Postagens

Mostrando postagens de março 17, 2019
COM O TEMPO... A aparência muda, pois o tempo não ajuda e às vezes atrapalha. Enfraquece o joelho, e depois cai o cabelo, e a vista embaralha, fica fraco o osso, depois dói o pescoço, a vitalidade diminui, a vista enfraquece, o corpo amolece, a cãibra vem e depois vem o cansaço, fica quente o mormaço, e é tudo embaraço na hora de andar. Com o tempo a aparência muda, pois o tempo não ajuda e demora a passar. Tudo vira um sacrifício, a vida é um desperdício, mas a gente quer viver. Não aguenta o objeto, nem a bagunça do neto correndo pra lá e pra cá. E convive com o medo, todo mundo tem segredo que a gente não pode escutar, mas mesmo assim vai levando e aos poucos vai andando sem saber onde chegar. Cícero Alvernaz (autor) 23-03-2019.
BANHO DE GATA Admiro quem toma vários banhos por dia. Já escrevi sobre isto em um poema. Tomar banho é uma arte e uma necessidade, além de ser saudável e até prazeroso. Tem gente que toma até cinco banhos por dia e alguém diz: "parece que ela mora no banheiro". Há outros que tomam no máximo dois banhos por dia, a maioria toma um só e há pessoas que raramente tomam banho. Existe o "banho de gato" que é aquele que não dura nem cinco minutos e se toma, geralmente, num momento de muita pressa, ou de grande necessidade. Existem vários tipos de banhos e até o famoso "banho de lua", mas eu prefiro não me estender muito neste assunto. Quero enfatizar aqui a importância do banho para a higiene corporal e para a saúde. Infelizmente, tem muita gente que não gosta de tomar banho, este não é o meu caso. (23-03-2019)
FESTA Não fui convidado para a festa, nem ao menos fiquei sabendo que tinha festa, não lembraram de mim, não me convidaram, só depois fiquei sabendo da festa e agora só tristeza é o que me resta. Mas que festa é esta? Na verdade eu não sei, nem saberei, pois foi tudo orquestrado, arrumado, e eu fiquei sem saber e sem ser convidado. Não me convidaram para a festa, com certeza não queriam a minha presença e agora eu aqui fico a pensar: foi melhor assim, foi melhor não me convidar. 22-03-2019, Cícero Alvernaz, autor.
A PIPA A pipa e o papagaio, voam livres pelo céu, o menino olha e puxa, se ajeita e dá mais linha, a pipa sobe, rabeia, o menino acha graça, puxa e solta, dá mais linha, a pipa sobe, quase some, se perde no céu, se esconde, se perde, depois voa alto, rabeia, o menino gosta, aposta, fica com medo, puxa de novo, controla a pipa, o céu é distante, o menino descansa e para um instante, a pipa é um sonho, é mais que um brinquedo, o mundo é o céu, o céu é o mundo, que enfim se resume num pedaço de papel. Cícero Alvernaz (20-03-2019)
POETA SEM LEI Se sou poeta não sei, se corri ou se parei não sei, se amei ou se odiei não sei,  se cresci ou se minguei não sei, se varri ou se sujei não sei, se já fui ou se voltei não sei, se virei ou se olhei não sei. Enfim, não sei se sei e se sei não sei, mas sei que não sei e ainda saberei, pois na vida me dei, caí e levantei e parado não fiquei. Sou um poeta sem lei. Cícero Alvernaz (20-03-2019)
PEÇA A DEUS Peça uma flor ao extenso jardim, peça pra ti e peça pra mim. Peça um sorriso à moça que passa tão cheia de graça sorrindo assim. Peça  um abraço a quem você vê, peça depressa, pois é pra você. Peça um livro ao nobre escritor, e ao cantor peça um CD. Peça uma Bíblia, leia e veja o que nela está, depois vá à igreja. Peça um sonho, e uma canção, peça ao irmão o que mais deseja. Peça um prato, peça comida, peça alimento pra sua vida. Peça a Deus o que tanto almeja e o que mais deseja tu'alma sofrida. Cícero Alvernaz (autor) 21-03-2019.
VOCÊ HOJE ESTÁ MAIS BONITA Você hoje está mais bonita do que ontem, do que antes de ontem, do que semana passada, do que mês passado, do que ano passado, do que quando eu te conheci. Seu sorriso é mais meigo, seu abraço é mais sincero, seu beijo é mais quente e eu sinto de repente que hoje te quero mais do que ontem, te vejo de uma forma diferente, não sei explicar como te vejo, é mais carinho, mais desejo, é mais saudade, mais apego, é mais sonho, mais aconchego, é mais vontade de te ver, é mais ansiedade, mais prazer. Você hoje está mais bonita, seu carinho é mais sincero, por isto é que tanto eu te quero, te amo e te venero, todo dia te espero, sinto saudade, te quero... Cícero Alvernaz (autor) 19-03-2019.
NÃO ANDE COM TOLOS Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal. (Provérbios 13.20). Os antigos já diziam: "Diga-me com quem andas que eu te direi quem és."  Já andei em más companhias pelos caminhos da vida, felizmente não me tornei uma má companhia, pois sempre ouvi os conselhos do meu pai e procurei segui-los. O companheiro dos tolos acabará praticando tolices e malvadezas e pode acabar preso, ou procurado pela polícia. O companheiro dos tolos acabará mal, foi o que disse o grande sábio Salomão, de quem partiram sábios conselhos que estão narrados em seu livro de Provérbios que contém 31 capítulos. Me lembro das vezes que obrigatoriamente eu tive que andar com tolos, principalmente na volta da escola quando alguns colegas tolos jogavam pedras nos animais, discutiam, brigavam e às vezes jogavam pedras nos carros que passavam na Rio-Bahia quando voltávamos da escola. Certa feita dois deles jogaram pedras num cavalo que esta
INVERSÃO DE VALORES Tem gente que gosta mais de animal do que de gente. Vi um vídeo na internet em que uma mãe tirou a criança do colo, colocou-a no chão e foi fazer carinho num cachorro enquanto a criança ficou sozinha claramente sentindo falta do carinho da mãe. Hoje, para muitas pessoas, o animal tem mais valor do que o filho, ou algum outro componente da família. A mãe depois colocou o cão no colo enquanto a criança, de cerca de dois anos, ficou no chão e às vezes olhava  para a mãe. A mãe alimentou o cão e depois colocou alimento na boca da filha enquanto segurava e acariciava o animal. Hoje está havendo muita inversão de valores quando o assunto é animal de estimação. Devemos amar os animais e jamais maltrata-los, mas sem esquecer ou desprezar os seres humanos. Cada coisa deve estar no seu devido lugar, sem inversão de valores, esta é a minha opinião. (16-03-2019).