguns versinhos. Como eu não parei, não desisti, acabei chegando até aqui. (10-02-2023)
  DEBATES SOBRE O FUTEBOL Eu vejo programas de debates sobre o futebol na internet e fico pensando: Não tem nada no mundo que envolve mais o ser humano do que o futebol. Os debatedores chegam a mudar de cor, a sair do sério, a se expor quando o assunto é futebol. Acompanho sempre o futebol mineiro e fico impressionado com a forma como tudo é tratado. Só para citar um exemplo, o torcedor do Cruzeiro não sabe o que fazer, busca respostas, faz perguntas, analisa, roda, roda e não sai do lugar enquanto o torcedor do Atlético esbanja otimismo e até exagera quando fala do atual momento do time, que hoje tem um dos três melhores elencos do Brasil. Discussão sobre o futebol é a mais acirrada que existe. Isto virou uma loucura, um despropósito. (10-02-2023)
      LÁ VAI O TREM Lá vai o trem levando alguém que me quer bem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem, lá vai meu bem naquele trem, em pensamento eu vou também. Saudade vai, saudade vem, lá vai meu bem naquele trem. Para bem longe lá vai o trem, sacolejando e apitando lá vai o trem. Penso em meu bem que vai no trem e eu não sei quando ela vem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem levando alguém que me quer bem, em pensamento eu vou também. Lá vai o trem, lá vai o trem. 10-02-2023
  FICARAM OS SEUS SEGREDOS Ele tinha muito carinho por suas coisas. Limpava, lavava, enxugava tudo e depois guardava num criado mudo. Tratava tudo com zelo e esmero como se fosse um tesouro, como se aquilo valesse ouro. Ele não gostava que ninguém chegasse perto, que ninguém botasse a mão. Era tudo de estimação. Mas agora que ele se foi tudo ficou abandonado e ninguém limpa mais. Ficou a lembrança do seu jeito criança cuidando de seus brinquedos. Ficou a saudade da sua amizade ficaram os seus segredos. 11-02-2023
  QUANDO ESTOU COM SONO Quando estou com sono eu só tenho sono. Não tenho fome, não tenho vontade de conversar, nem tenho história pra contar. Não tenho inspiração pra escrever, não tenho vontade de ler, eu nem gosto de me mexer. Quando estou com sono prefiro o abandono, uma cama, ou um sofá, um travesseiro, um cobertor, meus olhos fechar, me esticar e dormir. Quando estou com sono eu só quero dormir e sonhar. 05-02-2023
  ENFIM, É ASSIM O verso, o inverso, o universo, o reverso, o avesso, o fim, o começo, o endereço, o preço. O olhar, o dizer, o querer, o amor, o prazer, o depois, a lembrança, a fé, a esperança. São momentos, palavras, pensamentos, desejos que vem no vento. Enfim é assim e depois sem querer a gente consegue se ver, mas aí tudo muda, ela mal me saúda e eu fico sem jeito e sem opção. Não entendo de nada, pensei que ela estivesse apaixonada, mas eu logo percebi que foi só um momento e agora mudou, esfriou, ficou mal, mas isto é um sinal de que ela nunca me amou. 05-02-2023.
  NATURALMENTE Tudo que é forçado não é bom. O que é bom não precisa forçar. Tudo vem naturalmente como a chuva cai na gente, como o sol vem de repente e aquece a pele da gente. Não precisa forçar, exigir, nem obrigar. Tudo vem naturalmente. Tudo que é forçado não é bom. O que é bom a gente sente e aceita naturalmente. O pássaro canta porque sente, a terra recebe a semente e a planta nasce feliz e contente. O que é forçado não é amor, pode até ser atração, mas no fim se transforma em dissabor. 05-02-2023
     Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pareça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16) Todas as reações:
  POETA Ele é poeta, mas não sabe consertar uma bicicleta. Mal sabe trocar uma lâmpada, não gosta de ir ao mercado, prefere ficar deitado, ou escrevendo no computador. Seria melhor se ele fosse um analfabeto, mas fosse mais ativo e mais correto. 06-02-2023.
