Postagens

Mostrando postagens de maio 29, 2022
  EU TE OLHEI Eu te olhei do meu jeito e vi o seu jeito de quem queria ser olhada. Eu te olhei calado e fiquei assim, não disse nada. Pensei em dizer algo, mas nada pude dizer. Na verdade, nada precisava ser dito, pois só o olhar já dizia tudo. Mesmo discreto, o olhar procurava algo e encontrava a beleza que procurava. Não olhei de novo, nem foi preciso. O momento seguinte foi um aviso, uma certeza de que tudo estava bem. Eu fiz aquilo que sempre quis e por isto, após aquele olhar, eu me senti feliz. 04-06-2022
  O POETA É UM LOUCO? Como eu vou definir a loucura de um poeta? É uma loucura de inteligência, ou seria de demência? Só pelo fato da pessoa se dedicar à poesia, mesmo sabendo que a sua dedicação é praticamente em vão, não se deve chama-lo de louco. Afinal, o poeta não joga pedra em ninguém. Mas que ele é estranho, isto é! Não tem como defini-lo de outra forma. Toda pessoa que aparentemente não é normal é estranha, sai fora dos requisitos normais e normalmente deve ser evitada. Eu já fui muito evitado, mas creio que não seja por este motivo. O poeta não é um louco no sentido de ser uma pessoa perigosa e que deve ser internada. O poeta é um louco porque ele foge à normalidade, é capaz de criar uma obra de arte, é capaz de falar como se estivesse no planeta Marte. Enfim, o poeta deve ser de outro planeta. (02-06-2022)
  ENGANANDO E SENDO ENGANADO A coisa que mais acontece hoje é enganar e ser enganado. É tão comum que as pessoas já nem ligam mais. O ser humano vive de enganar e em contrapartida é enganado diariamente de várias formas e modos. O comércio engana, a política engana, as religiões enganam, os parentes enganam e os vizinhos também. Até o espelho nos engana! Somos enganados e ludibriados constantemente. O futebol nos engana, o patrão nos engana, o irmão nos engana e a gente também se engana. Fazemos parte deste mundo de enganadores. Perdi a conta das vezes em que me enganaram. Me apaixonei e depois percebi que me enganei e fui enganado, mas aí eu já estava apaixonado. O setor que mais engana as pessoas é o comércio porque o engano faz parte da sua margem de lucro. Preciso trocar os meus óculos, já fui enganado e, com certeza, serei enganado de novo. Os enganadores tem um truque, uma conversa mansa e eles são altamente competentes no que fazem. A serpente enganou o primeiro casal e os casai
  GENTE DESLIGADA Tem gente que não está nem aí pra nada. Não quer saber por que a mula manca e nem por que a porta não tem tranca. Não quer saber quem pintou o céu e nem quem foi que adoçou o mel. Não quer saber por que o arco-íris tem sete cores e nem por que o jardim tem flores. Tem gente que não está nem aí pra nada. Não quer saber para que serve uma estrada, nem quer saber para que serve uma enxada. Enfim, não está nem aí pra nada e às vezes prefere pular a janela do que descer pela escada. Tem gente que é literalmente desligada. 03-06-2022.
  MINAS É ASSIM Minas é assim, assim é Minas: De muitas belezas e lindas meninas, de rios, fontes e águas cristalinas. Minas de sonhos, de passeios na estrada, Minas de noite enluarada, de cantigas e paqueras, de verões e primaveras. Minas de passeios e noitadas, de gente caminhando nas estradas, brincando e dando gargalhadas. Minas de histórias e de glórias, de lutas e vitórias, Minas de romance e fantasia, de contos e de poesia, Minas de passeios à tarde nos campos, de festas na roça, de cantigas e de danças, Minas de muitas lembranças, de muita saudade, Minas do mato e da cidade, Minas de comida gostosa, Minas de música e de prosa, onde tanta coisa acontece e a gente nunca mais esquece. 03-06-2022.
  QUANDO UMA PESSOA SE VAI Quando uma pessoa se vai deixa tudo, não leva nada. Simplesmente pega sua estrada, desaparece e muitas vezes não é mais lembrado. Quando uma pessoa se vai fica o passado, uma tênue lembrança: alguma fala, algum gesto, algum sorriso, mas isto é muito pouco para quem viveu tantos anos e tanta coisa fez. Esta é a lembrança que ficou, pouca coisa a pessoa deixou. Às vezes um objeto, seu jeito discreto, sua fala mansa. Às vezes um gesto, um gosto, alguma lembrança distante, um jeito de olhar, ou mesmo de falar. Quando uma pessoa se vai não leva nada. Deixa seus objetos, sua roupa, seu calçado, o prato onde comia, a xícara em que bebia, sua mania, seu jeito de ser, seu silêncio, seu jeito de sentar e de comer. Mas isto agora não conta, pois a pessoa já se foi e, independente da sua idade, na verdade ela só deixou saudade. 03-06-2022.
