Postagens

Mostrando postagens de agosto 3, 2014
Um dia alguém me perguntou: "Por que você escreve essas suas poesias se ninguém lê elas?". Esta me pareceu uma pergunta lógica, pelo menos do ponto de vista da pessoa que a fez. Depois de pensar um pouco eu respondi: "Minha poesia não tem culpa se poucas pessoas as leem. Eu as escrevo porque gosto, e as pessoas as leem porque também gostam". Portanto, existe uma relação muito próxima entre as minhas poesias e as pessoas que eventualmente as leem. Quando fazemos algo, primeiramente o fazemos para nós. O Senhor Jesus disse certa vez: "O ceifeiro seja o primeiro a comer do fruto". Se o "fruto" me agrada é o que me basta. O mais que viver será lucro líquido e certo. Por isto, continuo escrevendo as minhas poesias. Cícero Alvernaz (autor), 09-08-2014.
BRINCAR COM PALAVRAS... Brincar com palavras... É preciso brincar. Palavras não brincam, brincamos com elas. E nascem histórias que não se apagam, boatos, mistérios, os causos são sérios! Brincar com palavras... Às vezes dá medo. Um monte de versos, diversos segredos. "Na praia deserta surgiu um fantasma, é tudo mentira, ou tudo verdade?". O mundo respira, se vira de lado, palavra é bicho estranho, alado. Brincar com palavras é necessidade. Cícero Alvernaz (autor), 06-08-2014.
Com o tempo, a gente descobre que as coisas importantes não são tão importantes, que há coisas mais importantes e essenciais no nosso dia a dia. Com o tempo, ficamos mais seletivos e mais ativos e não ligamos mais para coisinhas, frivolidades, mal querências, advertências e indiretas. Somos como uma árvore bem enraizada, profunda que não se abala com a força do vento e da tempestade. Amadurecemos, mas continuamos rijos e fortes, diferentemente da fruta que amadurece e depois cai. Com o tempo, a gente cria um mecanismo de auto defesa e nada nos abate ou nos pressiona. Deixamos de ser egoístas e otimistas para sermos realistas, focados em algo que realmente nos interessa. Com o tempo, a gente se desfaz de velhos hábitos e costumes e passa a valorizar mais as pessoas e a vida das pessoas. Descobrimos, enfim, o que realmente é viver e produzir sem se imiscuir em questões outras, alheias a nós e à nossa vida. Finalmente, vivemos, compreendemos e nos compreendemos dentro do contexto da vida.
NA MINHA RUA Na minha rua não tem melodia, não tem mais festança, não tem poesia. Na minha rua é tudo tristonho, até o domingo não é mais risonho. Na minha rua o dia não passa, eu vejo pessoas fazendo arruaça. Na minha rua o grilo não canta, a felicidade de medo se espanta. Na minha rua não vejo crianças, no ar só se sente antigas lembranças Na minha rua não há alegria, ninguém se entende, nem dizem "bom dia". Os tempos mudaram, a vida correu, a velha amizade aos poucos morreu. Na minha rua só ouço o grito de alguém que lamenta e vive aflito. Cícero Alvernaz (autor), 05-08-2014.
VIAGEM DE TREM Não é uma viagem qualquer, não é uma viagem comum. O trem viaja sobre os trilhos numa velocidade máxima de 60 km/hora. Ele para quando menos se espera. Fica parado por tempo indeterminado, depois sai vagarosamente, aumenta aos poucos a sua velocidade, e quando acreditamos que ele vai "seguir em frente", ele para de novo. Que trem mais sem propósito! O chique da viagem é olhar pela janela do trem e ver o mundo como se fosse uma tela enorme onde cabem todos os nossos sonhos. O trem passa por lugares ermos, estranhos, lindos e misteriosos. Passa sobre pontes, dentro de túneis, no meio do mato e em locais que não conseguimos reconhecer, como se estivesse em outro mundo. De repente, nos sentimos em outro País, mas é tudo fruto de nossa imaginação. É difícil descrever o que é uma viagem de trem. Cada um tem a sua reação - e a minha é mais ou menos esta. Cícero Alvernaz (autor), 04-08-2014.
GIRASSOL Quando o sol se abre, quando se abre o sol, abre-se ao longe nos campos as flores do girassol. Muito lindo, imponente, colore todo o meu dia. Enche o vale de cores, faz emergir a poesia. A vida gira, se inspira, com as cores do arrebol, a terra toda se inclina, como é lindo o girassol! O poeta então se entrega ao momento de alegria, e compõe seus lindos versos, faz sua linda poesia. Cícero Alvernaz (autor), 04-08-2014.