Postagens

Mostrando postagens de outubro 16, 2022
  QUEM NÃO GOSTA DE QUEIJO? Não sou e nunca fui especialista em nada, muito menos em queijo. Gosto de queijo não é porque sou mineiro, no mundo todo tem gente que ama queijo. O mineiro levou a fama porque produz e exporta muito queijo e quem produz também come - até para experimentar. Mas o mineiro gosta desta brincadeira que acaba sendo uma propaganda de graça. Como alguém já disse: "Falem mal, mas falem de mim". E nessa toada Minas acaba ganhando muito dinheiro e fama vendendo os seus queijos. Que não gosta de queijo? Eu compro na feira onde o queijo é melhor e bem mais barato que no mercado. Muita gente caçoa do mineiro e o mineiro caçoa de muita gente. Isto faz parte da boa convivência e não pode faltar um queijinho no meio de uma boa conversa. (21-10-2022)
  CARTAS Eu escrevi muitas cartas. Cheguei a ter mais de vinte amigos. Eu recebia cartas, cartinhas, cartões e tinha algumas cartas que pareciam jornal. Eu respondia todas com o mesmo amor. Aos poucos tudo foi rareando e isto me deixava preocupado. O carteiro passava, mas não deixava nenhuma carta. Por fim, eu parei de escrever cartas porque não tinha respostas. Mas aquele costume me marcou muito. Meu destino era mesmo ser escritor e aquelas cartas marcaram o princípio de tudo. Hoje só resta a saudade. Até os cartões eu rasguei e joguei no lixo. A vida é uma carta aberta, é um sonho e muitas vezes é uma grande decepção. 20-10-2022.
  CORA CORALINA Hoje me levantei com um livro na mão. Um livro que eu tenho desde 17-12-1984. Eu escrevi na sua contracapa: "Há um sonho suspenso no tempo perdido a girar ritmado, conservando ilusões do passado refletidas na vida presente". Fazia tempo que eu não pegava e abria esse livro. Na capa tem uma rua de pedras desiguais com alguns casarões velhos e gastos pelo tempo. É uma capa que chama a atenção pela sua simplicidade e beleza. Ao pegar esse livro me vieram várias lembranças. Em dezembro fará 38 anos que eu tenho ele. O título do livro é: "Poemas dos becos de Goiás e histórias mais". A autoria é da poetisa e doceira Cora Coralina, (Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), um dos nomes mais fortes da literatura brasileira. Quanta riqueza há nesse livro! Quanta beleza e pureza nos seus versos, quanto suor, quanto amor e quanta delicadeza! Me emocionei quando comecei a ler. Depois fiquei imaginando o que um bom livro pode fazer com uma pessoa sens
  ESCREVER ERRADO Quem nunca escreveu errado? Hoje tem o computador pra corrigir, mas já escrevi muito errado: acentuação, pontuação e outros erros que eram comuns e corriqueiros. Escrever errado não é um erro porque se a pessoa escreve assim é porque não sabe escrever direito, ou seja, ela fez o melhor que pôde. Amo escrever, falar comigo e com os outros usando as letras com a possibilidade, ainda que remota, de alguém ler. Escrevi muito em jornais, tive um grande apoio de um jornal local a quem devo muito. Foi o Jornal Gazeta Guaçuana onde fui acolhido e incentivado a escrever. Devo muito àquela gente boa que me descobriu e me deu ânimo e força para escrever. Escrevia os meus textos à máquina e timidamente os enviava para o Jornal. Ali surgia quase do nada um Jornalista hoje conhecido e reconhecido. Hoje às vezes ainda escrevo errado porque perfeito só há um que é Deus. 21-10-2022.
  O ENCONTRO QUE NÃO ACONTECEU Marquei um encontro meio sem pensar e depois pensando bem eu não fui. A outra pessoa pensou bem e também não foi. Ela pensou que eu tivesse ido, eu também pensei que ela tivesse ido, mas ela também não foi. Um dia nos encontramos por acaso e eu lhe pedi desculpas por minha ausência e ela me disse que também não foi. Eu lhe disse: Então houve um empate. Demos risada do nosso desencontro e marcamos um outro encontro, mas desde já combinamos que não vamos. Foi engraçado e até hoje eu não a encontrei para marcarmos um outro encontro no qual certamente não iremos. (19-10-2022)
  MEU PRESENTE Esperei o meu presente como se espera um presente. Esperei confiante e anelante como uma criança, ou um infante. Sonhei com o presente e depois acordei sem o presente. Passei o dia pensando nele, a noite veio, mas ele não chegou. A minha vida se resumiu num presente que eu nem sabia o que era. Pensei numa camisa, numa calça, num calçado e até num simples boné. Eu só queria um presente: algo que eu pudesse abraçar, usar e até beijar. Até hoje espero esse presente que ninguém se lembrou de me dar. 20-10-2022.