  DEUS Deus, meu Deus, meu Pai, meu amigo, meu irmão. Minha fonte, minha ponte que me ajuda a atravessar o rio, meu amigo em quem confio, minha força, meu escudo, minha arte, meu baluarte, meu tudo, minha crença, a presença que me sustenta, me ampara, me segura e me protege nesta vida dura. Deus, meu Deus, meu amparo, meu auxílio, meu consolo, conselheiro, minha sorte, companheiro após a morte. 03-06-2022.
      CAMINHO DA ROÇA Andei no caminho feliz e sozinho, fui e voltei e quero ir de novo. Caminho da roça é prosa e verso, é som e poesia no canto dos pássaros, na linda canção, no latido do cão que caça na mata feliz e sem pressa. Andei no caminho feliz e sozinho, no meio da estrada vi a passarada cantando em paz. O vento nas folhas passava ligeiro e eu bem atento sentia o cheiro da folha, da flor e da fruta madura. Fui e voltei e quero ir de novo, vou me juntar ao meu povo, ouvir as histórias e ver a beleza e o brilho da roça, a mãe natureza. Vou ver de manhã o sol e o seu brilho, sentir seu calor. Vou com alegria cantar a poesia que fala da roça, da paz e do amor.
  A VISITA Visita que chega sem avisar corre o risco de não encontrar ninguém em casa. Visita que chega e não sabe se comportar corre o risco de não ser bem recebida em casa. Visita é assim: tem que saber chegar e valorizar a acolhida, o aperto de mão, o abraço e a educação. Visita deve se comportar como visita, evitar perguntas pessoais e indiscretas. Não se deve "se sentir em casa" e abusar da liberdade. Essa "tal liberdade" pode não ser real, pode ser fictícia, ou ser apenas um teste para saber se a visita merece confiança e confiabilidade. Não gosto de fazer visitas, geralmente só vou à casa de alguém por necessidade. Outra coisa: só durmo na casa dos outros quando não tem outro jeito, me sinto suspeito e sem jeito. Prefiro ir para um hotelzinho a dormir na casa de um parente. Se receber uma visita pode ser complicado, mais complicado ainda pode ser visitar alguém. (04-06-2022)
     DE QUE LADO ESTAMOS? De que lado você está? Na vida tudo tem pelo menos dois lados. De que lado você está? Existem lados opostos, lado a lado, lado disfarçado, lado escondido, lado achado, lado verdadeiro, lado errado. De que lado você está? De que lado estamos? Às vezes no apuro ficamos em cima do muro, não tomamos uma posição, não somos situação, nem oposição. Parece mais cômodo e até mais correto de ser, afinal, para que me envolver? "Ele não é meu amigo, isto não é comigo". Estou neutro nesse embate. Afinal não sou medroso, mas isto é perigoso. De que lado você está? De que lado eu estou? Na hora de decidir, para onde eu vou? Isto são fatos, ou tomamos uma posição, ou lavamos as mãos como fez Pilatos. (01-06-2022)
  MINEIRO É SEMPRE ASSIM O mineiro geralmente fica feliz quando alguém lhe pergunta: "Você é mineiro?". A resposta vem pronta e imediata acompanhada de um largo sorriso: "Sim, eu sou mineiro" e fala de qual cidade é, de quem é parente, de quem é amigo e até onde moram os parentes e o que eles fazem: "Tem o João da Catarina, a Dileuza, muié do Jorge que são meus primos, o Chico da Castorina, e o Luiz Sérgio que é primo do Carlos, todos eles são meus parentes e moram lá no "Corgo da Água Seca". Mineiro é assim: quando começa a falar já aproveita e fala tudo de uma vez. E a pessoa geralmente tem muito orgulho de ser mineira, diz onde morou e onde gostaria de ter morado. Fala das plantações que já fez, dos animais que possuía e até das galinhas que tinha no terreiro. Mineiro geralmente é assim: gosta de contar da sua família e dos parentes, fala até de quem já morreu e tem muito orgulho de ser mineiro. Depois dá uma risadinha e completa: "Aquele temp
  SE VOCÊ SOUBESSE Se você soubesse o carinho que eu sinto por você não ficaria tanto tempo em silêncio e não ficaria tanto tempo sem aparecer por aqui. Mas eu entendo isto, aprendi a conviver com este silêncio que às vezes me incomoda, mas no meu silêncio eu penso e raciocino como um menino que sente saudade de casa. No meu peito bate um coração ansioso e desejoso que gostaria de ter asa e voar à sua procura. Mas eu sei que isto não é certo, pois conheço de perto essa história e recordo os nossos lindos momentos que estão até hoje em minha memória. 02-06-2022.
