Postagens

Mostrando postagens de abril 15, 2018
LAVA A LOUÇA Lava a louça, Cai a água, A espuma do sabão... Com a bucha esfregando Vai cantando esta canção. As vasilhas enxaguadas Têm um brilho sem igual, A mulher secando as louças Passa a mão no avental. E depois, a pia limpa, É um sonho que se faz, A beleza que é vista Enche a cozinha de paz. E na mesa o guardanapo Mais parece uma bandeira – Lavar louça todo dia, Isto não é brincadeira. Neste ritmo que segue Com espuma e sabão, A mulher inda consegue Cantar a sua canção: “Lava a louça, Cai a água, A espuma do sabão... Com a bucha esfregando Vai cantando esta canção...” Cícero Alvernaz Mogi Guaçu, SP, 09 de novembro de 2008.
MENINO Os antigos já diziam: "criança não é gente!". Isto era um elogio, pois a gente era gente, só não era gente grande. Menino pula da escada, pula cerca, desce a estrada, pula córrego, pula muro, sobe em tudo, tagarela, fala alto, fica mudo. Corre léguas pelo mato, diz o pai muito nervoso: "Se eu te pego eu te bato". Menino some no mundo, pula n'água, o rio é fundo, quase afoga, mas se salva, vai pra casa, depois sai, voa alto, cria asa, pega fruta no quintal, faz um cavalo de pau, diz que vai para o Nordeste, esse menino, cabra da peste! Esse menino, corpo franzino, se eu contar ninguém acredita, come mato, chupa pedra, toma leite de cabrita. Cícero Alvernaz (autor) 20-04-2018.
TIRAR O CHAPÉU Tirar o chapéu era um hábito antigo, hoje esquecido no tempo. Quando entrava numa casa, a pessoa tirava o chapéu em respeito aos moradores. Quando encontrava alguém mais velho se tirava o chapéu, quando cumprimentava alguém de passagem se tirava chapéu. Enfim, este era um hábito respeitoso muito comum antigamente. Hoje não se tira mais nada e às vezes nem se cumprimenta mais. Não há respeito, ou raramente há. Crianças não respeitam os mais velhos e muitos "mais velhos" também não se dão mais ao respeito. Tempos modernos! Às vezes eu tenho saudade daquele tempo. A educação e o respeito são fundamentais na vida das pessoas. Infelizmente, essas coisas vão se acabando aos poucos, pouco a pouco, e quando vemos já se acabou, É uma pena! (19-04-2018)
GENTE ESQUECIDA Muita gente é assim: só lembra da mãe no dia das mães, só lembra do pai no dia dos pais, só lembra da mulher no dia das mulheres, só lembra da "forca" no dia de Tiradentes, mas vive enforcado o ano todo, só lembra dos mortos no dia de finados, só lembra do Papai Noel no Natal (de Jesus não lembra nem no Natal), só lembra da namorada no dia dos namorados, só lembra do "ovo de Páscoa e do coelho" na Páscoa (de Jesus lembra de vez em quando), não lembra da sogr a nem no dia da sogra, (o sogro nem tem dia), só lembra de pagar a dívida quando alguém executa a dívida, só lembra de pagar a conta quando alguém corta a água, a luz, o gás, o telefone... só lembra de pagar o aluguel quando alguém requer o despejo, só lembra de correr quando "o bicho pega". Tem gente que é muito "esquecida", mas isto acontece só quando lhe é conveniente. Tem muita gente assim, muita gente, muita gente... (19-04-2017)
ESSA COISA Essa coisa de gostar de alguém é algo tão bonito, mas tão bonito, tão bonito, que as palavras não conseguem dizer. Então elas saltam dos olhos, depois de passarem pelo coração, e se derramam pelo rosto e descem, descem... muitas vezes até ao chão.