  O MAÇO DE CIGARRO Eu trabalhava numa escola e um dia a Diretora me pediu para ir a uma padaria comprar um maço de cigarro. Eu fui e quando lá cheguei pedi ao balconista para embrulhar o cigarro e ele embrulhou e ainda passou um durex. Depois de agradece-lo eu voltei à escola. Chegando lá eu entreguei aquele embrulho à Diretoria e percebei que ela ficou surpresa. Ela me agradeceu e eu saí com a certeza do meu dever cumprido. Depois fiquei imaginando o que ela deveria ter pensado e até falado devido aquela minha atitude. Não sei o que aconteceu, mas sei que ela nunca mais me pediu para comprar cigarro. (06-02-2023)
  RUAS DA INFÂNCIA As ruas da minha infância eram todas de sonhos. Meu caminho era de sonhos que pareciam realidade. Na infância a gente brinca de viver e vive de brincar. Até no sonho a brincadeira se faz presente e as ruas eram lindas e sorridentes. Não tinham pedras, mas tinham pequenas casas e esquinas por onde eu passava e seguia. As ruas eram de sonhos, de fantasia, cada uma com a sua alegria e a sua canção. As ruas da minha infância eram feitas de fantasia e eu me encantava com tudo que via. Depois eu me acordava e sentia que aquelas ruas eram feitas de poesia. 06-02-2023
  RAPADURA Ainda existe a rapadura, mas muita gente não conhece. Ela é feita do caldo da cana que num tacho é colocado e o processo é demorado. Primeiro vira melado, depois então endurece, em outro local é colocado e então por fim é cortado, é assim que acontece. Esta é minha explicação pra fazer a rapadura que vem do caldo da cana e muita gente aprecia. Eu nunca imaginei que isto desse poesia. 07-02-2023.
  A VIDA A vida é uma benção sem medida, é um caminho aberto, é uma fonte no deserto. Viver é correr, depois parar, sentar e descansar, viver é trabalhar e depois se alimentar. Mas um dia tudo isto termina e a vida também tem o seu fim. Um dia sairemos dessa vida e viveremos noutra vida enfim. 07-02-2023.
  VOCÊ TEM O QUE EU PRECISO Você tem a faca, eu tenho o queijo, você tem a face, eu tenho o beijo, você tem a lâmpada, eu tenho a energia, você tem o sol, eu tenho o dia. Vamos juntar o que temos? Juntar para somar e multiplicar, não para discutir e brigar. Afinal, você tem e eu tenho, você tem a cana, eu tenho o engenho. Você tem a vontade, eu tenho a saudade. Você tem a alegria, eu tenho a poesia. Você tem o sorriso, eu tenho o paraíso. Eu tenho o que você quer e você tem o que eu preciso. 07-02-2023.
  NÃO DEVEMOS DAR A NOSSA OPINIÃO Opinião é algo muito pessoal. Quando alguém nos pede para dar uma opinião sobre determinado assunto precisamos ter muito cuidado. Geralmente eu não opino. Quando opinamos significa que estamos participando de algo que não nos diz respeito. Há assuntos que são pessoais e não tem como a gente ajudar, pois são assuntos familiares ou de foro íntimo. Para isto existem os profissionais como por exemplo: um advogado. Isto é muito sério porque muitas vezes a pessoa que pede a nossa opinião não está contando a sua história corretamente. Como cristãos devemos orar pela pessoa para que tudo se encaminhe bem e não opinar sobre assuntos pessoais. (07-02-2023)
  MEU BEM Meu bem, quero que você saiba que eu não mudei nada, tudo está igual, não mexi em nada, só varri a escada e limpei os móveis, e lavei a louça, estendi a roupa no varal de fora depois fui embora, mas logo voltei. Meu bem, eu estou bem aqui, passo o dia todo só pensando em ti. Saio no quintal, vou molhar as plantas, varro a calçada, fecho o portão, guardo bem as chaves no mesmo lugar, arrumo a cozinha, faço uma faxina e espano os móveis. Meu bem, quero que você saiba que a vida segue no mesmo compasso, mas eu sinto falta do seu jeito meigo, do seu beijo quente e do seu abraço. Cícero Alvernaz (autor) 08-02-2019.