  É NA PROCURA É na procura que se busca e muitas coisas se encontra. É na procura que a gente percorre caminhos estranhos e atravessa pântanos e cruza rios e florestas. É na procura que o corpo se cansa e às vezes dança procurando outro corpo. Mas a procura é intensa e não há nada que a vença, nem mesmo a descrença de quem fala e pensa que não vale a pena toda essa procura. Mas há esperança, como há num olhar de criança que tem confiança, apesar de tudo. É na procura que vemos as flores e, mesmo sentindo dores, não desistimos de procurar. Tudo nos diz que é em vão, que não haverá solução para o problema, que não venceremos esse dilema, mas algo nos diz que devemos continuar. Seguir em frente, apesar do cansaço e do desânimo natural, pois é na procura que a nossa alma se fortalece, que a gente se rejuvenesce e a vida em nós floresce e assim nos fortalece. (29-05-2022)
  DESEJO-TE UMA BOA SEMANA Desejo-te uma boa semana, com dias claros e momentos raros, boa entrada e boa saída, muita saúde na vida, com a mão sempre estendida para dar e receber. Muita alegria e prazer no cumprimento do dever, no trabalho, no descanso, e na hora do lazer. Desejo-te uma boa semana em todo o seu proceder. 29-05-2022.
  ONDE ESTÁ O SER HUMANO TEM DISCUSSÃO Onde tem duas pessoas tem discussão e pode até ter briga. Seja qual for o assunto, sempre há possibilidade de haver discussão e às vezes até palavrão. Tem casais que discutem tanto que até preocupam os vizinhos. Onde tem duas cabeças tem várias sentenças. Se o assunto for religião pior ainda, pois todas as igrejas são divididas. Até na hora do culto tem aquela turminha que senta do meio pra trás e conversa durante o culto, muitas vezes criticando quem está na direção do culto. Toda igreja tem "igrejinhas" dentro dela, por isto há tanta separação e divisão. Pensando bem, é melhor sair do que ficar junto, misturado e brigado. Todo casal discute, alguns chegam a se separar e às vezes voltam a viver juntos para continuar a discussão. Qualquer assunto pode gerar uma discussão. Um dia uma pessoa começou a falar do seu ponto de vista religioso e eu lhe disse: Se a gente falar só de Jesus dificilmente vai ter discussão, mas quando o assunto é re
  UM PEQUENO COMENTÁRIO Uma das coisas mais toscas que existe é uma religião se considerar superior às outras. Jesus não fundou nenhuma religião, ele era judeu e foi expulso pelos judeus e depois foi morto crucificado pelos judeus. Jesus, segundo os judeus, não podia fazer o bem no dia sábado e quando ele curou um homem no dia de sábado o expulsaram do templo porque diziam "que ele não podia fazer essas coisas nos dias de sábado". Hoje também aconteceria o mesmo: Jesus seria expulso por curar alguém no dia de sábado, pois ainda existem os judeus modernos. A Bíblia diz que Jesus "veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Todas as religiões foram fundadas por homens por isto elas são diferentes entre si. Quanto a isto, tudo bem, mas por que elas são tão divididas? Pessoas são até mortas por causa de religião. A pessoa que ama e serve a Jesus não precisa seguir nenhuma relig
  SOZINHO, SEM MULHER Fico aqui sozinho, sem mulher, igual a um bichinho qualquer. Minha alma de poeta está quieta, está em paz e se refaz com o barulho do vento entrando porta a dentro sem tristeza e sem maldade, vem apenas pra aguçar minha saudade nessa tarde sem meu bem, sem nada e sem ninguém. Fico aqui sozinho, sem dinheiro, sem amigo, sem perigo de ser encontrado e sem motivo para ser castigado. Enfim, há em mim um sonho, um vazio onde ponho o pouco que me sobrou. Sou alguém que nunca foi amado, mas que um dia muito amou. 30-05-2022
  EU NO CINEMA Eu ia ao cinema quando morava no Rio de Janeiro no começo da distante década de oitenta. A lembrança é boa, eu saía a toa num final de semana e queria ver algo diferente que fizesse bem à minha mente. Eu fui ver o filme dos Trapalhões, era o filme "Os saltimbancos trapalhões". Para mim aquilo era um sonho de verdade, mas era realidade. Dedé, Didi, Mussum e Zacarias traziam humor e alegria com as suas brincadeiras e suas trapalhadas. Eu nem piscava quando olhava a tela e depois sonhava com aquele filme. Tempo bom quando o cinema era só diversão e brincadeira naquela tarde fagueira. Era muita emoção e eu me sentia mais um Trapalhão. (30-05-2022)