PRESSA Hoje é tudo feito com pressa, é feito apressado. Tudo mesmo, até isto que você acabou de pensar. Os carros são feitos para correr numa velocidade de até 240 km/h, as motos passam velozes e os motoqueiros, geralmente, não obedecem a sinalização. Quando você olha eles já estão longe, além da curva. Come-se apressadamente, dorme-se pouco em função da pressa, fala-se rapidamente (mensagens em código às vezes), e ninguém tem mais paciência na fila. Muita correria para chega r, mas chegar onde? Será que correndo deste jeito vai se chegar? Nunca param pra ler, aliás, poucos leem alguma coisa (duvido que uma meia dúzia leia o que eu estou escrevendo agora). Ninguém mais "perde" tempo para ler nada. Já li a Bíblia 4 vezes, já li centenas de livros, mas confesso, hoje está mais difícil ler. Por que será? Pior do que isto é constatar que o cidadão que não lê é um "analfabeto leitor" e facilmente vai acreditar em qualquer baboseira que alguém lhe falar. (18-04-2018)
FARTURA NA ROÇA Na roça tinha os dias de fartura, muita comida, muita bebida, muito leite, muita vida. Dias de fartura na roça, dias de gordura e carroça cheia de alimento que ia pra cidade onde se vendia bem barato e recebia o dinheiro com prazer, depois ia contar e ia dizer que o dinheiro chegou que o dinheiro apareceu depois de tanto tempo escondido apareceu o dinheiro recebido com a venda do alimento que dá ao povo seu sustento. Na roça tinha os dias de fartura, colheira abundante no paiol, porcada no chiqueiro e peixe no anzol, milho, arroz feijão, muita galinha, todo mundo festejava com a vizinha que contava vantagens dela e a minha, e o povo festejava e sorria, cantava, dançava e recitava poesia. Na roça nem sempre havia fartura, a vida era triste, era dura, mas quando tinha o povo comemorava, fazia muita festa e cantava, pois a fartura finalmente chegava. Cícero Alvernaz (autor) 18-04-2018.
GRATIDÃO Fala-se muito em gratidão, ser grato, ser agradecido ao ser favorecido. Mas poucos são gratos, poucos voltam para agradecer como aqueles leprosos, Dez foram curados, mas só um voltou para agradecer, e Jesus perguntou-lhe: "Onde estão os outros?". Agradecer sempre, agradecer todo dia pelo sol, ou pela chuva que desaba, agradecer quando temos e quando tudo se acaba. Muitos não agradecem nem pelo alimento que todo dia nos dá o sustento, a força e a saúde nesta vida difícil e rude. Fala-se muito em gratidão, mas, infelizmente, poucos são gratos. Cícero Alvernaz (autor) 18-04-2018.
INIGUALÁVEL BRILHO Um pai caminhava em direção ao infinito. O céu estava bonito, limpo, azul e transparente. Do seu coração fluíam perguntas que quedavam sem respostas: "quando chegarei ao infinito?". O céu estava bonito, limpo, azul e transparente. O pai caminhava contente, apesar da ingratidão do filho. Ainda pude ver nos seus olhos nuances de muito amor e um inigualável brilho. Cícero Alvernaz, 11-08-2006.
PAZ Paz ao ficar em casa, paz ao sair de casa, paz ao deitar, paz ao levantar, paz sempre paz, paz, sempre paz. Como é bom viver em paz, espalhando a paz, semeando a paz e colhendo a paz! Mas a verdadeira paz só se encontra em Jesus, o Príncipe da Paz. 17-04-2018.
EU QUERO VOCÊ Eu quero você como se quer a tarde e o seu colorido, como se quer a flor e o jardim florido. Eu quero você como se quer o sonho e como se quer a realidade, eu quero você de verdade. 16-04-2018.