  SOU GRATO A DEUS Eu adolescente levava comida na roça, depois levava café, ia andando a pé subindo e descendo sempre apressado para a comida não esfriar. Caminhava preocupado, sem parar e sem me cansar. Caminhava com cuidado sem olhar de lado, de repente, consciente, só olhando para frente. Eu levava comida, levava alimento para quem estava com fome e sedento. Me lembro bem desse tempo passado e hoje sou grato a Deus por Ele ter me guardado. 18-10-2022.
  O CABRITINHO Como é lindo o cabritinho brincando junto às crianças! Ele é meigo e bonitinho, e me traz doces lembranças. Eu o vejo sempre andando como quem não pensa em nada, às vezes o vejo pulando bem alegre na estrada. Chega perto se encostando me pedindo um carinho, nos meus braços se abrigando, como é lindo o cabritinho! Seu olhar me pede triste que eu não o mande embora, e assim ninguém resiste, do contrário ele chora. Cícero Alvernaz (autor)
  MANHUAÇU M inha terra A miga e generosa, N inho que me acolhe H á tanto tempo passado. U nica estrela do meu céu A cende a sua luz e o seu fulgor Ç omo joia rara cintilante, U m sonho a refletir poesia e flor. 18-10-2013.
     O CONTO DO VIGÁRIO Existe o chamado "conto do vigário" ou do vigarista. Muita gente leva na brincadeira, mas o caso é sério. Eu já quase caí, escapei por pouco. Isto existe principalmente em cidades grandes. Precisamos ter muito cuidado, só falar o necessário quando pedir alguma informação, comprar uma passagem, ou comer alguma coisa. Os espertalhões estão por aí, ávidos por aplicar algum conto em suas potenciais vítimas. Somos vítimas e somos alvos dessas pessoas malignas e mal intencionadas. E ninguém cai no conto do vigário porque quer ou porque gosta. As vítimas estão por aí e os vigaristas também. É preciso tomar muito cuidado para não ser enganado e roubado. (19-10-2022)
  SOBRE DISCUSSÃO A pessoa pode e deve discutir qualquer assunto. Não há limites para a discussão, desde que ela seja com respeito mútuo. Certa vez dois chineses estavam discutindo fortemente. Alguém estava admirado porque nenhum deles atacava o outro fisicamente. Foi quando apareceu alguém e essa pessoa lhe perguntou porque os contendores não se agrediam fisicamente e a pessoa respondeu: É porque aquele que agredir o outro perde a razão e a discussão, mesmo que ele esteja certo. Podemos discutir, mas jamais devemos agredir alguém. A discussão é saudável e podemos aprender muita coisa por meio de uma discussão, afinal ninguém tem total razão. Não há nada totalmente perfeito, nem totalmente imperfeito. Santo só há um que é Deus. Pelo menos é isto que a Bíblia diz. (19-10-2022)
  ESSA ESTRADA É A VIDA Me diga onde moras, com quem moras, a cidade, o Estado, o País. Mas se não quiser, não diga nada. Afinal eu não preciso saber da sua morada. Para mim, o importante neste instante é a sua presença comigo nessa estrada. Pra onde vamos eu não sei, mas um dia saberei. Essa estrada é a vida que um dia terá o seu fim e eu creio que esse fim será muito bom pra mim. Aqui é uma escola, um longo aprendizado e um dia mais cansado saltaremos pra o outro lado. Até lá, vamos viver procurando sempre o bem porque Deus, para nós, algo bom com certeza Ele tem. 19-10-2022.
  APAIXONADO Olha pra frente, olha de lado. Ele está apaixonado. Olha o caderno, tenta fazer um verso, mas não consegue. Olha o céu, olha o chão, põe a mão no coração, olha de lado, ele está apaixonado. Olha pra frente, olha pra baixo, pensa num verso, mas não consegue. Lembra de alguém que um dia se foi, que um dia partiu num carro de boi. Mas isto faz tempo, já faz muitos anos, levou os seus planos, seus sonhos, seu riso e o seu paraíso. Sente saudade daquele sorriso, daquela presença tão linda e pensa: onde ela estará? 19-10-2022.
  SEREI SEMPRE ASSIM Não interessa o que você fala, o que você me peça, o que você imagina. Não muda nada, não altera nada, não significa nada. Continuarei sendo eu, com meus erros e acertos, com minha alegria e a minha poesia. Vou continuar assim regando o meu jardim e os meus versos. Meus dias serão os mesmos, a mesma luz acesa, a mesma dúvida, e a mesma certeza. Minha poesia será quente, morna, ou fria e tudo será igual no meu dia. Não interessa, não muda nada na minha estrada. Afinal, eu sempre fui assim e serei assim até o fim. 19-10-2022.