  MÃE E FILHA Mãe, por que tem gente fazendo a letra L com a mão? -Minha filha, não se preocupe com isto não. Mas eu só que quero saber por que estão fazendo um L com a mão. -Deixa isto pra lá, filha! Tudo bem, mas eu só queria saber o que isto significa. -Esquece isto, não é nada importante. Está bom então. (pausa) Mãe, eu vou perguntar só mais uma vez. Por que estão fazendo um L com a mão? -Já que você insiste sobre o L com a mão eu vou lhe dizer: Esse L com a mão significa ladrão. Obrigado mãe! Agora já sei até a quem se refere esse L de ladrão. 30-05-2022
  RENOVAÇÃO Renovação é o ato de renovar, não é só nome de igreja. Renovar é tornar algo ou alguma coisa nova, ou renovada. Claro que na prática pode não ser nada disto. Nem tudo que se diz ou se escreve acontece na prática. Na prática, a teoria é outra. Entre a teoria e a prática há um universo a ser percorrido. Teoria é estudo, ideias, objetivos, prática é quando "a onça bebe água", como se diz. Um dos exemplos mais altissonantes disto é o casamento, o qual na prática e completamente diferente da teoria. Mas vamos falar de renovação. Uma palavra bonita, já vi muitas igrejas com esse nome. Renovar é tornar algo novo, o que é praticamente impossível. Nunca vi ninguém nascer de novo, tornar ao ventre materno e nascer pela segunda vez, como o mestre Nicodemos disse para o Mestre Jesus em João capítulo 3. Mas renovar é possível. Não fica "novinho em folha", mas dá pra enganar um pouco. (31-05-2022)
  MAIS TARDE Mais tarde eu estarei dormindo, ou quem sabe eu estarei sorrindo talvez de mim, ou do meu espelho que me reflete sem perguntar quem eu sou, pra onde vou... Mais tarde eu estarei partindo como um menino sem destino, sem endereço, sem pressa e sem preço. Talvez eu não esteja mais aqui, talvez eu esteja por aí sem rumo, fora do prumo, fora da estrada. Mais tarde eu não sei o que farei, se aqui estarei, ou se irei pra bem longe daqui. O que eu sei é que não sei onde estarei. Não me perguntem porque eu não sei e jamais saberei. 31-05-2022.
  MENINO DE CALÇA CURTA Menino de calça curta, sem camisa, pés no chão, andando pelas estradas, cantando a sua canção. Espantando as borboletas que voam na floração, avistando os passarinhos que voam na amplidão. Menino anda sem pressa curtindo a linda paisagem, vai seguindo a sua estrada na sua longa viagem. Encontra dificuldades às vezes pra caminhar e pensa por um momento em voltar para o seu lar. Sua casa é um rancho que fica na beira da estrada e serve de abrigo a todos que passam e pedem pousada. Menino de calça curta segue firme a sua meta, vai cantando o seu verso com seu jeito de poeta. O menino faz aquilo que na vida sempre quis: vai seguindo o seu caminho, vai alegre e feliz. 31-05-2022.
  O PROBLEMA DA POLÍTICA O problema da política são os maus políticos. Quando se encontra um político bom os maus não o deixam governar. Atazanam sua vida e o querem derrubar. Inventam tanta mentira que a gente quase pira ao ouvir tanta besteira, ao ouvir tanta mentira. Na verdade, essa gente vive sempre e de repente em uma grande sujeira. Todo mundo então se une para junto atrapalhar e não deixa o que é bom trabalhar e prosperar. Inventam muita mentira, o perseguem todo dia e só querem derruba-lo, deixar sua cadeira vazia. Isto aqui é muito triste, é uma atitude vil e isto acontece hoje em nosso querido Brasil. 31-05-2022
  CONSTITUIÇÃO FEDERAL A nossa Constituição foi rasgada e pisada. Nossa lei maior, nossa carta magna nunca foi tão aviltada como agora. Só falta pegar e joga-la fora. Nossa lei, nosso porto, nosso guia, cobertor em noite fria, de repente ficou inerte e vazia. A Constituição é a Bíblia da Nação e deveria ser amada e respeitada como símbolo da lei e da civilidade. Deveria, sobretudo, ser amada e respeitada por nossas autoridades. 01-06-2022
  Gato não bota, galinha não mia, pintinho não late, cachorro não pia. Minha vizinha não é minha tia, estive em Minas, comi melancia, depois passei mal, me deu uma azia. Se alguém não gostou, eu peço perdão por esta poesia. Pra todos que leram desejo alegria, muita saúde e um lindo dia. 01-06-2022