AMAR SEM SER AMADO Uma das coisas mais tristes é gostar de alguém que não gosta da gente. É um gostar diferente, um gostar sem graça, um gostar meio sem gosto, gostar sozinho, ou quase sozinho, ficar pensativo num cantinho, gostar muito, cada vez mais, e saber que a outra pessoa só gosta um pouquinho. É triste gostar sem ser gostado, é triste amar sem ser amado. 16-04-2018. Cícero Alvernaz (autor)
OS DEUSES DOS CAMPOS DE FUTEBOL Endeusar uma pessoa sempre foi perigoso e desaconselhável. O ser humano não pode e não deve ser endeusado sob pena de se achar, realmente, um deus. Isto é perigoso para a humanidade, pois enquanto uns são deuses, outros são adoradores, seguidores e se entregam a esse culto sem regras e sem limites. Isto já causou muitos danos à humanidade ao longo da história. Pessoas que foram endeusadas e aceitaram essa adoração se transformaram em seres danosos, deixando até hoje rastros de sangue e destruição por onde passaram. Vivemos hoje dias difíceis em todas as áreas da sociedade, vivemos amedrontados, vigiados e temerosos quanto ao nosso futuro. Não há ninguém perfeito, mas quando se faz de pessoas uma espécie de religião corre-se o risco de matar ou morrer por elas. Tudo acaba convergindo para essas pessoas, todos os holofotes, as atenções, todo o aparato de comunicação, a imprensa com tudo que tem de mais moderno. E aí, sem querer, cria-se um monstro que dep
FUI APRESENTADO À POESIA Fui apresentado à poesia num belo dia de céu sem nuvens, quando o tempo nos apresentou e depois nos deixou falando e nos olhando sem presssa com aquele olhar cheio de promessa e muita vontade de dizer algo que o tempo um dia escreveu. Eu e ela, ela e eu, nós, em silêncio, sem voz, caminhamos alguns passos e depois nos perdemos em abraços sob o olhar complacente do amor. Uma flor se abriu na campina e a poesia, esbelta menina, sorriu e se encantou com a sua beleza. O amor se chegou, trouxe um ramo, trouxe um sorriso, fez de tudo um paraíso, e pela primeira vez eu sorri diante do amor e da poesia. Fui apresentado à poesia e desde aquele dia nos falamos, nos vemos, nos amamos, e juntos caminhamos por essas estradas perdidas, curando nossas feridas com os versos, balsamo puro, com o olhar e um gesto seguro enquanto o amor com seu calor nos faz companhia. Cícero Alvernaz (autor) 16-04-2018.
BRIGA DE MULHERES Duas mulheres brigando, só fico olhando até onde vai essa briga. Ciúme de alguém, eu não sei de quem, ou é rixa antiga a origem da briga? Briga de mulher e mais feio que andar pra trás, gosto de viver em paz, não gosto de briga de homem, muito menos de mulher, mas quem quiser pode brigar, pode brigar quem quiser. Duas mulheres brigando com os cotovelos, puxando os cabelos, mordendo, chutando... Toda baixaria o povo assistia torcendo e falando. Que coisa mais feia, que coisa mais triste mulher a brigar. Depois eu fiquei sabendo o motivo: as duas brigavam por causa de um cara que estava no bar. Cícero Alvernaz (autor) 15-04-2018.
EU DEIXO Eu deixo você quietinha, nem falo com você! Eu deixo você pensar, deixo você cochilar, e você sabe por que. Eu deixo você pensando, os seus planos rabiscando porque eu amo você. 14-04-2018.
CONFIANÇA Uma das piores coisas é quando perdemos a confiança em certas pessoas. Pior do que isto é quando alguém perde a sua confiança na gente. Sem confiança não há crédito, não há amizade que resista. É como uma casa sem alicerce, que pode cair a qualquer momento. Perder a confiança em alguém, ou perder a confiança de alguém é o fim sem recomeço e sem alternativa. As coisas ficam turvas, sem clareza e sem claridade e se vão no vento, ou até mesmo na brisa. Confiança é tudo numa relação de amizade, ou de amor. Não há papo que resolva, não há desculpa que contorne a situação. Confiança mútua é tudo em qualquer relação. (15-04-2018.