  UMA CRIANÇA Não há nada mais lindo que uma criança. A sua inocência, o seu sorriso, o seu choro, a sua manha, a sua teimosia. Tudo é assim, tudo é lembrança quando é uma criança. O seu jeito de falar, as suas artes, o seu choro, a sua pirraça, o seu sono depois de correr pela casa e no quintal. Nada é tão lindo quanto uma criança está sorrindo. E quando ela dorme no seu berço parece um anjo dormindo de tanta beleza e tanta pureza. Ela acorda, se mexe, abre a boca, se estica no berço e por fim abre os olhos e diz: mamã! É a coisa mais linda que Deus fez, o maior presente, a maior riqueza é uma criança com a sua inocência e a sua beleza. 19-10-2022.
  O ASSUNTO DO MOMENTO Tem gente que fala: "Eu odeio política!". Tem gente que odeia tanto que nem fala em política. Não tem nada para falar de tanto ódio que sente. Alguém já disse que o pior analfabeto é o analfabeto político. Ninguém consegue escapar dessa realidade. Tem gente que não vota. Faz qualquer coisa, mas não vai votar. Outros vão pescar no dia da eleição. É um direito de cada um. A abstenção às vezes chega a 30%. Tem gente que nem sabe que existe política, não sabe quais os direitos e os deveres de um cidadão e nem sabe o que significa ser um cidadão. São pessoas desligadas da realidade, da atualidade, pessoas que vivem aparentemente em outro mundo. Gravitam em torno de uma outra realidade e vivem no seu mundinho particular. Porém, o cidadão, em geral, é participativo e se interessa pela vida em grupo e se preocupa com o seu País e obviamente com as políticas públicas. (18-10-2022)
  CARA OU COROA? As duas faces de uma moeda decidem de quem é a sorte. A vida ou a morte que passa e voa, cara ou coroa? Se der coroa você se salva, porém se der cara eu levo a sua alma. Jogam pra cima a moeda, pega na palma da mão, abre a mão e mostra se é cara ou coroa. A sorte está lançada, a vida está empenhada em uma simples moeda na palma da mão. Tudo já foi decidido, tudo já foi resolvido e não há mais salvação. 17-10-2022.
  CHUVA COPIOSA A água que se derrama é a benção que cai do céu. É o líquido sagrado que o Criador enviou. É a vida das plantinhas que no solo um dia brotou. São as lágrimas do pai, o sofrimento da mãe pelo filho que se foi. A água que cai do céu são as lágrimas de Deus que as plantas agradecem, depois então elas crescem e dão flores e dão frutos... A chuva é o unguento, de todos é o sustento que Deus, o Pai, nos mandou. Essa chuva copiosa faz a terra dadivosa pelo fruto que gerou. 17-10-2022.
     O QUE HOUVE COM VOCÊ? Te noto diferente. Deve ter havido algo sério, ou no mínimo preocupante, mas isto não é da minha conta. Apenas estou desconfiado e um pouco preocupado. Me desculpa se estou sendo indiscreto, eu que sempre procurei ser discreto. Sei que isto não é da minha conta, mas ao ver-te hoje me preocupei. O que houve com você? Alguma coisa séria, ou seria algo apenas corriqueiro? Talvez um mal estar ligeiro, alguma preocupação... Isto é da minha conta, pois amigo se preocupa e até sofre quando percebe algo assim. Se você quiser pode falar, pode se abrir, pode contar pra mim. (18-10-2022)
  HERÓIS Todos nós somos heróis. O homem do campo é um herói, o comerciante é um herói, o fazendeiro é um herói, o atleta é um herói, o religioso é um herói e até o político é um herói. Os heróis nem sempre são reconhecidos, nem sempre recebem medalhas, diplomas ou troféus. Muitos recebem vaias, xingamentos, e são expulsos do campo de batalha. O herói sofre muito e nem sempre é reconhecido. Seu heroísmo às vezes é contraditório, sua conquista nem sempre é vista e valorizada. Sua luta e sua conquista para muitos não valeu absolutamente nada. 18-10-2022.
  É MELHOR FICAR CALADO Não diga nada, não prometa nada, seja em casa ou na estrada, seja aqui ou em outro País. Ficar calado é um segredo e quem se cala e nada diz não tem medo de algo errado ter falado. Não diga nunca o que não tens plena certeza e prova, pois muita gente por agir assim foi parar em uma cova. É melhor ficar calado e aguardar o desenrolar dos fatos, pois os mesmos podem ser boatos. Faça isto agora de forma decidida, pois agindo assim salvarás a tua vida. 15-10-2022.